Olá amiguinhos! Hoje vamos aprender sobre a Sabedoria, que é um dom do Espírito Santo.
Quando falamos de sabedoria, não se trata daquilo que aprendemos ou do conhecimento que adquirimos na escola.
Papa Francisco diz que a sabedoria é a “graça de poder ver cada coisa com os olhos de Deus”. Algumas vezes nós vemos as coisas para nosso próprio benefício, enxergamos com ódio, com inveja. Quando o Espírito Santo nos toca e conseguimos ver as coisas com os olhos de Deus, recebemos o dom da sabedoria.
A sabedoria nos faz saber e escolher o que é importante e melhor para nossa vida.
O Papa diz ainda que a sabedoria não se aprende: é um presente do Espírito Santo.
Então devemos pedir a Deus que nos dê o Espírito Santo e nos dê o dom da sabedoria. E com essa sabedoria, olhando as coisas com os olhos de Deus, possamos ser melhores pessoas, amigos, melhores na nossa casa, na nossa família, na nossa escola e em todos os lugares.
Oração: Que o Senhor nos conceda a dádiva da sabedoria, que nos ensine a ver com seus olhos, a sentir com seu coração e a falar com as suas palavras. E peçamos a Nossa Senhora, que é a Sede da sabedoria, que Ela nos conceda esta graça!
Olá amiguinhos! Você sabe o que significa o dom da Inteligência?
A inteligência como dom do Espírito Santo não significa o conhecimento, sobre ser inteligente e tirar notas boas. Significa que uma pessoa tem a capacidade de entender e ter consciência dos planos de Deus.
Muitas vezes não entendemos porque não conseguimos uma coisa na hora que mais queremos. Isso tem a ver com o plano de Deus. Ele sabe qual a melhor hora para algo acontecer na nossa vida.
Papa Francisco diz que “este dom nos faz entender as coisas como Deus as entende, com a inteligência de Deus. Porque uma pessoa pode entender uma situação com a inteligência humana, com prudência, e tudo bem. Mas entender uma situação em profundidade, como a entende Deus, é o efeito deste dom.”
Deus nos enviou seu filho Jesus para que possamos entender as coisas como Ele entende. Através do dom da inteligência, o Espírito Santo nos leva a intimidade com Deus e viramos participante do plano de amor que Deus tem conosco.
A inteligência nos torna capazes de entender e separar o certo do errado.
Oração: Peçamos ao Senhor que conceda a todos este dom, a fim de nos fazer compreender, como Ele mesmo entende, as situações que acontecem e para que compreendamos, sobretudo, a Palavra de Deus no Evangelho!
Olá amiguinhos! Vamos aprender mais sobre o dom do Conselho?
Através do dom do conselho, o Espírito Santo ilumina nosso coração e nos faz entender o modo correto de fazer as coisas. Ele nos ajuda também a seguir o melhor caminho.
Quando estamos de coração aberto para acolher o Espírito Santo, ele orienta nossos pensamentos, nossos sentimentos e nos leva para perto de Deus. O dom do conselho nos ensina a melhor forma de ajudar os outros e a nós mesmos a encontrarem a Deus.
O Espírito Santo age dentro de nós, e assim nos tornamos pessoas melhores e vivemos melhor em comunidade.
Papa Francisco diz que para conservar o dom do conselho temos que fazer uma coisa: rezar. Não só rezar as orações que aprendemos na catequese, mas pedir com o coração “Senhor, me ajude, me aconselhe, o que devo fazer? ”.
Assim abrimos espaço para que o Espírito Santo nos ajude quando precisamos. Então nunca esqueça de rezar, e de rezar com o coração!
Oração: Que o Espírito possa infundir sempre no nosso coração esta certeza e encher-nos da sua consolação e paz! Pedi sempre o dom do conselho.
Olá amiguinhos! A Fortaleza é um dom do Espírito Santo que nos ajuda a ser fortes na fé, mesmo nas dificuldades.
Com o dom da fortaleza, o Espírito Santo liberta nosso coraçãozinho de todos os medos e incertezas, faz de nós pessoas alegres para receber e viver a Palavra do Senhor.
As vezes vemos pessoas que vivem situações de vida muito difíceis, com vícios, pobreza e outras coisas ruins; e nos perguntamos: como essa pessoa tem forças para continuar?
É graças ao Espírito Santo agindo em sua vida, por meio do dom da Fortaleza. Papa Francisco disse: “Queridos amigos, às vezes podemos ser tentados a nos deixar levar pela preguiça ou, pior, pelo desânimo, sobretudo diante dos cansaços e das provações da vida.
Nestes casos, não vamos desanimar, invoquemos o Espírito Santo para que, com o dom da fortaleza, possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo na nossa vida e no nosso seguimento a Jesus”.
Oração: Diante das dificuldades e das provações da vida, não desanimemos, invoquemos o Espírito Santo, para que com o dom da fortaleza possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo à nossa vida.
Olá amiguinhos! Vamos aprender agora sobre o dom da Ciência!
Papa Francisco diz que a ciência é um dom especial, que nos leva a entender, através da criação, a grandeza e o amor de Deus e a sua relação profunda com cada criatura.
Esse dom abre nossos olhos para contemplar a beleza da natureza e de todas as criações de Deus.
A admiração que temos pelas criações de Deus desperta em nós um sentimento de gratidão, que é se sentir feliz e agradecido por aquilo que temos.
O Espírito Santo, agindo em nosso coração, nos leva a reconhecer que o que temos e o que somos devemos ao amor infinito de Deus, nosso Pai e criador.
O dom da ciência nos ajuda a não praticar atitudes erradas. A primeira é acharmos que somos donos da criação. A criação é um presente que Deus nos deu para que cuidemos dela com muito respeito e amor.
Papa Francisco diz ainda que proteger a criação é proteger o presente de Deus. É como dizer “obrigado, eu sou o guardião da criação, mas para fazê-la progredir, nunca para destruir o teu presente”.
Devemos cuidar de toda a criação, das águas, das matas, dos animais, da natureza.
Quando não protegemos a criação de Deus e destruímos, quem perde somos nós.
Oração: Peçamos ao Espírito Santo a dádiva da ciência, para compreender bem que a criação é o dom mais bonito de Deus. Ele fez muitas coisas boas para a melhor coisa, que é a pessoa humana.
Olá amiguinhos! Hoje vamos aprender mais sobre o dom da Piedade.
A piedade significa que pertencemos a Deus e temos uma ligação profunda com Ele. O dom da piedade faz crescer a nossa relação com Deus, e assim vivemos como seus filhos, e esse amor a Deus também é transmitido aos outros.
Papa Francisco diz que “o dom da piedade significa ser realmente capaz de alegar-se com quem está na alegria, de chorar com quem chora, de estar próximo a quem está sozinho ou angustiado, de corrigir quem está no erro, de consolar quem está aflito, de acolher e socorrer quem está precisando. O dom da piedade que nos dá o Espírito Santo nos faz mansos, nos faz tranquilos, pacientes, em paz com Deus, a serviço dos outros com mansidão”.
Piedade nos dá um coração capaz de ter compaixão e amor por quem sofre.
Oração: Peçamos ao Senhor que a dádiva do seu Espírito possa vencer as nossas incertezas e até o nosso espírito impaciente, tornando-nos testemunhas jubilosas de Deus e do seu amor.
Você é uma pessoa piedosa? Reze ao Espírito Santo para que Ele lhe conceda o dom da piedade.
Olá amiguinhos! Vamos aprender um pouco mais sobre o Temor de Deus.
Quando falamos do temor de Deus, não significa que temos medo dEle. Significa que o amamos tanto, que não queremos chateá-lo ou ofendê-lo. Não queremos ficar sem Deus.
O Espírito Santo nos move a dizer “não” às tentações, e assim age em nós. Não basta amar a Deus, temos que respeitá-lo e agir de forma correta. Temer a Deus é mudar seu comportamento e seu dia a dia, para não ofendê-lo.
O temor de Deus nos leva a amar mais a Deus e ficar perto dele.
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." - Provérbios 9:10
Oração: Peçamos ao Senhor a graça de unir a nossa voz à dos pobres, para acolher o dom do temor de Deus e poder reconhecer-nos, juntamente com eles, revestidos de misericórdia e de amor a Deus, que é o nosso Pai. Assim seja!
Gostaram de aprender sobre o temor de Deus? Como você aplica o temor de Deus na sua vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário