segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Lançamento - Tecendo o Saber

 Projeto oferecerá ensino da 1ª à 4ª série a jovens e adultos


Josefa Lorentino da Silva, de 52 anos, e seu filho, Edinaldo Francisco da Silva, de 17, realizaram o sonho de aprender a ler e escrever juntos. Agora, na mesma sala de aula onde foram alfabetizados, em Nova Iguaçu, vão poder continuar os estudos. Eles serão alunos do projeto "Tecendo o saber", uma parceria da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Vale do Rio Doce com o Ministério da Educação, que vai oferecer os estudos de 1 ª a 4ª série do ensino fundamental a jovens e adultos que estão fora das salas de aula em todo o país.


Lançado ontem no Rio, o "Tecendo o saber" usará a mesma metodologia do Telecurso 2000, com programas feitos especialmente para o projeto e a utilização de telessalas. Na primeira etapa, serão contemplados 20 mil alunos. Segundo o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o projeto visa a atender aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar. Ele lembrou a importância da televisão para projetos de educação no Brasil.


- Esse público é o menos favorecido pelas políticas públicas. Por isso, a importância do investimento nessa área. O Telecurso 2000 hoje é visto por aproximadamente dois milhões de pessoas e em 25 mil telessalas. A educação é importante para o desenvolvimento econômico e social do país, mas também o pessoal e o familiar - disse José Roberto Marinho.


Com a orientação do Instituto Paulo Freire, o projeto ganhou uma forma inovadora. Em vez das aulas formais de matemática ou geografia, os alunos vão aprender essas matérias a partir de temas do seu cotidiano, como "Relações interculturais e interpessoais"; "Trabalho e lazer"; "Contrastes no campo e na cidade"; "Saúde, sexualidade e qualidade de vida" e "O nosso meio ambiente".


O material didático será composto de 12 livros, sendo quatro de conteúdo para o aluno, quatro de atividades e quatro de orientações metodológicas para o professor, e 65 vídeos para a formação do aluno e dez para a formação do professor. A Fundação Vale do Rio Doce vai instalar telessalas em municípios de Minas Gerais, Pará, Maranhão e Espírito Santo. Já o Ministério da Educação vai abrir telessalas em municípios do Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Mato Grosso do Sul.


Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, cerca de 33 mil pessoas com mais de 15 anos não concluíram a quarta série do ensino fundamental. Esse número dobra quando se trata da conclusão da oitava série. Nessa primeira etapa, o Ministério vai gastar R$2 milhões e oferecer 400 telessalas.


- A mobilização da sociedade pode render ótimos projetos para o país, como "Tecendo o saber".


Segundo o presidente da Vale, Roger Agnelli, esse projeto vai se integrar a outros que já foram implantados pela Fundação.


- Nós temos projetos nas cidades onde a empresa atua. A educação é um caminho para o país se desenvolver - disse.


No Rio, o projeto será instalado em Nova Iguaçu, onde já funciona o programa federal Brasil Alfabetizado, do qual fazem parte a dona de casa Josefa e seu filho.


- Sempre quis estudar. Fico feliz porque meu filho está junto comigo. É até divertido estudar na mesma sala que ele - conta.


Durante a solenidade, que foi apresentada pela jornalista Renata Ceribelli e teve a participação de artistas que atuaram nos programas, foi anunciada a entrada da Fundação Bradesco no projeto. José Roberto Marinho destacou a importância dos parceiros:


- Vamos trabalhar com empresas, governos, igrejas, centros comunitários. A idéia é atingir desde o seringueiro no Acre até o morador das comunidades pobres do Rio.


Além das telessalas, o "Tecendo o saber" será transmitido para as pessoas em casa. Na Rede Globo, a estréia é no dia 3 de outubro, e no Canal Futura, no dia seguinte.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Talent Marcel assina nova campanha do posto Ipiranga

 No último domingo, 4 de fevereiro, a Ipiranga apresentou sua nova campanha, que aponta para mais uma evolução na comunicação. Com assinatura da Talent Marcel, os filmes trazem o desafio da mobilidade de forma bem-humorada, sob o conceito “Não importa como, pergunta lá” no Posto Ipiranga. De xícara, tapete voador ou em carro conversível, o Posto Ipiranga é o lugar completo esperando por você. Seja de qualquer maneira, a Ipiranga é a solução para quem se desloca de um ponto a outro.


“Sabemos que a cada dia surgem novos meios de se locomover. Nosso insight criativo brinca com esta questão e mostra o posto como um local democrático, onde você pode chegar como desejar. Se você está em movimento e precisa de algo, visite o Posto Ipiranga”, afirma o CEO da Talent Marcel, João Livi.


“O bordão do Posto Ipiranga continuará reforçando nosso conceito de “Posto Completo”, afirma Jeronimo Santos, Diretor de Varejo da Ipiranga. “Posicionamos a campanha de forma a evidenciar o nosso papel de apoiar a mobilidade das pessoas e facilitar a vida de todas elas no seu deslocamento diário. Temos uma plataforma de negócios para, justamente, levar conveniência e praticidade ao consumidor durante o seu deslocamento de um ponto a outro. Claro, manteremos a nossa linguagem simples e bem-humorada da comunicação alinhada com o perfil do brasileiro”, complementa.


Personagens como os integrantes do grupo hit das redes sociais, Carreta Furacão, uma adorável excursão de velhinhas e uma garotinha louca por marshmallow, entre outros, prometem cair no gosto dos fãs da comunicação da marca. Há também o Trio de forró Macaraípe entoando a canção “Pergunta Lá de Quê”, criada especialmente para o projeto.


O gordinho da Ipiranga, o Batata, que virou um dos ícones da marca, também participa das ações, com direito a estrelar uma produção especial. Ao todo, seis filmes com mais de 30 personalidades foram produzidos. A direção de cena é de Dulcidio Caldeira, da produtora Boiler.


Destacando-se como superprodução, a campanha contou com mais de dez diárias de gravação e foi realizada em postos da rede Ipiranga no estado de São Paulo. Além dos vídeos, a estratégia de comunicação também contempla peças para redes sociais, rádio e anúncios impressos.


Parceiras de negócio há mais de 20 anos, Ipiranga e Talent, romperam com a comunicação típica do segmento e se tornaram referência no negócio de distribuição de combustíveis e lubrificantes ao adotar o humor inteligente como tônica da comunicação.

Ficha Técnica:


Agência: Talent Marcel Comunicação e Planejamento Ltda.

Cliente: Ipiranga Produtos de Petróleo

Título: Pinguim, Carreta, Cabelão, Jorge, Jegue, Estrada

Duração: 30”, 5”

Produto: Institucional

Chief Creative Officer: João Livi

Direção de Criação: Rodrigo Tórtima /Philippe Degen

Criação: Denis Peralta/Renato Jardim

Produtor de RTVC: Maria Hermínia Weinstock / Erika Sartini

Atendimento:  Alex Isnenghi / Ricardo Nociti/ Bruno Ayrosa

Planejamento: Gabriela Soares/ Yara Rocha/ Lívia Mecocci/ Janaína Agostini

Mídia: Violeta Noya/ Yuri Onuma / Daisy Kohler/ Beatriz Ribeiro / Rogério Vasconcelos/ Rubens Nonato

Produtora de imagem: Boiler Filmes

Direção: Dulcidio Caldeira

Produção executiva: Luiz Braga

Direção de fotografia: Leandro Filloy/ Ted Abel Pedro

Direção de arte: Andres Zarza/ Paulo Ribeiro/ Edu Fazzio

Atendimento: Rachel Buzzoleti e Lia Giuliani

Montagem: Ricardo Quintela

Pós-produção: Clan FX

Finalização: Fezão Barbieri

Produtora de Som: Satélite Audio

Atendimento: Tatiane Dias/ Fernanda Costa

Produtor: Equipe Satélite

Locutor: Marco Antonio

Aprovação do cliente: Jeronimo dos Santos / Francisco Lucio Mandarino/ Reinaldo Machado Donadio/ Anna Carolina Saldanha/ Bianca Abrantes Prisco

Núcleo: Rodrigo Tórtima

Até o GPS pede informações no posto Ipiranga

 Desta vez, o famoso protagonista dos comerciais do Posto Ipiranga, o matuto vendedor de cestos de vime de beira de estrada, vai participar de situações inusitadas como uma entrevista com a jornalista Marília Gabriela; um show de perguntas e respostas ou ser provedor de informações para dispositivos tecnológicos, como aplicativos de GPS e celulares, na nova campanha de Ipiranga, que estreou neste domingo (12).


Criada pela Talent Marcel, a comunicação aposta na força da figura do protagonista e o coloca como uma referência de informações, que sabe todas as respostas, mais do que de qualquer outra pessoa ou serviço de tecnologia. Obviamente, a resposta é sempre a mesma – Posto Ipiranga.


O tema da campanha “Pergunta lá no Posto Ipiranga” já é muito conhecido, mas neste ano, o bordão ganha uma ênfase maior, cortando intermediários e vetando a possibilidade de perguntar em outros lugares: “Se vai perguntar, pergunta lá no Posto Ipiranga”.


“A novidade esse ano é ter nosso famoso protagonista como aquele que está acima de qualquer sabedoria ou tecnologia. Ele é consultado por aqueles que nós consultamos. Isso dramatiza e reforça, ainda mais, a ideia de que Ipiranga é um lugar completo, a resposta para tudo. E temos, ainda, a quebra da estrutura narrativa, trazendo nosso personagem de forma diversa e inesperada nos filmes da campanha”, ressalta Rodrigo Tórtima, Diretor de Criação da Talent Marcel.


“Nossos esforços diários objetivam trazer muito mais do que um posto completo para o consumidor, mas uma marca completa e relevante com que ele se identifique e tenha sempre em mente. Estamos buscando, cada vez mais, um posto que traga todas as soluções para nossos clientes, inclusive soluções digitais para acompanhar a mobilidade e necessidades reais dessas pessoas. Desta forma, nossa comunicação transmite, de maneira leve e divertida, a diversificação da oferta de produtos e serviços que nossa rede oferece”, afirma Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga.


A campanha é composta por 5 filmes, dirigidos por Quico Meirelles e Paulo Caruso, da O2, que trazem uma nova linguagem gráfica e icônica, além de projetos digitais que serão divulgados em breve.

Ficha técnica


Agência: Talent Marcel Comunicação e Planejamento S.A.

Cliente: Ipiranga Produtos de Petróleo

Título: Bate Bola, GPS, Bexiga Cheia, Vencedor, Celular

Duração: 30”, 5”

Produto: Institucional

Chief Creative Officer: João Livi

Direção de Criação: Philippe Degen/ Rodrigo Tórtima

Criação: Philippe Degen/ Rodrigo Tórtima

Produtor de RTVC: Maria Hermínia Weinstock / Erika Sartini

Atendimento:  Alex Isnenghi / Ricardo Nociti/ Giuliano Scudeler

Planejamento: Renata Serafim / Yara Rocha/ Lívia Mecocci

Mídia: Paulo Stephan / Yuri Onuma / Leila Rocha / Rogério Vasconcelos

Produtora de imagem: O2 Filmes

Direção: Quico Meirelles/ Paulo Caruso

Produção executiva: O2 Filmes

Direção de fotografia: Pedro Cardillo

Direção de arte: Guta Carvalho

Atendimento: Rejane Bicca / Miriam Lima / Kel Rocha

Montagem: Marcelo Junqueira / Rodrigo Menecucci

Pós produção/ Finalização: O2 Filmes

Produtora de Som: A9 Áudio

Atendimento: Guta Lima

Produtor: Equipe A9

Aprovação do cliente: Jeronimo dos Santos / Francisco Lucio Mandarino

Núcleo: Philippe Degen.

Comerciais do Posto Ipiranga entram em nova fase

 Com o conceito "Onde você estiver, pergunta lá no Posto Ipiranga", a marca lançou no último domingo (6) sua nova campanha de comunicação anual, criada pela Talent Marcel.


Com o desafio de ampliar ainda mais a percepção do consumidor de que o posto é, cada vez mais, "Um lugar completo esperando por você", anunciante e agência sofisticaram ainda mais os roteiros e elementos visuais para dar continuidade ao mote que caiu no gosto popular.


Neste ano, o Batata, carismático vendedor de cestos de vime da beira da estrada, passa a fazer parte de universos completamente diferentes, mostrando de uma maneira lúdica e bem humorada, que em qualquer lugar é possível encontrar Postos Ipiranga, com tudo aquilo que o consumidor precisa. Vários cenários e trilhas sonoras diferentes, como histórias de terror, mundo dos zumbis, contos de fadas, cinema mudo, novelas mexicanas, games, redes sociais, Marte, seriados japoneses, tempo da Idade da Pedra, tempo da capa e espada etc.


Dirigidos por Quico Meirelles, da O2, os filmes contam com 15 cenários e trilhas sonoras diferentes. Algumas cenas trazem efeito de animação 3D. 


"A comunicação mantém elementos essenciais e estratégicos, embalados pelo humor típico das campanhas de Ipiranga.


Este ano, adicionamos, ainda, o fato dos Postos Ipiranga estarem em qualquer lugar", afirma João Livi, CEO da Talent Marcel.


De acordo com a agência, as ações digitais marcarão forte presença na comunicação da marca, por meio de esquetes, ações nas redes sociais e peças animadas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Mais gente vai perguntar lá no Posto Ipiranga

 Estreia neste mês a campanha anual da Ipiranga que mantém o já conhecido bordão “Pergunta lá no Posto Ipiranga”. A expressão continuará marcando presença nas campanhas da marca criadas pela Talent, que pretende usar também os meios digitais para reforçar a ideia de que a rede é um lugar completo, com tudo o que o consumidor precisa, e oferece muito mais do que combustíveis e lubrificantes.


A campanha é composta por diversos filmes que contam com o personagem “Batata”, o carismático vendedor de cestos de vime da beira da estrada. Os personagens mais surpreendentes possíveis vão precisar das informações deste vendedor e prometem divertir os telespectadores. Dentre eles, a dupla Fernando e Sorocaba, ventríloquos, extraterrestres, o Cebolinha, da Turma da Mônica, e Erick Jacquin, o Masterchef.


Assista o comercial Ventríloquo:




Ficha técnica


VP de Criação: João Livi

Direção de Criação: Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana

Criação: João Livi/ David Romanetto, Denis Peralta, Thiago Lins, Guilherme Sakosigue

RTVC: Maria Hermínia Weinstock, Tato Freire, Thiago Alonso

Atendimento:  Erick Sobral, Ricardo Nociti, Bruna Lobato

Planejamento: Renata Serafim, Yara Rocha

Mídia: Paulo Stephan, Yuri Onuma, Leila Rocha, Rogério Vasconcelos

Produtora de imagem: O2 Filmes

Direção: Paulo Caruso, Quico Meirelles

Atendimento: Rejane Bicca, Isabela Crepaldi

Finalizador: Priscilla Paduano

Produtora de Som: A9 Áudio

Atendimento: Guta Lima

Produtor: Apollo 9

Aprovação do cliente: Jeronimo dos Santos, Francisco Lucio Mandarino

Núcleo: Alexandre Lego Lee

Frases que toda mãe evangélica fala

1 - Vai sair com essas más companhias? Vigia, não dê brecha pro inimigo

2 - Fica aí desse jeito, Jesus tá voltando

3 - Já são 6 horas, vai tomar banho e se arrumar pra ir para igreja

4 - Bonito, vou contar tudo pro pastor

5 - Eu não tô vendo, mas os olhos do Senhor estão em todos os lugares, Deus tá valendo

6 - Sai desse computador e vai ler a Bíblia

7 - Por que você não usa isso na frente do pastor?

8 - Você não tá enganando a mim, tá enganando a Deus

9 - Fica falando o nome do diabo para ver se ele não aparece depois

10 - Não fala o nome de Deus em vão

11 - Tá falando a verdade?

12 - Não vai pra igreja? Já falei pra Deus que se pra filho meu se desviar dos caminhos do Senhor, eu prefiro que prepare e leve

13 - Você acha que vai pro céu desse jeito?

14 - Eu posso? Pergunta pro Espírito Santo

15 - Você tá mentindo pra mim? Sabe quem é o pai da mentira

16 - Você pode se consertar com Deus, não criei filho pra servir o planeta

17 - Pare de ver isso, isso é coisa do diabo

18 - É esse louvor que você vai cantar domingo na igreja?

19 - Que adorar o quê? Adorar somente a Deus

20 - Eu não vou falar mais nada, já te entreguei nas mãos de Deus e lavei minhas mãos

21 - Vai brincando de ser crente porque o diabo não brinca de ser diabo

22 - Essa roupa tá muito indecente pra ir pra igreja?

23 - Vamos logo, você vai chegar na igreja na hora do amém?

24 - Queria ter essa disposição pra ir para igreja

25 - Vai me desobedecer? Então se resolva com Deus

26 - Cuidado, dê exemplo de crente

27 - Nem parece que acabou de chegar da igreja uma criatura dessa

28 - Vou contar pro pastor como você é em casa

29 - Tô falando pra você: salvação é individual

30 - Engraçado, orar ninguém quer

31 - Sai desse celular, vai cantar um louvor, vai ler a palavra de Deus

32 - Diante de Deus, pela sua salvação, coloca a mão na Bíblia

33 - Jesus se agradaria de ver o que você está assistindo?

34 - Vai nessa, o inferno tá cheio de nada a ver

35 - Tu não é mais inocente, é conhecedor do bem e do mal

36 - Vai vendo essas coisas do demônio, depois tem pesadelo e não sabe por que é

37 - Quando chegar na igreja, vá beber água e vá no banheiro, não quero ninguém desfilando na igreja na hora do culto

38 - Não me escuta, depois não sabe por que tá pagando o preço

39 - Vai fazer alguma coisa, porque mente vazia é oficina do diabo

40 - Se você não me contar meu amigo Espírito Santo me revela

41 - Também não ora, não lê a Bíblia

42 - Já agradeceu o Senhor?

43 - Acho que fulano não é de Deus pra você

44 - Vigia na terra pra ganhar o céu

45 - Se não vem pelo amor, vem pela dor

46 - Fica falando besteira, a boca fala do que o coração tá cheio

47 - Qual o número desse hino na Harpa Cristã?

48 - A obediência quebra maldição e evita o correião

49 - Acordar cedo pra ir pra Escola Dominical não quer, mas se fosse pra ir pro shopping já tava de pé

50 - Tá brigando com seu irmão? Tem um monte de demônios ao redor de vocês

51 - Do que adianta fazer coisa boa e não conhecer Jesus

Frases que toda mãe fala

1 - Isso não é um quarto, é um chiqueiro

2 - Você encontrou isso aqui? Não, então vai guardar no lugar certo

3 - Um dia você vai ter filhos iguais a mim, aí vai ver o quanto eu sofro

4 - Quando você for dono do próprio nariz, faz o que quiser

5 - Enquanto morar no mesmo teto que eu, vai fazer o que eu mandar

6 - Tá chorando por quê? Pode engolir esse choro, senão vou dar motivo para chorar de verdade

7 - Vai fazer alguma coisa, levanta a bunda dessa cadeira e sai desse computador um pouco

8 - Se você não me ajudar, vou tirar sua internet

9 - Vem comer senão vai esfriar

10 - Vai sair com quem? Quem é fulano, de onde você conhece?

11 - Vou contar até 3

12 - Eu avisei, não avisei?

13 - Esqueceu? Só não esquece a cabeça porque tá grudada no pescoço

14 - Tá pensando que tá falando com quem? Me respeita que eu não sou seus amiguinhos

15 - Você é igualzinho ao seu pai

16 - Quando eu tinha sua idade, estudava, trabalhava e cuidava da casa

17 - Me responde de novo que eu quebro seus dentes

18 - Em casa a gente conversa

19 - No dia que eu sumir...

20 - Se eu for aí e encontrar você vai ver só

21 - Fica o dia inteiro no celular e quando ligo não me atende por quê?

22 - Você quer me matar?

23 - Tá levando um casaco, vai esfriar

24 - Você me respeite, eu sou sua mãe

25 - Se eu for aí e encontrar, você vai ver só

26 - Eu vi no Face

27 - É tudo eu nessa casa

28 - Não importa se todo mundo tirou nota baixa, eu não sou mãe de todo mundo

29 - Quem é essa aí?

30 - Nem me pede nada hoje

31 - Não tem mais nem menos

32 - Repete isso que você falou

33 - Você não saí daí enquanto não terminar

34 - Não é depois, é agora

35 - Quando eu morrer você vai me dar valor

36 - Coração de mãe não se engana

37 - Tá pensando que eu sou sua empregada?

38 - Não fez mais que sua obrigação

39 - Você acha que eu tenho cara de caixa eletrônico?

40 - Se eu ganhasse 1 real a cada vez que você me chama eu estava rica

41 - Cansado de quê? Não faz nada

42 - Não precisa ter medo, é só respeitar

43 - Qual é a parte do não que você não entendeu?

44 - Aqui é uma para limpar e dez para sujar, uma para arrumar e dez para bagunçar

45 - Na volta a gente compra

46 - Tá achando ruim? Então vai morar com seu pai

47 - Apaga essa luz, não sou sócia da empresa de energia

48 - Na minha época não tinha mochila de rodinha, era saco de arroz e você reclamando

49 - Nunca vi alguém mais relaxado que você

50 - Juízo, hein?

51 - A mãe briga com você, mas a mãe te ama

52 - Porque não é resposta sim

53 - Vou pensar no seu caso

54 - Volta aqui e me pede desculpa

55 - Quer dizer que agora eu sou sua motorista?

56 - Divide com seu irmão

57 - Isso é pra você aprender a ter limite

58 - Você baixa o tom pra falar comigo

59 - Pede pro seu pai

60 - Tá online e não me responde por quê?

61 - Você não para de me chamar, eu sou uma só

62 - Se não guardar vou varrer tudo

63 - Vou falar uma vez só

64 - O filho de fulano/a ajuda tudo em casa

65 - O que é não, é senhora

66 - Eu avisei que essa brincadeira não ia dar certo

67 - Você anda saindo muito, ficar em casa e estudar que é bom nada

68 - Desliga esse computador que amanhã você tem aula

69 - Cadê o troco?

70 - Quando você trabalhar você compra

71 - Comer muito chocolate dá espinha

72 - Tomar sorvete com dor de garganta faz mal

73 - Não pode misturar manga com leite

74 - Não pode nadar ou entrar na piscina depois de comer porque dá congestão

75 - Não pode descascar a maçã porque a vitamina tá na casca

76 - Não importa se todo mundo vai, você não é todo mundo

77 - Respeito é bom e conserva os dentes

78 - Tem hora que me dá vontade de sumir dessa casa

79 - Tá levando um guarda-chuva, vai chover

80 - Não grita que eu não sou surda

81 - Não é pra brincar de bola dentro de casa

82 - Não assiste televisão de perto senão você fica vesgo

83 - Um dia você vai me agradecer por isso, é pro seu bem

84 - A mãe briga, discute, chama a atenção, mas a mãe te ama

85 - Come só mais um pouquinho

86 - Quando chegar me liga

87 - Não aceite bebida de ninguém

88 - Por acaso passou um furacão no seu quarto?

89 - Você me aparece com nota vermelha que eu vou te deixar de castigo

90 - Tá estudando? Depois não vem chorar no final do ano porque reprovou

91 - Como você sabe se não gosta se nunca provou?

92 - Você sabia que na África tem gente passando fome?

93 - Aqui não é a casa da mãe Joana

94 - Falar com você e com a parede é a mesma coisa, nenhuma das duas escuta

95 - Isso não é companhia pra você

96 - Você ainda vai me fazer parar no hospital

97 - Vai calçar um chinelo que o chão tá gelado

98 - Não põe esse pé sujo no meu sofá

99 - Reza pra essa mancha sair da sua roupa

100 - Quantas vezes tenho que dizer que cama não é lugar de toalha molhada?

Mineiro fala trem para tudo

 O trem que o mineiro tem em falar trem é antigo, e por incrível que pareça, o costume de se expressar com essa palavra começou antes mesmo das locomotivas chegarem em Minas Gerais.



No século XVIII, devido a grande extração de minério em cidades como Ouro Preto e Mariana, o estado todo recebeu fortes influências de países estrangeiros e não apenas do colonizador Portugal, França e Inglaterra também participaram do processo de formação da cultura brasileira, juntamente dos índios e negros.


Pelos altos montes de Minas, de cidade em cidade é possível perceber que além do sotaque puxado, algumas palavras não são convencionais em outras regiões do Brasil. Esse fenômeno linguístico ocorre em diversas regiões do país, tendo em vista a pluralidade cultural do Brasil, podemos concluir até mesmo que cada estado possui uma forma única de se comunicar. 


agape

“Esse trem não ficou bom não “, “Pega o trem aí pra mim, por favor”, “Estou avisando que esse trem não vai dar certo”, “Vou ter um trem”, “Fulano passou igual um trem”, “Não sei que trem ela tá hoje que não conversa com ninguém “, esses são alguns exemplos de como os mineiros costumeira conseguem encaixar a palavra trem em quase todas as frases, e o melhor de tudo é que mesmo sem mencionar o nome “trem”, conseguem se entender perfeitamente, sabendo a qual trem o outro está se referindo. 


Conteúdo  ocultar 

1) Como o mineiro começou a falar trem?

2) Outros “trem” de Minas

3) Curiosidades

3.1) Outras palavras do mineirês

4) Tudo de Minas parece “bão”

4.1) Conheça algumas iguarias das Gerais

5) Cultura

Como o mineiro começou a falar trem? 


Lavagem de ouro de Itacolomi (século XIX). Gravura de Johann Moritz Rugendas

O mineiro começou a falar trem de tanto ouvir os franceses falando a palavra “train”, que no antigo francês se referia a trazer, ou seja quando queriam que trouxessem algo para eles dizia “train”. 


Em meados de 1816 os ingleses adotaram a palavra “train” para mencionar a locomotiva. 


Antes disso, no Brasil a palavra já existia, sendo escrita como “trem” ou “trein”, mas no sentido de trazer, puxar. Entretanto a palavra “pegou” mesmo no estado mineiro, que de tanto ouvi-la, começou a falar, para substituir qualquer coisa. 


O mais curioso é que o verdadeiro trem, o transporte, em Minas é chamado de troço.


Logo, se você não for de Minas e porventura ouvir alguém dizer: “Pega os trem meu filho, que lá vem o troço”, não se espante, é apenas o mineiro sendo mineiro na sua essência. 


Outros “trem” de Minas 


Uma das obras dos “Doze Profetas” de Aleijadinho. Profeta Joel. Foto: Pixabay

Além do trem, em Minas também é muito comum ouvir o “uai” e o “sô”. 


O “uai”, assim como o “trem” pode ser usado em vários sentidos, para pergunta “uai?”, para expressar um susto “uai!”, ou qualquer outra reação, como tristeza, para concordar com alguém, “É isso, uai”, entre outras. 


Já o “sô” tem uma função única e especial, ele é bastante pronunciado para finalizar frases, “Você precisa fazer isso, sô”, “Você é muito bom nisso, sô”, “Isso está errado, sô”. Como podemos perceber é um complemento bem peculiar que o mineiro inventou. 


Bom “miêss” é quando os três dialetos se unem em uma frase só, “uai, esse trem é bom demais da conta, sô”. 


Curiosidades


Conjunto arquitetônico da Pampulha, por Oscar Niemeyer. Foto: Pixabay

Poucos sabem, mas em Minas Gerais a hortaliça ora-pro-nobis é chamada de lobrobó, que na verdade é um dos nomes científicos da folha. 


No estado da Inconfidência Mineira também é normal reagir a um susto com a palavra “nó”, que em cidades menores acaba virando “nú”. 


Outras palavras do mineirês

Creindeuspai

Encasquetar

Bobiça

Eis (eles) 

Ques (aqueles) 

Vão (vamos) 

Bem capaz ou capaz

Atazaná

Jacú

Paradeza

Trenheira

Arreda

Nó / Nú

Sô / Sá

Uai fai - internet sem fio

Tudo de Minas parece “bão”


Pão de queijo mineiro. Foto: Pixabay

Além das irresistíveis expressões mineiras, o estado oferece muita coisa boa. A começar pela comida típica, que é um dos atrativos turísticos que mais se destaca, além da beleza natural e das cidades. 


Conheça algumas iguarias das Gerais 

Doce de leite 

Goiabada com queijo 

Queijo de Minas 

Queijo Canastra 

Quiabo com frango e angu 

Feijão tropeiro 

Pão de queijo tradicional

Pão de queijo com linguiça 

Broa de milho

Bolo de fubá

Vaca atolada

Tutu

Torresmo

Leitão a pururuca

Bambá de couve

Frango ao molho pardo

Doce de abóbora com coco

Doce de figo

Cultura 


Instrumento de percussão para tocar congado mineiro. Foto: Pixabay

A cultura mineira é muito rica, na música ela contribuiu e contribui com os folclóricos ritmos congada e folia de reis, além do grande legado do Clube da Esquina, um movimento artístico musical que surgiu em Belo Horizonte, capital do estado na década de 60. Encabeçado por Beto Guedes, Milton Nascimento, Lô Borges, Flávio Venturini, Toninho Horta, entre outros. 


Depois deles, tiveram relevância nacional na música as bandas Skank e Jota Quest. Atualmente a artista mineira Marina Sena é uma das mais ouvida nas plataforma digitais brasileiras, ela ficou conhecida após lançar a música “Por Supuesto”. 


Mas não se engane, como está perto lá de “riba”, tem muito forró pé de serra pelas cidades mineiras. 


Minas também tem variações no que tange a dança. Além do grupo de dança contemporânea, Corpo, mundialmente reconhecido. Danças típicas como caxambu, catita, reisado, maneio pau, pastorinhas, entre outras, podem ser apreciadas. 


O mineiro é um povo muito hospitaleiro, que gosta de bater papo e é conhecido por contar os famosos “causos“, sempre de uma maneira emocionante e que prende quem ouve.


Muitos também são boêmios, por isso as noites mineiras geralmente são agitadas. 


Outra vertente artística forte no estado são os artesanatos. Em muitas cidades a pedra sabão é bastante exploradas, além do crochê, tricô, estanho e a madeira.


Minas Gerais é, sem dúvida, um trem de doido! 

Palavras inocentes com origem obscena

 1. Orquídea



Para o olhar moderno, em metáforas artísticas, a flor se identifica com a anatomia feminina. Os gregos, porém, viram outra coisa. A palavra vem do grego orchis, que significa testículos. É que as raízes de algumas orquídeas têm um formato que lembra essa parte. Dessa mesma palavra vieram orquidômetro - instrumento usado para medir o volume testicular, orquialgia - dor no testículo, orquite - inflamação e orquiectomia - extração.


2. Baunilha



Quando os espanhóis foram apresentados à planta cultivada pelos nativos, a apelidaram de vainilla, diminutivo de vaina (em português, bainha). Vaina tem origem na palavra latina vagina, que significava estojo ou bainha (que cobria a lâmina de uma espada). E vagina. A explicação é que a planta envolvia e abrigava os grãos. 


3. Seminário


A palavra vem do latim seminarium, que quer dizer viveiro de plantas. Ela tem origem em outra palavra em latim, semen, que significa sementes e também originou o termo em português sêmen. A ideia é que, em um seminário, são semeadas ideias e conhecimentos. Por extensão, passou a nomear a instituição onde se preparam pessoas para o sacerdócio, congresso científico e cultural, grupo de estudos e aula dada por um grupo.



4. Porcelana 

A insólita assimilação se deve ao fato do termo ter origem na palavra italiana porcellana, que se refere às conchas de búzios - devido à aparência lisa e brilhante. Contudo, a palavra deriva de porcella, traduzido como porca jovem. Alguém — a História infelizmente não registrou quem — notou a semelhança das conchas com a vulva do animal.



  5. Abacate 

O termo vem de awakalt, que na língua asteca Nahuatl significa testículo. A semelhança é óbvia, não tem como ser desvista, e desculpe a quem acabamos de estragar o gosto por vitaminas e guacamoles. 



6. Punk 


O termo foi utilizado pela primeira vez durante a Idade Média, por Shakespeare. Em suas obras, o dramaturgo usou a palavra taffety punk para descrever as prostitutas bem vestidas da época.


Ao longo dos séculos, passou a designar um rufião, um desviante sexual masculino, e daí qualquer pessoa desprezível. Na época do surgimento da subcultura punk, queria dizer particularmente alguém jovem e desprezível. 



7. Mastodonte 


Julgue você próprio a imaginação do paleontólogo Georges Cuvier. Ao descobrir um elefante gigante, ele pensou em mamilos - achou que os dentes do bicho eram semelhantes a eles. Assim, fez uma junção com masto que, em grego significa “mama” e odont, “dente”. Dente de mamas. 



8. Recuar


Assim como os termos recular (espanhol), rinculare (italiano) e reculer (francês), a palavra é derivada do latim reculare, que quer dizer, literalmente, andar com o traseiro (culus) para trás. Mas na linguagem científica predominou o grego proktós, presente em proctologia, proctologista e palavras de domínio dessa especialidade médica.


9. Esculachar



O termo chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, no início do século 20. Sculacciare (esculachar) quer dizer dar palmadas na bunda - no, principalmente de crianças - e tem origem em culo, que quer dizer nádegas.


10. Babaquice


Babaca, termo africano de origem bantu, era utilizado para se referir de forma vulgar ao órgão sexual feminino. E, até poucas décadas atrás, ainda era considerado um palavrão. O derivado babaquice indicava o ato de "focinhar a babaca”. Isto é, fazer sexo oral em mulher. Algo que os homens do passado achavam uma babaquice. E a marcha do progresso segue adiante. 



E 4 que não têm nada a ver com sexo


Estes são casos de etimologia popular, palavras que parecem ter uma origem óbvia (e chula, nestes casos), mas que tem outra.


Coitado: nada a ver com coito. Vem do latim vulgar coctare, derivado de cogere, forçar. Alguém forçado a fazer algo.

Testemunha: o latim testis significava tanto testículo quanto testemunha. Mas a teoria mais aceita é que essa palavra tenha vindo do proto-indo-europeu thrists, “terceiro”. A terceira parte no processo. É o testículo que deriva da testemunha, pois “testemunha” a masculinidade de alguém. 

Bacana: não vem de bacanal, mas do espanhol argentino bacán, o chefão, o poderoso. Nota-se a origem em expressões como os bacanas.

Aporrinhar: de bater em alguém com uma porra — não é uma palavrão, mas o nome de uma arma medieval. Porrete é diminuitivo de porra, também chamada de clava ou maça. Uma arma contundente, que só se tornou palavrão por metáfora, bem depois.

Verbos de ligação - cuidado com as listas

 Lembra aquela “listinha”, que contém verbos como: ser, estar, ficar, permanecer, continuar, parecer, andar, virar, tornar-se…? Como tudo que envolve o estudo da Língua Portuguesa, não há fórmula pronta ou “macete” infalível. O melhor é compreender como funciona o chamado verbo de ligação. Para isso é um bom recurso compará-lo com outro tipo de verbo, os chamados nocionais. Acompanhe o exemplo:


Meu tio recebeu um comunicado.


Nessa oração o verbo receber ocupa uma posição fundamental para o entendimento do sentido. Sem ele, como saber se o sujeito (o tio) recebeu, emitiu, esqueceu, decifrou (ou sabe-se lá que mais) o comunicado? Agora comparamos com outro exemplo.

O elemento mais importante é o verbo receber, o termo um comunicado serve apenas para completar o sentido do verbo.


A menina parecia assustada.


Imagine que substituíssemos o verbo parecer por outro daquela “listinha”. A menina estava assustada, ficava assustada, permanecia assustada… Como se pode ver, apesar de usarmos verbos diferentes, a ideia básica foi preservada. Isso quer dizer que o elemento fundamental para o entendimento não era o verbo, mas o adjetivo assustada.


Os verbos de ligação, portanto, podem ser definidos como aqueles que indicam estado e não ações, recebendo esse nome porque funcionam como elo entre o sujeito e uma característica a ele atribuída. São um parente próximo das preposições. Ajuda muito a entender como funciona um verbo de ligação observar o predicativo do sujeito. Veja:


Os idosos continuam indispostos.


Repare que o adjetivo indispostos qualifica ou informa sobre o substantivo idosos. Se nos fixarmos apenas nessas duas palavras, já poderemos perceber a relação entre elas, não sendo tão relevante se os idosos estão indispostos, ou se permanecem indispostos, ou se ficam indispostos etc. Note também que em outras construções que não expressam ação essa relação entre substantivo e adjetivo aparece com clareza. Acompanhe:


Que idosos indispostos! (sentença sem verbo)

ou

Os idosos indispostos são um problema. (sujeito + adjunto adnominal)


Mas então qual é o problema de usar a famosa “listinha”? Em tese, nenhum! A armadilha é que, mesmo podendo figurar como verbos, digamos, de “sentido fraco”, alguns ali presentes também desempenham funções de verbos significativos. Veja exemplos:


Ela continuou triste. (verbo de ligação)

Apesar dos avisos, ele continuou. (intransitivo)

Ela andou nervosa. (verbo de ligação)

Ele andou muitos quilômetros. (transitivo direto).


Assim, a melhor maneira de saber se um verbo é de ligação é analisando o contexto frasal. A lista pode até ajudar mas não resolve todas as situações.

Significado dos 7 dons do Espírito Santo

 Olá amiguinhos! Hoje vamos aprender sobre a Sabedoria, que é um dom do Espírito Santo. 


Quando falamos de sabedoria, não se trata daquilo que aprendemos ou do conhecimento que adquirimos na escola.


Papa Francisco diz que a sabedoria é a “graça de poder ver cada coisa com os olhos de Deus”. Algumas vezes nós vemos as coisas para nosso próprio benefício, enxergamos com ódio, com inveja. Quando o Espírito Santo nos toca e conseguimos ver as coisas com os olhos de Deus, recebemos o dom da sabedoria.


A sabedoria nos faz saber e escolher o que é importante e melhor para nossa vida.


O Papa diz ainda que a sabedoria não se aprende: é um presente do Espírito Santo.


Então devemos pedir a Deus que nos dê o Espírito Santo e nos dê o dom da sabedoria. E com essa sabedoria, olhando as coisas com os olhos de Deus, possamos ser melhores pessoas, amigos, melhores na nossa casa, na nossa família, na nossa escola e em todos os lugares.


Oração: Que o Senhor nos conceda a dádiva da sabedoria, que nos ensine a ver com seus olhos, a sentir com seu coração e a falar com as suas palavras. E peçamos a Nossa Senhora, que é a Sede da sabedoria, que Ela nos conceda esta graça!

Olá amiguinhos! Você sabe o que significa o dom da Inteligência? 

A inteligência como dom do Espírito Santo não significa o conhecimento, sobre ser inteligente e tirar notas boas. Significa que uma pessoa tem a capacidade de entender e ter consciência dos planos de Deus.


Muitas vezes não entendemos porque não conseguimos uma coisa na hora que mais queremos. Isso tem a ver com o plano de Deus. Ele sabe qual a melhor hora para algo acontecer na nossa vida.


Papa Francisco diz que “este dom nos faz entender as coisas como Deus as entende, com a inteligência de Deus. Porque uma pessoa pode entender uma situação com a inteligência humana, com prudência, e tudo bem. Mas entender uma situação em profundidade, como a entende Deus, é o efeito deste dom.”


Deus nos enviou seu filho Jesus para que possamos entender as coisas como Ele entende. Através do dom da inteligência, o Espírito Santo nos leva a intimidade com Deus e viramos participante do plano de amor que Deus tem conosco.


A inteligência nos torna capazes de entender e separar o certo do errado.


Oração: Peçamos ao Senhor que conceda a todos este dom, a fim de nos fazer compreender, como Ele mesmo entende, as situações que acontecem e para que compreendamos, sobretudo, a Palavra de Deus no Evangelho!

Olá amiguinhos! Vamos aprender mais sobre o dom do Conselho?


Através do dom do conselho, o Espírito Santo ilumina nosso coração e nos faz entender o modo correto de fazer as coisas. Ele nos ajuda também a seguir o melhor caminho.


Quando estamos de coração aberto para acolher o Espírito Santo, ele orienta nossos pensamentos, nossos sentimentos e nos leva para perto de Deus. O dom do conselho nos ensina a melhor forma de ajudar os outros e a nós mesmos a encontrarem a Deus.


O Espírito Santo age dentro de nós, e assim nos tornamos pessoas melhores e vivemos melhor em comunidade.


Papa Francisco diz que para conservar o dom do conselho temos que fazer uma coisa: rezar. Não só rezar as orações que aprendemos na catequese, mas pedir com o coração “Senhor, me ajude, me aconselhe, o que devo fazer? ”.


Assim abrimos espaço para que o Espírito Santo nos ajude quando precisamos. Então nunca esqueça de rezar, e de rezar com o coração!


Oração: Que o Espírito possa infundir sempre no nosso coração esta certeza e encher-nos da sua consolação e paz! Pedi sempre o dom do conselho.

Olá amiguinhos! A Fortaleza é um dom do Espírito Santo que nos ajuda a ser fortes na fé, mesmo nas dificuldades.

Com o dom da fortaleza, o Espírito Santo liberta nosso coraçãozinho de todos os medos e incertezas, faz de nós pessoas alegres para receber e viver a Palavra do Senhor.

As vezes vemos pessoas que vivem situações de vida muito difíceis, com vícios, pobreza e outras coisas ruins; e nos perguntamos: como essa pessoa tem forças para continuar? 

É graças ao Espírito Santo agindo em sua vida, por meio do dom da Fortaleza. Papa Francisco disse: “Queridos amigos, às vezes podemos ser tentados a nos deixar levar pela preguiça ou, pior, pelo desânimo, sobretudo diante dos cansaços e das provações da vida. 

Nestes casos, não vamos desanimar, invoquemos o Espírito Santo para que, com o dom da fortaleza, possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo na nossa vida e no nosso seguimento a Jesus”.

Oração: Diante das dificuldades e das provações da vida, não desanimemos, invoquemos o Espírito Santo, para que com o dom da fortaleza possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo à nossa vida.

Olá amiguinhos! Vamos aprender agora sobre o dom da Ciência!

Papa Francisco diz que a ciência é um dom especial, que nos leva a entender, através da criação, a grandeza e o amor de Deus e a sua relação profunda com cada criatura. 

Esse dom abre nossos olhos para contemplar a beleza da natureza e de todas as criações de Deus.

A admiração que temos pelas criações de Deus desperta em nós um sentimento de gratidão, que é se sentir feliz e agradecido por aquilo que temos.

O Espírito Santo, agindo em nosso coração, nos leva a reconhecer que o que temos e o que somos devemos ao amor infinito de Deus, nosso Pai e criador.

O dom da ciência nos ajuda a não praticar atitudes erradas. A primeira é acharmos que somos donos da criação. A criação é um presente que Deus nos deu para que cuidemos dela com muito respeito e amor.

Papa Francisco diz ainda que proteger a criação é proteger o presente de Deus. É como dizer “obrigado, eu sou o guardião da criação, mas para fazê-la progredir, nunca para destruir o teu presente”.

Devemos cuidar de toda a criação, das águas, das matas, dos animais, da natureza.

Quando não protegemos a criação de Deus e destruímos, quem perde somos nós.

Oração: Peçamos ao Espírito Santo a dádiva da ciência, para compreender bem que a criação é o dom mais bonito de Deus. Ele fez muitas coisas boas para a melhor coisa, que é a pessoa humana.

Olá amiguinhos! Hoje vamos aprender mais sobre o dom da Piedade.

A piedade significa que pertencemos a Deus e temos uma ligação profunda com Ele. O dom da piedade faz crescer a nossa relação com Deus, e assim vivemos como seus filhos, e esse amor a Deus também é transmitido aos outros.

Papa Francisco diz que “o dom da piedade significa ser realmente capaz de alegar-se com quem está na alegria, de chorar com quem chora, de estar próximo a quem está sozinho ou angustiado, de corrigir quem está no erro, de consolar quem está aflito, de acolher e socorrer quem está precisando. O dom da piedade que nos dá o Espírito Santo nos faz mansos, nos faz tranquilos, pacientes, em paz com Deus, a serviço dos outros com mansidão”.

Piedade nos dá um coração capaz de ter compaixão e amor por quem sofre.

Oração: Peçamos ao Senhor que a dádiva do seu Espírito possa vencer as nossas incertezas e até o nosso espírito impaciente, tornando-nos testemunhas jubilosas de Deus e do seu amor.

Você é uma pessoa piedosa? Reze ao Espírito Santo para que Ele lhe conceda o dom da piedade.

Olá amiguinhos! Vamos aprender um pouco mais sobre o Temor de Deus.

Quando falamos do temor de Deus, não significa que temos medo dEle. Significa que o amamos tanto, que não queremos chateá-lo ou ofendê-lo. Não queremos ficar sem Deus.

O Espírito Santo nos move a dizer “não” às tentações, e assim age em nós. Não basta amar a Deus, temos que respeitá-lo e agir de forma correta. Temer a Deus é mudar seu comportamento e seu dia a dia, para não ofendê-lo.

O temor de Deus nos leva a amar mais a Deus e ficar perto dele.

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." - Provérbios 9:10

Oração: Peçamos ao Senhor a graça de unir a nossa voz à dos pobres, para acolher o dom do temor de Deus e poder reconhecer-nos, juntamente com eles, revestidos de misericórdia e de amor a Deus, que é o nosso Pai. Assim seja!

Gostaram de aprender sobre o temor de Deus? Como você aplica o temor de Deus na sua vida?

Peppa Pig - personagens / estreia / exibição

Peppa Pig é uma série de desenho animado britânico destinado a público infantil em faixa etária pré-escolar, produzida pela Astley Baker Davies e Entertainment One. O desenho conta a história de Peppa, uma porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmãozinho George e seus pais em uma cidade britânica.


A série estreou em 31 de maio de 2004 no Reino Unido e fez imenso sucesso, sendo distribuída pela Entertainment One para diversos países e dublada em vários idiomas.


Em Portugal, estreou em 2010 na RTP2 onde ficou até 2012, Desde 2011 no Canal Panda onde hoje se mantém e também no Nick Jr.


No Brasil, é exibida desde 29 de Abril de 2013[1] no canal a cabo Discovery Kids, sendo uma das principais atrações de maior sucesso do canal, E desde 25 de maio de 2015, é exibida também em TV aberta na TV Cultura.[2]


Personagens

Peppa Pig

Personagem ficcional de Peppa Pig

PeppaPigAldridge2009.jpg

Criado(a) por Neville Astley

Mark Baker

Dublagem por Brasil Victória Ficher (1ª voz)

Brasil Bia Menezes (2ª voz) 

Brasil Estefany Christine (3ª voz)

Descrição ficcional

Nome original Peppa Pig

Sexo Feminino

Nascimento 2004 ou 1999 (de acordo com sua idade)

Idade 5 Anos

Origem Reino Unido

Espécie Porca

Ocupação Estudante

Família George Pig (irmão)

Papai Pig (pai)

Mamãe Pig (mãe)

Vovô e Vovó Pig (avós maternos)

Chloe Pig (prima)

Tio Pig (tio)

Alexander Pig (primo)

Amigo(s) Susie Ovelha

Rebecca Coelha

Pedro Pônei

Danny Cão

Candy Gato

Emily Elefante

Freddy Raposo

Wendy Lobo

Gabriella Bode

Aparições

Gênero(s) Animação

Primeira aparição "Muddy Puddles"

Última aparição "The Eletric Car"

Peppa Pig - porquinha de 5 anos que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Adora brincar de se fantasiar e passar o dia saltando entre poças de lama ao redor de sua casa. Suas aventuras sempre terminam com muitas gargalhadas;[3]

George Pig - irmão de 2 anos de Peppa,[4] que adora brincar com sua irmã mais velha. Seu brinquedo favorito é um dinossauro, que ele leva para toda parte. Costuma chorar quando se assusta ou quando perde o seu amigo dinossauro. É muito inteligente, em geral sendo mais habilidoso que Peppa para realizar atividades. Às vezes fica com raiva de Peppa quando diz a palavra dinossauro, como visto nos episódios Segredos e A Filmadora do Papai;

Susie Ovelha - a melhor amiga de Peppa, que adora se fantasiar de enfermeira[5] e Peppa, de princesa das fadas. Suzy e Peppa sempre vão ao parque para brincar com seus amigos: Rebecca, Danny, Zoe, Pedro, Candy, Emily e Juan. Costuma brigar com Peppa de vez em quando, mas isso é pelo fato de serem iguaizinhas por dentro. Em Portugal se chama Olga;

Papai Pig - o pai de Peppa e George, de 30 anos. É muito alegre e está sempre sorrindo e brincando com os filhos. Ele gosta de ler o jornal e fica empolgado com a ideia de viajar de carro.[6] Comilão, adora biscoitos e torta de abóbora, e Peppa sempre faz graça com a enorme barriga de seu pai. Às vezes fica mal-humorado, especialmente quando não consegue encontrar seus óculos. Porém, está sempre ensinando seus porquinhos. Sempre se perde quando olha o mapa. Ele não tem nome junto com a Mamãe Pig.

Mamãe Pig - a mãe de Peppa e George, de 27 anos. Gosta de saltar as poças de lama quase tanto quanto Peppa. Trabalha em casa no computador e, às vezes, deixa que Peppa e George a ajudem.[7] Além disso, é muito inteligente e sabe interpretar mapas melhor do que o Papai Pig. Seu pai é o Vovô Pig e sua mãe é a Vovó Pig.

Chloe Pig - a prima mais velha de Peppa. Ela tem 10 anos, 5 anos a mais do que Peppa e 8 anos a mais do que George, mora na cidade vizinha, e adora brincar com marionetes e fazer artesanatos;

Alexander Pig - irmão caçula de Chloe Pig;

Danny Cão - cão de raça desconhecida. Ele tem uma grande imaginação, gosta muito de jogar futebol e fantasiar-se de pirata, assim como o Vovô Cão. Ele gosta de ajudar seu vovô em seu posto. É amigo de Peppa, mas às vezes é o adversário de Peppa e de suas amigas. Em Portugal se chama Carlos;

Candy Gato - gata com a mesma idade da Peppa. Sua mãe trabalha imprimindo formas geométricas no computador. Em Portugal se chama Glória;

Rebecca Coelho - coelha que gosta de cenouras, sempre que alguém fala sobre elas fica vermelha. É a mais quieta e tímida do grupo de meninas. Ela tem um irmãozinho de a mesma idade do George, chamado Richard Coelho. Na temporada 4, tem dois novos irmãos chamados Rose e Robbie. Ela vive com sua família em uma toca, como é mostrado no episódio "A Casa da Rebecca". Em Portugal se chama Carolina;

Richard Coelho - o irmão mais novo de Rebecca e o melhor amigo de George. Adora cenouras como sua irmã mais velha.

Pedro Pônei - outro amigo de Peppa. Usa óculos, já que não enxerga muito bem. É meio atrapalhado, e o melhor amigo de Danny Cão;

Emily Elefante - pequena elefante amiguinha da Peppa. Tem um irmãozinho chamado Edmond, que é da mesma idade de George e Richard. Em Portugal se chama Emília;

Edmond Elefante - irmão mais novo de Emily e tem a mesma idade de George e Richard. Seu bordão principal é: "Eu sou muito esperto!", pois ele pode ser pequeno, mas sabe de tudo.

Zoe Zebra - zebrinha amiga da Peppa. Ela tem duas irmãs caçulas e gêmeas Zaza e Zuzu. O seu pai, o Senhor Zebra, é carteiro e sua mãe é a Mamãe Zebra. Sua melhor amiga é a Rebecca. Em Portugal se chama Zeza;

Vovô Pig e Vovó Pig - os avós maternos de Peppa e George, e os pais da Mamãe Pig. Ele é agricultor e adora navegar em seu barco, e ela é uma dona-de-casa muito alegre e calma. Possuem um papagaio chamado Polly, e um trem em miniatura nomeado de "Gertrudes";

Delphine Asno - amiguinha correspondente de Peppa. Ela apareceu pela primeira vez no episódio "A Burrinha Delphine". Ela tem um irmão chamado Didier, que tem a mesma idade de George, Richard e Edmond. Ela mora na França. Em Portugal se chama Bernardete;

Freddy Raposo - um amigo de Peppa que tem um ótimo olfato. Sua primeira aparição foi em "Freddy Raposo". Seu pai é dono de uma loja de itens antigos. Em Portugal chama-se Renato;

Kylie Canguru - uma amiguinha de Peppa que aparece pela primeira vez no episódio do mesmo nome dela. Ela tem um irmão chamado Joey, que fica na bolsa da Mamãe Canguru. Em Portugal se chama Cátia;

Senhor Canguru - pai de Kylie Canguru que ama chuva e espiga de milho assada.

Wendy Lobo - uma amiguinha de Peppa. A sua casa foi projetada pelo Papai Pig, e construída pelo Senhor Touro;

Senhor Lobo - pai de Wendy e adora soprar, bufar e uivar;

Madame Gazela - a professora de Peppa e seus amigos, ela já tocou em uma banda de rock chamada "The Rocking Gazelles" com outras gazelas que poderiam ser suas irmãs. Ela também ensinou todos os pais quando eram menores, tendo agora, cerca de 58 anos;

Dona Coelha - meio atrapalhada, trabalha em vários empregos como caixa, motorista de ônibus, sorveteira, bombeiro, piloto de helicóptero, vendedora de ingressos, enfermeira, bibliotecária etc. É tia de Rebecca e Richard, e irmã gêmea idêntica da Sra. Coelho;

Gabriela Bode - uma cabra que é amiga de Peppa e mora na Itália;

Gerald Girafa - uma girafa macho que tem um pescoço longo, e seus pais são mais altos que outros adultos.

Senhora Crocodilo - uma crocodilo fêmea que cuida do zoológico.

Molly Toupeira - uma toupeira com óculos verde-água que mora abaixo da terra é a vizinha da Rebecca.

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...