domingo, 18 de junho de 2023

dúvida - prof. João Batista Gomes - Instagram / Facebook (1)

 PAULISTA e PAULISTANO

1. Paulista é o natural do Estado de São Paulo; aplica-se àquilo que é relativo ao Estado, não à cidade: governador paulista, governo paulista, polícia paulista. 

2. Paulistano é o natural da cidade de São Paulo; aplica-se àquilo que é relativo à cidade de São Paulo: prefeito paulistano.

dúvida - prof. João Batista Gomes - Instagram / Facebook

 ISRAELENSE e ISRAELITA

1. Israelense – É o natural ou habitante de Israel; relativo ao Estado de Israel: ataques israelenses, povo israelense.

2. Israelita – Diz respeito à religião judaica ou ao povo de Israel (no sentido bíblico): templos israelitas, crenças israelitas. 

Diferença entre os verbos usar e utilizar

No Dicionário Houaiss:

USAR
verbo
transitivo direto e transitivo indireto
1 pôr em prática, empregar habitualmente; praticar
Ex.: usa (de) muita amabilidade no trato com as pessoas
transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo
2 servir-se de, lançar mão de; fazer uso de; utilizar, empregar
Exs.: u. palavras complicadas
usou os amigos para ascender na firma
sabe u. bem as horas vagas
usou (de) todas as suas forças para cumprir o prometido
usou as fraquezas do adversário e venceu
usamos de esperteza para conseguir o convite
u. de expressões latinas
transitivo direto e transitivo indireto
4 empregar [como fonte de energia]
Ex.: há automóveis que usam (do) álcool como combustível
transitivo direto e transitivo indireto
5 consumir ou tomar regularmente
Ex.: há gente que usa (d)o vinho como nós (d)a água
transitivo direto
6 apresentar, ter habitualmente
Ex.: u. cabelos curtos
transitivo direto e transitivo indireto
7 trajar, vestir
Exs.: não usa batina
usa (de) uniforme para trabalhar
transitivo direto e pronominal
8 desgastar(-se) pelo uso; gastar(-se)
Exs.: usou os tênis de tanto que andou
esta camisa já se usou bastante; até desbotou e puiu

UTILIZAR
verbo
transitivo direto e bitransitivo
1 lançar mão de, fazer uso de; usar, empregar, aplicar
Ex.: u. uma fórmula (na resolução do problema)
bitransitivo
2 empregar (algo) em ou para determinado fim
Ex.: utilizou seus tempos vagos a solapar as conquistas do adversário
transitivo direto
3 tornar (algo) útil, proveitoso; aproveitar
Ex.: ele sabe u. seu tempo vago
transitivo direto e pronominal
4 tirar utilidade, auferir proveito ou vantagem de (alguém ou algo); aproveitar(-se), servir(-se), valer(-se)
Exs.: utilizou bem as falhas do adversário
u.-se de boas amizades para subir na vida
pronominal
5 contar com, servir-se de; valer-se
Ex.: infelizmente não pude u.-me de teus préstimos
transitivo direto e indireto
6 obter como lucro ou proveito; ganhar, lucrar
Ex.: nada utilizou com aquela promoção
transitivo indireto
7 ser útil; ter uso ou serventia
Ex.: a quem utiliza a inflação?

Uma telefonema, um xérox, a somatória...

 O país está infestado de CPIs. Nada contra, muito pelo contrário. Mas é claro que os ouvidos nem sempre estão preparados para tantas pérolas. Na CPI de São Paulo, o ainda vereador Vicente Viscome, sem partido, diz que "a Justiça e Deus vai falar". Em Brasília, uma das estrelas de uma das CPIs diz que fez ou recebeu "uma telefonema". Quando isso cai em vestibular, muita gente acha esquisito. O fato é que realmente é frequente o emprego da palavra "telefonema" no feminino. Talvez isso seja resultado de contaminação. "Chamada", palavra do mesmo campo semântico, é feminina, o que talvez leve o falante a dizer "uma telefonema", "a telefonema". "Somatório", por exemplo, é palavra masculina. Como pertence ao mesmo campo semântico de "soma", é comumente trocada por "somatória" e posta no feminino ("a somatória"). Os dicionários não registram "somatória" como substantivo, apenas como adjetivo. Isso também ocorre com "xerox" (ou "xérox"). Por influência de "cópia", feminina, muita gente diz "uma xerox" (ou xérox). Os dicionários dizem que a palavra é masculina: o xerox, um xerox (ou xérox). Sabe-se que a tendência das palavras terminadas em "a" é pertencer ao gênero feminino, mas não faltam exemplos contrários: problema, tema, fonema, sistema, esquema etc. Também há exemplos -poucos- de palavras femininas terminadas em "o": virago (feminino de varão), tribo e libido. Esta frequentemente é usada como masculina. Outra explicação razoável para "uma telefonema" é -ato falho no caso do ilustre depoente- a possível influência da forma italiana ("una telefonata"). Em português, a palavra é masculina mesmo: um telefonema, o telefonema. Outro depoente empregou à farta a forma verbal "houveram": "Houveram reuniões", "Houveram decisões" etc. Houveram erros de concordância. Epa! Houve erros. O verbo "haver" apresenta vários significados em português. Quando empregado com o sentido de existir, ocorrer, acontecer, realizar, não apresenta plural: há uma reunião, há reuniões; houve uma reunião, houve reuniões; haverá uma reunião, haverá reuniões. A forma "houveram" só se emprega quando o verbo haver apresentar outro sentido, como em "Eles se houveram bem na missão". No caso, "haver" é sinônimo de "portar-se, comportar-se, proceder". Há um ou dois anos, o então presidente da UNE perpetrou algo como "Não houveram tumultos". O mundo desabou sobre sua cabeça. Pobre Orlando da Silva Júnior. Quem mandou não ser da mesma linhagem da nobre figura que soltou -incólume- os vários "houveram"? É isso.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Na Semana Santa, famílias mantêm ritos

 Este é o caso da devota Ramona Lugo Samudio, que aos 73 anos ainda segue os rituais juntamente com marido, filhos e netos. Ela conta que o costume era "forte" antigamente – há cerca de 50 anos – porque tanto as famílias quanto a Igreja Católica eram mais tradicionais.


"A Semana Santa era de muito respeito, oração e de ficar em silêncio. Não se trabalhava, não se fazia nenhum serviço doméstico. A casa era limpa dias antes. Na sexta não podia cozinhar, então a comida era feita na quinta-feira. Se não fosse urgente, as coisas ficavam para depois. Ninguém via novelas, não se olhava no espelho, não penteava os cabelos, não fazia a barba, não pegava em dinheiro, não falava palavrão, não fazia sexo nem viajava. Evitava ligar rádio, TV e computador, e fazer qualquer festa", relembrou dona Ramona, que, seguindo a tradição, fará todo o serviço de casa de hoje, inclusive o almoço desta sexta-feira.


A devota explicou que, no início da semana, as igrejas costumavam cobrir as imagens santas com pano roxo em sinal de luto pela morte de Jesus. Também retiravam os enfeites do altar e só descobriam os quadros no sábado. Famílias jejuavam na Sexta Santa, mas em algumas casas a carne ficava fora do cardápio. "As pessoas evitavam comer as coisas que mais gostavam, como doces. Outras não fumavam, namoravam nem faziam mudanças neste dia. Se o filho fizesse arte, a gente não brigava, deixava para resolver tudo no Sábado de Aleluia. As crianças não brincavam de bola, nem corriam. O que tivesse que comprar, comprava até a quinta. Outras nem ferramentas usavam", revelou.


E quem era louco por pescaria nem pescava neste dia. Nesse dia o comércio não abria, somente as farmácias poderiam vender medicamentos e em caso de muita urgência.


Dona Ramona contou ainda que antigamente as famílias costumavam visitar sete igrejas, a pé, além de cemitérios. "Quando tinha companhia eu visitava as sete igrejas. Hoje visito a São Judas Tadeu, a Santo Antônio, a São Francisco e o cemitério".


O Sábado de Aleluia marca o fim da Semana Santa com a celebração da Missa de Ressurreição. Há alguns anos, neste dia era mais comum as famílias malharem o Judas como forma de repúdio à traição do apóstolo a Jesus Cristo.


As celebrações neste dia eram:

Domingo de Ramos - Procissão de ramos e Missa.

Segunda e Terça-feira Santa - Procissão do Encontro (Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores)

Quarta-feira Santa - Ofício das Trevas e Missa.

Quinta-feira Santa - Pela manhã Missa do Crisma - na Catedral e ]à noite Missa de Lava-Pés. Após a missa procissão e adoração até meia-noite.

Sexta-feira da Paixão - Pela manhã Via Sacra, às 15h Celebração da Paixão, e a noite Procissão do Senhor Morto.

Sábado de Aleluia - Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa - Missa da Ressurreição.


 


Comparação


A aposentada Isabel Marin Lugo Magdalene, 59 anos, também preserva as tradições da Semana Santa. "Hoje as pessoas não dão a importância que a gente dava naquela época", comparou, esclarecendo que os pais ensinavam os costumes e os filhos seguiam. "Antes, a missa do Sábado Santo acontecia à meia-noite e era a coisa mais linda", relembrou.


Já a devota Aline Barbosa Lugo, de 69 anos, contou que seus pais a ensinaram a nunca deixar de ir à igreja e reservar a Semana Santa para fazer orações. "Hoje muita gente não tem o conhecimento da palavra de Deus porque o mundo oferece outras coisas, faz festa, vê Netflix, novela, usa batom, viaja, vai para balada, e também come fast food, joga videogame, e esquece o verdadeiro sentido", ressaltou.


 


Oratório


Há 35 anos, dona Ramona preserva em sua residência, localizada no Bairro Vila Carvalho, um cômodo destinado a orações. Além dos familiares, a devota frequentemente recebe visita de fiéis, que utilizam o oratório de São Miguel Arcanjo para rezar na intenção de agradecer a Deus ou para alcançar alguma graça pretendida.


"São Miguel é o arcanjo mais poderoso depois de Deus e intercede por todas as causas. Sua espada representa o poder que ele tem contra o mal", explicou Ramona. Para ela, o espaço une sua família e também aproxima as pessoas que precisam de oração.


O espaço é todo decorado com renda e cada cantinho está ocupado com bíblia, vela, imagens ou fotos. Religiosamente, todos os dias ela abre o oratório às 6h, reza e acende uma vela. O local também é visitado pelos filhos minutos antes de seguirem para o trabalho. "A minha família sempre teve oratório e minha mãe, quando era viva, exigiu que eu fizesse um", contou.


Onze coisas que não se pode fazer:

Comer carne;

Matar animais, mesmo que para alimentação;

Tirar leite;

Realizar qualquer trabalho ou estudo;

Tomar café da manhã - pois o jejum só acaba ao meio dia;

Exagerar na bebida - e o vinho é a única permitida;

Ouvir música ou dançar - mas pode ouvir músicas religiosas para refletir sobre este dia;

Participar de festas ou praticar qualquer esporte;

Namorar ou se envolver em qualquer prazer carnal;

Brigar ou falar palavrões;

Comer qualquer tipo de fast food.

Saramandaia / O Astro / Gabriela - encerramento primeiro capítulo: Globo Internacional

 autorização especial - SATED RJ

cenografia - May Martins, Fernando Schmidt, Claudiney Barino

cenógrafos assistentes - Cleo Megale, Celina Bertin, Zuila Cohen, Lica Gonçalves, Felipe Salvatore, Laura Pelajo, Milene Busch, Tatiana Alves, Marcio Fontes

figurino - Gogoia Sampaio

figurinistas assistentes - Alessandra Barrios, Tereza Nabuco, Edy Galvão, Marcos França, Luciana Cordeiro, Michelle Rabischoffsky, Guilherme Campello

equipe de apoio ao figurino - Ana Cristina Costa de Souza, Antonio Carlos Ramos de Souza, Carlos Alberto da Costa, Cirley Bezerra de Freitas, Cremilda Vieira de Souza, Cristiane Ribeiro Pinheiro, Dionei da Silva Souza, Eliete Braun, Leila Conceição de Sousa Ferreira, Leonardo Ferreira, Marcia Dea Recol, Marcio Epifanio, Marlene Regina Correa Rodrigues, Raphael Barroso, Ricardo Teixeira, Roberta Costa de Oliveira, Sandro Rogerio Lima de Azevedo, Severina da Silva Viana, Tatiana da Silva Souza, Tony Lemos, Walmir Ferreira da Silva

direção de fotografia - Roberto Amadeo

direção de iluminação - William Gavião, Alexandre Reigada, Paulo Miranda, Henrique Sales

equipe de iluminação - André William, Evaldo Junior, Gabriel Coelho de Oliveira, José Gustavo Ribeiro Araujo, Julio Cezar Rosa, Luiz Ribeiro da Silva, Maicon Cunha, Marcelino Monteiro Filho, Paulo Cesar Santos das Dores, Renato Nunes, Roberto Pereira, Sérgio Oliveira

produção de arte - Guga Feijó

produção de arte assistente - Fátima Guinard, Gabriela Cunha Souza, Adriana Simões, Bia Perdigão

equipe de apoio a arte - Almir Lopes, Andre Oliveira, Bianca Amorim, Claudio Magalhães, Gelson Casemiro, Lucas Mota, Luis Fernando Rodrigues, Mauro Medeiros, Ronaldo dos Santos Jardim, Paulo Reboredo

produção de elenco - Ciça Castello

coreografia - Fly

instrutora de dramaturgia - Rossella Terranova

consultoria musical - Hermano Vianna

produção musical - Sérgio Saraceni

direção musical - Mariozinho Rocha

caracterização - Marcelo Dias

equipe de apoio a caracterização - Ana Magalhães, Aquila Gandra, Fabiola Gomez, Camila Soares, Daniele Cristina, Elizabete Pinto, Eric Aben Athar, Hector Hernandez, Maxwell Pinheiro, Rachel Furman, Silvana Borges, Silvia Abel, Solange Paulino, Sonia Costa, Tatiane Rosa

edição - Ubiraci de Motta, Flávio Zettel, Ghynn Paul, Jorge Hamilton

colorista - Mário Dollinger

sonoplastia - Octávio Lacerda, Bruno Panno, Pedro Belo

efeitos sonoros - Eduardo Silva, Adailton Bernardes, Ricardo Cadila, Nelson Seródio

mixagem - Marco Villa Nova

efeitos visuais - Eduardo Halfen, Bruno Netto, Pablo Bioni

videografismo - Alessandra Ovídio

efeitos especiais - Marcos Soares

abertura - Alexandre Pit Ribeiro, Roberto Stein, Orlando Martins

ilustração da abertura - Mello Menezes

direção de imagem - André Warwar

câmeras - Lúcio Sibaldi, Hugo Mattos, Ana Cristina Leccioli, Alexandre Alves Tavares, Ataíde Júnior, Vinícius Leandro

equipe de apoio a operação de câmera - André Gomes Santos, Arismar Júnior, Cláudio Gama, Luiz Fernando Alves Mendes, Pedro Luís Fernandes Gonçalves

equipe de vídeo - Anderson de Oliveira, Gilmar Rocha Machado, Lauro Gouvêa, Clóvis Alberto Antonioli

equipe de áudio - Flávio Martins, Ivan Conceição, Jerônimo Miranda, Luiz Paiva, Renildo Machado, Ricardo Manfrinato, Victor Viana Ribeiro, Renato Ignácio dos Santos

supervisor e op. sistema - Marcos Lourenço, André Almeida, Luiz Cláudio da Rocha Santos

gerente de projetos - Alexandre Gama

produção de cenografia - Sérgio Cortes Bezerra

equipe de cenotécnica - Alexandre Goulart, Alexandre Rodrigues, Alexsandro Nascimento, Anderson Nascimento, Alexsandra Conceição, Anderson Rodrigo Carvalho, Andre Luis Santos, Angela Delgado, Antonio Marcos Lima, Arlindo Barbosa, Beatriz Alvarenga, Carlos Alexandre Lacerda, Carlos Antonio Silva, Cleriston Sampaio, Cristóbal Lourenzo, Edson James, Edson Melo, Ercelio Filho, Erivando Souza Pae, Fabiano Correa, Fabio Senna, Francisco Elaidio, Franklin Carvalho, Geraldo Cordeiro, Gerson Alves, Gilberto Pereira, Helio Luciano Rodrigues, Hugo Santos, Janio Roberto, Jefferson Oliveira, Joao Rego Neto, Jorge Carvalho Flor, Jorge Marcos, Jose Henrique Rocha, Leandro Cezário, Leonardo Carvalho, Linaldo Albuquerque, Luciana Nascimento, Luciano Silva Santos, Lucio Flavio Virgolino, Luzoneto Paula, Marcelo Sampaio, Marcio Pitanga, Marcos Alves, Marcus Vinicius, Pablo Gomes, Paulo Cesar Martins, Paulo Henrique Souza, Pedro Wassita, Pierre de França, Reginaldo Ferreira, Ricardo Pereira Rocha, Romulo Oliveira, Ronald Nascimento, Ronaldo Correia, Ronny Dias, Sergio Marco Nobrega, Tatiana Hosken, Valmir Soares, Vinicius Souza, Wagner Ramos, Wellington Aramis, Wellington Lopes, Wellington Luiz Lima

supervisão de produção de cenografia - Carlos Roberto Ferreira, Hélio Miranda, Luclésio Gomes, Paulo Roberto Pereira da Silva, Sérgio Rodrigues Souza

pesquisa de texto - Leusa Araújo

pesquisa de imagem - Madalena Prado de Mendonça

continuidade - Vanilda Teles, Mônica Costa, Mariana Rizzato, Dalva Assumpção, Elba Kurosawa

assistentes de direção - Natália Warth, Giovanna Machline, Carla Bohler, Isabella Gabaglia, Iris Yuan

produção de engenharia - Ilton Caruso

equipe internet - Aída Barros, Bruno Deminco, Juliana Lessa, Susana Ramos, Francisco Couto, Michel Lima, Juliana Saboya, Renata Loyola, Janaína Medeiros, Inácio Moraes

equipe de produção - Emmanuel Toscano, Natasha Agostini, Lívia Carvalho, Mariana Daflon, André Filho, Luiz Otávio, Durval Tumscitz, Suzana Amâncio, Janaína Medeiros, Paula Pestana Moreira, Sérgio Cidade

coordenação de produção - Guto Vaz

supervisão executiva de produção - Samantha Santos, Heleno Moura, Maria Fernanda Mocelin

supervisão executiva de produção de linha - Gilberto Nunes

produção executiva - Marília Fonseca

gerência de operações - Augusto Seixas

gerência de produção - Erika da Matta

núcleo - Dennis Carvalho


autorização especial - SATED RJ

cenografia - José Claudio Ferreira, Eliane Heringer, Fernando Meirelles, Isabela Urman

cenógrafos assistentes - Ana Paula Diniz, Joyce Tranjan, Luana Ferreira, Marvin Franco, Natalia Faria, Paula Salles, Renata Xavier, Silvana Machado, Thábata Magalhães, Fabrício Palermo, Renata Balseiro

figurino - Labibe Simão

figurinistas assistentes - Julia Brant, Claudia Machado, Adriano Pitangui, Herica Padilha, Adriano Pitangui, Mariana Gomes

equipe de apoio ao figurino - Allan Nacif, Rosa Lima, Cleber dos Santos, Rildo Conceição, Wanderlei Gouveia, Paulo França, Raphael Sampaio, Márcia Déa, Graciela Gimenez, Patrícia Esteves, Cirley Bezerra, Michelle Sousa, Valderice Rodrigues, Suely Barreto, Rosangela Moreira, Ivan Gomes

direção de fotografia - Sérgio Marini

direção de iluminação - Jandir Magalhães, Jorge Antônio Lopes, Roberto Tricarico, Gustavo Amaral

equipe de iluminação - Alan Carlos de Oliveira Machado, Dorgival Felix da Silva, Marco Aurelio da Silva dos Anjos, Rodrigo Sanabio, Julio Cesar Rosa, Adelino Veiga Santos, Antonio Carlos Pimentel Ribeiro, Erico Henrique Magalhães, Luis Ribeiro da Silva, Bruno Silva Barbosa

produção de arte - Silvana Estrella

produção de arte assistente - Marta Miranda, Lucilene Silva, Ingrid Coutinho, Tereza Pinho

equipe de apoio a arte - Délio Xavier de Oliveira, Antônio Joaquim Mendes, Jorge Olímpio de Souza Santos, Carlos Alberto Teixeira da Silva, Wanderson Teixeira da Silva

produção de elenco - Daniela Ciminelli

coreografia - Sandra Regina

instrutora de dramaturgia - Paloma Riani

produção musical - Iuri Cunha

direção musical - Mariozinho Rocha

caracterização - Fernando Torquato, Carmem Bastos

equipe de apoio a caracterização - Aparecida Paula, Luciano Cury, Santuzza Pedrone, Sônia Costa, Tereza Cristina Ramos, Rosemare Santos, Sueli de Paula, Claudia Viana

edição - Edson Mello, Carlos Thadeu

colorista - Marcello Pereira

sonoplastia - Irla Souza, Leonardo Queyroi, Samy Lima

efeitos sonoros - Eduardo Silva, Adailton Bernardes, Ricardo Cadila, Nelson Seródio

mixagem - Marco Villa Nova

efeitos visuais - Rafael Ambrósio, Mauro Heitor

videografismo - Alessandra Ovídio

efeitos especiais - Glauco Falci

abertura - Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro, Alexandre Romano

direção de imagem - Antônio Miziara

câmeras - Ricardo Fuentes, Leonardo Amorim, Marcello Sooma, Afonso Henrique, Fred Castilho, Celso Lopes Bastos

equipe de apoio a operação de câmera - Raphael Assis Duarte Belo, Jefferson Medeiros da Conceição, Ricardo Rodrigues Bandeira, Heraldo dos Santos Júnior, Osvaldo José Ferreira Leonardi

equipe de vídeo - Carlos Eduardo de Souza Reis, Cláudio da Silva Sargo, Filippe Esteves Bastos, Michele Soares Pereira Braga

equipe de áudio - Gilberto Medina, Paulo Roberto Santiago, Flávio Martins, Ricardo Manfrinato, Rogério Inácio, Evandro Sardinha, Vinícius Santana, Alexandre Lins

supervisor e op. sistema - Marcos Lourenço

gerente de projetos - Rosana Correa

produção de cenografia - Dalmo Marques Meireles

equipe de cenotécnica - Leandro Ataide D’assis, Raphael Marroquim Lima de Almeida, Ingrid Gonçalves, Marcus Paiva, Rafael Magdalena, Rafael Maia, Luis Saramago, Patricia Mota, Bruno Sampaio, Carlos Ronald, Ana Paula de Oliveira Matias, Leonardo Espirito Santos Alves, Marcos Vinicio Pereira Rondão, Wellington Carlos Cabral, Cintia Lira de Carvalho, Everton Augusto Nunes de Souza, Fabio de Pinho Correa, Claudio Henrique Soares De Oliveira, Fabio Gomes Barbosa, Janio, Roberto do Nascimento, Bruno Lemos de Oliveira, Fernando Silva dos Santos, Ribai Rodrigues Praxe, Max Luis Elias da Silva, Vinicius de Souza Santos, Antonio Marcos de Lima, Gerson Nunes Filho, Jamerson Souza de Almeida, Denilson Pantoja, Bruno da Costa Palermo, Gerson da Silva Chagas, Silvio Anselmo da Silva, Marcos Antonio Marques Pereira, Antonio Chiappini Neto, Manoel Carlos da Silva Correa, Ronaldo Francisco da Silva, Leandro Conceição, Luiz Alberto Barros Alves, Valmir Ubirajara Oliveira do Monte, Luiz Mario Salvador, Jose Euclides de Oliveira, Jorge Joe Cabral, Simone Oliveira Eloy Moreira, Maria Arlete Nascimento Cimbra e Agildo Gomes da Cruz

supervisão de produção de cenografia - Murilo Cardoso, Petterson Guimarães, Ângelo Máximo, Reinaldo Fonseca, Cláudio Santos, Paulo Meirelles, Vilma Lúcia Marinho

pesquisa de texto - Carla Siqueira

pesquisa de imagem - Madalena Prado de Mendonça

continuidade - Teresa Prata, Fernanda Borges, Carlos Domingos, Mônica Chaves, Vanessa Anesi

assistentes de direção - Ana Paula Guimarães, Marcus Jardym, Mariana Richard, Lyara Oliveira

produção de engenharia - Marcelo Fernandes

equipe internet - Laila Mesquita, Cristina Cople, Dennys Amaro, Marcio Brodt, Thaísa Cerveira, Patrícia Canuto, Rafael Magliano, Daniel Chevrand, Filipe Lisboa, Sarah Duarte, Paola Antunes, Guilherme Dutra

equipe de produção - Daniela Albuquerque, Leandro Petersen, Vanessa Marques, Mariana Oliveira, Wilian Cesar Oliveira, Renato Cardoso, Rodrigo Riff, Karian Costa, Daniela Pinheiro

coordenação de produção - Rodrigo Leão

supervisão executiva de produção - Suzana Azevedo, William Barreto

supervisão executiva de produção de linha - Mariana Pinheiro

produção executiva - Isabel Ribeiro

gerência de operações - Augusto Seixas

gerência de produção - Verônica Esteves

direção de produção - Flávio Nascimento

núcleo - Roberto Talma


autorização especial - SATED RJ

cenografia - Kaká Monteiro, Marcelo Carneiro

cenógrafos assistentes - Raquel Winter, Marcia Bezerra, Joyce Tranjan, Marcio Fontes, Michele Corsy, Renata Alimandro, Hugo Celso

figurino - Emília Duncan

figurinistas assistentes - Julia Brant, Verginia Scofano, Flavia Neves, Claudia Machado, Herica Padilha, Julia Figueiredo

equipe de apoio ao figurino - Helena Ribeiro, Robson Salomão, Cirley Bezerra De Freitas, Juan Carlos Ferreira, Cleber Dos Santos, Wanderley Gouveia Dos Santos, Graciela Gimenez, Sheila Helena Pedra, Marcio Avelino, Dalva Santiago, Bianca Bottino, Widja Pereira

direção de fotografia - José Tadeu

direção de iluminação - Luciano Xavier, Salim Sobrinho, José Alailton Freitas

equipe de iluminação - Adelino Veiga, Antonio Pimentel, Daniel Dos Santos Paulino, Jose Mauro Bertolino, Michel Santos De Araújo, Bruno Silva Barbosa, Thiago Oliveira Silva

direção de arte - Mário Monteiro

produção de arte - Fernanda Bedran

produção de arte assistente - Helenita Silveira, Lucilene Silva, Raquel Mohrez, Marta Miranda

equipe de apoio a arte - Jorge Olimpo, Delio Xavier, Antonio Joaquim Mendes, Carlos Vinicius De Oliveira, Diego Rangel, Mauricio Moreira, Fernando Primo, Marcelo Melo Cardoso

produção de elenco - Luciano Rabelo

coreografia - Helena Varvaki

instrutora de dramaturgia - Íris Gomes

produção musical - Alexandre de Faria

direção musical - Mariozinho Rocha

caracterização - Luiz Ferreira, Núbia Maísa

equipe de apoio a caracterização - Viviane Nascimento, Camilla Pinto,Luciane Rosa, Maxwell Pinheiro, Rafael Nsar, Sheila Reis, Daguimar Gomes,Marta Roncette, Cida Ramos, Paulo Azevedo, Tania Mendonça, Mara Evangelista, Suzete Bittencourt, Claudja Mayara, Vanessa Maia, Lucia Theodoro, Beth Mello, Claudia Nunes, Adriana Aparecida, Teresa Cristina Silva, Antonio Carlos

edição - Marco Seixas, Valéria Barros, Rosemeire Oliveira

colorista - Marina de Martha Pena

sonoplastia - Thanus Chalita, Renato Muniz, Marco Salles

efeitos sonoros - Eduardo Silva, Adailton Bernardes, Ricardo Cadila, Nelson Seródio

mixagem - Marco Villa Nova

efeitos visuais - Toni Cid, Cláudia Mendes, Enrico Guarischi

videografismo - Alessandra Ovídio

efeitos especiais - Vitor Quintella

abertura - Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro, Roberto Stein

direção de imagem - Luiz Alberto da Silva

câmeras - Paulo Corado, Leonardo Parnace, Afonso Henrique, Fred Castilho, Marcello Sooma, Roberto Delmiro

equipe de apoio a operação de câmera - Cláudio Anderson, Luiz Antônio Temperine, Pedro Luiz Fernandes, Flávio Gomes, Arismar Ferreira, Pedro Henrique Índio

equipe de vídeo - Miriam Pinto de Carvalho, Jorge Luiz Menezes, Manoel Tibúrcio de Medeiros, Dreverson Márcio Kazik, Gilberto dos Santos Martins

equipe de áudio - Gilberto Medina, Flávio Luiz Fernandes, Filipe Gomes Oliveira, Diogo Oliveira, Ronaldo Tavares de Paiva, Yuri Venceslau, Joaquim Marcelo de Oliveira, Ricardo José Fonseca

supervisor e op. sistema - Roberto Lucas

gerente de projetos - Francisco Mesquita

produção de cenografia - Regina Esperança

equipe de cenotécnica -  Adriano Maria Esteves, Anderson Rollemberg Pedro,Antonio Claudio Martins Da Silva, Antonio Marcos Oliveira Poubel, Arilson Garrido Siqueira, Beatriz Alvarenga, Bruno Marcelo Vieira Da Silva, Carlos Alexandre Santos Da Costa, Claudio Augusto De Paula, Diego Duarte Torres,Douglas Conceiçao Da Silva, Erick Osvaldo Joaquim Moraes, Everton Augusto Nunes De Souza, Fabio Alexandre Do Nascimento, Fabio Barros Antao, Guilherme Dos Santos Nascimento, Iremar Xavier Braz, Ivanildo Luiz Da Silva Lima, Jamerson Souza De Almeida, Jorge Henrique Nogueira Da Silva, Julio Cesar Godinho Fialho, Leonardo Falci, Lucas Avenoso, Luciano De Jesus Oliveira, Luis Andre Do Nascimento Weber, Luiz Antonio Pereira Da Silva, Marcelo Marins Da Cruz, Marcos Narciso Do Carmo, Marcus Paiva, Marinaldo Santos Silva, Rafael Senna Do Carmo, Ribai Rodrigues Praxedes, Robson Esteves Dos Santos, Rogerio Rodrigues Da Silva, Samuel Goncalves Da Silva,Silvio Anselmo Da Silva, Sivanildo Dos Anjos Fernandes, Thiago De Faria Miranda, Wagner De Paula Carneiro, Washington Luiz Da Silva.

supervisão de produção de cenografia - Reginaldo de Abreu Rodrigues, Edson Gonçalves, José Fernandes Santos, Norberto Herculano, Manoel Jorge Teodoro, Francisco Silva, Valdeci Santos

pesquisa de texto - Gabriela Miranda

pesquisa de imagem - Madalena Prado de Mendonça

consultoria - Luciane Reis

continuidade - Carla Neuma, Luana Auaxe, Priscilla Domingos, Caryne Affonso, Anna Oliveira

assistentes de direção - Cadu França, Joaquim Carneiro, Laura Flaksman, Pedro Peregrino, Bia Coelho, Francisca Libertad, Rodrigo Estefan

produção de engenharia - Luiz Daniel Guimarães

equipe internet - Luisa Rody, Natália Hartalian, Carla Reis, Daniel Fellows, Walter Dhein, Renata Sofia, Inácio Moraes, Felipe Monteiro, Fábio Rocha, Daniel Chevrand

equipe de produção - Maria Carolina Mello, Vanessa Marques, Rodrigo Riff, Fábio Conceição, Pedro Bonavita, Karian Costa, Gláucio Lucio, Gabriel Poroger, Chico Marinho, Cleber Farias, Liliane Gerolis, José Perez

coordenação de produção - Chantal Goldfinger

supervisão executiva de produção - Leandro Petersen, Daniela Albuquerque, Lucas Zardo, Alexia Galvão, Rodrigo Ishikawa

supervisão executiva de produção de linha - Patrícia Iglesias

gerência de operações - Augusto Seixas

gerência de produção - Simone Lamosa

direção de produção - Flávio Nascimento

núcleo - Wolf Maya

Programação da Globo - penúltimo e último capítulo de Gabriela

 Sexta-feira (26)

19h15 - Jornal Nacional 

19h30 - Horário Político 

19h50 - Jornal Nacional (continuação) 

20h05 - Guerra dos Sexos 

21h05 - Salve Jorge 

22h15 - Penúltimo capítulo de Gabriela

23h05 - Debate 2º turno 

00h00 - Jornal da Globo 

00h35 - Programa do Jô 

02h05 - Corujão do Esporte 

03h00 - Corujão, Filme: Guardiões do Dia

Sábado (27)

20h15 - Jornal Nacional 

20h30 - Horário Político II 

20h50 - Jornal Nacional (Continuação) 

21h10 - Salve Jorge 

22h25 - Zorra Total 

23h20 - Último capítulo de Gabriela

00h20 – Supercine, Filme: Passageiros 

02h15 - Altas Horas

03h30 - Os Simpsons: Casa do Horror 21

03h50 - Corujão, Filme: Por Conta do Destino

05h25 - Santa Missa

09/11/1997 - STV1

GLOBO / CENTRO AMÉRICA

05:10 - Educação em Revista

05:30 - Um Salto Para o Futuro

05:50 - Programa Ecumênico

06:00 - Santa Missa

07:00 - MT Rural

07:30 - Pequenas Empresas & Grande Negócios

08:00 - Globo Rural

09:00 - Esporte Espetacular

11:05 - Cinema Especial - Máquina Mortífera 2

13:15 - Temperatura Máxima - Beethoven 2

15:00 - Domingão do Faustão

19:00 - Fantástico

21:05 - Sai de Baixo

22:20 - Domingo Maior - Crime ao Amanhecer

SBT / CIDADE VERDE

06:08 - Palavra Viva

06:10 - Educativo

06:30 - Pesca & Cia

07:30 - Siga Bem Caminhoneiro

08:05 - Hércules

09:00 - Maré Alta

10:00 - Xena

10:55 - Programa Silvio Santos

22:55 - Sessão das Dez - O Reflexo da Imagem

00:45 - Fim de Noite - Zelig

RONDON / MANCHETE

05:30 - Programa Educativo

06:00 - Posso Crer

06:30 - Grupo Imagem

07:30 - Está Escrito

08:00 - Futsal

09:00 - TV Mappin

10:00 - LBV

10:30 - Papa Tudo

10:45 - Domingo Milionário

19:00 - Programa de Domingo

20:30 - Clássicos em Manchete

21:30 - Jogo do Poder

22:30 - Toque de Bola

23:30 - Dose Dupla

00:00 - Grupo Imagem

01:00 - Igreja da Graça no Lar

02:00 - Espaço Renascer

03:00 - Encerramento

TBO/ BANDEIRANTES

05:30 - Programa Educativo

06:00 - Reflexão

07:00 - Flash

07:30 - Despertar do 3º Milênio

08:00 - Esportes Náuticos

09:00 - Clube Irmão Caminhoneiro Shell

09:40 - Show do Esporte

19:30 - Apito Final

20:55 - Telesorte

21:00 - Fogo Cruzado

22:15 - Negócio & Cia

22:45 - Por Acaso

23:45 - Videoclube - Virgina

02:30 - Infomercial

03:00 - Encerramento

MUNDIAL / CNT

04:45 - Educação em Revista

05:15 - Igreja da Graça

07:15 - Show da Malta

07:45 - Eu e Você

07:50 - Laços de Amizade

08:50 - De Olho no Rio

09:00 - Comunidade na TV

10:00 - TV Forró

11:00 - Preliminar

12:00 - 420 Minutos

13:00 - Espaço Motor

14:00 - Papa Tudo

14:15 - TV Costa - Turismo

15:00 - Anjos da Lei - Como Salvei o Senador

16:00 - Super Sessão - Tristeza do Jeca

17:00 - Chespirito

19:00 - Sessão das Oito - Caçada ao Pistoleiro

21:00 - Mesa Redonda

23:00 - Deles & Delas

00:00 - 420 Minutos

01:00 - Feiras & Negócios

01:10 - Infomercial Nutri Shark

01:40 - Encerramento

RECORD / GAZETA

05:00 - O Despertar da Fé

06:00 - Reunião dos Milagres

08:00 - Gente como a Gente

09:00 - Sessão Desenho

11:00 - Eletronic's Space

12:00 - Gospel Line

14:00 - Sessão de Domingo - Magic Kids 3

16:00 - Comando Especial - Nível de Necessidade

17:00 - O Quinteto - Quando Um Não Quer...

18:00 - Batman

18:30 - Boxe Internacional - Maguila x Salvador Maciel

20:00 - Com a Bola Toda

21:30 - Passando a Limpo

23:00 - Câmera Aberta

00:30 - Espaço Empresarial

01:30 - Reunião dos Milagres

03:00 - Sessão Transnoite - Família Addams

TVE / UNIVERSITÁRIA

06:50 - Som da Rua

06:55 - Palavra Viva

07:00 - Palavras de Vida

07:45 - Santa Missa

08:30 - Academia Amazônia

09:00 - Espaço Nacional

10:30 - Resgate TVE

11:30 - Talento

12:30 - Só Pra Lembrar

13:30 - Desenhando

14:30 - Castelo Rá-Tim-Bum

15:00 - Documentário - Mundo Animal

16:00 - Rede de Tecnologia

16:30 - Kimba, o Leão Branco

17:00 - Expedições

18:30 - Vitrine

19:00 - Cinema de Domingo

20:45 - Debate Esportivo

22:15 - Futebol, o Jogo da Paixão

23:15 - Entre Amigos

00:15 - Curta Brasil

01:15 - Som da Rua

Em aberto - está correto?

 1) É corriqueiro o emprego de expressões como questão em aberto, assunto em aberto, problema em aberto.


2) Todavia, com exceção de em branco, Domingos Paschoal Cegalla questiona a vernaculidade de locuções adjetivas constituídas pela preposição em + adjetivo (cópia em anexo, plateia em suspenso, cuidados em vão).


3) Observa que em português "a locução adjetiva se forma com uma preposição (geralmente de ou sem), seguida de substantivo: amor de mãe; lenço de seda; voracidade de lobo; paixões sem freio; homem sem escrúpulos, etc."


4) E acrescenta: "o mínimo que se pode dizer é que a locução adjetiva em aberto e outras, como em atraso e em suspenso, embora de uso frequente, não têm tradição em nossa língua. A única realmente imprescindível é em branco. O conjunto em + adjetivo forma locução adverbial: em breve, em vão (= inutilmente)".


Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/228373/em-aberto--esta-correto

sexta-feira, 9 de junho de 2023

02/06/2003 - programação

 TV Cultura (Canal 2)

05h15 - Telecurso 2000

06h00 - Grandes Cursos Cultura na TV

06h45 - Paisagens Brasileiras

07h00 - Vestibulando Digital

08h00 - Energia

08h30 - Gema Brasil

09h00 - Teletubbies

09h30 - 1, 2, 3 e... Já! - Caillou e Animações

10h00 - Mundo da Lua

10h30 - Ilha Rá-Tim-Bum

11h00 - A Turma do Pererê

11h30 - Teletubbies

12h00 - Caillou e Animações

12h30 - O Pequeno Urso

13h00 - Castelo Rá-Tim-Bum

13h30 - Rupert

14h00 - Os Camundongos Aventureiros

14h30 - Ilha Rá-Tim-Bum

15h00 - Teletubbies

15h30 - 1, 2, 3 e... Já! - Caillou e Animações

16h00 - O Pequeno Urso

16h30 - Castelo Rá-Tim-Bum

17h00 - A Turma do Pererê

17h30 - Rupert

18h00 - Os Camundongos Aventureiros

18h30 - Ilha Rá-Tim-Bum

19h00 - Diário Paulista

19h30 - Hora do Esporte

20h00 - Cartão Verde (Horário Político do PSB às 20h30)

21h00 - Jornal da Cultura

21h40 - Programa Econômico

22h00 - Metrópolis

22h30 - Roda Viva: José Genoíno

24h00 - Grandes Cursos Cultura na TV

01h00 - Vestibulando Digital

02h00 - Grandes Cursos Cultura na TV

02h45 - Paisagens Brasileiras




SBT (Canal 4)

06h30 - Jornal do SBT

07h00 - Sessão Desenho

08h00 - A Hora Warner

09h00 - Bom Dia & Cia.

12h00 - SBT Rio

12h30 - Festolândia

13h00 - Falando Francamente

14h15 - Chapolin

14h45 - Um Maluco no Pedaço

15h15 - Chaves

15h45 - Cinema em Casa: "O Gigante de Ferro"

17h30 - Carinha de Anjo

18h00 - Scooby-Doo

18h30 - Os Flintstones

19h00 - Primeiro Amor a Mil por Hora

19h45 - Viva às Crianças - Carrossel II

20h30 - Horário Político: PSB

20h50 - Jamais Te Esquecerei

21h35 - Programa do Ratinho

22h30 - Programa Hebe

24h00 - O Conquistador do Fim do Mundo - Boletim

24h15 - Jornal do SBT

24h45 - Fim de Noite: O Fugitivo

01h45 - Jornal do SBT (reprise)




Rede Globo (Canal 5)

05h30 - Telecurso 2000 - Curso Profissionalizante

05h45 - Telecurso 2000 - 2º Grau

06h00 - Telecurso 2000 - 1º Grau

06h15 - Globo Rural

06h30 - Bom Dia São Paulo

07h15 - Bom Dia Brasil

08h05 - Mais Você

09h25 - Xuxa no Mundo da Imaginação

10h10 - Sítio do Pica-Pau Amarelo

10h40 - TV Globinho

12h00 - SPTV

12h45 - Globo Esporte

13h15 - Jornal Hoje

13h45 - Vídeo Show

14h35 - Vale a Pena Ver de Novo: O Cravo e a Rosa

15h30 - Sessão da Tarde: "Irmãos Gêmeos"

17h30 - Malhação

18h00 - Agora é Que São Elas

18h45 - SPTV

19h10 - Kubanacan

20h15 - Jornal Nacional (Horário Político do PSB às 20h30)

21h15 - Mulheres Apaixonadas

22h20 - Tela Quente: "Nunca Fui Beijada"

24h20 - O Jogo - Boletim

24h25 - Jornal da Globo

01h00 - Programa do Jô

02h30 - Intercine: 1ª opção - O Guarani / 2ª opção - Cliente Morto Não Paga

04h05 - Corujão: "Mandroid"




Rede Record (Canal 7)

05h00 - Palavra de Vida

05h30 - Jesus Verdade

06h30 - Ponto de Fé

07h30 - Fala Brasil

08h30 - Eliana na Fábrica Maluca

09h30 - Note & Anote

12h00 - Record nos Esportes

12h15 - Debate Bola (SP) / Cidadania Urgente (RJ)

13h00 - Early Edition - Edição de Amanhã e Clube do Terror (SP) / Ponto de Luz (RJ)

14h00 - Cine Aventura: "Um Carro Eletrizante"

15h30 - Direto da Redação

16h30 - Verdade do Povo

17h45 - Cidade Alerta

19h15 - Jornal da Record

20h00 - O Mundo Perdido

20h30 - Horário Político: PSB

20h50 - Cine Record Especial: "Código de Traição"

22h45 - Turma do Gueto

23h45 - Jornal da Record - 2ª Edição

24h30 - Espaço Empresarial

01h30 - Em Busca do Amor

02h00 - Coisas da Vida

03h30 - Sessão Transnoite: O Gordo e o Magro

04h00 - Vidas Transformadas




Rede TV! (Canal 9)

06h00 - TV Polimport

07h00 - Notícias do Brasil

07h40 - Interligado Games

08h20 - Bom Dia Mulher

11h45 - TV Esporte

12h10 - RTV

12h30 - A Casa é Sua

16h20 - Repórter Cidadão

17h50 - Canal Aberto

19h30 - TV Fama

20h20 - Betty, a Feia (Horário Político do PSB às 20h30)

21h10 - Jornal da TV

22h00 - Superpop

23h30 - Eu Vi na TV

24h45 - Leitura Dinâmica

01h15 - TV Polimport

02h35 - Rede TV! Shop




TV Gazeta (Canal 11)

05h55 - Igreja Universal do Reino de Deus

07h55 - Momentos de Adoração

08h00 - Liquida Mix

12h00 - Pra Você

14h00 - Mulheres

18h00 - Gazeta Esportiva

19h00 - Jornal da Gazeta

20h00 - Igreja Universal do Reino de Deus (Horário Político do PSB às 20h30)

22h50 - Papo Legal

23h20 - Brazil Connection

23h50 - TV Polimport

24h20 - Estilo Ramy

24h50 - Feiras & Negócios

01h05 - TV Polimport

02h05 - Liquida Mix




Rede Bandeirantes (Canal 13)

05h00 - Igreja da Graça

06h30 - Diário Rural

07h00 - Horário Local

08h00 - Band News

08h30 - Dia Dia com Olga Bongiovanni

11h50 - Receita Minuto

12h00 - Esporte Total - 1ª Edição

13h00 - Melhor da Tarde

16h00 - Hora da Verdade

17h50 - Brasil Urgente

19h20 - Jornal da Band

20h00 - Esporte Total - 2ª Edição

20h30 - Horário Político: PSB

20h50 - Show da Fé

21h45 - Claquete

22h30 - Boa Noite Brasil

24h15 - Jornal da Noite

24h40 - Boletim do Torneio de Roland Garros

24h45 - A Noite é uma Criança

01h45 - Programa LBV

02h15 - Infomercial




Rede 21 (Canal 21)

06h00 - Televendas, Produtos e Serviços

13h00 - O Mago

13h30 - Dragon Flyz - Dragões Alados

14h00 - Sessão Especial: "Dá-me um Beijo"

16h00 - The Nanny: Piolhos

16h30 - Texas Ranger: Mayday

17h00 - Clipe da Hora

18h00 - El Hazard: Um Jogo Arriscado

19h00 - Jeannie é um Gênio: O Pequeno Mestre

19h30 - A Feiticeira: Meu Patrão, o Urso

19h55 - Rota 21

20h00 - Jornal 21: Entrevista com Rick Garcia e Bruna Di Túlio

20h30 - Horário Político: PSB

20h50 - Casal 20: Palácio Mágico

21h50 - Jornal Dez

22h20 - Rota 21

22h25 - Larry King: Sylvia Brown

23h25 - Boletim do Torneio de Roland Garros

23h30 - Comercial & Cia. (estreia)

24h00 - Televendas, Produtos e Serviços




CNT (Canal 26)

06h00 - Polimport

07h00 - Brazil Connection

08h00 - Grupo Imagem

09h00 - Verdades Que Libertam

09h30 - Consumidor Cristão

09h45 - Plástica Natural

10h00 - Posso Crer no Amanhã

10h30 - Cidade Realidade

11h00 - Super Delta

11h30 - TV Magazine

12h00 - Jornal do Meio-Dia

12h30 - Momento do Sport

12h55 - Bem Forte

13h00 - Barbosa Neto Show (SP) / Wagner Montes e Verônica Costa (RJ)

14h00 - Debate Papo

14h15 - Aliança com Deus

14h30 - Grupo Imagem

15h00 - DirecTV

15h30 - Polimport

16h00 - Bem Mais Fácil

16h30 - Polimport

17h00 - Tarde Mix

17h30 - Cristo, o Vencedor

18h00 - Grupo Imagem

18h30 - Igreja Universal do Reino de Deus: Viva a Vida

20h30 - Horário Político: PSB

20h50 - TV Fantasia: Tia Wandinha (SP) / Jogo do Poder (RJ)

21h50 - CNT Jornal

22h15 - Mil e Uma Noites

03h30 - Magnavita

03h45 - Polimport

CGFlix - encerramento curto (2)

  Lado a Lado

autorização especial - SATED RJ

produção de cenografia - Eduardo Areal

gerente de projetos - Marco Antônio Tavares

supervisão de produção de cenografia - André Melo, Attom Motta, Fábio Rodrigues, Hélio Miranda

pesquisa de texto - Luciane Reis

pesquisa de imagem - Madalena Prado de Mendonça

continuidade - Nicole Monteiro, Teresa Prata, Anna Cláudia, Giselle Lewicki

assistentes de direção - Henrique Sauer, Pedro Brenelli, Francisca Libertad, Bia Coelho, Rai Júnior, Verônica Ruiz

produção de engenharia - Ilton Caruso

supervisão executiva de produção de linha - Isabel Ribeiro

direção de produção - Flávio Nascimento

núcleo - Dennis Carvalho

Joia Rara

autorização especial - SATED RJ

abertura - Alexandre Pit Ribeiro, Alexandre Romano

direção de imagem - Augusto Lana

câmeras - Adriano Lemos, Bernardo Blaz, Carlo Colombo, Cid Rima, Rafael Rahal, Thiago Motta

equipe de apoio a operação de câmera - André Gomes Santos, Edgar Moutinho, Luiz Felipe Ferreira, Pedro Luís de Souza, Vinícius Rosário

equipe de vídeo - Lucas Orosque, Alexandre Carpi Barros, Rômulo Rodrigues

supervisão executiva de produção de linha - Mariana Pinheiro

gerência de produção - Simone Lamosa

núcleo - Ricardo Waddington

Além do Horizonte

autorização especial - SATED RJ

equipe internet - Fernanda Almeida, Carolina Caldas, Marina Silva, Walter Dhein, Paula Dias, Juliana Saboya, Jorge Lima, Francisco Couto, Inácio Moraes, Bruno Toledo, Thiago La Vega, Natália Hartalian, Inácio Moraes

equipe de produção - Carla Maia, Ana Luísa Miranda, Fernanda Bomfim, Bruno Petronetto, Tatiana Berlim, Leila Damasceno, Suzana da Silva Amâcio, Joana Poltronieri, Norberto Pfeiffer, Chico Marinho

coordenação de produção - Guto Vaz

supervisão executiva de produção - Bárbara Monteiro, Cláudio Diniz, João Romita, William Barreto, Vladimir Carvalho

supervisão executiva de produção de linha - Gilberto Nunes

gerência de produção - Cláudio Dager

núcleo - Ricardo Waddington

Amor Eterno Amor

autorização especial - SATED RJ

equipe de áudio - Carlos Roberto Moreira de Souza, Ricardo Ignácio dos Santos, Carlos Schuchardt de Macedo, Jorge Bernardes Marreiros, Sérgio Lagoa Neves, Ricardo Knupp

supervisor e op. sistema - Marcos Lourenço

produção de cenografia - Sérgio Cortes Bezerra

gerente de projetos - Marco Antônio Tavares


direção de imagem - Rico Rondelli

câmeras - Fernando Cruz, Fabrigil de Araújo, Adriano Lemos, Elias Faskomy, Paulo Goulart, Valter Bezerra

equipe de apoio a operação de câmera - Leonardo da Silva Peçanha, Raphael Assis Duarte, Flávio Apolinário, Antônio Roberto Cordeiro, Raphael Coutinho Garcia

equipe de vídeo - Tatiane Correia, Tiorbe Souza, Anderson de Oliveira

supervisão executiva de produção de linha - Patrícia Iglesias

direção de produção - Flávio Nascimento

núcleo - Rogério Gomes

dicionário Michaelis - exemplo de verbete

versão eletrônica - dicionário Michaelis - 2015

pessoense

pes·so·en·se

adjetivo de dois gêneros

Relativo ou pertencente a João Pessoa (PB).

substantivo de dois gêneros

Natural ou habitante dessa cidade.

ETIMOLOGIA

der do top Pessoa+ense.

paraibano

pa·ra·i·ba·no

adjetivo

Relativo ou pertencente ao Estado da Paraíba (Brasil).

substantivo masculino

Natural ou habitante desse Estado.

ETIMOLOGIA

der do top Paraíba+ano.

Uso do sufixo -lógico

É ruim a utilização do sufixo -lógico como mera desinência de adjetivação sem que se refira a estudo. Do grego logikós, ón, relativo a palavra, a proporção, explicação, opinião, razão; de -logía, composto de -logo mais o sufixo. -ia, formador de substantivos,  indicativo de ciência, arte, tratado, exposição cabal, tratamento sistemático de um tema (Houaiss, 2009).

 

Na expressão “alterações histológicas nos tecidos”, por exemplo, existe redundância. Termos com esse sufixo, a rigor, significam relativos ao estudo, ao raciocínio ou tratado correlato ao que se refere. Entidade nosológica significa entidade que estuda doenças, como a medicina, a medicina-veterinária, a odontologia. Metodologia simples é modo simples de estudar métodos, caso teratológico é caso de teratologia, ou seja, afeto ao estudo das deformações congênitas.

 

Não se diz tratamento clinicológico, nem exames laboratorialógicos. Fisiológico, ao pé da letra, expressa o estudo da natureza. Em grego, fisis, natureza, logos, estudo. Nas expressões soro fisiológico, produto fisiológico do organismo, digestão fisiológica, o elemento logos fica inaplicável (P. Pinto, Dic de Termos Médicos, 1962, p. 205).

 

Há na linguagem expressões defeituosas mas consagradas pelo uso comum e não se podem suprimir: jardim zoológico e mesmo soro fisiológico. Por outro aspecto, nas expressões – estudo histológico ou histopatológico, estudo citopatológico, estudo bacteriológico, estudo sobra. Pode-se dizer histologia ou histopatologia da amostra ou espécime, histopatologia, citopatologia do material colhido, bacteriologia da amostra sanguínea.

 

A maior parte dos nomes terminados em logia refere-se a estudos: dermatologia, pneumologia, anestesiologia, imunologia. Na realidade, a aplicação desse sufixo fora do seu valor literal é vastamente aceito no meio científico e não se pode nem se há de modificá-lo. Caso patológico, condição patológica, distúrbio psicológico, são expressões tão usadas que perderam seus conceitos etimológicos. Mas, para os que preferem linguagem científica atilada, bem cuidada, frequentemente se pode, sem prejuízo, omitir, substituir ou usar tais termos corretamente: método simples, em vez de metodologia simples; apresentar sintomas de febre e frio em vez de sintomatologia de febre e frio; doença, em vez de entidade nosológica ou patologia, amostragem celular, em lugar de amostragem citológica, bexiga de forma normal, por bexiga de morfologia normal.

 

Podem-se dizer para maior especificidade: caso neuropático, caso ortopédico, psiquiátrico, caso psicopático; caso de malformação congênita ou de monstruosidade, em vez de caso neurológico, teratológico, distúrbio de comportamento por caso psicológico, histopatologia em lugar de exame histopatológico, resultado negativo da citologia por citologia negativa, pronta toda a aparelhagem, em vez de pronta toda a aparatologia, conseguir uma morfologia (formatação) de dentes artificiais, agente etiológico por agente causal, neurodesenvolvimento por desenvolvimento neurológico e assim por diante.

 

Em seu Dicionário de Termos Médicos (ob. cit.), Prof. Pedro Pinto sugere soro natural, bióico ou biótico, por soro fisiológico. “Existem centenas, senão milhares, de casos idênticos, de nominações más, conservadas pela inércia” (Pinto, Dic. de Termos Médicos, 1958, p 463). Pode-se dizer solução salina a 0,9%.

 

Outros exemplos: alterações imunopatológicas (imunopáticas), alterações patológicas (mórbidas), barreira bacteriológica (bacteriana); cirurgião oncológico (cirurgião oncologista), cirurgião dermatológico (cirurgião dermatologista), técnica anestesiológica (anestésica), condições psicológicas (psíquicas), síndrome neurológica (neuropática), lesões urológicas (uropatias), defesa imunológica (imunitária), aspecto radiológico (radiográfico), tecnologia simples (técnica), a trilogia febre, vômitos e dor abdominal (tríade), prevenção mastológica (prevenção do câncer de mama; consulta mastológica é expressão correta), complicações oftalmológicas (oftálmicas), condutas analógicas (semelhantes), diagnóstico bacteriológico (bacterioscópico, baciloscópico), diagnóstico coprológica (coproscópico), doença reumatológica (reumática), paciente oncológico (com câncer), perfil epidemiológico (epidêmico), exame dermatológico (de pele), doença dermatológica (cutânea), condições meteorológicas (meteóricas), perfil hematológico (hemático), ciclo biológico (ciclo vital), curativo biológico (biocurativo), exame micológico (micótico), coloração coprológica (cor das fezes), condições climatológicas (climáticas), cronológico (temporal), atividade farmacológica da substância (farmacocinética da substância), lesão odontológica (dentária), patologia cardiológica (cardiopatia), alta nefrológica (alta da unidade de nefrologia), diagnóstico pneumológico (diagnóstico da pneumopatia), agente farmacológico (fármaco), tratamento farmacológico (medicamentoso, medicinal, terapêutico), doença hematológica (sanguínea), sudorese endocrinológica (écrina), transparência radiológica (radiotransparência, transparência radiográfica), pomada dermatológica (pomada cutânea), resposta virológica (viral), origem embriológica (embrionária).

 

 

Em grego, lógos também indica palavra, daí: análogo, epílogo, diálogo, ventrílogo. Também indica relação: autólogo, heterólogo, homólogo, ventrílogo. Mas, em relação aos nomes que indicam estudos, essa relação lógico/estudos é determinante e, assim, deveria ser considerada como de melhor uso. Bons orientadores de cursos de pós-graduação enfatizam a importância de usar linguagem científica com exatidão em situações formais. Nesse contexto, a observação dos sentidos precisos das palavras visa ao aperfeiçoamento da linguagem científica e vem a ser útil para afastar questionamentos.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

CGFlix - encerramento curto (1)

 Lado a Lado

autorização especial - SATED RJ

direção de imagem - Gustavo Leccioli

câmeras - Antônio Laport, Anderson Accioly, Thelso Batista Gaertner, Jovani Augusto Rios, Ricardo da Silveira, Thalissa Oliveira

equipe de apoio a operação de câmera - Pedro Luís Fernandes, Almir Passos Correia, Alessandro dos Santos, Flávio Gomes

equipe de vídeo - Dreverson Márcio Kazik, José Carlos Gonçalves, Humberto Ferreira dos Santos, Bruna Carolline

equipe de áudio - Paulo Roberto Ferreira, Gustavo Longuinhos, João Zito, Wellington Pires, Victor Viana Ribeiro, Luiz Felipe de Paiva Ferreira, Renato Ignacio dos Santos

supervisor e op. sistema - Marcos Lourenço

supervisão executiva de produção de linha - Isabel Ribeiro

direção de produção - Flávio Nascimento

núcleo - Dennis Carvalho

Joia Rara

autorização especial - SATED RJ

equipe de áudio - Ádamo Martins, Diego Armando, Diego Monsores, Gustavo Gouveia, Helberth Morhy, Renildo Machado, Ricardo Manfrinato

supervisor e op. sistema - Marcos Lourenço

produção de cenografia - Eduardo Areal

gerente de projetos - Alexandre Gama

supervisão executiva de produção de linha - Mariana Pinheiro

gerência de produção - Simone Lamosa

núcleo - Ricardo Waddington

Além do Horizonte

autorização especial - SATED RJ

supervisão de produção de cenografia - Vilma Lúcia Marinho, Murilo Cardoso, Carlos Roberto de Souza Ferreira, Paulo César Meirelles, Lenilson Scarpini 

pesquisa de texto - Natali Zarth

pesquisa de imagem - Madalena Prado de Mendonça

continuidade - Cláudia Lima, Virgínia Marinho, Elba Kurosawa

assistentes de direção - Tila Teixeira, Iris Yuan, Alexandre Macedo, Lúcio Tavares

produção de engenharia - Marcos Araújo

supervisão executiva de produção de linha - Gilberto Nunes

gerência de produção - Cláudio Dager

núcleo - Ricardo Waddington

Amor Eterno Amor

autorização especial - SATED RJ

equipe internet - Elaine Teixeira, Guilherme Dutra, Mariana Leopoldo, Laila Mesquita, Inácio Moraes, Michel Lima, Alessandra Albuquerque

equipe de produção - Isis Kelly, Fernanda Correa, Marcos Soares, Jacira Aguiar, Vitor Carvalho, Evandro Pimentel, Sebastião Jorge Amaro, Elaine Teixeira, Paula Pestana Moreira, Norberto Pfeiffer, Chico Marinho

coordenação de produção - Rodrigo Leão

supervisão executiva de produção - Lucas Zardo, Vera Daflon, Rodrigo Ishikawa, Alexia Galvão, William Barreto, Silvaldo Fernandes

supervisão executiva de produção de linha - Patrícia Iglesias

produção executiva - Marília Fonseca

gerência de produção - Janice Vieira

direção de produção - Flávio Nascimento

núcleo - Rogério Gomes

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...