terça-feira, 26 de novembro de 2019

Bessa - Ônibus da Paraíba

Terminal do Bessa possibilitará que passageiros de Intermares e Poço integrem sem pagar a 2ª viagem

Os moradores de Intermares e da Praia do Poço que já usufruem das vantagens da integração metropolitana, não precisarão mais pagar tarifa no segundo ônibus quando o novo terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luis, estiver funcionando. Essa é apenas uma das vantagens do novo espaço disponibilizado graças a uma parceria público/privada, que envolveu a PMJP e empresas de ônibus da capital.

A inauguração do terminal dependerá da agenda do prefeito Luciano Agra, mas, segundo o dirigente da Semob, Nilton Pereira, que na manhã desta terça-feira (15) vistoriou o terminal junto com o diretor da Unitrans, Alberto Nascimento, a inauguração do terminal acontecerá nos próximos dias.



O novo terminal possui espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, equipada com bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, lanchonete, guichês, TVs, cinema, lojas, pet shop, farmácia, praça de alimentação, casa lotérica, atendimento ao cliente, caixas eletrônicos, livraria, loja de conveniência, agência de viagens e escritórios de contabilidade e advocacia, além de uma sala climatizada que poderá ser utilizada para pequenas reuniões e treinamentos. Na parte externa, além da sala de fiscalização, há outros dois banheiros. Todo o entorno do terminal é calçado, possui um grande jardim, além de uma calçada construída com rampa de acesso para cadeirantes.

Além dos moradores de Intermares e Poço, o novo terminal vai beneficiar também os moradores do Bessa que utilizam as linhas 513-Tambaú/Bessa via Epitácio, 601-Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves e 603-Bessa/Shopping, além das linhas intermunicipais 5103-Praia do Poço via Intermares e 5104-Jacaré/Intermares, que circularão de forma integrada. As linhas 513, 601, 603 operam, respectivamente, com 7, 8 e 6 veículos cada uma.



“Com esse terminal quem mora em Intermares e no Poço vai poder fazer a integração de forma gratuita”, explica o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, lembrando que a gratuidade na segunda viagem é exclusiva de quem faz o transbordo no terminal.

Na manhã desta quinta-feira (31) a cidade de João Pessoa recebeu mais um Terminal de Integração, desta vez no bairro do Bessa, localizado na Rua Washington Luis.


A inauguração do novo espaço contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra, o diretor da Unitrans, Alberto Nascimento, o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, além de outros empresários do setor de transporte público.


O terminal possui área interna para embarque e desembarque, ampla sala de espera coberta, banheiros, lanchonete, entre outros itens. No local além das linhas 513-Tambaú/Bessa via Epitácio, 601-Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves e 603-Bessa/Shopping, as linhas intermunicipais 5103-Praia do Poço e 5104-Jacaré/Intermares circularão no terminal de forma integrada, beneficiando assim os usuários do Bessa, Manaíra, Mandacaru, Padre Zé, Cabedelo, Poço, Intermares e outras localidades, bem como qualquer ponto da cidade.



Além de Alberto Nascimento, esteve presente o diretor de tráfego das empresas, Adeilton Nascimento, que ressaltou que as linhas 5103 e 5104 inicialmente, permanecerão seguindo até o Centro da cidade, Lagoa e avenida Epitácio Pessoa, até o terminal de integração do Varadouro, enquanto será analisada a questão central de demanda, após o acompanhamento que será realizado pela Semob, as linhas de Cabedelo chegarão ao terminal, deixam os usuários e de lá retornam ao seu local de origem, com o objetivo de verificar a necessidade do redimensionamento das linhas 513, 601 e 603. Mailson Dantas também compareceu a mais esse evento do Grupo A. Candido, agradecendo a todos que participaram desse projeto que tanto contribue para o desenvolvimento da cidade.

Em seguida foi servido um café da manhã a todos os presentes, que puderam conhecer as instalações do terminal que já está em funcionamento.

A cidade de João Pessoa ganha, na próxima quinta-feira (31), mais um equipamento que vai facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam ônibus. Trata-se do novo terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luis. O novo espaço será inaugurado pelo prefeito Luciano Agra e os empresários de transporte da cidade, durante solenidade marcada para começar às 8h.


O novo terminal tem uma estrutura inovadora que inclui, na sua área interna, espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, equipada com bancos de madeira, guichês, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, uma lanchonete, além de uma sala climatizada que poderá ser utilizada para pequenas reuniões e treinamentos com os funcionários.

 “Com o terminal, os moradores do Bessa e adjacências serão beneficiados não apenas com a disponibilidade de um espaço diferenciado, mas, sobretudo, com novas opções de serviços”, afirma Mário Tourinho, diretor executivo da AETC-JP.


O novo terminal vai beneficiar, especialmente, os moradores do bairro do Bessa que utilizam, diariamente, as linhas 513, 601 e 603, além das linhas intermunicipais 5103 e 5104, que circularão de forma integrada.

Em fase de conclusão, o Terminal de Integração do Bessa, localizado próximo ao Mercado Público do Bessa, irá operar com as linhas de Cabedelo e do Bessa, com a finalidade de melhorar e facilitar a mobilidade dos usuários entre Cabedelo e João Pessoa.

A previsão de inauguração é até o dia 20 de Maio de 2012.

O terminal contém área coberta, espaço para embarque e desembarque, guichês, banheiros adaptados para deficientes físicos, praça de alimentação, bebedouros e TVs, farmácia, pet shop, lojas de roupas, calçados, cosméticos, perfumes, salão de beleza, estética e revenda, assistência técnica especializada em informática, games, notebooks, computadores, impressoras, celulares, tablets, monitores, TVs, câmeras e rádios, cinema da rede Cinépolis, lanchonete, restaurante e pizzaria, casa lotérica para apostas, bilhetes e pagamento de contas, polo da UFPB para cursos de gramática, literatura, redação, interpretação de textos, inglês, espanhol, matemática, física, química, biologia, história, geografia, filosofia, sociologia, arte, educação física, religião, informática e direito administrativo, caixas eletrônicos para saques, saldos, extratos, pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, financiamentos, agendamentos e desbloqueios, todas as transações bancárias, exceto depósitos: Banco 24 Horas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander, e atendimento ao cliente para informações, dúvidas, elogios, sugestões, reclamações e denúncias, além de um correspondente bancário BB/CEF para aquisição de imóveis novos e usados, abertura de contas corrente e poupança, solicitação de cartões de crédito, financiamento habitacional e empréstimo consignado.


As linhas existentes no terminal: 513-Tambaú/Bessa via Epitácio (Reunidas), 601-Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves (Transnacional) e 603-Bessa/Shopping (Reunidas) continuarão operando saindo da Integração do Bessa até a Integração do Varadouro, já as linhas intermunicipais: 5103-Praia do Poço e 5104-Jacaré/Intermares irão efetuar a integração no terminal, a partir daí os usuários embarcarão  em outra linha que os levará a outros destinos.


A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa fez ajustes nas linhas A600-Manaíra/Hiper e 600-Bessa/Bessa Shopping. A medida ocorreu após reuniões entre representantes das comunidades atendidas por essas duas linhas e técnicos da Divisão de Ônibus da autarquia. A intenção da mudança é melhorar a prestação do serviço aos usuários.


A partir desta quarta-feira (21), a linha 600-Bessa/Shopping volta a operar com o terminal de bairro na rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, na lateral do Condomínio Val Paraíso. A linha A600-Manaíra/Hiper, que saía do Hiper Bompreço para o Centro da cidade pela Av. Tancredo Neves, será extinta, e sua frota, composta por 3 veículos, será integrada à linha 600, que já faz o mesmo itinerário da A600.


Novo itinerário da linha 600-Bessa/Bessa Shopping
Com o aumento da frota da 600-Bessa, de dois para cinco carros, o número de viagens saindo do terminal de bairro no Val Paraíso também vai aumentar de 24 para 70 viagens por dia, com intervalo de 12 minutos no horário de pico.

Dessa forma, a linha 603-Bessa/Shopping não passará mais pelo supermercado Carrefour, tanto no sentido Centro quanto no sentido inverso. Esta seguirá pela Rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, a partir do girador do Bessa Shopping, seguindo seu itinerário diretamente pelo Aeroclube.

O acesso ao Carrefour e ao Val Paraíso será efetuado pela linha 600-Bessa/Shopping. Qualquer outro deslocamento dentro do próprio bairro ou para outros locais da cidade poderá ser feito utilizando a integração temporal.

Tambaú e 603 – A linha 603-Bessa incrementou a frota com mais dois veículos, o que resultou no aumento de viagens de 60 para 74 por dia, reduzindo o tempo de espera nos pontos de parada e beneficiando os usuários da linha.

Também nesta quarta, a linha 510-Tambaú/Praia passará a operar com horários estendidos até meia-noite, saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV). A medida foi tomada atendendo a reivindicações dos usuários. Qualquer outro deslocamento dentro do próprio bairro ou para outros locais da cidade poderá ser feito utilizando a integração temporal.

Para mais informações sobre os ajustes nas linhas, o usuário deve ligar para o 0800-281-1518, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.

Na última quinta-feira (31) foi inaugurado e entrou em funcionamento o Terminal de Integração do Bessa, localizado na rua Washington Luís, próximo ao mercado público.


Desde então a satisfação dos usuários é enorme com novo e moderno ambiente, que dispõe de banheiros, lanchonete, ampla sala de espera, entre outros itens, além de Wi-Fi gratuito, rede sem senha: Terminal Bessa TIB. No local circulam as linhas 513-Tambaú, 601-Bessa, 603-Bessa/Shopping, 5103-Poço e 5104-Jacaré, disponibilizando uma ampla abrangência aos usuários de Cabedelo, Poço, Jacaré, Intermares e Bessa.

O segurança João Paulo conta que agora ficou melhor a sua mobilidade "Moro em Cabedelo e trabalho no Manaíra Shopping e antes era complicado me deslocar de casa ao trabalho pois não há uma linha que faça o percurso, agora utilizo a linha 5103, desembarco no terminal e posso usar a 601 ou 603 para o shopping, aprovo em 100% o novo terminal" relata João Paulo.


O Portal Ônibus da Paraíba parabeniza a iniciativa da empresa Unitrans (Transnacional e Reunidas), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, para a realização desse novo Terminal de Integração que tanto beneficia a população e contribue para o desenvolvimento da cidade.

Visando disponibilizar mais comodidade ao usuário de transporte coletivo, a empresa Reunidas transferiu o ponto final da linha 513-Tambaú/Bessa, da Avenida Oceano Atlântico em Intermares, para o novo Terminal de Integração do Bessa, localizado na rua Washington Luís, próximo ao Mercado Público do Bessa, próximo à rua Renato de Souza Maciel e à rua Tertuliano de Castro, na antiga União dos Servidores Municipais (USM).

As primeiras viagens de cada veículo serão iniciadas pela Av. Mar Vermelho e Av. Oceano Atlântico (antigo ponto final) as demais viagens terão como ponto de saída a Integração do Bessa. Os usuários que necessitarem se deslocar do Terminal do Bessa para Intermares poderão utilizar as linhas 5103-Poço e 5104-Jacaré/Intermares.


A linha 513-Tambaú/Bessa é operada com 7 veículos pela Reunidas, realizando 60 viagens em dias úteis, 54 aos sábados e 46 nos domingos. Os horários da linha não sofreram alterações.

Como já era de se esperar, a desativação da linha 600-Bessa/Shopping neste sábado (3) causou transtornos, desconforto e atrasos aos usuários do transporte coletivo do Bessa.

Primeiramente a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) não informou os operadores da linha 601-Bessa/Shopping que a mesma iria atender a Rua Severino Nicolau de Melo, que compreende o trecho do residencial Lucy à Avenida Argemiro de Figueiredo, percurso antes atendido pela linha 600, com isso os usuários ficaram nas paradas pela manhã aguardando o 601 e nada dele passar, por volta das 08:30h é que o problema foi resolvido. Como se isso não bastasse a linha 601, além de queimar 4 paradas de seu itinerário original fazendo com que a população ande bastante até as paradas que eram da 600, só atende essa região do Lucy no sentido Bairro-Centro, não no sentido inverso, os usuários só podem retornar na linha 510-Tambaú/Praia, mas porém contudo todavia entretanto no entanto não obstante só que, essa linha não passa no Manaíra Shopping nem na Av. Tancredo Neves.


E o maior agravante dessa mudança se deu na linha 603-Bessa que passa a receber toda a demanda da Comunidade São Luiz, Jardim Oceania, Val Paraíso e Carrefour pertencente a 600, além de causar o desconforto aos usuários do São Luiz, Jd. Oceania e Val Paraíso que terão que caminhar bastante até o Carrefour para pegar um 603 extremamente lotado.

Enquanto esse absurdo acontecia no Bessa a linha A600-Manaíra/Hiper passou o dia todo circulando com seus veículos em pouquissima demanda, inclusive, efetuando viagens em vazio absoluto. Na cabine da Semob, no Terminal de Integração do Varadouro, o assunto foi o mesmo o dia todo: Usuários reclamando da desativação da linha 600. Esperamos que com isso a Semob tome as medidas necessárias e retorne as operações da linha 600.

Desde que a linha 600-Bessa/Bessa Shopping passou a operar de forma convencional, diminuiu o tempo de espera aos usuários de transporte coletivo no bairro do Bessa.

A linha, operada pela Reunidas com 2 veículos, possui o terminal no Val Paraíso e atende aos usuários do Carrefour, Bessa Shopping, Lucy e Argemiro de Figueiredo seguindo para o Manaíra Shopping, além de possuir os seus passageiros fixos, pois passa em locais onde não existe outra linha efetuando seu trajeto, ela auxilia as linhas 601 e 603, o que acarretou um aumento em sua demanda, problema esse que surgiu após a retirada de um veículo da linha.

A vendedora Priscylane Almeida que trabalha no Carrefour Bessa, revelou que prefere utilizar a linha 600. "Gosto de pegar a 600 pois como o ponto final é aqui próximo não vem tão cheio quanto os 603, que sempre passam extremamente lotados, no entanto, a 600 às vezes demora pois são poucos ônibus, deveriam ser disponibilizados mais coletivos" afirmou Priscylane.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa estará desativando a partir deste sábado (3) a linha 600-Bessa/Shopping. Os usuários da linha deverão utitlizar a linha 603-Bessa/Shopping.


Com isso os dois veículos que operavam na linha 600 irão para a linha A600-Manaíra/Hiper que contará com mais dois veículos em sua frota, totalizando cinco e aumentará para 60 o número de viagens. O itinerário da linha 600 no trecho da rua Severino Nicolau de Melo, no Lucy, será efetuado pela linha 601-Bessa/Manaíra Shopping, que passará a trafegar na localidade com 8 veículos.


Essa mudança irá prejudicar bastante os usuários do bairro do Bessa, visto que a demanda da linha 600 no Val Paraíso, Comunidade São Luíz, Carrefour e Bessa Shopping cairá sobre a linha 603 que atualmente já chega nessa região superlotada, outro ponto negativo é a alteração na 601 que irá acarretar perda de tempo na operação da linha, já que a mesma terá que cobrir a 600 na região do Jardim Oceania, em contrapartida beneficiará exclusivamente apenas os usuários que estão no Manaíra Shopping, trecho esse que já possui as linhas 601, 602, 603 e 604, o que não justifica aumento de carros na A600.

A mudança será acompanhada nos primeiros dias para ajustar a operação, caso haja necessidade. Para mais informações sobre a alteração, basta ligar para o 0800-281-1518, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai anexar, a partir desta segunda-feira (2), a linha 500-Bessa/Ruy Carneiro (antiga 500-Tambaú/Val Paraíso) à linha 521-Tambaú, que passa a ser denominada 521-Manaíra/Bessa

Linha 500 será extinta e seu itinerário anexado à linha 521
Com isso, a linha 500-Bessa deixa de existir e o terminal da linha 521, que fará as viagens da extinta linha 500, vai ser transferido do estacionamento do hipermercado Hiper Bompreço, junto à linha 511, para o Val Paraíso, no Bessa, o mesmo das linhas 510 e 600, próximo ao supermercado Carrefour.

Linha 521 passa a se chamar Manaíra/Bessa
Com a junção das duas linhas de ônibus, a Semob vai ser acrescentar um carro a mais à nova linha 521-Manaíra/Bessa, o que vai aumentar em 10 o número de viagens diárias realizadas, totalizando 50 viagens e reduzindo o intervalo médio de espera dos passageiros no ponto de parada para até 18 minutos nos horários de pico, melhorando a qualidade do serviço de transporte coletivo prestado aos usuários. 



Mapa da nova linha 521
Itinerário Bairro-Centro:

Val Paraíso, Rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, Rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Rua Miriam Barreto Rabelo, Rua Suzy Lacerda, Rua João Batista Fernandes, Rua Francisca Bezerra Dias, Rua Maria Rosa Padilha, Rua Vereador Gumercindo Barbosa Dunda, Rua Manoel Arruda Cavalcanti, Rua Escritor Sebastião de Azevedo Bastos, Rua Antônio Monteiro Gomes de Oliveira, Rua Gláucia Maria dos Santos Gouveia, Rua Vigolvino Florentino da Costa, Avenida Ingá, Rua Francisco Brandão, Rua Dr. João Franca, Avenida Maria Rosa, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Epitácio Pessoa, Rua João Bernardo de Albuquerque, Avenida Maximiano de Figueiredo, Avenida Almirante Barroso, Rua Corálio Soares de Oliveira, Avenida Presidente Getúlio Vargas, Parque Sólon de Lucena, Rua Miguel Couto, Rua Cardoso Vieira, Rua Cândido Pessoa, Rua João Suassuna, Avenida Sanhauá, Rua General Lima Mindelo, Rua Francisco Londres e Terminal de Integração do Varadouro.

Sentido inverso: 

Avenida Padre Azevedo, Praça Pedro Américo, Praça Aristides Lobo, Rua Guedes Pereira, Avenida Padre Meira, Parque Sólon de Lucena, Avenida Presidente Getúlio Vargas, Rua Corálio Soares de Oliveira, Avenida Almirante Barroso, Avenida Maximiano de Figueiredo, Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Nego, Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Silvino Chaves, Rua Doutor João Franca, Rua Francisco Brandão, Avenida Ingá, Rua Vigolvino Florentino da Costa, Rua Eutiquiano Barreto, Rua Gláucia Maria dos Santos Gouveia, Rua Santos Coelho Neto, Rua Escritor Sebastião de Azevedo Bastos, Rua da Candelária, Retão de Manaíra, Rua Professora Severina de Souza Souto, Rua Ivanice Martins Câmara, Rua Miriam Barreto Rabelo, Rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, Rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves e Val Paraíso.

Com informações: Prefeitura Municipal de João Pessoa (lol, pleonasmo)

Após um mês da fusão das linhas 500 e 521, foi possível observar o quanto a população usuária da linha aprovou a mudança. 

Os usuários do Val Paraíso tiveram uma maior frequência no trecho para a Ruy Carneiro, além da população que reside no Jardim Oceania e Aeroclube, que tiveram a oferta de ônibus para a Epitácio Pessoa ampliada. A linha 500 - Tambaú / Val Paraíso possuía um intervalo de 60 minutos com 2 carros, após ser anexada na linha 521 - Bessa / Ruy Carneiro via Aeroclube esse tempo reduziu para até 20 minutos com os 5 veículos.

A estudante de administração Maria Regina, moradora do Jardim Oceania, que utiliza diariamente o transporte coletivo para a seu curso na Epitácio Pessoa aprovou a mudança. “Depender da linha 500 era complicado pois demorava muito a passar, as vezes precisei me deslocar para a Integração e de lá usar outro ônibus para a Epitácio, como 513, 510 ou 511, agora utilizo diretamente a linha 521” afirmou.

Usuários reclamam do terminal da linha 513-Tambaú/Bessa

O terminal de ônibus da linha 513-Tambaú da empresa Reunidas, localizado na Avenida Oceano Atlântico, em Intermares, vem sendo alvo de reclamações dos usuários, que reivindicam um atendimento melhor, visto que no "terminal" não existe ao menos um abrigo para os passageiros aguardarem o coletivo.



Outro agravante, é que nesse mesmo local é realizado a integração com os ônibus de Cabedelo, ou seja, o usuário que desce no terminal da 513 e que pegar o 5103-Poço, por exemplo, fica aguardando em pleno calçadão da praia.

A estudante Mariana Dias, relata que diariamente pega o 513 até o ponto final para integrar com o ônibus 5104-Jacaré. "Eu acho um absurdo não ter absolutamente nada nesse terminal, e quando chove é pior ainda, não temos onde nos abrigar para aguardar o ônibus" revela Mariana.

Já a dona de casa Eliete Soares, abrangeu o assunto e pensou ainda nos funcionários da linha 513. "Deve ser constrangedor para esses motoristas e cobradores, ficarem num local onde não dispõe de banheiro e bebedouro".

"Infelizmente é necessário conviver com situações como essas", é a frase citada por todos que usam o transporte coletivo naquela região, espera-se que alguma providência seja tomada para beneficiar os usuários daquela localidade.

Fonte: Ônibus da Paraíba

Itinerário da linha 513-Tambaú/Bessa é alterado

A linha 513-Tambaú/Bessa (Via Intermares), operada pela Reunidas, teve uma parte do seu percurso alterada nesta terça-feira (29).

No sentido Centro-Bairro, ao chegar no ponto de apoio da linha, na Av. Tertuliano de Castro, os coletivos não retornam mais para a orla do Bessa localizada na Av. Artur Monteiro de Paiva.

Com a mudança os veículos saem da Av. Tertuliano de Castro e seguem pela Av. Maria da Penha Ribeiro de Lima, chegando assim no seu ponto final em Intermares situado na Av. Oceano Atlântico.

No sentido inverso, o itinerário não sofrerá alterações. Os horários não foram afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...