Há exatos 14 anos, em 12 de maio de 2003, o apresentador Gilberto Barros ganhou bastante espaço na televisão brasileira. O “Leão”, que já estava à frente do Sabadaço, exibido nas tardes de sábado da Band, ganhou uma nova atração, o Boa Noite Brasil. Exibido de segunda a sexta-feira na faixa das 22 horas, o novo programa de Barros substituiu as sessões de cinema que a emissora costumava exibir no horário e “turbinou” a audiência da emissora, que ficaram reduzidas apenas a duas: Cine Band Clássicos de domingo para segunda e Cine Band Privé de sábado para domingo.
Gilberto Barros já havia acumulado funções e programas anteriormente. Antes de se transferir para a Band, o apresentador batia cartão na Record, onde chegou a apresentar três programas diários ao vivo simultaneamente: o Disque Record, ao meio-dia; o Cidade Alerta, às 18h; e o Leão Livre, às 20h30. Quando deixou o canal, o animador estava à frente do semanal Domingo Show. Foi para a Band em 2002, numa época em que a emissora dos Saad buscava popularizar sua programação, lançando vários programas ao vivo. Gilberto Barros foi o escolhido para reformular o sábado da Band, estreando naquele ano o programa de variedades Sabadaço.
O semanal levantou o Ibope da Band e animou a emissora a investir mais em Gilberto Barros. Daí surgiu a ideia do Boa Noite Brasil, que “ressuscitava” um antigo título de programa de auditório do canal, apresentado por Flavio Cavalcanti nos anos 1980. O objetivo inicial era lançar o Boa Noite Brasil nas noites de quarta, para que Gilberto Barros resgatasse a ideia do Quarta Total, game show que apresentava na Record com bons resultados, concorrer com a Globo, transmitindo o futebol. No entanto, logo o projeto de programa semanal se tornou um projeto de programa diário, que estreou em 2003.
Seguindo a linha do programa de auditório popular com variedades, Boa Noite Brasil contava com diversos quadros, que iam se revezando ao longo da semana. Em sua estreia, “Leão” recebeu muitos convidados, como Felipe Camargo, Leão Lobo, Thierry Figueira, Oscar Magrini, Olga Bongiovani, Astrid Fontenelle e a cantora Gil. Com uma estreia tímida, Boa Noite Brasil viu sua audiência crescer aos poucos, chegando aos 5 pontos de média no Ibope, ótimo índice para os padrões do canal. Com o sucesso, foi ganhando mais tempo no ar, chegando até o início da madrugada. Em algumas ocasiões, Boa Noite Brasil chegava à liderança no Ibope ao concorrer com o Programa do Jô.
Entre os quadros mais famosos do programa estavam o Desafio dos Artistas, tradicional competição entre artistas que Gilberto Barros comandava também em seus programas na Record e no Sabadaço. Havia também o Coletiva, quando um convidado era sabatinado por vários jornalistas, e o Na Cozinha com o Leão, no qual o apresentador fazia uma entrevista enquanto cozinhava. Dois quadros, em especial, fizeram muito sucesso enquanto o programa esteve no ar: Alfinetadas e De Cara com a Fera. No primeiro, Gilberto Barros recebia o estilista Ronaldo Ésper, que comentava as roupas dos famosos sempre de maneira bastante ácida; o quadro fez tanto sucesso que acabou migrando para a RedeTV!, integrando o Superpop. Já o segundo era a famosa “máquina da verdade”, no qual o apresentador recebia um convidado que era entrevistado ligado ao polígrafo, aparelho “detector de mentiras”.
Aos poucos, no entanto, Boa Noite Brasil foi perdendo força na briga pela audiência. Em setembro de 2004, deixou de ser exibido às segundas, dando espaço na grade à série Dragnet. Em 2006, deixou de ser exibido também às sextas, ficando no ar de terça a quinta. A atração, mesmo com as reformulações e as mudanças de dias de exibição, ficou no ar até janeiro de 2007, quando a Band resolveu tirar tanto o Boa Noite Brasil quanto o Sabadaço da programação. Gilberto Barros voltaria ao ar apenas em abril do mesmo ano, no comando do game show semanal A Grande Chance, exibido inicialmente às terças-feiras, com reprises aos sábados. Em junho de 2008, a Band reformulou a programação, cancelou a produção do game e Gilberto Barros rescindiu contrato e deixou definitivamente a emissora.
O game show A Grande Chance foi o último programa de Gilberto Barros, o Leão, na Band. Durou pouco, apenas uma temporada, e logo após o seu fim, Gilberto saiu da emissora e da TV brasileira, pra onde voltou apenas em 2012, quando assinou por três anos com a RedeTV!, apresentando o Sábado Total, que foi extinto e substituído por transmissões esportivas em 2015 devido a ajustes na programação.
A Grande Chance é inspirado no sucesso da televisão espanhola Pasapalabra, um dos maiores êxitos no formato na Europa na década de 2000. A Band comprou o formato e o adaptou ela mesma, sem ajuda de uma parceira.
O programa ia ao ar às terças-feiras, concorrendo com o Casseta & Planeta, Urgente e o seriado A Diarista, e era reprisado aos sábados, concorrendo com o Zorra Total e o Supercine. Participavam do game-show quatro equipes, cada uma representando fã-clubes, universidades, esportistas, continham, uma respectiva cor (verde, vermelho, azul e amarelo).
O principal prêmio do programa não era lá muito bom, se comparado com outros game shows: um automóvel popular e duas motocicletas. Só para efeito de comparação, na mesma época, a Record apresentava o programa O Jogador, cujo prêmio máximo por cada edição era R$ 50 mil.
As brincadeiras do programa eram:
Escorregando
Os participantes escolhiam os temas, respondiam as perguntas cujas respostas correspondiam a 3, 6, 9, 12, 15 e 18 segundos. Caso errasse, os segundos marcados zeravam.
Letra por Letra
Os participantes respondiam a perguntas cujas respostas tem início a uma determinada letra. Um grupo responde perguntas de A a M e outro de M a Z. Cada acerto corresponde a um segundo no placar.
A Palavra Impossível
8 palavras pouco usadas no dia-a-dia são respostas as perguntas feitas, onde os participantes, deviam responde-las em 60 segundos, porém, requeria prestar atenção aos acertos dos colegas de jogo. Errando a resposta na segunda pergunta, retornava para a primeira e assim sucessivamente. Ganhava a prova quem acertasse o maior número de palavras ou quem acertasse as 8 em menos tempo.
Fatos e Fotos
6 frases de celebridades eram ditas aos participantes, uma palavra de cada uma das 6 frases era retirada e os mesmos tentavam acertá-las em 120 segundos. O time que acertasse mais palavras ou que acertasse todas em menos tempos ganhava 5 segundos no placar.
De Cabo a Rabo
Os participantes respondiam 12 perguntas cujas respostas tinham um prefixo ou um sufixo predeterminado. Um time respondia palavras "que terminam com..." e o outro, "que começam com...". O time que acertasse mais palavras ou que acertasse todas em menos tempo ganhava 5 segundos no placar.
Tirando Uma
Os participantes respondiam as perguntas, formando pirâmides, cujas palavras, uma que tem 7 letras, tirando uma, outra forma com 6 letras, tirando uma, outra forma com 5, tirando uma, mais uma forma com 4 e tirando uma, a última forma com 3, em 90 segundos
Recompondo
Os participantes deviam recompor a música escolhida, palavras que eram retiradas da letra original e ditas pelos participantes. A prova tinha peso de 5 segundos (pontos) para quem acertava mais palavras.
Horóscopo
Cada um dos 12 signos do Zodíaco era representado por uma celebridade de seu signo específico. Os participantes deviam descobrir a palavra misteriosa, com a primeira letra como dica. Marcava quem acertasse o maior número de palavras.
Contra o Relógio
Os pontos obtidos ao longo do programa eram convertidos em segundos, mais 90 segundos forma o relógio para os jogadores dos dois times. O sorteado respondia as 23 perguntas (que começa com a letra e contêm a letra) de A a Z durante o transcorrer do tempo. Parar o relógio se passava a palavra ou errar a pergunta, caso acerte a pergunta, prosseguia o jogo. Levava os prêmios quem tivesse mais acertos. Em caso de empate de acertos, ganhava quem tivesse menos erros. Se ainda assim houvesse empate, ganhava a equipe que tinha se saído melhor nas eliminatórias.
As duas primeiras provas eram Escorregando e Letra Por Letra. Após isso, a ordem das demais provas era aleatória, sendo que a final valia 10 segundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário