domingo, 8 de março de 2020

Jornal Correio da Paraíba - Veículos - 08 de março de 2020

Veículos - Paraíba: Domingo, 08 de março de 2020 / I1

Qual é o melhor momento para comprar um carro novo?
Consultor da Agência AutoInforme revela as melhores estratégias para pagar menos e levar mais; confira as dicas

Para conseguir o melhor preço na hora de comprar um carro novo ou seminovo, é preciso estar atento a algumas circunstâncias que podem colaborar para um valor mais em conta, opcionais na faixa e condições especiais de financiamento. Para o consultor da Agência AutoInforme Luiz Cipolli Jr., o melhor momento para comprar um carro zero quilômetro é no fim do mês, principalmente se as vendas se mostrarem enfraquecidas na comparação com o mês anterior.



“Esperar para fazer o negócio na última semana de cada mês pode ser vantajoso. Pressionados a baterem metas, os concessionários e o departamento de vendas das fabricantes acabam fazendo os chamados feirões , a fim de desovar o estoque e começar o mês seguinte com o pátio limpo”, diz Cipolli, que também é autor da coluna O Melhor Negócio .



Concessionárias

Fim do mês é um bom momento para "chorar" mais equipamentos, como central multimídia
Entre as condições mais atrativas, pode-se encontrar carros com preços abaixo da tabela, melhor avaliação do seu veículo na troca ou alguns mimos interessantes (película solar, friso lateral, tapete e até uma central multimídia superior). Neste caso, uma alternativa interessante é conferir o desempenho das vendas na quinzena. Se o mercado não estiver aquecido, a chance de encontrar melhores condições ao fim do mês é maior.


O começo do ano também se mostra uma boa época para comprar carro zero quilômetro . “Com as várias despesas do primeiro trimestre, como IPVA, IPTU e gastos da escola dos filhos, o início do ano não costuma ser tão bom para os lojistas”, diz Cipolli. “As concessionárias acabam fazendo promoções para desovar o estoque que sobrou do ano anterior”.

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Flagra! Jeep Compass renovado é visto com disfarces antes da estreia
SUV vai receber retoques no desenho e novo motor 1.3 turbinado no ano que vem

Já está na hora do Jeep Compass receber novidades mais significativas. O SUV vai completar quatro anos no mercado quase sem mudanças, mas isso vai acabar a partir do ano que vem, quando está previsto o emprego e algumas alterações que deverão dar apelo renovado ao campeão de vendas do segmento.



Embora apareça bastante camuflado nas imagens publicadas na página do Ferd, no Facebook , o Jeep Compass renovado receberá apenas retoques no visual. Os faróis, grade frontal e para-choque dianteiro deverão ter mudanças discretas. Além disso, por fora, o carro deverá ganhar apenas novos jogos de rodas para ajudar a compor um aspecto renovado.

No interior, o Jeep Compass da linha 2021 também terá apenas novos detalhes que devem incluir console central reestilizado e uma central multimídia com tela de maior resolução e mais recursos.


Novidades no conjunto mecânico

Traseira também está com disfarces pesados, mas não de estar escondendo muitas novidades
A principal novidade, porém, ficará por conta do motor 1.3 Firefly turbo que deverá entrar no lugar do 2.0 Tigershark, que é importado. Fabricado em Betim (MG) a partir do ano que vem, o novo propulsor também vai equipar a picape Toro . Tudo indica que será capaz de gerar cerca de 180 cv e 27,5 kgfm de torque, ante 166 cv e 20,5 kgfm do 2.0 flex atual.

Entre as opções de conjunto mecânico também continuará sendo oferecido o 2.0 turbodiesel, que poderá receber atualizações, mas sempre acoplado ao câmbio automático de 9 marchas e à tração 4x4 .


Além disso, também há chances de ser trazida a versão híbrida plug-in do Jeep Compass , que chegou a ser mostrada na CES 2020, em Las Vegas (EUA), em janeiro último. ­­ Tem 240 cv de potência e, apenas no modo elétrico, pode rodar até 50 km.

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VW antecipa imagens e detalhes do novo SUV T-Roc R, atração do Salão de Genebra
SUV traz itens exclusivos e mais desempenho. Vem com motor 2.0 turbo de 300 cv, com câmbio dupla embreagem, de 7 marchas e tração integral

A Volkswagen revela o T-Roc R, SUV que será apresentado no Salão de Genebra 2019, entre 7 e 17 de março. Assim como o modelo padrão é o SUV do Golf, o T-Roc R se apoia no Golf R. Para se diferenciar da versão convencional, além da recalibração do conjunto mecânico, o utilitário esportivo recebe detalhes estéticos exclusivos.



A novidade do Salão de Genebra 2019 traz para-choques com novo formato e com luzes de condução diurna, que deram espaço à entrada de ar maior. Na traseira, o carro tem difusor de ar pintado de preto brilhante e quatro saídas de escapamento, agrupadas em duplas. O para-choque também conta com uma estética mais esportiva, somado ao defletor de ar maior. Além disso, chega com a pintura azul metalizada e as rodas de liga leve de 18 ou 19 polegadas (opcional) e os detalhes cromados na carroceria.


VW T-Roc
O interior também mostra uma cara mais esportiva, evidente pelo volante com base achatada, assentos esportivos e molduras do acabamento na mesma cor azul que a carroceria. O painel de instrumentos digital e a grande tela da central multimídia mostram o aspecto tecnológico do VW T-Roc R .



Falando do que realmente interessa: o conjunto mecânico. Utiliza o mesmo motor 2.0 TSI, de quatro cilindros do VW Golf R, que gera 300 cv e 40,8 kgfm, com caixa de dupla embreagem DSG, com 7 marhcas e sistema de tração integral 4Motion. Mesmo ainda sem uma confirmação, a fabricante deve ter alterado o ajuste da suspensão para lidar com a potência extra.

Outra novidade da VW no Salão de Genebra 2019
VW Passat 2020 é a novidade alemã do Salão de Genebra 2019 que estreia novos sistemas de inteligência artificial
Além do SUV esportivo, o “irmão” sedã VW Passat chega com novidades. Com pré-venda na Europa programada para maio, o sedã acaba de surgir reestilizado, estreando novos para-choques e grade frontal, lanternas com novo arranjo de luzes, faróis LED Matrix (opcionais) que se adaptam à via e o sistema de direção semi-autônomo, que opera em velocidades de até 210 km/h.

LEIA MAIS: VW mostra novo teaser de bugue elétrico que estará no Salão de Genebra
Além disso, a novidade alemã do Salão de Genebra 2019 traz o “Emergency Steering Assist”, que aciona os freios automaticamente em manobras evasivas, e a terceira geração do sistema multimídia “Modular Infotainment Matrix”, que agora permite a integração sem fio do iPhone e pode se conectar com a internet, com o uso de um chip de celular. Entre outros equipamentos de última geração, é equipado com funções configuráveis no painel digital, com Apple CarPlay com conexão sem fio, comandos por voz e internet.

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Confira as primeiras impressões ao volante do novo Renault Duster
SUV fica mais caprichado e com mudanças no visual para enfrentar os fortes rivais pelo caminho. Parte de R$ 71.790

Lançado no Brasil em 2011, o Renault Duster foi um dos primeiros SUVs compactos do nosso mercado. Diferentemente de ASX e iX35, o modelo tinha a proposta de ser barato, com foco na classe média que logo seria completamente seduzida pelos utilitários esportivos. O resultado dessa estratégia se tornou uma grande história de sucesso.



O tempo passou e os rivais melhoraram (muito), mas o Renault Duster manteve sua proposta de ser a entrada mais barata na categoria. A renovação de 2015, onde o modelo ganhou a central multimídia Media NAV, deu fôlego às vendas. Mesmo com HR-V, Renegade e Creta na concorrência, a Renault continuava satisfeita com o desempenho do Duster no mercado. Mas uma renovação completa já se mostrava necessária.

Pois bem, o carro que você vê nessas imagens é capítulo mais recente dessa história. O Novo Duster não ganhou plataforma nova, mas a Renault fez um grande esforço para melhorar o espaço interno e a dirigibilidade sem precisar alterar o entre-eixos de 2,67 metros. O bom porta-malas de 475 litros, o maior da categoria, também não mudou.


Renault Duster 2020.
Há espaço suficiente para quatro adultos de estatura mediana e uma criança viajarem com conforto, ainda que o meio do banco traseiro seja a posição mais ingrata pela altura doassento e do túnel central. O Novo Duster se mostra bem construído, ainda que os materiais não tragam brilho aos olhos.

A Renault apostou em plásticos mais texturizados e um layout que, à primeira vista,lembra bastante o Citroën C4 Cactus .O volante multifuncional segue o design apresentado no Sandero, mas a Renault perdeu a oportunidade de aproveitá-lo melhor. Nessa geração, o Duster continuará trazendo o apêndice para controlar o áudio na coluna, recurso que poderia ser 100% integrado ao volante.


A nova central multimídia EasyLink estreia no Duster com o mesmo sistema que a Renault já utiliza na Europa. De acordo com Federico Goyet, diretor de marketing da marca, o novo layout permite diversos formatos para a tela, propondo que, no futuro, poderemos ver um carro da Renault com uma central multimídia vertical - conceito utilizado no Clio europeu.



O sistema EasyLink de oito polegadas se mostra rápido e intuitivo, contando ainda com o pareamento da tela do smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. Entre os recursos mais interessantes da versão Outsider, a Renault instalou quatro câmeras (uma em cada aresta do veículo) que ajudam na hora de manobrar.

Como anda o novo Renault Duster

Renault Duster 2020 continua valente em pisos de terra com reforços estruturais que são sensação e maior solidez

Ao volante, o Duster mostra uma clara evolução, principalmente pela substituição do antigo conjunto eletro-hidráulico pela direção elétrica. De acordo com a marca, houve redução de 35% no esforço do condutor na hora de manobrar - um dos empecilhos da geração anterior.

A suspensão continua rígida, mas na medida certa. A Renault propõe um balanço que visa o alívio dos impactos, perfeito para o asfalto judiado de uma cidade como São Paulo. O desempenho do motor 1.6 SCe (agora com sistema start-stop) de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, força suficiente para dar dar agilidade razoável ao carro, contanto que não esteja lotado e com muita bagagem no porta-malas.

O câmbio CVT X-tronic mostra melhor funcionamento no Duster do que no irmão mais caro, o Captur, muito por conta do peso inferior, da simulação de seis marchas e a entrega de potência mais linear. Para selecionar o modo de condução manual, basta colocar a alavanca na esquerda.


O Renault Duster Iconic Outsider, o modelo topo de linha parte de R$ 87.490. O resto da linha será composta pelas versões Zen manual (R$ 71.790), Zen CVT (R$ 77.790) e Intense CVT (R$ 83.490). O pacote Outsider acrescenta mais R$ 2.300. De fato, o novo Renault Duster é o melhor carro da Renault no Brasil, superando até mesmo o Captur. A marca acredita que o público de ambos os veículos é diferente, mas será complicado evitar uma canibalização.

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Renault Sandero RS enfrenta o rival VW Polo GTS. Qual vence?
Únicos dois hatches esportivos de verdade que sobraram no mercado brasileiro ficam lado a lado numa briga quente

Por Carlos Guimarães | 06/03/2020 14:38
VW Polo GTS

Carlos Guimarães/iG
VW Polo GTS e Renault Sandero RS garantem boa dose de diversão com volante de quem gosta de dirigir esportivos natos


Como diz a frase do jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro, Caio Loureiro de Abreu, "a vida é feita de escolhas". Portanto, não há como ter tudo ao mesmo tempo. Uma opção escolhida deixa a outra para trás. E no caso dos hatches esportivos Renault Sandero RS e VW Polo GTS é preciso saber se você quer mesmo apenas um carro com bom desempenho, bem acertado para uso em pista, ou faz questão de requintes encontrados nos SUVs que as mamães usam para buscar seus filhotes na escola.


Se sua escolha for por um esportivo puro, raíz, então não vai ficar decepcionado com o RS, cujo preço sugerido parte de R$ 69.690. Porém, caso não esteja interessado em tanta esportividade, mas em um acabamento mais caprichado, o conforto do câmbio automático e em um carro um pouco mais confortável no dia da dia, então terá que pagar o preço disso, uma vez que o VW Polo GTS não sai por menos de R$ 99.470. Vamos aos detalhes de cada um deles a seguir, depois de alguns dias rodando tanto na cidade quanto na estrada.


VW Polo GTS e Renault Sandero
O Renault Sandero RS é viceral. Foi preparado pelo renomado time da Renault Sport, da França, acostumado com modelos de competição, inclusive Fórmula 1. Para quem curte de verdade um esportivo sem frescuras vai gostar mesmo da combinação do motor 2.0, aspirado, com o câmbio manual de seis marchas com relações próximas "close ratio", que não deixam o giro cair entre os trocas.

Com apenas etanol no tanque, são 150 cv e 20,9 kgfm de torque a 4.000 rpm, porém, bem antes disso, o carro mostra uma boa dose de fôlego ajudado pelo câmbio e pela relação peso-potência favorável 7,8 kg/cv, um pouco melhor que a do rival GTS (8,1 kg/cv). Prova disso é que dá para ir de terceira para quinta, no plano, sem correr o risco do carro hesitar na aceleração. Bom também é notar o belo trabalho no sistema de escape.

No VW Polo GTS a esportividade não é tão latente, mas há uma série de detalhes mais refinados. No lugar do câmbio manual fica o automático, também de seis marchas, porém, com hastes no volante para trocas sequenciais. O motor é 1.4, turboflex, encontrado em outros modelos da marca alemã. Rende os mesmos 150 cv do RS, mas tem um sopro a mais de força (25,5 kgfm) que aparece um pouco mais cedo (1.500 rpm). Entretanto, o conversor de torque e o escalonamento das relações de marcha acabam atrapalhando essa vantagem teórica

Polo GTS e Sandero RS
VW Polo GTS e Renault Sandero RS tém itens exclusivos que os tornam únicos entre os hatches compactos fabricados no Brasil

Na prática, alinhados um do lado do outro e com pé no fundo, o Renault acaba acelerando um pouco mais rápido que o Volkswagen . Conforme os dados das fabricantes, o RS faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos, ante 8,4 s do GTS. Porém, se continuar acelerando (em pista fechada, hein...), o modelo da marca francesa atinge 202 km/h, ante 207 km/h do rival. Se a ideia é guiar com "a faca entre os dentes", então o RS mostra uma suspensão mais voltada para segurar o carro nas curvas, embora seja, de fato, desconfortável no piso irregular que temos em várias vias no Brasil até por causa dos pneus de perfil mais baixo (205/45R 17 ante 205/50R 17 do Polo).


Mesmo com acerto mais voltado para o conforto, o Polo GTS conta com novos bancos com largos apoios laterais, assim como o Sandero RS. Mas no resquito requinte, o Volkswagen se sobressai. O revestimento do GTS é mais resistente e capricharam mais no acabamento e no nível de sofisticação da central multimídia, com tela de melhor resolução. Ambos têm volantes de três raios, revestidos de couro (o do RS é do Clio europeu), mas no Polo fica uma maior quantidade de comandos. Além disso, o cluster é digital e configurável.


Outro detalhe que faz parte do pacote de detalhes "hi-tech" do GTS é a opção de ter na tela da central multimídia os medidores da pressão do turbo, da aceleração lateral e da potência usada no momento. Interessante e remete aos clássicos esportivos da Volkswagen, entre os quais o Passat GTS, que tinha no console central voltímetro de manômetro de óleo. Mas o ronco esportivo do motor soa um tanto artificial, ao contrário do que acontece no instigante Sandero RS.

Na linha 2020, o modelo da Renault passou a ter lanternas fumês maiores, que invadem parte da tampa do porta-malas, um pouco maior que do Polo. São 320 litros, ante 300 l do concorrente da VW. Há também que se elogiar as belas rodas de ambos os hatches esportivos, mas as do RS nos pareceram mais autênticas, combinando com as pinças de freio pintadas de vermelho. Para embelezar o GTS, instalaram faróis com filetes de LED em harmonia com outros vermelhos, bem como defletor de ar na traseira, com pintura preta brilhante.


Conclusão

Se a ideia é realmente ter apenas um esportivo raíz, então a melhor escolha é o Renault Sandero RS, que é R$ 30 mil mais barato que o VW Polo GTS , um carro voltado para um rodar mais confortável no dia a dia, além de ter nível de sofisticação superior. É, não dá mesmo para ter tudo ao mesmo tempo.

Ficha Técnica - VW Polo GTS

Preço: a partir de R$ 99.470

Motor:  1.4, turboflex, quatro cilindros

Potência:  150 cv a 4.500 rpm

Torque:  25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  205/50 R17

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 300 litros

Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 8,4 segundos

Velocidade máxima: 207 km/h

Ficha Técnica - Renault Sandero RS

Preço: a partir de R$ 69.690

Motor:  2.0, quatro cilindros, flex

Potência:  150 cv (E) / 145 cv (G) a 5.750 rpm

Torque:  20,9 kgfm (E) / 20,2 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Manual, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)

Pneus:  205/45R 17

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 320 litros

Consumo gasolina: 9,9 km/l (cidade) / 11,1 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 8 segundos

Velocidade máxima:  202 km/h

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Dafra Citycom HD 300 chega às lojas para rivalizar com Honda PCX, por R$ 21.490
Novidade é mais leve que o "irmão" Citycom S e busca oferecer melhor custo-benefício. Trata-se do último modelo da parceria com a taiwanesa SYM

O Dafra Citycom HD 300, apresentado ao público durante o Festival Duas Rodas, chegará às concessionárias da marca no início deste mês de março por R$ 21.490, com frete incluso, já no modelo 2021. O lançamento vem como mais uma opção aos consumidores, complementando a gama de scooters da montadora em parceria com a taiwanesa SYM, que conta atualmente com Citycom S 300i e Maxsym 400i. Com um design moderno e itens de conforto, o novo integrante terá 2 anos de garantia.





Dafra HD 300.
Segundo a marca, a chegada do Dafra HD 300 lojas foi antecipada graças ao ótimo desempenho do modelo nos testes realizados na fábrica. “A previsão de lançamento, inicialmente em maio, correspondia ao prazo médio para desenvolvimento de um novo projeto, porém em função da qualidade do produto, que tem a mesma sólida base mecânica-eletrônica do Dafra Citycom S 300i, e do sucesso na realização dos testes em fábrica e de rodagem, tivemos a possibilidade de antecipar sua entrada no mercado”, afirma Victor Trisotto, diretor de engenharia e produção da Dafra.



Mecânica e equipamentos
Apesar do projeto mais moderno e da proposta de melhorar o custo-benefício, o cluster segue o mesmo analógico da linha
O Citycom HD 300 chega com carregador USB, farol e lanterna de LED, abertura do tanque na chave de ignição e espaço otimizado no compartimento sob o banco. Sobre este último item, a realocação da bateria, tradicionalmente posicionada neste compartimento, ampliou este espaço em 27%, ou seja, agora tem capacidade de 38 litros. Além disso, vem com freios ABS de série e o mesmo motor do Citycom S 300i, com 278,3 cc, que gera 27 cv. Entretanto, com 13 kg a menos, o que promete mais agilidade.


O painel do Dafra HD 300 , por sua vez, é o tradicional da marca, com ponteiros e as luzes espia. Ainda para este ano é aguardada a chegada de uma variedade de scooters ao mercado brasileiro: Yamaha XMax 250, Kymco AK 550 e os Honda ADV 150 e Forza 300.

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