sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Estendimento - existe?

Se do verbo atender deriva o substantivo atendimento, e de fornecer deriva fornecimento, seguindo a linha de raciocínio, de estender deveria derivar estendimento ou estendição?

Não, de estender deriva extensão, assim como de ampliar deriva ampliação, de prorrogar deriva prorrogação, de dilatar deriva dilatação, de acrescentar deriva acréscimo, de aumentar deriva aumento, de expandir deriva expansão, de alargar deriva alargamento, de amplificar deriva amplificação e de desenvolver deriva desenvolvimento.

1) Um leitor traz os seguintes argumentos para análise: a) indaga, primeiro, se existe a palavra estendimento no sentido de alargamento ou ampliação; b) reconhece que o vocábulo não é registrado pelos principais dicionaristas, nem pelo VOLP; c) mas observa que tais obras registram atendimento e fornecimento; d) por fim, observa que, se os verbos atender e fornecer podem gerar atendimento e fornecimento, estender também poderia gerar estendimento.

2) Ora, quando se quer saber se uma palavra existe ou não em português, deve-se tomar por premissa o fato de que a autoridade para listar oficialmente os vocábulos do nosso idioma é a Academia Brasileira de Letras.

3) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que, a par do verbo estender, registra-se o substantivo correspondente extensão, e não estendimento nem estendição ou algo similar.

5) Em tais circunstâncias, se se quer usar um substantivo com esse significado, a solução é buscar um verbo sinônimo de estender, que tenha um substantivo correspondente, exatamente como procedeu o leitor, que trouxe alargamento e ampliação. Ou seja: a solução é escolher, nesse rol, o vocábulo que mais se amolde à acepção pretendida pelo contexto.

6) Por fim, quanto aos argumentos trazidos pelo leitor para justificar a possível existência de estendimento, importa tecer as seguintes considerações: a) por um lado, com o mesmo radical dos verbos, não é incomum encontrar registrados pelo VOLP substantivos equivalentes de ação, um acabado em ção, e outro, em mento (abreviação e abreviamento, acomodação e acomodamento, acusação e acusamento); b) por outro lado, também se encontram substantivos que apenas admitem ser terminados em ção (abdicação, acentuação, aquisição); c) e também se encontram outros que somente admitem término com o sufixo mento (abastecimento, abatimento, acabamento); d) isso significa, por um lado, que formar substantivos terminados em ção ou em mento não é uma faculdade que assiste discricionariamente ao usuário do vernáculo; e) por outro lado, isso faz forçosamente concluir que a ABL, por meio do VOLP, continua sendo a autoridade para definir oficialmente a lista dos vocábulos que integram o idioma pátrio; f) por um lado, se o vocábulo se encontra listado na referida obra, então ele existe em português; g) por outro lado, se ele não se encontra ali registrado, então simplesmente não existe, e seu emprego não se acha autorizado no vernáculo.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Bessa - Ônibus da Paraíba

Terminal do Bessa possibilitará que passageiros de Intermares e Poço integrem sem pagar a 2ª viagem

Os moradores de Intermares e da Praia do Poço que já usufruem das vantagens da integração metropolitana, não precisarão mais pagar tarifa no segundo ônibus quando o novo terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luis, estiver funcionando. Essa é apenas uma das vantagens do novo espaço disponibilizado graças a uma parceria público/privada, que envolveu a PMJP e empresas de ônibus da capital.

A inauguração do terminal dependerá da agenda do prefeito Luciano Agra, mas, segundo o dirigente da Semob, Nilton Pereira, que na manhã desta terça-feira (15) vistoriou o terminal junto com o diretor da Unitrans, Alberto Nascimento, a inauguração do terminal acontecerá nos próximos dias.



O novo terminal possui espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, equipada com bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, lanchonete, guichês, TVs, cinema, lojas, pet shop, farmácia, praça de alimentação, casa lotérica, atendimento ao cliente, caixas eletrônicos, livraria, loja de conveniência, agência de viagens e escritórios de contabilidade e advocacia, além de uma sala climatizada que poderá ser utilizada para pequenas reuniões e treinamentos. Na parte externa, além da sala de fiscalização, há outros dois banheiros. Todo o entorno do terminal é calçado, possui um grande jardim, além de uma calçada construída com rampa de acesso para cadeirantes.

Além dos moradores de Intermares e Poço, o novo terminal vai beneficiar também os moradores do Bessa que utilizam as linhas 513-Tambaú/Bessa via Epitácio, 601-Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves e 603-Bessa/Shopping, além das linhas intermunicipais 5103-Praia do Poço via Intermares e 5104-Jacaré/Intermares, que circularão de forma integrada. As linhas 513, 601, 603 operam, respectivamente, com 7, 8 e 6 veículos cada uma.



“Com esse terminal quem mora em Intermares e no Poço vai poder fazer a integração de forma gratuita”, explica o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, lembrando que a gratuidade na segunda viagem é exclusiva de quem faz o transbordo no terminal.

Na manhã desta quinta-feira (31) a cidade de João Pessoa recebeu mais um Terminal de Integração, desta vez no bairro do Bessa, localizado na Rua Washington Luis.


A inauguração do novo espaço contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra, o diretor da Unitrans, Alberto Nascimento, o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, além de outros empresários do setor de transporte público.


O terminal possui área interna para embarque e desembarque, ampla sala de espera coberta, banheiros, lanchonete, entre outros itens. No local além das linhas 513-Tambaú/Bessa via Epitácio, 601-Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves e 603-Bessa/Shopping, as linhas intermunicipais 5103-Praia do Poço e 5104-Jacaré/Intermares circularão no terminal de forma integrada, beneficiando assim os usuários do Bessa, Manaíra, Mandacaru, Padre Zé, Cabedelo, Poço, Intermares e outras localidades, bem como qualquer ponto da cidade.



Além de Alberto Nascimento, esteve presente o diretor de tráfego das empresas, Adeilton Nascimento, que ressaltou que as linhas 5103 e 5104 inicialmente, permanecerão seguindo até o Centro da cidade, Lagoa e avenida Epitácio Pessoa, até o terminal de integração do Varadouro, enquanto será analisada a questão central de demanda, após o acompanhamento que será realizado pela Semob, as linhas de Cabedelo chegarão ao terminal, deixam os usuários e de lá retornam ao seu local de origem, com o objetivo de verificar a necessidade do redimensionamento das linhas 513, 601 e 603. Mailson Dantas também compareceu a mais esse evento do Grupo A. Candido, agradecendo a todos que participaram desse projeto que tanto contribue para o desenvolvimento da cidade.

Em seguida foi servido um café da manhã a todos os presentes, que puderam conhecer as instalações do terminal que já está em funcionamento.

A cidade de João Pessoa ganha, na próxima quinta-feira (31), mais um equipamento que vai facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam ônibus. Trata-se do novo terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luis. O novo espaço será inaugurado pelo prefeito Luciano Agra e os empresários de transporte da cidade, durante solenidade marcada para começar às 8h.


O novo terminal tem uma estrutura inovadora que inclui, na sua área interna, espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, equipada com bancos de madeira, guichês, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, uma lanchonete, além de uma sala climatizada que poderá ser utilizada para pequenas reuniões e treinamentos com os funcionários.

 “Com o terminal, os moradores do Bessa e adjacências serão beneficiados não apenas com a disponibilidade de um espaço diferenciado, mas, sobretudo, com novas opções de serviços”, afirma Mário Tourinho, diretor executivo da AETC-JP.


O novo terminal vai beneficiar, especialmente, os moradores do bairro do Bessa que utilizam, diariamente, as linhas 513, 601 e 603, além das linhas intermunicipais 5103 e 5104, que circularão de forma integrada.

Em fase de conclusão, o Terminal de Integração do Bessa, localizado próximo ao Mercado Público do Bessa, irá operar com as linhas de Cabedelo e do Bessa, com a finalidade de melhorar e facilitar a mobilidade dos usuários entre Cabedelo e João Pessoa.

A previsão de inauguração é até o dia 20 de Maio de 2012.

O terminal contém área coberta, espaço para embarque e desembarque, guichês, banheiros adaptados para deficientes físicos, praça de alimentação, bebedouros e TVs, farmácia, pet shop, lojas de roupas, calçados, cosméticos, perfumes, salão de beleza, estética e revenda, assistência técnica especializada em informática, games, notebooks, computadores, impressoras, celulares, tablets, monitores, TVs, câmeras e rádios, cinema da rede Cinépolis, lanchonete, restaurante e pizzaria, casa lotérica para apostas, bilhetes e pagamento de contas, polo da UFPB para cursos de gramática, literatura, redação, interpretação de textos, inglês, espanhol, matemática, física, química, biologia, história, geografia, filosofia, sociologia, arte, educação física, religião, informática e direito administrativo, caixas eletrônicos para saques, saldos, extratos, pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, financiamentos, agendamentos e desbloqueios, todas as transações bancárias, exceto depósitos: Banco 24 Horas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander, e atendimento ao cliente para informações, dúvidas, elogios, sugestões, reclamações e denúncias, além de um correspondente bancário BB/CEF para aquisição de imóveis novos e usados, abertura de contas corrente e poupança, solicitação de cartões de crédito, financiamento habitacional e empréstimo consignado.


As linhas existentes no terminal: 513-Tambaú/Bessa via Epitácio (Reunidas), 601-Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves (Transnacional) e 603-Bessa/Shopping (Reunidas) continuarão operando saindo da Integração do Bessa até a Integração do Varadouro, já as linhas intermunicipais: 5103-Praia do Poço e 5104-Jacaré/Intermares irão efetuar a integração no terminal, a partir daí os usuários embarcarão  em outra linha que os levará a outros destinos.


A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa fez ajustes nas linhas A600-Manaíra/Hiper e 600-Bessa/Bessa Shopping. A medida ocorreu após reuniões entre representantes das comunidades atendidas por essas duas linhas e técnicos da Divisão de Ônibus da autarquia. A intenção da mudança é melhorar a prestação do serviço aos usuários.


A partir desta quarta-feira (21), a linha 600-Bessa/Shopping volta a operar com o terminal de bairro na rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, na lateral do Condomínio Val Paraíso. A linha A600-Manaíra/Hiper, que saía do Hiper Bompreço para o Centro da cidade pela Av. Tancredo Neves, será extinta, e sua frota, composta por 3 veículos, será integrada à linha 600, que já faz o mesmo itinerário da A600.


Novo itinerário da linha 600-Bessa/Bessa Shopping
Com o aumento da frota da 600-Bessa, de dois para cinco carros, o número de viagens saindo do terminal de bairro no Val Paraíso também vai aumentar de 24 para 70 viagens por dia, com intervalo de 12 minutos no horário de pico.

Dessa forma, a linha 603-Bessa/Shopping não passará mais pelo supermercado Carrefour, tanto no sentido Centro quanto no sentido inverso. Esta seguirá pela Rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, a partir do girador do Bessa Shopping, seguindo seu itinerário diretamente pelo Aeroclube.

O acesso ao Carrefour e ao Val Paraíso será efetuado pela linha 600-Bessa/Shopping. Qualquer outro deslocamento dentro do próprio bairro ou para outros locais da cidade poderá ser feito utilizando a integração temporal.

Tambaú e 603 – A linha 603-Bessa incrementou a frota com mais dois veículos, o que resultou no aumento de viagens de 60 para 74 por dia, reduzindo o tempo de espera nos pontos de parada e beneficiando os usuários da linha.

Também nesta quarta, a linha 510-Tambaú/Praia passará a operar com horários estendidos até meia-noite, saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV). A medida foi tomada atendendo a reivindicações dos usuários. Qualquer outro deslocamento dentro do próprio bairro ou para outros locais da cidade poderá ser feito utilizando a integração temporal.

Para mais informações sobre os ajustes nas linhas, o usuário deve ligar para o 0800-281-1518, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.

Na última quinta-feira (31) foi inaugurado e entrou em funcionamento o Terminal de Integração do Bessa, localizado na rua Washington Luís, próximo ao mercado público.


Desde então a satisfação dos usuários é enorme com novo e moderno ambiente, que dispõe de banheiros, lanchonete, ampla sala de espera, entre outros itens, além de Wi-Fi gratuito, rede sem senha: Terminal Bessa TIB. No local circulam as linhas 513-Tambaú, 601-Bessa, 603-Bessa/Shopping, 5103-Poço e 5104-Jacaré, disponibilizando uma ampla abrangência aos usuários de Cabedelo, Poço, Jacaré, Intermares e Bessa.

O segurança João Paulo conta que agora ficou melhor a sua mobilidade "Moro em Cabedelo e trabalho no Manaíra Shopping e antes era complicado me deslocar de casa ao trabalho pois não há uma linha que faça o percurso, agora utilizo a linha 5103, desembarco no terminal e posso usar a 601 ou 603 para o shopping, aprovo em 100% o novo terminal" relata João Paulo.


O Portal Ônibus da Paraíba parabeniza a iniciativa da empresa Unitrans (Transnacional e Reunidas), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, para a realização desse novo Terminal de Integração que tanto beneficia a população e contribue para o desenvolvimento da cidade.

Visando disponibilizar mais comodidade ao usuário de transporte coletivo, a empresa Reunidas transferiu o ponto final da linha 513-Tambaú/Bessa, da Avenida Oceano Atlântico em Intermares, para o novo Terminal de Integração do Bessa, localizado na rua Washington Luís, próximo ao Mercado Público do Bessa, próximo à rua Renato de Souza Maciel e à rua Tertuliano de Castro, na antiga União dos Servidores Municipais (USM).

As primeiras viagens de cada veículo serão iniciadas pela Av. Mar Vermelho e Av. Oceano Atlântico (antigo ponto final) as demais viagens terão como ponto de saída a Integração do Bessa. Os usuários que necessitarem se deslocar do Terminal do Bessa para Intermares poderão utilizar as linhas 5103-Poço e 5104-Jacaré/Intermares.


A linha 513-Tambaú/Bessa é operada com 7 veículos pela Reunidas, realizando 60 viagens em dias úteis, 54 aos sábados e 46 nos domingos. Os horários da linha não sofreram alterações.

Como já era de se esperar, a desativação da linha 600-Bessa/Shopping neste sábado (3) causou transtornos, desconforto e atrasos aos usuários do transporte coletivo do Bessa.

Primeiramente a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) não informou os operadores da linha 601-Bessa/Shopping que a mesma iria atender a Rua Severino Nicolau de Melo, que compreende o trecho do residencial Lucy à Avenida Argemiro de Figueiredo, percurso antes atendido pela linha 600, com isso os usuários ficaram nas paradas pela manhã aguardando o 601 e nada dele passar, por volta das 08:30h é que o problema foi resolvido. Como se isso não bastasse a linha 601, além de queimar 4 paradas de seu itinerário original fazendo com que a população ande bastante até as paradas que eram da 600, só atende essa região do Lucy no sentido Bairro-Centro, não no sentido inverso, os usuários só podem retornar na linha 510-Tambaú/Praia, mas porém contudo todavia entretanto no entanto não obstante só que, essa linha não passa no Manaíra Shopping nem na Av. Tancredo Neves.


E o maior agravante dessa mudança se deu na linha 603-Bessa que passa a receber toda a demanda da Comunidade São Luiz, Jardim Oceania, Val Paraíso e Carrefour pertencente a 600, além de causar o desconforto aos usuários do São Luiz, Jd. Oceania e Val Paraíso que terão que caminhar bastante até o Carrefour para pegar um 603 extremamente lotado.

Enquanto esse absurdo acontecia no Bessa a linha A600-Manaíra/Hiper passou o dia todo circulando com seus veículos em pouquissima demanda, inclusive, efetuando viagens em vazio absoluto. Na cabine da Semob, no Terminal de Integração do Varadouro, o assunto foi o mesmo o dia todo: Usuários reclamando da desativação da linha 600. Esperamos que com isso a Semob tome as medidas necessárias e retorne as operações da linha 600.

Desde que a linha 600-Bessa/Bessa Shopping passou a operar de forma convencional, diminuiu o tempo de espera aos usuários de transporte coletivo no bairro do Bessa.

A linha, operada pela Reunidas com 2 veículos, possui o terminal no Val Paraíso e atende aos usuários do Carrefour, Bessa Shopping, Lucy e Argemiro de Figueiredo seguindo para o Manaíra Shopping, além de possuir os seus passageiros fixos, pois passa em locais onde não existe outra linha efetuando seu trajeto, ela auxilia as linhas 601 e 603, o que acarretou um aumento em sua demanda, problema esse que surgiu após a retirada de um veículo da linha.

A vendedora Priscylane Almeida que trabalha no Carrefour Bessa, revelou que prefere utilizar a linha 600. "Gosto de pegar a 600 pois como o ponto final é aqui próximo não vem tão cheio quanto os 603, que sempre passam extremamente lotados, no entanto, a 600 às vezes demora pois são poucos ônibus, deveriam ser disponibilizados mais coletivos" afirmou Priscylane.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa estará desativando a partir deste sábado (3) a linha 600-Bessa/Shopping. Os usuários da linha deverão utitlizar a linha 603-Bessa/Shopping.


Com isso os dois veículos que operavam na linha 600 irão para a linha A600-Manaíra/Hiper que contará com mais dois veículos em sua frota, totalizando cinco e aumentará para 60 o número de viagens. O itinerário da linha 600 no trecho da rua Severino Nicolau de Melo, no Lucy, será efetuado pela linha 601-Bessa/Manaíra Shopping, que passará a trafegar na localidade com 8 veículos.


Essa mudança irá prejudicar bastante os usuários do bairro do Bessa, visto que a demanda da linha 600 no Val Paraíso, Comunidade São Luíz, Carrefour e Bessa Shopping cairá sobre a linha 603 que atualmente já chega nessa região superlotada, outro ponto negativo é a alteração na 601 que irá acarretar perda de tempo na operação da linha, já que a mesma terá que cobrir a 600 na região do Jardim Oceania, em contrapartida beneficiará exclusivamente apenas os usuários que estão no Manaíra Shopping, trecho esse que já possui as linhas 601, 602, 603 e 604, o que não justifica aumento de carros na A600.

A mudança será acompanhada nos primeiros dias para ajustar a operação, caso haja necessidade. Para mais informações sobre a alteração, basta ligar para o 0800-281-1518, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai anexar, a partir desta segunda-feira (2), a linha 500-Bessa/Ruy Carneiro (antiga 500-Tambaú/Val Paraíso) à linha 521-Tambaú, que passa a ser denominada 521-Manaíra/Bessa

Linha 500 será extinta e seu itinerário anexado à linha 521
Com isso, a linha 500-Bessa deixa de existir e o terminal da linha 521, que fará as viagens da extinta linha 500, vai ser transferido do estacionamento do hipermercado Hiper Bompreço, junto à linha 511, para o Val Paraíso, no Bessa, o mesmo das linhas 510 e 600, próximo ao supermercado Carrefour.

Linha 521 passa a se chamar Manaíra/Bessa
Com a junção das duas linhas de ônibus, a Semob vai ser acrescentar um carro a mais à nova linha 521-Manaíra/Bessa, o que vai aumentar em 10 o número de viagens diárias realizadas, totalizando 50 viagens e reduzindo o intervalo médio de espera dos passageiros no ponto de parada para até 18 minutos nos horários de pico, melhorando a qualidade do serviço de transporte coletivo prestado aos usuários. 



Mapa da nova linha 521
Itinerário Bairro-Centro:

Val Paraíso, Rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, Rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Rua Miriam Barreto Rabelo, Rua Suzy Lacerda, Rua João Batista Fernandes, Rua Francisca Bezerra Dias, Rua Maria Rosa Padilha, Rua Vereador Gumercindo Barbosa Dunda, Rua Manoel Arruda Cavalcanti, Rua Escritor Sebastião de Azevedo Bastos, Rua Antônio Monteiro Gomes de Oliveira, Rua Gláucia Maria dos Santos Gouveia, Rua Vigolvino Florentino da Costa, Avenida Ingá, Rua Francisco Brandão, Rua Dr. João Franca, Avenida Maria Rosa, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Epitácio Pessoa, Rua João Bernardo de Albuquerque, Avenida Maximiano de Figueiredo, Avenida Almirante Barroso, Rua Corálio Soares de Oliveira, Avenida Presidente Getúlio Vargas, Parque Sólon de Lucena, Rua Miguel Couto, Rua Cardoso Vieira, Rua Cândido Pessoa, Rua João Suassuna, Avenida Sanhauá, Rua General Lima Mindelo, Rua Francisco Londres e Terminal de Integração do Varadouro.

Sentido inverso: 

Avenida Padre Azevedo, Praça Pedro Américo, Praça Aristides Lobo, Rua Guedes Pereira, Avenida Padre Meira, Parque Sólon de Lucena, Avenida Presidente Getúlio Vargas, Rua Corálio Soares de Oliveira, Avenida Almirante Barroso, Avenida Maximiano de Figueiredo, Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Nego, Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Silvino Chaves, Rua Doutor João Franca, Rua Francisco Brandão, Avenida Ingá, Rua Vigolvino Florentino da Costa, Rua Eutiquiano Barreto, Rua Gláucia Maria dos Santos Gouveia, Rua Santos Coelho Neto, Rua Escritor Sebastião de Azevedo Bastos, Rua da Candelária, Retão de Manaíra, Rua Professora Severina de Souza Souto, Rua Ivanice Martins Câmara, Rua Miriam Barreto Rabelo, Rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, Rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves e Val Paraíso.

Com informações: Prefeitura Municipal de João Pessoa (lol, pleonasmo)

Após um mês da fusão das linhas 500 e 521, foi possível observar o quanto a população usuária da linha aprovou a mudança. 

Os usuários do Val Paraíso tiveram uma maior frequência no trecho para a Ruy Carneiro, além da população que reside no Jardim Oceania e Aeroclube, que tiveram a oferta de ônibus para a Epitácio Pessoa ampliada. A linha 500 - Tambaú / Val Paraíso possuía um intervalo de 60 minutos com 2 carros, após ser anexada na linha 521 - Bessa / Ruy Carneiro via Aeroclube esse tempo reduziu para até 20 minutos com os 5 veículos.

A estudante de administração Maria Regina, moradora do Jardim Oceania, que utiliza diariamente o transporte coletivo para a seu curso na Epitácio Pessoa aprovou a mudança. “Depender da linha 500 era complicado pois demorava muito a passar, as vezes precisei me deslocar para a Integração e de lá usar outro ônibus para a Epitácio, como 513, 510 ou 511, agora utilizo diretamente a linha 521” afirmou.

Usuários reclamam do terminal da linha 513-Tambaú/Bessa

O terminal de ônibus da linha 513-Tambaú da empresa Reunidas, localizado na Avenida Oceano Atlântico, em Intermares, vem sendo alvo de reclamações dos usuários, que reivindicam um atendimento melhor, visto que no "terminal" não existe ao menos um abrigo para os passageiros aguardarem o coletivo.



Outro agravante, é que nesse mesmo local é realizado a integração com os ônibus de Cabedelo, ou seja, o usuário que desce no terminal da 513 e que pegar o 5103-Poço, por exemplo, fica aguardando em pleno calçadão da praia.

A estudante Mariana Dias, relata que diariamente pega o 513 até o ponto final para integrar com o ônibus 5104-Jacaré. "Eu acho um absurdo não ter absolutamente nada nesse terminal, e quando chove é pior ainda, não temos onde nos abrigar para aguardar o ônibus" revela Mariana.

Já a dona de casa Eliete Soares, abrangeu o assunto e pensou ainda nos funcionários da linha 513. "Deve ser constrangedor para esses motoristas e cobradores, ficarem num local onde não dispõe de banheiro e bebedouro".

"Infelizmente é necessário conviver com situações como essas", é a frase citada por todos que usam o transporte coletivo naquela região, espera-se que alguma providência seja tomada para beneficiar os usuários daquela localidade.

Fonte: Ônibus da Paraíba

Itinerário da linha 513-Tambaú/Bessa é alterado

A linha 513-Tambaú/Bessa (Via Intermares), operada pela Reunidas, teve uma parte do seu percurso alterada nesta terça-feira (29).

No sentido Centro-Bairro, ao chegar no ponto de apoio da linha, na Av. Tertuliano de Castro, os coletivos não retornam mais para a orla do Bessa localizada na Av. Artur Monteiro de Paiva.

Com a mudança os veículos saem da Av. Tertuliano de Castro e seguem pela Av. Maria da Penha Ribeiro de Lima, chegando assim no seu ponto final em Intermares situado na Av. Oceano Atlântico.

No sentido inverso, o itinerário não sofrerá alterações. Os horários não foram afetados.

Realizar pode ter o sentido de perceber?

Eu realizei que isso foi resolvido. = inadequado
Eu percebi que isso foi resolvido. = adequado

No português vernacular, o verbo realizar trouxe apenas os sentidos originais:

1 - fazer, efetivar, efetuar, empreender, praticar, proceder, processar, agir, atuar, operar, obrar, desempenhar, cometer, executar, exercer, implementar
2 - acontecer, ocorrer, suceder, dar-se, cumprir-se, verificar-se
3 - criar, produzir, elaborar, gerar, preparar, formar
4 - alcançar, atingir, conseguir, completar, concluir, consumar
5 - satisfazer-se, encontrar-se
6 - juntar, reunir, constituir, acumular, cumular, ajuntar, amontoar, amealhar
7 - concretizar, consubstanciar, consubstancializar, materializar, corporificar

realizar
Aprenda a pronunciar
verbo
1.
transitivo direto e pronominal
fazer que tenha ou ter existência concreta.
"ela realizou o sonho de conhecer Paris"
2.
botar em prática; fazer, efetuar.
"realizou como quis as alterações na obra"
3.
transitivo direto
criar, produzir a partir de um plano, um projeto.
"r. o esboço de um quadro"
4.
transitivo direto
juntar (dinheiro ou riquezas); constituir, acumular.
"realizou considerável pecúlio durante a vida"
5.
transitivo direto
ECONOMIA
converter (bens) em dinheiro ou equivalente.
"r. um ativo para distribuir entre os credores"
6.
pronominal
cumprir seu ideal ou meta de vida.
"realizou-se no cinema, após deixar o teatro"

Verbete real - dicionário eletrônico Houaiss:

real1
Aprenda a pronunciar
adjetivo de dois gêneros
1.
relativo ou pertencente à realeza ou ao rei; régio.
"família r."
2.
próprio de rei; régio, realengo.
"decreto r."
3.
FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
digno de rei; magnífico.
"ofereceu-nos um banquete r."
4.
cuja espécie é a mais notável pela beleza, elegância ou porte (diz-se de animal).
"águia r."
5.
adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino
ARTES GRÁFICAS
diz-se de ou caráter tipográfico característico do estilo romano de transição [Essa denominação faz parte da classificação tipográfica de Maximilien Vox (editor francês, 1894-1974), adotada em 1962 pela Association Typographique Internationale, sediada na Suíça.].
Origem
⊙ ETIM lat. regālis,e 'relativo ao rei, digno do rei'
real2
Aprenda a pronunciar
substantivo masculino
1.
NUMISMÁTICA
m.q. ALFONSIM.
2.
ECONOMIA
antiga base unitária dos meios circulantes português e brasileiro, em que as cédulas eram múltiplas e as moedas frações de mil réis.
3.
ECONOMIA
meio através do qual são efetuadas transações monetárias no Brasil, desde julho de 1994.
POR EXTENSÃO•ECONOMIA
a cédula e a moeda (divisíveis em cem unidades menores, denominadas centavos) us. nessas transações.
Origem
⊙ ETIM segundo JM, de 1 real
real3
Aprenda a pronunciar
substantivo masculino
uso literário / musical / poético / científico
m.q. ARRAIAL ('lugarejo', 'povoado', 'vila', 'aldeia').
real4
Aprenda a pronunciar
adjetivo de dois gêneros
1.
que existe realmente; verdadeiro.
2.
que não é falso, ilusório ou artificial.
"esta é a r. versão dos fatos"
3.
JURÍDICO (TERMO)
que se refere a bem móvel ou imóvel.
"ação r."
4.
substantivo feminino
INFORMAL•BRASILEIRISMO
o que é real; realidade ❖.
5.
substantivo masculino
o que as coisas realmente são; realidade, muito usado na expressão 'cair na real', que significa atualizar-se, ou, informalmente, apertar o F5.
"cair na r."
Origem
⊙ ETIM b.-lat. realis,e < res,rei 'coisa material'

realismo1
Aprenda a pronunciar
substantivo masculino
1.
sistema político cujo chefe é o rei.
2.
afeição ideológica ou doutrinária à realeza, à monarquia; monarquismo.
Origem
⊙ ETIM 1 real + -ismo
realismo2
Aprenda a pronunciar
substantivo masculino
1.
qualidade, estado ou característica do que é real, verdadeiro.
2.
FILOSOFIA
doutrina medieval que afirma a realidade dos universais, as ideias ou conceitos gerais, considerando que possuem uma natureza autônoma, desligada dos objetos particulares e concretos, e preexistente à consciência humana.
3.
FILOSOFIA
na filosofia moderna, doutrina que afirma a precedência do mundo objetivo sobre a cognição humana, que se limita a fornecer significado ou compreensão a uma realidade autônoma e previamente existente.
4.
POR EXTENSÃO
atitude de quem se dá conta da realidade e a avalia com justeza e objetividade.
5.
ARTES PLÁSTICAS•LITERATURA
escola artística e literária do fim do sXIX, contrária às concepções românticas da arte, que preconizava a necessidade de o artista não idealizar o real, mas apenas fazer um retrato fiel do que observa na sociedade ☞ inicial maiúsc.
6.
ESTÉTICA•LITERATURA
caráter de uma obra que procede de tal concepção.
Origem
⊙ ETIM 4 real + -ismo

realista1
Aprenda a pronunciar
adjetivo de dois gêneros
1.
relativo a ou próprio do 1realismo.
2.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
que ou quem é partidário da realeza; monarquista.
3.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
que ou quem é partidário de um rei.
4.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
partidário do legitimismo português ou francês; legitimista.
5.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
partidário do absolutismo; absolutista.
Origem
⊙ ETIM 1 real + -ista
realista2
Aprenda a pronunciar
adjetivo de dois gêneros
1.
relativo a ou próprio do 2realismo.
2.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
que ou o que reproduz ou tenta reproduzir a realidade.
"pintura r."
3.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
partidário do 2realismo na arte, na literatura, na filosofia.
4.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
conforme à realidade.
5.
adjetivo e substantivo de dois gêneros
POR EXTENSÃO
que ou quem tem espírito prático.
Origem
⊙ ETIM 4 real + -ista

realidade
Aprenda a pronunciar
substantivo feminino
1.
qualidade ou característica do que é 4real.
2.
o que realmente existe; fato real; verdade.
"seus sonhos tornaram-se r."
3.
o conjunto das coisas e fatos reais.
"na bebida, procura fugir da r."
Origem
⊙ ETIM b.-lat. realĭtas,ātis 'id.'

realização
Aprenda a pronunciar
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de realizar(-se).
2.
tudo que se põe em prática, que se consegue realizar.
algo que se obtém com esforço.
3.
POR EXTENSÃO
grande feito, ato de heroísmo.
4.
CINEMA•TEATRO/TELEVISÃO (Portugal)
m.q. DIREÇÃO (Brasil).
5.
ECONOMIA
transformação de título(s) em capital.
6.
JURÍDICO (TERMO)
execução de uma obrigação de caráter financeiro; efetivação; cumprimento.
7.
LINGUÍSTICA
m.q. ATUALIZAÇÃO.
Origem
⊙ ETIM realizar + -ção

realizador
/ô/
Aprenda a pronunciar
adjetivo substantivo masculino
1.
que ou aquele que realiza (algo), revelando capacidade para tal; empreendedor.
2.
que ou quem se dedica a grandes empreendimentos.
3.
substantivo masculino
diretor de cinema, cineasta, diretor de teatro ou televisão.
Origem
⊙ ETIM rad. de realizado + -or

Assumir pode ter o sentido de supor?

assumir
Aprenda a pronunciar
verbo
1.
transitivo direto
tomar para si, avocar, apropriar-se, arrogar, encarregar-se, responsabilizar-se, incumbir-se, imputar-se.
"a. qualquer encargo"
2.
transitivo direto
tomar (ar, aparência), apresentar, exibir, manifestar, adquirir, ostentar.
"a. um ar de severidade"
3.
transitivo direto
vir a ter, alcançar, atingir, chegar, tomar, ter.
"as manifestações não assumiram as proporções esperadas"
4.
transitivo direto e pronominal
entrar no papel de; revelar(-se), declarar(-se), evidenciar(-se), expor(-se), reconhecer.
"a. o judaísmo"
5.
pronominal
pôr-se em posição ereta; aprumar-se, empertigar-se.
"assumiu-se logo que o chefe entrou"
6.
transitivo direto e intransitivo
ser investido no exercício de.
"o parlamentar assume hoje (o cargo)"
7.
transitivo direto
anglicismo semântico
filosofia
m.q. ADMITIR.

Considerado estrangeirismo fora da linguagem da informática, da internet e do mundo dos negócios, o termo vernáculo seria aceitar, concordar, abraçar, adotar ou acolher.

admitir
Aprenda a pronunciar
verbo
1.
transitivo direto e transitivo direto predicativo
reconhecer (algo que se faz evidente, incontestável); aceitar, confessar, defender, acreditar, aderir.
"admitia a superioridade de seu rival"
2.
transitivo direto
tomar como aceitável; concordar, consentir, permitir, autorizar, assentir, aprovar, outorgar, possibilitar, proporcionar, tolerar, comportar, corroborar.
"não admitia decisões injustas"
3.
transitivo direto e bitransitivo
dar acolhimento a; deixar ingressar; receber, acolher, abrigar, hospedar, amparar, proteger.
"o colégio admitiu novos alunos"
4.
transitivo direto e transitivo direto predicativo
contratar ou aceitar (alguém) para execução de determinada atividade; empregar, nomear, prover, investir.
"a empresa admitiu novos digitadores"
5.
transitivo direto
tornar possível ou exequível; permitir, possibilitar.
"essas reformas não admitem prorrogações"
6.
transitivo direto
aceitar como hipótese; supor, pensar, antever, calcular, presumir, conjecturar, considerar, crer, entender, imaginar, julgar, pressupor, prever, suspeitar.
"admitamos que ele não tenha feito por mal"
7.
transitivo direto predicativo
consentir em aceitar (alguém) afetivamente; receber.
"admitiu-o como amigo"
8.
transitivo direto
FILOSOFIA
aceitar com reserva (ideia, proposição etc.) em decorrência da ausência de elementos comprobatórios ou definitivos; assumir.

“Caro Sérgio, há algum tempo eu venho discutindo com amigos o uso que se faz do verbo ‘assumir’, principalmente em meios acadêmicos, onde as presunções feitas para se chegar a uma conclusão precisam ficar explícitas. Desde que eu entrei na Universidade, em 2001, usa-se correntemente o verbo assumir no seu sentido inglês, de presumir. No entanto, o que me parece correto é que, em português, assumir não assume o sentido de presumir. É isso mesmo?” (Petterson Vale)

É isso mesmo, com uma única ressalva: as línguas vivas estão em constante movimento. No português vernacular o verbo “assumir” tem apenas os sentidos que trouxe do latim assumere, todos próximos da ideia central de “tomar para si”. Não é sinônimo de “supor, admitir, presumir”.
Essa acepção foi trazida para seus cognatos: assumido, assumptível, assumptivo, assumpto, assunção, assuncionista, assuntivo e assuntível, e em todas as formas conjugadas, mas não em assunto e assuntar.

Assuntar = sinônimo de observar, investigar, pensar, vigiar, espreitar, apurar, meditar, verificar
Assunto = sinônimo de tema, temática, tópico, ponto, conteúdo, matéria, argumento, questão, tese, trama, particular, objeto, motivo, quesito, e também como sinônimo de erguido, elevado, levantado

Essa ampliação do significado do verbo por contágio de outro idioma – no caso, como aponta acertadamente Petterson, o inglês – chama-se estrangeirismo semântico, aquele que, em vez de introduzir na língua um novo vocábulo, modifica o sentido de uma palavra já existente no vernáculo. Algo semelhante vem ocorrendo com o verbo “realizar”, que muita gente emprega na acepção anglófona de “compreender, dar-se conta de”.

Tais acepções emergentes podem ser vistas como deselegantes e até denotar um domínio precário da língua. Os falantes menos tolerantes chegam – com certa dose de razão – a apontar no fenômeno sinais de subserviência cultural. Nada disso impede a vitória dos estrangeirismos semânticos quando um número significativo de falantes os adota. Veja-se o caso do adjetivo bizarro, comentado recentemente aqui.

O Houaiss registra a nova acepção de assumir como própria do vocabulário da filosofia. Petterson refere-se à linguagem acadêmica em geral. Bons observadores percebem que a novidade já pulou o cercadinho da universidade faz tempo.

O inglês to assume tem a mesma origem latina de nosso “assumir” e, a princípio, carregava o mesmo sentido. Data de fins do século XVI, segundo Douglas Harper, seu primeiro emprego com o significado de “supor, admitir como verdade para fins argumentativos”.

Acrescenta o dicionarista que, “em termos retóricos, assumir expressa aquilo que se postula, frequentemente como hipótese explícita; presumir expressa o que se acredita ser verdadeiro”. Se deixarmos de lado a hipótese nunca desprezível da tradução preguiçosa, essa sutil distinção feita pelo inglês pode estar na origem da adoção do novo sentido de assumir entre nós – como se “supor” e “admitir” não dessem conta do recado.

Em termos realistas, porém, talvez seja tarde para lutar contra isso.


domingo, 24 de novembro de 2019

Guia Bancário - Caixa Eletrônico: Bradesco e Santander

Limite de saques, depósitos e horários de funcionamento, saiba tudo que você precisa sobre o caixa eletrônico Bradesco, confira todas as dicas que nós do Guia Bancário preparamos para você.
O caixa eletrônico Bradesco veio para facilitar a vida do cliente Bradesco. São nessas máquinas de autoatendimento que é possível realizar várias operações bancárias como saques, saldos, extratos, depósitos, pagamentos, agendamentos, transferências, empréstimos, financiamentos, investimentos, desbloqueios, entre outros serviços.
Tela do caixa eletrônico:
Terminal de Cliente 
Multi Serviços - Saques / Saldos / Extratos / Depósitos / Pagamento de Contas / Empréstimos / Investimentos / Transferências / Agendamentos / Financiamentos / Desbloqueios / Outros Serviços
Saques / Depósitos / Transferências / Investimentos / Pagamento de Contas / Consulta de Saldos / Extratos / Outros Serviços
Digite o número da opção desejada ou pressione a tecla lateral:
Bradesco - Menu Inicial > Saque
Escolha sua opção:
1 - Conta Corrente
2 - Conta Poupança
3 - Conta Universal
4 - Conta Salário
5 - Cartão de Crédito
Menu Inicial > Depósito
1 - Dinheiro
2 - Cheque
Menu Inicial > Saldo / Extrato
1 - Saldo
2 - Extrato
3 - Comprovante
Menu Inicial > Pagamento
1 - Tributos Federais 
2 - Tributos Estaduais / Municipais
3 - Prestação de Habitação
4 - Cartão de Crédito
5 - Água / Luz / Telefone
6 - Internet / TV por Assinatura
7 - Cursos / Vestibulares / Concursos
8 - Concessionárias / IPTU / IPVA
Menu Inicial > Transferência
1 - Conta Corrente para Conta Poupança
2 - Conta Corrente para Conta Universal
3 - Conta Corrente para Conta Salário
4 - Entre Contas Correntes
5 - Depósito Garantia
6 - Depósito Judicial
7 - Depósito Identificado
8 - Mesada
9 - Mesada Extra
10 - Conta Corrente para Conta Universitária
Menu Inicial > Empréstimo / Financiamento
1 - Empréstimo Pessoal
2 - Empréstimo Consignado
3 - CDC Material de Construção
4 - Crédito Universitário
5 - Crédito Imobiliário
6 - Financiamento de Veículos
7 - Limite de Crédito Pessoal
8 - Cheque Especial
9 - CDC Seminários e Congressos
10 - CDC Cirurgia Plástica
11 - CDC Kit Gás
12 - CDC Outros Bens
13 - Crédito Agronegócio
14 - Microcrédito Produtivo Orientado
15 - Leasing Ambiental
16 - Leasing Outros Bens
Menu Inicial > Investimento
1 - Hiperfundo
2 - Ações
3 - CDB
4 - Tesouro Direto
5 - Poupança
6 - Poupa Troco
7 - CDB Fácil
8 - CDB Prefixado
9 - CDB Fidelidade
10 - Crédito Privado
11 - Previdência
12 - Análise de Perfil do Investidor
13 - Ações na Instituição Depositária: Quantidade / Dividendos
14 - Conta Investimento
15 - Fundo Premiado
Menu Inicial > Consórcio
1 - Automóveis
2 - Consórcio Servidor Público
3 - Consórcio Mulher
4 - Consórcio Universitário
5 - Veículos Pesados
6 - Caminhões
7 - Tratores
8 - Ônibus
9 - Imóveis + FGTS
10 - Renovação de Frotas
11 - Equipamentos Odontológicos
Menu Inicial > Câmbio
1 - Cartão Pré-Pago em Moeda Estrangeira
2 - Moeda Estrangeira em Espécie
3 - Remessas Internacionais
4 - Atestado de Idoneidade e Capacidade Financeira
Menu Inicial > Seguros
1 - Bradesco Seguro Auto
2 - Bradesco Seguro Dental
3 - Acidentes Pessoais Premiável Bradesco
4 - Bilhete Residencial Mensal
5 - Seguro Viagem Bradesco
6 - Cartões Bradesco Seguros
Menu Inicial > Vida e Previdência
1 - Informe de Rendimentos
2 - Previdência Privada
3 - Aporte
4 - Simulador
5 - Rentabilidade de Fundos
6 - Modelo de Aplicação
Fone Fácil: 4002 0022
SAC - Alô Bradesco: 0800 704 8383
Deficiência Auditiva: 0800 722 0099
Ouvidoria: 0800 727 9933
Empréstimos / Limites / Crédito Consignado / Depósitos / Extratos / Pagamentos
Saque da Conta Corrente / Saque da Conta Poupança / Saldo / Mais Serviços
Investimentos / Capitalização / Seguros
Transferências / Recarga de Celulares / Cartão de Crédito / Mais Serviços
Cheques / Comprovantes (2ª Via) e Outros Demonstrativos / Personalização e Segurança
Sem a necessidade de dirigir-se ao caixa interno da agência bancária, o autoatendimento vem se tornando cada vez mais comum entre os usuários de serviços bancários.
Então se você quer saber sobre caixa eletrônico Bradesco, limites de saques diários e como funciona os depósitos nos terminais de autoatendimento, eu recomendo fortemente que você leia este artigo até o final e veja tudo que você precisa saber sobre estas máquinas que facilitam nosso dia a dia.
Horário de funcionamento caixa eletrônico Bradesco

Caixa eletrônico Bradesco

Imagine que você precisou urgente de um dinheiro para fazer um lanche, comprar um remédio ou até mesmo viajar, o único meio de conseguir esse dinheiro é fazendo um saque em um terminal de autoatendimento, porém essa situação ocorre em um domingo as oito da noite! O que fazer?
Aviso: Operação não realizada - Transação fora do horário permitido. Em caso de dúvidas, ligue para 0800 704 8383.
Outros erros que podem ocorrer:
Saque indisponível no momento. Esta máquina não realiza depósito.
Esta máquina não realiza saque e depósito.
Saque e depósito indisponíveis no momento.
Para saque, utilize outra máquina. 
Serviços disponíveis: Depósitos / saldos / extratos / pagamentos / agendamentos / transferências / empréstimos / financiamentos / investimentos / desbloqueios
Serviços indisponíveis temporariamente: saques
Máquina temporariamente disponível somente para serviços sem cartão
Máquina em manutenção. Fora de operação. Não insira seu cartão. Não digite sua senha. 
Em caso de perda ou roubo do cartão, ligue para 4002 0022 ou 0800 570 0022.

Fique tranquilo! O caixa eletrônico Bradesco funciona normalmente até as 22 horas todos os dias principalmente nos fins de semana, e também existem locais hoje funcionam os terminais do Banco 24 horas, onde é possível realizar transações bancárias não só do Bradesco como outras agências bancárias, então você pode dirigir-se a uma agência bancária Bradesco e utilizar o terminal de autoatendimento. Nos domingos de outubro, novembro e dezembro, devido ao período das compras de Natal e Ano-Novo, os caixas estendem o horário de funcionamento até 23:00, meia-noite, 01:00 ou 05:00.

Caixa eletrônico Bradesco

Caixa eletrônico Bradesco: Serviços disponíveis!


Nestes terminais Bradesco estão disponíveis vários serviços como:
  • Pagamento de contas
  • Pagamento de boletos
  • Saques de dinheiro
  • Depósitos  de dinheiro e cheques (lembrando que depósitos feitos em final de semana, só cairá na conta no próximo dia útil)
  • Transferências de valores
  • Consulta de saldo, entre outros serviços
Então utilizar estes serviços do caixa eletrônico Bradesco pode muitas vezes evitar até prejuízos financeiros, comigo por exemplo; já perdir a conta, o número de vezes que fui pagar um boleto fora do horário de trabalho dos bancos!
Terminal auto-atendimento Bradesco

Sobre limites de saques!


Sobre os limites de saques nos caixas eletrônicos, ou posso dizer que depende do horário que você precisa de dinheiro e de que forma você vai sacar.
Por exemplo: Se você precisar de dinheiro á noite depois das 22 horas o valor diário disponível neste horário é de R$300.00 reais, já para outros horários veja como funciona:
  • R$ 800,00 diários se você usa as letras de acesso
  • R$ 1.000,00 se você usa o Cartão Chave de Segurança Bradesco
  • R$ 2.000,00 para quem tem biometria cadastrada
Vale lembrar que esses valores e horários de saques são orientações do FEBRABAN – Federação dos Bancos no Brasil, cabe a cada instituição seguir as determinações pela FEBRABRAN colocadas.
Olá Sandra! Tudo bom? Se você estiver em viagens fora do país, faça saques em moeda local com débito direto na conta-corrente.

Sobre saques no exterior!

Caso você queira fazer saques no exterior saiba que o seu limite de saque diário é de até R$ 2.000,00 sendo que você ainda conta com todos os equipamentos conveniados às Redes Plus (para Cartões Visa) e Diners Club e Discover (para Cartões Elo).
É muito importante que antes de viajar, você solicite a liberação do saque no Exterior pelo Fone Fácil Bradesco com seu cartão de débito em mãos e a senha de 4 dígitos. Se preferir, vá até sua agência.
Se você se esqueceu de fazer isso enquanto estava aqui no Brasil, saíba que para o caso de estar fora do País, é só ligar para o Fone Fácil no exterior – + 55 11 4002-0022 – com seu cartão de débito em mãos, a senha de 6 dígitos e o dispositivo de segurança.
Encargos e impostos, conforme legislação vigente, poderão ser aplicados sobre as transações feitas no exterior e cobrados em fatura
Atualmente os cartões Elo Internacional não são aceitos no Chile. Para outras informações acesse o site oficial do Bradesco clicando no link abaixo:
Caixa eletrônico Bradesco - leitura biométrica

Sobre os depósitos nos terminais de auto-atendimento!


Para depósitos em dinhero nos terminais de auto-atendimento é de até R$5.000, já depósitos feitos com identificação de letras e números, identificação de apenas números ou ainda com o cartão de identificação, esse valor dobra para dez mil reais diários.
Por ser prático, rápido e fácil de fazer, os serviços feitos nos terminais de auto-atendimento, tem sido a melhor opção  para se livrar das filas e então conseguir resolver seus problemas no banco com facilidade.

Caixa eletrônico Bradesco: Dica importante!

Nossa recomendação sobre o uso de terminais de auto-atendimento é sempre estar atento ao funcionamento correto da máquina, principalmente em horários fora do habitual de funcionamento dos bancos, para não cair em golpes como clonagem de cartões ou roubo de informações bancárias.
Por isso se você for utilizar um caixa eletrônico, caso perceba algo diferente, vá para outro caixa e informe a situações para algum responsável que estiver no local.

Horário de funcionamento dos caixas Bradesco


Se você é cliente Bradesco ou outro banco, saiba que os terminais de auto-atendimento foram criados para lhe atender 24 horas por dia, porém cada agência estipula os horários em que esses serviços ficam disponíveis.
No caso do caixa eletrônico Bradesco, ele funciona normalmente das 6:00 da manhã até as 22:00 horas da noite, exceto nos terminais do Banco 24 horas, que assim como diz o nome, o serviço fica disponível 24 horas por dia.
Outra dica que eu não posso deixar de falar, é sobre o aplicativo do Bradesco no celular, através dele você pode realizar vários serviços dos citados no texto.

Procurando informações sobre caixa eletrônico Santander? Pois este guia bancário vai te ajudar com informações sobre horários de funcionamento dos terminais de autoatendimento, depósitos e como funciona a biometria deste caixas.
Volta e meia sempre aparece alguma dúvidas sobre os serviços e horários de funcionamento do caixa eletrônico Santander, é até comum algumas pessoas não saberem como utilizar um determinado serviço oferecido pelo caixa eletrônico.
Tela do caixa eletrônico:
Saques / Pagamentos / Depósitos - Empréstimos / Investimentos / Consultas / Transferências / Outros Serviços
Saque - Saldo/Extrato/Pagamentos/Transferências
Extrato - Financiamentos/Empréstimos/Investimentos/Limites/Crédito Consignado
Saldo - Agendamentos/Desbloqueios
Outros Serviços - Seguros, Capitalização, Previdência, Câmbio, Consórcio, Cartões, Impressão de Cheques, Recarga de Celulares, Cartão de Crédito, Personalização e Segurança, Tarifas, Facilidades, Senhas e Validações de Acesso, Prova de Vida, Depósito Garantia, Depósito Judicial, Depósito Identificado, Mesada, Mesada Extra, Saque Móvel, Prestadores de Serviço, Consulta de Pontos de Atendimento

Veja neste guia tudo que você precisa para saber como utilizar da melhor forma os serviços de autoatendimento dos terminais Santander.
Caixa eletrônico Santander

Horário de funcionamento e biometria! Como funciona?


Vale lembrar que o FEBRABAN é que orienta e pré-determina como os bancos devem agir quanto a horário de funcionamento dos terminais de autoatendimento.
No caso do caixa eletrônico Santander os serviços ficam disponíveis das 6:00 horas da manhã até as 22:00 horas, nas agências situadas nos shoppings, o horário depende do estabelecimento, com exceção dos bancos 24 horas que oferecem os serviços do Santander vinte e quatro horas por dia.
Quanto a biometria utilizada no caixa eletrônico Santander, é super recomendado que se cadastre sua biometria, pois assim você consegue evitar transações financeiras feitas por terceiros que se por algum motivo está com seu cartão.
A senha é sua segurança. Não aceite ajuda de desconhecidos.
Em caso de dúvidas, ligue para:
0800 726 7777 - Serviço de Atendimento ao Cliente, 24 horas, todos os dias: informações, dúvidas, elogios, sugestões, reclamações, serviços transacionais e cancelamento de produtos e serviços
0800 726 0322 - Ouvidoria, 9h às 18h, segunda a sexta, exceto feriados: reclamações não solucionadas e denúncias
Central de Relacionamento - saldos, pagamentos, extratos, transferências, cartões, resgates e aplicações de fundos de poupança, 2ª via de comprovantes, atualização de dados cadastrais e endereço, cadastramento de contas em débito automático, parcelamento de fatura etc.
4004 3535 - Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 702 3535 - Demais Localidades
0800 723 5007 - Deficiência Auditiva, 24 horas, todos os dias da semana
Além de senhas numéricas e de letras a biometria faz com que só o dono da conta bancária possa movimentar a conta e fazer uso de certos serviços apenas com a biometria nos terminais de autoatendimento.
Veja também: Como comprovar renda?
Horario de funcionamento do caixa eletrônico Santander

Caixa eletrônico Santander: Como funciona depósitos e transferências?


Agora que você já sabe que o caixa eletrônico Santander oferece muita comodidade apenas com o uso da biometria, o guia bancário tem algumas dicas sobre depósitos e transferências.
Hoje em dia já é possível fazer um depósito apenas com os dados da conta, antigamente este serviço era um pouco mais complicado e com muitas exigências, cada banco tem sua maneira de oferecer este serviço, no caso do banco Santander existem algumas regrinhas básicas, mais não é nada que coloque sua vida na hora de realizar um depósito.
Veja como funciona os depósitos nos caixas eletrônicos do Santander:
  • Para transferência DOC o limite diário para deposito é de até R$ 8.000,00 para o dono da conta ou de R$ 5.000,00 para outra conta.
  • O horário para realizá um DOC é até as 22:15
  • O horário para realizar um TED 16:30
Lembrando que para valores maiores aos citados acima você deverá fazer um cadastro com os dados de destino final da transação – Dados da pessoa que vai receber o dinheiro – Você pode obter e saber mais sobre outros serviços no site do Banco Santander.
Caixa eletrônico Santander

Depósitos feitos com envelopes! Como funciona?


Aqui você deve observar o valor diário para depósito feito através de envelopes, e a quantidade de cédulas que podem ser colocados neles.
Lembrando que o valor diário de depósito vária de acordo a ordem de depósito, no caso para depósitos em cheques o valor pode chegar à R$10.000 reais e para depósitos em dinheiro, podem ser colocadas em casa envelope 50 cédulas, sendo o limite diário de R$3.000 reais.
Ao depositar um certo valor, seja em dinheiro ou cheque, através dos envelopes disponíveis nos caixas eletrônicos, fica registrado a data e horário em que você deu entrada em tal transação. A partir deste momento o banco tem o prazo total do dia útil em que a solicitação foi feita, mais 1.





Ao tentar depositar um valor na sua conta bancária, o prazo para que o dinheiro seja liberado é equivalente ao dia útil em que o depósito ocorreu, mais o dia útil seguinte. Portanto para envelopes postados de Segunda a Quinta, antes das 17h, o prazo máximo para a liberação do dinheiro é até o dia seguinte.

Apesar do prazo ser maior, em casos onde o depósito entra no sistema antes das 16h, muito geralmente, os valores são liberados no mesmo dia em que a transação foi realizada. Apesar de recorrente, isso não é uma regra, por tanto em casos onde você precise dos valores compensados com urgência, vale mais a pena fazer o depósito por meio de TED, diretamente do ponto de Atendimento na agência mais próxima, dessa forma, seu dinheiro fica disponível em minutos.


Na Sexta, Sábado, Domingo e Feriados, quais são os prazos?
Um caso especial são os depósitos realizados na Sexta, Sábado e Domingo.

No caso específico da Sexta Feira, irá depender muito do horário em que a transação foi realizada. Para envelopes postados antes do encerramento do expediente da agência, que normalmente é entre 16h ou 17h, a sexta é considerada dia útil e por tanto o prazo para crédito vai até o próximo dia útil (geralmente, na segunda feira).

Em situações onde o envelope é colocado na sexta após o encerramento das atividades do banco, fica caracterizado como fim de semana. Nesse caso, semelhante ao que ocorre aos sábados e domingos, o valor é processado no próximo dia útil, se for uma segunda, o prazo para liberação do valor é até a terça feira.

Vale ficar atento também aos valores colocados durante feriados, datas comemorativas e pontos facultativos, incluindo feriados nacionais, estaduais e municipais, assim como aos fins de semana, o depósito só será processado no dia útil seguinte. Por esse motivo, dependendo do dia em que o feriado acontecer, esse prazo pode ser consideravelmente longo, fique atento as datas e horários.
O Banco Santander oferece muitas opções de serviços aos seu clientes, para utilizar os serviços do Banco Santander, deve apenas observar o serviço que melhor se adequa ao que você precisa.

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...