Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indescente está incorreta e não deve ser utilizada em nosso idioma.
Tem sua origem na palavra latina indecens, que é grafada sem s antes do c. Assim também deve ser escrita a palavra indecência.
Indecente
A palavra indecente é classificada morfologicamente como um adjetivo de dois gêneros, isto é, um adjetivo que apresenta apenas uma forma tanto no masculino quanto no feminino. Indecente caracteriza algo ou alguém que não é decente, que é imoral e indecoroso. Assim, designa algo que não é próprio, oportuno, adequado que, pelo contrário, é incorreto, inconveniente e impróprio. Pode também se referir a algo ou alguém que fere o pudor, a moral e os bons costumes, bem como a algo que choca pelo exagero.
É sinônimo de obsceno, imoral, torpe, libidinoso, devasso, desregrado, descarado, pornográfico, sem-vergonha, safado, censurável, condenável, impróprio, inadequado, inconveniente, incorreto, indigno, imenso, exagerado, enorme.
Exemplos com indecente
Considero que esta é uma proposta indecente.
Fiquei chocada com seu comportamento indecente.
Que saia tão indecente, troque já de roupa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário