segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Jornal Correio da Paraíba - Informática - 29 de dezembro de 2019

Informática - Paraíba: Domingo, 29 de dezembro de 2019 / P1

Como compartilhar arquivos em rede no Windows 7
Compartilhar arquivos em rede não é muito complicado. Então, se você possui na sua casa ou escritório vários computadores e deseja centralizar as informações em apenas um deles, preste atenção abaixo e veja que não é um bicho de sete cabeças.

Para compartilhar arquivos não é necessário extremo conhecimento, porém, nunca esqueça de atualizar a configuração de segurança, e assim, impedir que pessoas acessem seu sistema através ds portas abertas.
Como compartilhar arquivos do Windows 7
1. Crie uma pasta na área de trabalho
2. Clique no botão direito do mouse sobre a pasta e após selecine a opção "Propriedades";
3. Onde está escrito "Compartilhamento", clique em "Compartilhamento avançado";
4. Agora marque a opção "Compartilhar a pasta", a seguir clique em "Permissões";
5. Neste momento remova o usuário "Todos". Esta opção é necessária pois evita que pessoas invadam sua rede. Após, clique em "Adicionar";
6. Agora é necessário você digitar o nome do usuário que poderá acessar a pasta através da rede e após, clique no botão "OK".
7. Marque a caixa "Controle total". Com esta opção você terá todo o controle de sua pasta pela rede, podendo inclusive, adicionar ou excluir arquivos dela;
8. Por fim, confirme todas as caixas e está pronto. Você já possui seus computadores interligados em rede, prontos para compartilhar arquivos no Windows 7.

P2

Às vezes você quer compartilhar arquivos com alguém cujo computador está ao lado do seu, mas é trabalhoso demais enviar (e depois baixar) arquivos para serviços como o Dropbox ou o Wuala. Talvez você não tenha um pendrive ou outro dispositivo portátil de armazenamento, então, a solução é uma rede simples.

Se você tem vários tipos de arrepios quando ouve falar em “configurar rede”, saiba que isto é mais simples do que parece – principalmente se você usa Windows 7 ou Vista em um notebook ou desktop com suporte a redes sem fio.

Ativando o compartilhamento de arquivos no Windows
Antes de tudo, você precisa deixar o Windows pronto para compartilhar arquivos. Isto é feito apenas marcando algumas opções e não leva mais do que alguns minutos. Vá até o Menu Iniciar e, na Barra de pesquisa rápida, procure pela “Central de rede e compartilhamento”.

Central de rede e compartilhamento

Se você usa o Windows 7, clique sobre o campo “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”.

Alterar as configurações de compartilhamento avançadas

Na janela que se abriu, habilite as seguintes opções: “Ativar descoberta de rede”, “Ativar compartilhamento de arquivo e impressora”, “Ativar compartilhamento para que qualquer pessoa com acesso à rede possa ler e gravar arquivos nas Pastas Públicas”, “Desativar compartilhamento protegido por senha”, e por fim, “Usar contas e senhas de usuário para se conectar a outros computadores”.

Ative as opções

Para quem usa o Windows Vista, estas configurações podem ser alteradas direto na tela inicial da “Central de rede e compartilhamento”.

Windows Vista

Compartilhando com outros PCs
Agora que você ativou o compartilhamento do Windows, é hora de configurar uma rede. O processo para redes sem fio é muito mais simples, pois não é preciso de “hubs” ou “switchs”, nem de cabos de rede – o que, convenhamos, não é algo muito convencional para se ter em casa.

Nós usaremos uma rede ad hoc sem fio, que conecta apenas dois computadores e é ideal para compartilhar arquivos com outro usuário que esteja no mesmo espaço físico que você. Clique aqui para saber mais sobre este tipo de rede.

Novamente, vá a Central de rede e compartilhamento do Windows e clique em “Configurar uma conexão ou uma rede”. Na lista de opções, escolha a “Configurar rede ad hoc sem fio (computador a computador)”. Clique em “Avançar”.

Configurar uma rede ad hoc

Escolha um nome de rede e também uma senha. A senha será usada pelo outro usuário ao se conectar à sua rede. Um adendo: redes ad hoc são, por padrão, temporárias e somem sempre que o PC é reiniciado. Se você quiser salvá-la, habilite a opção “Salvar esta rede”. Você pode ainda dividir sua conexão com a internet.

Escolha um nome de rede e uma senha

Depois de tudo finalizado, é possível compartilhar arquivos e pastas normalmente por meio do Windows Explorer. Basta que outro usuário encontre sua rede (lembre-se de ativar os dispositivos sem fio) e então com um simples “arraste e solte” você divide qualquer coisa em seu computador (vale lembrar que ambos os PCs precisam ter a mesma configuração de compartilhamento).

Compartilhando online
Se você não possui dispositivos com suporte a conexão sem fio e nem estrutura para uma rede – ou então quer uma solução mais simples e que não envolva cabos, a melhor opção é, sem dúvida, um serviço online.

Um dos mais simples e bem conceituados do gênero é o Dropbox (citado no início do texto). Você precisa instalar o programa, fazer um cadastro e, depois disso, enviar arquivos para a web usando o método “arraste e solte” direto do Windows Explorer.

Dropbox dentro do Windows Explorer

Configurá-lo é bem simples, por meio de um sistema passo a passo. Basta clicar em “Next” algumas vezes e, pronto, ele está pronto para uso. Acesse sua conta no site www.dropbox.com e ative o compartilhamento com outros usuários na seção “Sharing”.

Compartilhe seus arquivos do Dropbox

Você pode compartilhar pela web ou mesmo sincronizar sua conta em vários PCs, assim todos recebem em tempo real os dados compartilhados. O Dropbox é multiplataforma (funciona em Windows, Mac e Linux) e tem versão inclusive para smartphones.

P3

Com a melhoria das conexões de Internet no Brasil, o acesso remoto a computadores tornou-se uma alternativa viável para manutenção e suporte técnico a distância ou dentro de uma rede local.

A Conexão de Área de Trabalho Remota é uma tecnologia que permite conectar-se a um computador remoto, em um local diferente.


Por exemplo, você pode se conectar de casa ao computador do trabalho e ter acesso a todos os seus programas, arquivos e recursos de rede, como se estivesse em frente ao seu computador no trabalho.

Você pode deixar programas sendo executados no trabalho e, quando chegar em casa, poderá ver sua área de trabalho exibida no computador de casa, com os mesmos programas em execução.

Neste post, mostraremos como é simples configurar o acesso remoto em computadores utilizando o Windows 7.

*** Clique nas imagens para ampliá-las!***

PARTE I: No computador do cliente…
Passo #1: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Computador na Área de Trabalho e com o botão esquerdo em Propriedades, ou, se preferir, utilize a combinação de teclas Windows + Pause/Break.

Conexão de Área de Trabalho Remota

Em seguida, clique na opção Configurações remotas…

Conexão de Área de Trabalho Remota (1)

 

Passo #2: Na aba Remoto, marque as caixas de seleção indicadas na figura abaixo: Permitir conexões de Assistência Remota para este computador e Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota com Autenticação no Nível da Rede.

Conexão de Área de Trabalho Remota (2)

Passo #3: Clicando no botão Selecionar Usuários…, opcionalmente, você pode especificar as contas de usuários que podem ter acesso remoto ao computador. Para adicioná-las, clique no botão Adicionar…

Conexão de Área de Trabalho Remota (3)

Passo #4: Na janela Selecionar Usuários, digite o nome da conta de usuário que você deseja adicionar e confira se o mesmo existe no sistema clicando em Verificar nomes. Se tudo correr bem, o usuário será adicionado. Clique em OK.

Conexão de Área de Trabalho Remota (4)

Passo #5: Adicione quantos usuários você desejar. Observe que o usuário adicionado aparece listado na janela abaixo. Clique em OK para continuar.

Conexão de Área de Trabalho Remota (5)

Passo #6: Agora, acesse o Painel de Controle do sistema e clique em Sistema e Segurança. para ter acesso às configurações do Firewall do Windows…

Conexão de Área de Trabalho Remota (6)

Passo #7: Clique em Permitir um programa pelo Firewall do Windows, como indicado na imagem abaixo.

Conexão de Área de Trabalho Remota (7)

Passo #8: Clique em Alterar configurações e marque a opção Área de Trabalho Remota. Clique em OK para confirmar as alterações. Feches todas as janelas.

Conexão de Área de Trabalho Remota (8)

PARTE II: No seu computador…
Passo #1: Execute o aplicativo Conexão de Área de Trabalho Remota.

Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota

Conexão de Área de Trabalho Remota (13)

Passo #2: No campo Computador, digite o endereço IP ou a URL ou o nome da máquina na rede…

Conexão de Área de Trabalho Remota (9)

 

Passo #3: No nosso exemplo, digitamos o endereço IP da máquina dentro de nossa rede. Clique em Conectar para estabelecer a conexão…

Conexão de Área de Trabalho Remota (14)

Passo #4: Clique em Sim para aceitar o certificado de segurança…

Conexão de Área de Trabalho Remota (11)

Passo #5: Pronto! Conexão de Área de Trabalho Remota estabelecida!

Conexao-de-Area-de-Trabalho-Remota-12

Essa opção só está disponível no Windows 7 Professional, Windows 7 Enterprise e Windows 7 Ultimate.

P4

Apesar de poder ser considerado antigo e provavelmente será o próximo sistema operacional da Microsoft a ser descontinuado – o Vista deixou de receber suporte em 2011 -, o Windows 7 ainda é bastante popular. Mesmo considerando a atualização gratuita para Windows 10 dada durante o lançamento do sistema até seu primeiro aniversário em julho do ano passado, muitos ainda preferem utilizar o Windows 7. Uma de suas facilidades é a possibilidade de restaurar pasta no Windows 7 para versões anteriores, sem a necessidade de usar um ponto de restauração ou o Backup do Windows para voltá-lo por completo. Confira abaixo!

Dica: Saiba quais são os 8 melhores softwares para encontrar arquivos duplicados em seu PC!

Como restaurar pasta no Windows 7 para recuperação de arquivos
1 – Clique duas vezes no ícone Computador;

2 – Navegue até a pasta que deseja recuperar arquivos, clique com o botão direito do mouse e selecione Restaurar versões anteriores no menu que se abrirá;

restaurar-pasta-no-windows-7-inicio
3 – As versões anteriores disponíveis estarão dispostas em uma nova janela;

restaurar-pasta-no-windows-7-versoes
4 – Para conferir os arquivos que uma pasta continha na data mostrada na lista acima, clique em Abrir;


 

restaurar-pasta-no-windows-7-abrir
5 – Para restaurar pasta no Windows 7 mas sem substituir a pasta original – útil no caso de arquivos excluídos que não conseguiu recuperar com outros programas -, clique em Copiar;

restaurar-pasta-no-windows-7-copiar
5.1 – Em seguida, selecione o local de destino em seu computador;

restaurar-pasta-no-windows-7-escolherlocal
6 – Para restaurar pasta no Windows 7 substituindo o estado atual dela, clique em Restaurar para retorná-la ao estado mencionado na lista.

restaurar-pasta-no-windows-7-restaurar

A proteção do sistema deve estar ativada para que o Windows possa criar versões anteriores.

P5

Como recuperar a senha de usuário do Windows 7

Como recuperar a senha de usuário do Windows 7
Escrito por Sérgio - Arquivado em Tutoriais, Windows 7 - Última atualização: 13 de janeiro de 2019

Publicidade

 
Perder a senha de seu usuário no Windows 7 pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente se você possui arquivos importantes no computador e não pode formatar o disco rígido para reinstalar o Windows 7.

Felizmente, existe um método que permite redefinir a senha do Windows 7 utilizando o disco de instalação do Windows 7 para iniciar o computador e recuperar (redefinir) a senha de qualquer usuário do Windows 7.

Preparação:
Para redefinir a senha do Windows 7, você precisa ter o disco de instalação do Windows 7. Você também pode usar o pendrive de instalação do Windows 7. Veja: Como criar o pendrive de instalação do Windows 7.

Se você não tem o DVD de instalação do Windows 7, você pode criar o disco de reparação do Windows 7 em outro computador, e usá-lo em seu computador. Veja: Como criar um disco de reparação do Windows 7.

Como recuperar a senha do Windows 7:
1. Insira o disco ou o pendrive de instalação do Windows 7 e inicie o computador a partir da mídia inserida, selecionando o drive de CD/DVD ou USB a partir do setup da bios ou o menu de boot durante a inicialização.

Para abrir o menu de boot ou o setup da bios, você deve pressionar uma tecla durante o boot. Essa tecla é exibida durante a tela de boot e varia de fabricante para fabricante e pode ser Del, F1, F2, F3, F9, F10, F12, etc.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7
Publicidade

 
2. Assim que o disco/pendrive de instalação do Windows 7 for carregado, selecione o idioma e o layout de teclado Português (Brasil-ABNT2) e clique em Avançar.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 1


 
3. Na tela seguinte, clique na opção Reparar o computador no canto inferior esquerdo.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 2


 
4. Marque o Windows 7 (se houver mais de um sistema operacional na lista) e anote na coluna Local a letra da unidade do Windows, que na imagem abaixo é a letra D. Em seguida, clique em Avançar para continuar.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 3

5. Na janela do módulo de recuperação, clique na opção Prompt de comando.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 4


 
6. Em seguida, digite os comandos abaixo um a um. Certifique-se de substituir D no primeiro comando pela letra da unidade do Windows que você anotou no passo quatro. Pressione Enter ao final de cada comando.

D:

cd windows

cd system32

copy cmd.exe cmd.exe.original

copy utilman.exe utilman.exe.original

del utilman.exe

ren cmd.exe utilman.exe

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 5

8. Uma vez feito isso, digite o comando shutdown –r –t 00 para reiniciar o computador. Retire o disco de instalação do Windows 7 ou o pendrive de instalação e inicie o Windows 7 normalmente.


 
9. Na tela de login, clique no botão Facilidade de acesso para abrir o Prompt de comando.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 6

10. Digite o comando abaixo no prompt de comando:

control userpasswords2

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 7

11. A janela aberta irá listar os usuário do Windows 7. Selecione o usuário que deseja redefinir a senha e clique no botão Redefinir Senha...

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 8

12. Na tela seguinte, digite uma nova senha, confirme a nova senha, e clique em OK.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 9

13. Clique em OK para fechar a janela de Contas de usuário e feche o prompt de comando clicando no (X).

Agora você já deve ser capaz de fazer login no Windows 7 usando a nova senha que você criou no passo 12.

Como recuperar a senha de usuario do Windows 7 - Imagem 10

14. Agora, basta desfazer as alterações que fez para redefinir a senha do Windows 7. Inicie o computador pelo disco de instalação do Windows 7 e abra o Prompt de comando seguindo os passos 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Digite os comandos abaixo no Prompt de comando:

D:

cd windows

cd system32

del utilman.exe

ren utilman.exe.original utilman.exe

ren cmd.exe.original cmd.exe

14. Por fim, digite o comando shutdown -r -t 00 para reiniciar o computador, remova o disco de instalação e reinicie o computador. Pronto, a senha do Windows 7 foi redefinida e você pode voltar a usar o Windows 7. O botão Facilidade de Acesso original foi restaurado na tela de logon.

P6

Dicas do Windows 7: rode todos seus programas como administrador

Quem utiliza um computador através de uma conta padrão, ou seja, como convidado, já deve ter sofrido ao tentar instalar ou executar determinados programas. Isso acontece porque certas ações só podem ser exercidas pelo administrador do PC, que impede o funcionamento do aplicativo por questões de segurança.

Porém, como muitos usuários devem saber, no Windows 7 existe um modo de burlar esse “bloqueio”. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o programa em questão e selecionar a opção “Executar como administrador” para que você obtenha o privilégio necessário.

Executar como administrador no modo manual

O problema é que repetir esse processo diversas vezes é enfadonho e irritante. Imagine fazer isso em um programa que você utiliza com frequência. Pois saiba que há um modo de automatizar a mudança e tornar a execução de seus aplicativos muito mais prática.

Como faz?

Para deixar seu acesso a determinadas tarefas sempre no nível “Administrador”, você precisa entrar na visualização de propriedades do programa. Para isso, clique com o botão direito sobre o instalador (no caso de o problema ser a instalação) ou sobre o arquivo executável (caso queira fazê-lo rodar sempre nesse nível) e selecione a opção “Propriedades”.

Executar como administrador automático

Na nova janela, selecione a aba “Compatibilidade”. Entre as várias possibilidades de alteração oferecidas nesta área, note que mais abaixo há a opção “Executar este programa sempre como administrador”. Selecione-a e clique no botão “Aplicar” para salvar as mudanças feitas. E pronto!

A partir de agora, mesmo que sua conta seja apenas de convidado, você pode utilizar qualquer programa como se fosse o dono do computador, sem precisar fazer o chato processo de adaptação toda vez que tentar executá-lo.

P7

Veja como usar o Transferência Fácil para migrar arquivos no Windows

O Transferência Fácil é uma ferramenta do Windows que facilita o envio de documentos, imagens, músicas, vídeos, contas de usuário, favoritos e downloads da Internet, mensagens de e-mail, configurações do Windows e configurações de programa entre computadores ou versões do sistema. Se você trocou de máquina ou pretende atualizar para a nova versão do sistema operacional da Microsoft, veja abaixo como usar o aplicativo para migrar seus arquivos pessoais. Para usar os programas do computador antigo, instale-os no novo computador e transfira os arquivos e configurações. Alguns tipos de programas, como programas de segurança, antivírus e firewall, podem não funcionar.

Passo 1. No menu Iniciar, acesse “Todos os Programas”, clique em “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema” e abra “Transferência Fácil do Windows”. Caso esteja usando uma versão anterior ao Windows 7, baixe o programa (disponível para Vista e XP, 32 e 64 bits);

Passo 2. Na primeira tela, que traz uma breve apresentação do programa, clique em “Avançar”;

Passo 3. Selecione o modo como deseja fazer a transferência entre computadores. Você pode usar um cabo para conectar os PCs, a rede ou salvar os arquivos no HD ou pen drive;

Passo 4. Na  tela seguinte - a menos que você já tenha executado a “Transferência Fácil” em seu outro computador, nesse caso, escolha ''Esse é meu novo computador'' - escolha “Esse é meu computador antigo” e aguarde enquanto o sistema verifica quais arquivos serão copiados;

Passo 5. Selecione quais usuários terão seus arquivos pessoais transferidos para a nova versão do Windows. Você pode clicar em “Personalizar” para adicionar ou remover pastas. Se necessário, selecione a opção “Avançado” para refinar ainda mais os dados que serão movidos. Ao concluir,  escolha o botão “Avançar”;

Passo 6. Agora, você pode adicionar uma senha para criptografar o arquivo que será gerado. Caso ache desnecessário, deixe os campos em branco e clique em “Salvar”;

Passo 7. Escolha um local para armazenar o arquivo e clique em “Salvar”. Caso possua um pen drive grande o suficiente ou um disco externo, é possível gravar os itens diretamente neles. Feito isso, aguarde enquanto o assistente realiza a reprodução. Quando concluído, selecione o comando “Avançar”;

Passo 8. Por fim, o aplicativo informa ao usuário o local onde os arquivos foram salvos e dá instruções de como restaurá-los em outro computador. Clique em “Avançar” e, em seguida, em “Fechar”;

Passo 9. No computador de destino, basta dar um duplo clique sobre o arquivo gerado pelo assistente do Transferência Fácil para abrir o programa. Caso tenha configurado uma senha no sexto passo, a insira e clique em “Avançar”;

Passo 10. Dessa vez, escolha os dados que serão restaurados em seu novo computador. Caso não tenha feito uma seleção no quinto passo, você pode escolher isso agora. Ao concluir, clique em “Transferir” e aguarde enquanto seus arquivos são copiados;

Passo 11. Quando terminar, você pode visualizar um relatório dos itens que foram transferidos e os programas que tinha instalados no computador antigo. Para concluir o assistente, clique em “Fechar”;

Passo 12. Dependendo dos arquivos que foram transferidos, é necessário reiniciar a máquina para concluir o processo. Para isso, clique em “Reiniciar agora” ou, caso queira fazer isso mais tarde, “Reiniciar depois”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...