domingo, 28 de junho de 2020

ClickPB - horários de shoppings e serviços em 2019 (1)

Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa neste sábado, feriado de 7 de setembro
Shoppings têm horários diferenciados e trens não circulam.

O feriado nacional da Independência do Brasil, embora seja celebrado em um sábado este ano, altera os horários de funcionamento de shoppings, do comércio e a circulação de trens em João Pessoa. Veja abaixo as alterações em cada local.

Shoppings
Alguns estabelecimentos alteraram o horário de funcionamento, enquanto outros mantiveram o habitual. Os cinemas de cada shopping devem funcionar conforme as sessões disponibilizadas.

Manaíra Shopping

Sexta-feira (6): das 10h às 23h;
Sábado (7): das 10h às 23h, exceto bancos, lotérica, Pag Fácil, Casa da Cidadania, faculdade Fesp e Posto do Sintur. Academia funcionará das 9h às 15h;
Mangabeira Shopping

Sexta-feira (6): das 10h às 23h;
Sábado (7): das 10h às 23h;
Tambiá Shopping

Sábado (7): funcionará normalmente, sendo as lojas das 10h às 20h, a praça de alimentação das 9h às 21h;
Mag Shopping

Sábado (7): lojas, praça de alimentação e brinquedoteca funcionarão das 10h às 22h, mas a alameda de serviços, lotérica, correios, faculdade, consultórios, barbearia e salão de beleza estarão fechados;
Shopping Sul

Sábado (7): seguirá o funcionamento do domingo, com o funcionamento das lojas das 13h às 20h e da praça de alimentação das 11h às 22h;
Shopping Sebrae

Sábado (7): abrirá normalmente, das 10h
Comércio
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas), como a data é feriado nacional, cabe ao proprietário definir se o estabelecimento será aberto neste sábado (7) e no domingo (8). No entanto, caso decida pelo funcionamento, deverá pagar R$ 55 e dar uma folga aos funcionários.


Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa neste sábado (7) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação
Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa neste sábado (7) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação

Trens
Não haverá circulação de veículos leves sobre trilhos (VLT’s) neste sábado (7), conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). No domingo não há operação comercial normalmente. o serviço será retomado na segunda-feira (8), às 4h30.

Estação Ciência
A Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes vai funcionar no horário estabelecido para feriados, das 10h às 19h.

Veja o que abre e o que fecha neste ‘feriadão’ de Carnaval 2019, em João Pessoa
Repartições públicas têm ponto facultativo e trens não circulam na segunda e terça-feira.

Neste megaferiadão de Carnaval em João Pessoa, repartições públicas terão ponto facultativo, órgãos do Poder Judiciário funcionarão em regime de plantão e trens e VLT’s terão alterações na operação durante alguns dias. Apesar disso, opções de lazer estarão abertas, mas em alguns casos terão horários de funcionamento diferenciados. Veja abaixo as mudanças.

Carnaval não é feriado em grande parte do país; tire dúvidas
Repartições públicas
As repartições do Governo do Estado, terão ponto facultativo na segunda (4) e terça-feira (5). Na quarta-feira (6), esse regime será válido até as 12h. Já nas repartições da Prefeitura de João Pessoa, a segunda e terça-feira também serão de ponto facultativo, mas na quarta-feira o expediente começará às 14h.

Nos dois casos, conforme as Secretarias de Administração, será mantido o funcionamento normal de serviços essenciais, como de segurança, limpeza e saúde.

Bancos
As agências bancárias, inclusive aquelas situadas nos shoppings, estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4) e na terça-feira (5). Na quarta-feira de cinzas o funcionamento será das 12h às 15h, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Apesar disso, a entidade informou que a população pode utilizar canais alternativos para pagamento de contas via agendamento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.


As contas de consumo e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas pelo calendário de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Justiça Federal em João Pessoa, na Paraíba, funcionará em regime de plantão neste Carnaval — Foto: Kleide Teixeira/Jornal da Paraíba
Justiça Federal em João Pessoa, na Paraíba, funcionará em regime de plantão neste Carnaval — Foto: Kleide Teixeira/Jornal da Paraíba

Justiça
As unidades do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Ministério Público da Paraíba e da Defensoria Pública do Estado funcionarão apenas em regime de plantão na segunda (4) e terça-feira (5), para os casos previstos em lei. Em todos esses órgãos, o expediente será retomado às 12h da quarta-feira de cinzas.

Já nas unidades da Justiça Federal, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União na Paraíba, o regime de plantão se estenderá para a quarta-feira e o funcionamento normal deve ser retomado na quinta-feira (7). Os telefones para contato durante o plantão podem ser consultados nos sites de cada órgão.

Trens e VLT’s
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a operação comercial de trens e veículos leves sobre trilhos (VLT’s) ocorrerá normalmente no sábado, das 4h30 às 13h33, mas será suspensa na segunda e terça-feira. No domingo os trens não circulam.

O funcionamento será retomado na quarta-feira (6), com uma viagem de João Pessoa para Cabedelo, às 11h58, e de João Pessoa para Santa Rita às 12h12.

Correios
De acordo com os Correios, não haverá entregas e as agências não funcionarão no domingo (3), na segunda (4) e na terça-feira (5). O expediente será retomado na quarta-feira (6) e ocorrerá das 8h às 17h.

Comércio
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas), cabe ao proprietário de cada estabelecimento definir como será o funcionamento durante os dias de Carnaval, uma vez que a data não é feriado. Apesar disso, caso o local funcione no domingo, os funcionários deverão receber R$ 55 e ter direito a uma folga.

Cinemas são opções de lazer em shoppings de João Pessoa — Foto: César Moura/Fest Aruanda/Divulgação
Cinemas são opções de lazer em shoppings de João Pessoa — Foto: César Moura/Fest Aruanda/Divulgação

Shoppings
O funcionamento dos shoppings em João Pessoa durante o Carnaval terá horários diferenciados, de acordo com os dias e com os estabelecimentos. Veja abaixo os cronogramas.

'A Caminho de Casa' e 'Cinderela Pop' estreiam nos cinemas da Paraíba
Manaíra Shopping

Sábado (2): 10h às 22h30, cinema seguirá programação disponibilizada pela Cinépolis;
Domingo (3): praças de alimentação abrirão às 11h30 e fecharão às 22h, enquanto as lojas e área de lazer funcionarão das 12h às 22h. O cinema seguirá programação própria;
Segunda-feira (4): 10h às 22h, cinema seguirá programação estabelecida;
Terça-feira (5): 10h às 22h, cinema seguirá programação dos filmes em cartaz;
Quarta-feira (6): 10h às 22h, cinema seguirá os horários das sessões.
Mangabeira Shopping

Sábado (2): 10h às 22h30, cinema seguirá programação própria;
Domingo (3): praças de alimentação abrirão às 11h fecharão às 22h, enquanto as lojas funcionarão das 12h às 22h. O cinema seguirá programação própria;
Segunda-feira (4): 10h às 22h, cinema seguirá programação própria
Terça-feira (5): 10h às 22h, cinema seguirá programação própria
Quarta-feira (6): 10h às 22h, cinema seguirá programação própria
Tambiá Shopping

Sábado (2): lojas funcionarão das 9h às 20h, enquanto a praça de alimentação encerrará as atividades às 21h;
Domingo (3): 12h às 20h;
Segunda-feira (4): 12h às 20h;
Terça-feira (5): o shopping estará fechado, mas o cinema deve seguir a programação preestabelecida;
Quarta-feira (6): 12h às 20h;
Mag Shopping

Sábado (2): lojas e praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h, o parque infantil das 12h às 22h e o cinema das 13h às 22h. A alameda de serviços estará aberta;
Domingo (3): a alameda de serviços estará fechada e as lojas funcionarão das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação, o parque infantil e cinema estarão abertos das 13h às 22h;
Segunda-feira (4): as lojas funcionarão das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação, o parque infantil e cinema estarão abertos das 13h às 22h. O funcionamento ou não da alameda de serviços depende de cada estabelecimento.
Terça-feira (5): a alameda de serviços estará fechada e as lojas funcionarão das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação, o parque infantil e cinema estarão abertos das 13h às 22h;
Quarta-feira (6): o cinema funcionará das 13h às 22h, a alameda de serviços a partir das 12h e as lojas, praça de alimentação e parque infantil terão atividades das 12h às 22h;
Shopping Sul

Sábado (2): 10h às 22h;
Domingo (3): a praça de alimentação funcionará das 11h às 22h e as lojas das 13h às 20h;
Segunda-feira (4): o shopping estará fechado;
Terça-feira (5): o shopping estará fechado;
Quarta-feira (6): a praça de alimentação funcionará das 11h às 22h e as lojas das 13h às 20h;
Shopping Sebrae

Sábado (2): 10h às 20h;
Domingo (3): não abre normalmente;
Segunda-feira (4): o shopping estará fechado;
Terça-feira (5): o shopping estará fechado;
Quarta-feira (6): 12h às 20h.
Anfiteatro da Estação Cabo Branco, em João Pessoa — Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba
Anfiteatro da Estação Cabo Branco, em João Pessoa — Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba

Estação Ciência e Bica
A Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes funcionará normalmente no sábado e no domingo. Na segunda-feira (4), como de costume, o local não terá atividades. Já na terça-feira (5) o local estará aberto das 10h às 19h. Na quarta-feira (6) o funcionamento será das 14h às 18h e na quinta-feira (7) o expediente normal, das 9h às 18h, será retomado.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, irá funcionar das 8h às 17h, com bilheteria até as 16h, do sábado (2) até a terça-feira (5). Na quarta-feira (6), o local estará fechado, conforme a direção. O horário volta ao normal na quinta-feira (7).

Veja o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa 2019, em João Pessoa
Mudanças começam nesta quarta-feira (17), no Poder Judiciário. Shoppings têm funcionamento diferenciado na sexta-feira (19).

Devido ao feriadão da Semana Santa, em João Pessoa, repartições públicas funcionarão em ponto facultativo na quinta-feira (18) e órgãos do judiciário terão expediente diferenciado a partir desta quarta-feira (17). Além disso, trens e VLT’s não operarão na sexta-feira (19) e shoppings terão funcionamento alterado. O feriado oficial é a Sexta-feira da Paixão, que este ano é celebrada no dia 19 de abril. Veja abaixo as mudanças.

Repartições públicas
As repartições do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa terão ponto facultativo nesta quinta-feira (18), segundo as Secretarias de Administração. Apesar disso, o funcionamento de serviços essenciais, como os de saúde e segurança, será mantido. O expediente será retomado na segunda-feira (22).

Bancos
As agências bancárias não terão atendimento na sexta-feira (19), de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Canais alternativos - como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes - podem ser utilizados para realizar as operações.

As contas de consumo e carnês com vencimento marcado para essa data poderão ser pagos no próximo dia útil, sem incidência de multa. Ainda segundo a Febraban, comumente os tributos já têm as datas ajustadas ao calendário de feriados, entretanto, caso isso não tenha ocorrido, a sugestão é antecipar o pagamento.


Tribunal de Justiça da Paraíba terá ponto facultativo na quinta-feira (18) — Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça da Paraíba
Tribunal de Justiça da Paraíba terá ponto facultativo na quinta-feira (18) — Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça da Paraíba

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba e o Ministério Público da Paraíba funcionarão das 7h às 14h nesta quarta-feira (17), enquanto que a Defensoria Pública do Estado terá expediente das 8h às 14h. Na quinta-feira (18), será ponto facultativo em todos esses órgãos, que funcionarão em regime de plantão até o domingo (21).

Já na Justiça Federal na Paraíba, no Ministério Público Federal e na Defensoria Pública da União, o regime de plantão começou a valer nesta quarta-feira (17) e segue até o domingo (18). O expediente no Poder Judiciário será retomado normalmente na segunda-feira (22).

Trens e VLT’s
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o funcionamento dos trens e veículos leves sobre trilhos (VLT’s) será alterado apenas na sexta-feira (19), quando não haverá operação.

Quinta-feira (18): 4h30 às 19h48
Sexta-feira (19): não circulam
Sábado (20): as 4h30 às 13h30
Domingo (21): não há operação comercial
Correios
De acordo com os Correios, na quinta-feira (17) as agências funcionarão das 8h às 17h, no entanto, não haverá postagem dos chamados “serviços premium”, o sedex 10 e 12. Na sexta-feira (19), os pontos não abrirão. No sábado (20) e no domingo (21), os locais devem seguir o expediente normal.

Comércio
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas) informou que cabe ao proprietário de cada estabelecimento definir como será o funcionamento. Caso o local funcione na sexta-feira (19), feriado, ou no domingo, que também é feriado de Tiradentes, os funcionários deverão receber R$ 55 e ter direito a uma folga.

Cinemas em shoppings seguem programação própria neste feriadão — Foto: Mano de Carvalho/Fest Aruanda/Divulgação
Cinemas em shoppings seguem programação própria neste feriadão — Foto: Mano de Carvalho/Fest Aruanda/Divulgação

Shoppings
O funcionamento dos shoppings em João Pessoa, durante a Semana Santa, tem horários diferenciados, que variam de acordo com os dias e com cada estabelecimento. Os cinemas seguem programações próprias. Veja abaixo o cronograma.

Manaíra Shopping

Quinta-feira Santa (18): todo o shopping funciona das 10h às 22h30;
Sexta-feira da Paixão (19): todas as lojas, serviços e praça de alimentação estarão fechadas, apenas o cinema, boliche, game station e gamebox estarão abertos, das 12h às 22h;
Sábado de Aleluia (20): todo o shopping funciona das 10h às 23h;
Domingo de Páscoa / Tiradentes (21): praça de alimentação e restaurantes abrirão às 12h, lojas e lazer abrirão às 13h, encerrando as atividades às 22h;
Mangabeira Shopping

Quinta-feira (18): todo o shopping funciona das 10h às 22h30;
Sexta-feira (19): todas as lojas e praça de alimentação estarão fechadas, apenas o cinema, boliche e game station estarão abertos, das 12h às 22h;
Sábado (20): todo o shopping funciona das 10h às 23h;
Domingo (21): todo o shopping funciona das 12h às 22h;
Tambiá Shopping

Quinta-feira (18): 9h às 20h;
Sexta-feira (19): apenas o cinema funcionará, conforme a programação preestabelecida;
Sábado (20): 9h às 20h;
Domingo (21): a praça de alimentação abrirá às 12h, enquanto as lojas abrirão às 13h, encerrando as atividades às 20h;
Mag Shopping

Quinta-feira (18): todo o shopping funciona das 10h às 22h;
Sexta-feira (19): lojas funcionarão das 13h às 21h, praça de alimentação das 12h às 22h e o cinema das 13h às 22h, bancos, lotérica, correios, faculdade e consultórios estarão fechados;
Sábado (20): todo o shopping funciona das 10h às 22h;
Domingo (21): lojas funcionarão das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação estará aberta das 12h às 22h e o cinema das 13h às 22h, bancos, lotérica, correios, faculdade e consultórios estarão fechados;
Shopping Sul

Quinta-feira (18): 10h às 21h;
Sexta-feira (19): fechado;
Sábado (20): 10h às 22h;
Domingo (21): praça de alimentação abrirá às 11h e fechará às 22h, enquanto as lojas abrirão às 13h e fecharão às 20h;
Shopping Sebrae

Quinta-feira (18): 10h às 20h;
Sexta-feira (19): fechado;
Sábado (20): 10h às 20h;
Domingo (21): não abre normalmente, exceto no mês de dezembro.
Saúde
O atendimento da rede de urgência e emergência de João Pessoa vai ser disponibilizado normalmente no feriadão de Páscoa. O Centro de Especialidades Odontológicas da Torre vai atender a urgências 24h. Também estarão funcionando o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm) e os Centros de Atenção Psicossocial, para os pacientes que estão já no serviço nos leitos de observação em assistência 24h.

Já os setores administrativos da rede municipal de saúde, as Unidades de Saúde da Família (USF) e as Policlínicas Municipais estarão fechados na quinta-feira (18), em virtude do feriado da Semana Santa. A sexta-feira (19) é considerada feriado religioso conforme Lei Municipal Nº 8.805/1999 e as repartições públicas municipais também não funcionarão.

Confira o endereço das unidades de saúde que funcionarão durante a Páscoa
Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma, ou Trauminha) – R. Agente Fiscal José Costa Duarte – Mangabeira;
Hospital Municipal Valentina (HMV) – R. Mariângela Lucena Peixoto, 274, Valentina;
Instituto Cândida Vargas (ICV) – Avenida Coremas, s/n, Jaguaribe;
Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) Torre – Avenida Rui Barbosa, s/n, Torre;
Programa de Atenção à Saúde Mental (Pasm) – Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II. (Anexo ao Ortotrauma);
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá – R. Estêvão Lopes Galvão, s/n – Valentina;
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania – Av. Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), 70 – Aeroclube;
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho – Av. Cruz das Armas, 1296, Cruz das Armas;
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Dr. Luiz Lindbergh Farias - Rua Antônio Rosa Silva, s/n – Bancários.

Veja o que abre e o que fecha neste feriado de 1º de maio, em João Pessoa
Trens e repartições públicas não funcionarão. Opções de lazer têm horários diferenciados.

Em João Pessoa, repartições públicas e agências bancárias não funcionarão e trens não circularão, nesta quarta-feira (1º), devido ao feriado do Dia do Trabalhador. Apesar disso, os shoppings estarão abertos, com alterações nos horários.

Repartições públicas
As repartições do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa não funcionarão nesta quarta-feira (1º), de acordo com as Secretarias de Administração. Contudo, serão mantidos serviços essenciais, como os de saúde e segurança. O expediente normal será retomado na quinta-feira (2).

Bancos
As agências bancárias não estarão abertas para atendimento, inclusive aquelas situadas nos shoppings, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ressaltou que os clientes podem utilizar canais alternativos, como internet banking, mobile banking, banco por telefone, correspondentes e caixas eletrônicos para realizar as transações. As contas que vencerem nessa data, poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem acréscimo de multa ou juros.

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba, a Defensoria Pública do Estado, a Justiça Federal na Paraíba e os Ministérios Públicos, da Paraíba e Federal, funcionarão em regime de plantão neste feriado.

Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa neste feriado — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação
Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa neste feriado — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação


Trens e VLT’s
Os trens e veículos leves sobre trilhos (VLT’s) não circularão nesta quarta-feira, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Correios
Segundo os Correios, as unidades não funcionarão neste feriado.

Comércio
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas), cabe ao proprietário de cada estabelecimento definir como será o funcionamento. Caso o local funcione no feriado, os funcionários deverão receber R$ 55 e ter direito a uma folga.

Shoppings
Os shoppings estarão abertos neste feriado, no entanto, terão alterações nos horários de funcionamento. Os cinemas devem seguir programações próprias.

Manaíra Shopping

Funcionará das 10h às 22h, exceto bancos, Casa da Cidadania, lotérica e o setor de serviços. A academia estará aberta das 9h às 15h;
Mangabeira Shopping

Funcionará das 10h às 22h, exceto a casa lotérica. Academia estará aberta das 8h às 14h;
Tambiá Shopping

As lojas funcionarão das 12h às 20h, enquanto a praça de alimentação estenderá o horário até as 21h, porém os escritórios de contabilidade e advocacia estarão fechados;
Mag Shopping

A alameda de serviços, os consultórios, a faculdade, a lotérica, os correios e o salão de beleza estarão fechados, mas as lojas funcionarão das 13h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h;
Shopping Sul

A praça de alimentação abrirá às 11h e fechará às 22h, enquanto as lojas funcionarão das 13h às 20h;
Shopping Sebrae

Funcionará das 12h às 20h;
Bica e Estação Cabo Branco
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes funcionará das 10h às 19h neste feriado. Já o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, estará fechado, pois está em reforma.

ClickPB - horários de shoppings e serviços em 2019

Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa neste feriado de 15 novembro
No feriado da Proclamação da República, repartições públicas não funcionam e opções de lazer têm horários diferenciados.

Em João Pessoa, repartições públicas e agências bancárias não vão funcionar e os veículos leves sobre trilhos não vão circular nesta sexta-feira (15), enquanto shoppings e outras opções de lazer funcionarão em horários diferenciados, devido ao feriado do Dia da Proclamação da República.

Repartições Públicas
A Secretaria Municipal de Administração de João Pessoa e a Secretaria de Estado da Comunicação informaram que as repartições públicas não vão funcionar no feriado. Contudo, serviços essenciais, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração, serão mantidos.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não ocorrerá atendimento nas agências bancárias no feriado, inclusive aquelas situadas nos shoppings, pois o feriado é nacional. No entanto, a população poderá utilizar outros canais de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

Com isso, os carnês e contas de consumo (como água, luz, telefone, internet, TV a cabo, IPTU e IPVA), com vencimento marcado para o dia 15, poderão ser pagos no dia útil seguinte ao feriado, sem incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas pelo calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Ministério Público do estado (MPPB), a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) não vão funcionar nesta sexta-feira (15), pois o feriado é nacional. O atendimento será retomado na segunda-feira (18). Esses órgãos funcionarão da quinta até o domingo em regime de plantão, para os casos considerados urgentes.

Trens
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, os veículos leves sobre trilhos (VLT’s) não vão circular neste feriado. No entanto, no sábado funciona normalmente das 04h30 às 13h33. No domingo, os trens não funcionam.


Correios
Os Correios informaram que apenas os pontos que funcionam em shoppings vão funcionar neste feriado, mas que as atividades normais serão retomadas na segunda-feira.

Comércio e shoppings
Conforme o Sindicato dos Lojistas de João Pessoa, cabe ao dono de cada estabelecimento decidir se o local irá funcionar, entretanto, caso mantenha as atividades, o funcionário deve ter direito a um dia de folga e receber R$ 55.

O Manaíra Shopping não vai ter alterações no horário nesta sexta-feira (15) e deve funcionar das 10h às 23h, exceto o setor de serviços, como bancos, lotérica, Sintur-JP, Espaço Cidadania, Daycoval Câmbio, Faculdade FESP, oNildo Cabeleireiros, quiosque Internet Já, SOS Relógio, Mobile2You etc., com exceção do Vip Valet Parking e Lave-Me Estética Automotiva. A academia funcionará das 9h às 15h. Durante o fim de semana, o funcionamento segue normal.

No Mangabeira Shopping, o funcionamento será das 10h às 23h mas a casa lotérica e o banco Sicredi estarão fechados, porém a academia funcionará das 9h às 15h. Já o Tambiá Shopping estará aberto no horário de domingo, com a praça de alimentação, os restaurantes e o PlayToy das 12h às 20h e as lojas, stands e quiosques das 13h às 20h, com exceção dos escritórios de contabilidade e advocacia. O cinema funcionará de acordo com a programação disponibilizada pela Cinesercla.

No Mag Shopping, o horário de funcionamento não terá mudanças, mas a alameda de serviços, os consultórios e instituições de ensino estarão fechados, assim como o Shopping Sul que terá funcionamento das 10 às 22h normalmente.

Primeira etapa da reforma da Bica é entregue nesta segunda-feira (5), em João Pessoa — Foto: PMJP/Divulgação
Primeira etapa da reforma da Bica é entregue nesta segunda-feira (5), em João Pessoa — Foto: PMJP/Divulgação

Bica e Estação Cabo Branco
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, vai manter o horário normal de funcionamento, das 8h às 17h, sendo possível a entrada até as 16h. Já a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes vai iniciar, nesta sexta-feira (15), as atividades às 10h e encerrar às 19h.

Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa neste feriado de Ano Novo - Réveillon e Confraternização Universal
Shoppings e VLT’s têm horários diferenciados; bancos não realizarão atendimento no dia 30.

Os shoppings, VLT’s e opções de lazer em João Pessoa vão ter horários de funcionamento diferenciados, e em alguns casos estarão fechados, devido ao feriadão de Ano Novo. Nas agências bancárias, o último dia do ano para atendimento ao público é esta segunda-feira (30). Veja abaixo as mudanças que ocorrerão no feriado.

Shoppings
Os shoppings da capital paraibana vão ter mudanças no funcionamento neste feriadão, que podem variar de acordo com os serviços oferecidos em cada estabelecimento. Confira os horários de funcionamento:

Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping

Segunda-feira (30): 10h às 23h
Terça-feira (31): 10h às 19h
Quarta-feira (1º): só praça de alimentação e área de lazer estarão abertas, das 12h às 22h. Quinta os dois shoppings funcionam em horário normal
Shopping Tambiá

Segunda-feira (30): 9h às 20h
Terça-feira (31): 9h às 18h
Quarta-feira (1º): fechado, apenas o cinema funcionará, conforme a programação estabelecida. Quinta todo o shopping funciona em horário normal
Mag Shopping

Segunda-feira (30): 10h às 22h
Terça-feira (31): lojas funcionarão das 9h às 19h; praça de alimentação das 10h às 19h; parque infantil e cinema fechados; alameda de serviços estará aberta normalmente
Quarta-feira (1º): lojas estarão fechadas; cinema estará aberto, segundo a programação dos filmes em cartaz; praça de alimentação e parque infantil funcionarão das 12h às 22h e a alameda de serviços estará fechada
Shopping Sul


Segunda-feira (30) - 10h às 21h
Terça-feira (31): 10h às 18h
Quarta-feira (1º): fechado. Quinta todo o shopping funciona em horário normal
Shopping Pátio Altiplano

Segunda-feira (30): 10h às 22h
Terça-feira (31): 10h às 18h
Quarta-feira (1º): fechado. Quinta todo o shopping funciona em horário normal
Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL), o comércio funciona nos dias 30 e 31 de acordo com cada estabelecimento. A CDL disse ainda que fica a critério das lojas estender o horário de fechar o estabelecimento. Assim como não existe um horário fixado para abrir as lojas.

No dia 1º, o comércio estará fechado, incluindo os supermercados e hipermercados, com exceção das farmácias que funcionam em regime de plantão.

Repartições públicas
O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa determinaram ponto facultativo nos dias 30 e 31 de dezembro nas repartições públicas. No dia 1º de janeiro de 2020 não haverá expediente, entretanto de acordo com as administrações, serão mantidos os serviços considerados essenciais, como a coleta de resíduos sólidos realizada pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os hospitais e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

VLT’s
Os veículos leves sobre trilhos (VLT’S) vão circular com horário normal na segunda-feira (30) das 4h30 às 19h43. Na terça-feira (31), circulará em horário especial das 4h30 às 12h12. Na quarta-feira (1º), não haverá trens. Estes voltam a circular na quinta-feira (2).

Dia 31/12

Último trem de João Pessoa para Santa será às 10h51.
Último trem de João Pessoa para Cabedelo às 10h37.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esta segunda-feira (30) é o último dia do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias. Na terça-feira (31) e quarta-feira (1º), as agências não estarão abertas para atendimento, inclusive naquelas situadas nos shoppings, pois o feriado do dia 1 é nacional.

Canais alternativos de atendimento bancário, como mobile banking, internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes podem ser utilizados para fazer transações financeiras.

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba, a Justiça Federal no estado, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal no estado estão em recesso forense desde a sexta-feira (20) até o dia 7 de janeiro. Esses órgãos funcionarão em regime de plantão durante esse período. Os prazos processuais seguem suspensos até o dia 20 de janeiro.


Estação Ciência e Bica
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes vai funciona no sábado (28) e no domingo (29). Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira a Estação Ciência fica fechada, retornando na quinta-feira (2).

Já o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, estará fechado na segunda-feira (30) e na quarta-feira (1º), funcionando apenas na terça-feira (31) até as 12h. Reabrirá somente na quinta-feira (2).

Veja o que abre e o que fecha no 'feriadão' de Corpus Christi e São João, em João Pessoa
Repartições públicas terão ponto facultativo da quinta-feira (20) até a segunda-feira (24).

Celebrado na quinta-feira (20), o dia de Corpus Christi, embora não seja oficialmente feriado em João Pessoa, formará uma espécie de feriadão de cinco dias em 2019, juntamente com o São João, feriado municipal, comemorado na segunda-feira (24).

Devido a essas datas, repartições públicas estaduais e municipais terão ponto facultativo e o Poder Judiciário e bancos terão funcionamento diferenciado. Shoppings também apresentarão mudanças nos horários e trens e veículos leves sobre trilhos não circularão em alguns dias. Veja abaixo as mudanças.

Repartições públicas
Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Estado do dia 22 de maio, o expediente nas repartições estaduais será facultativo nos dias 20, 21 e 24 de junho. Uma portaria da Secretaria de Administração de João Pessoa também determinou ponto facultativo nos dias 20 e 21. No dia 24 não haverá expediente, por ser feriado municipal na capital paraibana. Apesar disso, serviços essenciais, como os de saúde e segurança, serão mantidos. Nos dois casos, o expediente será retomado na terça-feira (25).

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos informou que não haverá atendimento nas agências na quinta-feira (20), inclusive naquelas situadas nos shoppings, mas que o expediente será retomado na sexta-feira (21). A Superintendência do Banco do Brasil na Paraíba declarou que também não haverá funcionamento na segunda-feira (24), inclusive naquelas situadas nos shoppings.

Nesse período, a população poderá utilizar canais alternativos de atendimento e para transações, como mobile banking, internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Justiça Federal na Paraíba funcionará em regime de plantão da sexta-feira (21) até a segunda-feira (24) — Foto: Ascom/JFPB
Justiça Federal na Paraíba funcionará em regime de plantão da sexta-feira (21) até a segunda-feira (24) — Foto: Ascom/JFPB

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Ministério Público do Estado (MPPB), a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) e a Defensoria Pública da União (DPU) transferiram o ponto facultativo do dia de Corpus Christi para a sexta-feira (21).

Com isso, dessa data até a segunda-feira (24), os órgãos funcionarão em regime de plantão e o expediente normal será retomado no dia 25. No TJPB e no MPPB, o expediente da quinta-feira será das 7h às 14h, enquanto que na DPE-PB será das 8h às 14h. Na JFPB, na DPU e no MPF será normal.

Correios
As agências dos Correios não funcionarão nos dias 20, 23 e 24. Nos dias 21 e 22 o funcionamento deve seguir a rotina normal de cada local, mas os pontos situados em shoppings, conforme os Correios, podem ter alterações nos horários.
Ônibus
A frota de ônibus urbanos de João Pessoa vai ter alterações, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP):


20/06 (feriado de Corpus Christi) – redução de 50% da frota
21/06 (sexta-feira) – redução de 25% da frota
22/06 (sábado) – redução de 25% da frota
23/06 (véspera de São João) – redução de 50% da frota
24/06 (São João) – redução de 50% da frota
Nos dias 22, 23 e 24, os Terminais de Integração do Valentina, Varadouro e Bessa vão ficar abertos excepcionalmente para entrada de pedestres até as 2h da madrugada por conta do “São João do Jeito da Gente”, realizado pela Prefeitura de João Pessoa. Nessas datas, as linhas 116, 204, 302, 701, 3200 e 5201, além das linhas Tetéu (T002, T004, T005, T006, T007, T008, T009, T010, T011 e T012) farão viagens extras à 1h.

Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nos dias 20, 23 e 24 de junho — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação
Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nos dias 20, 23 e 24 de junho — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação

Trens e VLT’s
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, não haverá operação de trens ou veículos leves sobre trilhos na quinta-feira (20), no domingo (23), como normalmente, nem na segunda-feira (24), voltando a circular na terça-feira (25). Na sexta-feira (21), o funcionamento será normal, das 4h30 às 19h48, enquanto que no sábado (23), será das 4h30 às 13h33.

Comércio
Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa, o comércio deve funcionar normalmente no dia de Corpus Christi, pois a data não é feriado nacional, estadual nem municipal ou ponto facultativo, mas apenas uma data religiosa. No entanto, como o dia 24 de junho é feriado municipal, caso o proprietário decida abrir o estabelecimento, deverá pagar R$ 55 aos funcionários e dar uma folga para cada.

Cinemas seguirão programação própria em cada shoping — Foto: Mano de Carvalho/Fest Aruanda/Divulgação
Cinemas seguirão programação própria em cada shoping — Foto: Mano de Carvalho/Fest Aruanda/Divulgação

Shoppings
Os shoppings em João Pessoa terão horários diferenciados de funcionamento em alguns dias do “megaferiadão” e os cinemas seguirão programações próprias. Veja abaixo os horários de cada estabelecimento.

Manaira Shopping

Quinta-feira (20): 10h às 22h30, exceto bancos, casa lotérica, Pag Fácil, Casa da Cidadania, FESP e Posto do Sintur;
Sexta-feira (21): 10h às 22h30;
Sábado (22): 10h às 23h;
Domingo (23): praça de alimentação funcionará das 11h30 às 20h, enquanto as lojas e a área de lazer estarão abertas das 12h às 20h;
Segunda-feira (24): 10h às 22h, exceto bancos, casa lotérica, Pag Fácil, Casa da Cidadania, FESP e Posto do Sintur.
Mangabeira Shopping

Quinta-feira (20): 10h às 22h30, exceto banco e casa lotérica;
Sexta-feira (21): 10h às 22h30;
Sábado (22): 10h às 23h;
Domingo (23): 12h às 20h, praça de alimentação abrirá às 11h;
Segunda-feira (24): 10h às 22h, exceto banco e casa lotérica. Academia funcionará das 9h às 15h.
Tambiá Shopping

Quinta-feira (20): lojas estarão abertas das 12h às 20h, enquanto a praça de alimentação e o parque infantil funcionarão das 12h às 21h;
Sexta-feira (21): lojas funcionarão das 9h às 20h e praça de alimentação e parque infantil das 9h às 21h;
Sábado (22): lojas funcionarão das 9h às 20h e praça de alimentação e parque infantil das 9h às 21h;
Domingo (23): lojas abrirão às 13h e a praça de alimentação às 11h, mas ambos os locais fecharão às 18h;
Segunda-feira (24): fechado, exceto cinema, que funciona de acordo com os horários das sessões. Terça todo o shopping funciona em horário normal.
Lojas em shoppings de João Pessoa terão horários diferenciados no 'feriadão' — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução/Arquivo
Lojas em shoppings de João Pessoa terão horários diferenciados no 'feriadão' — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução/Arquivo

Mag Shopping

Quinta-feira (20): 10h às 22h;
Sexta-feira (21): 10h às 22h;
Sábado (22): 10h às 22h;
Domingo (23): lojas funcionarão das 13h às 21h, a praça de alimentação das 12h às 22h e a alameda de serviços estará fechada;
Segunda-feira (24): praça de alimentação funcionará das 12h às 22h, enquanto as lojas e a alameda de serviços estarão fechadas. Terça todo o shopping funciona em horário normal.
Shopping Sul

Quinta-feira (20): praça de alimentação e lojas funcionarão das 10h às 21h;
Sexta-feira (21): praça de alimentação e lojas funcionarão das 10h às 22h;
Sábado (22): praça de alimentação e lojas funcionarão das 10h às 22h;
Domingo (23): praça de alimentação e lojas funcionarão das 11h às 18h;
Segunda-feira (24): fechado.
Shopping Sebrae

Quinta-feira (20): praça de alimentação e lojas funcionarão das 10h às 20h;
Sexta-feira (21): praça de alimentação e lojas funcionarão das 10h às 20h;
Sábado (22): praça de alimentação e lojas funcionarão das 10h às 20h;
Domingo (23): fechado;
Segunda-feira (24): fechado.
Estação Ciência e Bica
A assessoria de imprensa da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes afirmou que o local funcionará normalmente nos dias 20, 21, 22 e 23, mas não será aberto ao público na segunda-feira (24), como de costume, retornando ao seu horário habitual na terça-feira (25). O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, está fechado para reforma.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Finados, em João Pessoa
Correios e órgãos da Justiça não funcionam. Parque Arruda Câmara vai estar aberto ao público normalmente.

Os shoppings e o comércio vão sofrer alterações no funcionamento neste sábado (2), em João Pessoa, assim como os tribunais, que funcionam em regime de plantão, por conta do feriado do Dia de Finados. Veja abaixo o que abre e o que fecha na capital paraibana.

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o Ministério Público do estado (MPPB) declararam que vão funcionar em regime de plantão durante o feriado, das 13h às 17h. As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira (4). A Justiça Federal informou que não haverá funcionamento, como de costume.

Correios
Os Correios declararam que, como o feriado é nacional, não vão funcionar neste feriado. As atividades normalizam na segunda-feira (4). 

Trens
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, os veículos leves sobre trilhos (VLT’s) não vão circular neste feriado, nem no domingo (3), que é o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os trens voltam a trafegar na segunda (4).

 — Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba
— Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba

Comércio e shoppings
Conforme o Sindicato dos Lojistas de João Pessoa, cabe ao dono de cada estabelecimento decidir sobre o funcionamento do local durante o feriado e no domingo, que é o primeiro dia de provas do Enem, no entanto, caso funcione, o empregado deve ter direito a um dia de folga e receber R$ 57.

O Manaíra Shopping vai funcionar das 10h às 23h, com exceção dos bancos, da Casa da Cidadania, da lotérica e da ala de serviços. Já no Mangabeira Shopping, o horário de funcionamento também será das 10h às 23h, à exceção da academia (8h às 14h) e da casa lotérica (fechada).

No Shopping Tambiá, não haverá alteração, mantendo o funcionamento das lojas das 9h às 20h e a praça de alimentação até as 21h, enquanto que no Mag Shopping, o horário de funcionamento será das 10h às 22h, com as clínicas médicas e odontológicas, salão de beleza, serviços de saúde e estética e faculdade fechados.

O Shopping Sul vai funcionar no feriado com o horário de domingo, assim, a praça de alimentação será aberta às 11h e fechada às 22h e as lojas vão estar abertas das 13h às 20h.

Estação Cabo Branco
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes não vai estar aberta neste sábado (2), mas vai manter as atividades normalmente nos outros dias.

Parque Arruda Câmara
Neste sábado (2), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) estará aberto ao público. O espaço, localizado no bairro do Roger, funcionará em horário normal, das 8h às 17h, com bilheteria até as 16h. A diversão custa R$ 2 por pessoa, sendo que crianças até sete anos e idosos não pagam.

Veja o que abre e o que fecha neste feriado de 5 de agosto, em João Pessoa
Repartições públicas e bancos não funcionarão; alguns shoppings terão horários reduzidos.

O feriado de 5 de agosto, em que se celebra o aniversário de João Pessoa, a fundação da Paraíba e é dia da padroeira da capital paraibana, Nossa Senhora das Neves, causará mudanças no funcionamento de repartições públicas, bancos, shoppings e na circulação de trens. Veja abaixo as alterações.

Veja a programação religiosa da Festa das Neves
Veja as atrações musicais da Festa das Neves
Repartições públicas
Não haverá expediente nas repartições públicas estaduais e municipais, mas serão mantidos os serviços essenciais, como de saúde, limpeza e segurança.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências, inclusive aquelas situadas nos shoppings, não abrem em feriados, sejam municipais, estaduais ou nacionais. No entanto, os clientes podem utilizar canais alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes. Contas com vencimento na segunda podem ser pagas na terça, sem multa. 

Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba, a Justiça Federal na Paraíba, os Ministérios Públicos Federal e Estadual e as Defensorias Públicas do Estado e da União funcionarão apenas em regime de plantão, para ações e medidas de emergência.

Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nesta segunda-feira (5) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação
Trens e VLT's não vão operar na Grande João Pessoa nesta segunda-feira (5) — Foto: Everaldo Ricardo/Comak - CBTU/Divulgação

Trens e VLT’s
Não haverá circulação de trens, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Comércio
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa informou que cabe ao proprietário decidir abrir ou não o negócio. Caso o estabelecimento funcione, por se tratar de feriado, cada funcionário deverá receber R$ 55 e uma folga.

Shoppings
O Manaíra e o Mangabeira Shopping seguirão os horários normais de funcionamento, nesta segunda-feira (5), das 10h às 22h. O Shopping Tambiá funcionará com horário de domingo, ou seja, das 12h até as 20h, no caso das lojas, a praça de alimentação permanecerá aberta até as 21h. No Mag Shopping, o funcionamento também será normal, das 10h às 22h, porém a alameda de serviços e as universidades estarão fechadas.

No Shopping Sul, a praça de alimentação abrirá às 11h e fechará às 21h, enquanto que para as lojas esse horário será das 13h às 20h. O Shopping Sebrae manterá o horário normal de funcionamento, das 10h às 20h.

Os horários dos cinemas seguem a programação de cada rede.

Estação Ciência e Bica
O Parque Arruda Câmara, a Bica, está fechado para reforma e, por isso, não terá atividades, ele voltará a funcionar normalmente na terça-feira (6). A Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes seguirá o funcionamento normal e não abrirá nesta segunda-feira (5), voltando ao horário habitual na terça-feira (6).

Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa neste Dia do Comerciário, segunda-feira (16)
Comércio não abrirá, mas setores de shoppings têm funcionamento diferenciado.

Shoppings, lojas e opções de lazer em João Pessoa terão mudanças no funcionamento nesta segunda-feira (16), devido ao Dia do Comerciário. Veja abaixo como ficará a situação em cada local.

Shoppings
Em cada estabelecimento, os cinemas seguirão a programação já estabelecida de sessões.

Manaíra e Mangabeira Shopping

As lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação, restaurantes, farmácias, academia, bancos, casa lotérica, Casa da Cidadania, serviços (SOS Relógio, Sintur, Mobile2You, JVS Oficina de Costura), faculdade, cinema e área de lazer funcionarão normalmente. Na terça-feira, o funcionamento volta a acontecer normalmente, das 10h às 22h.
Shopping Tambiá

Lojas não abrirão, enquanto a praça de alimentação, e o Play Toy funcionarão das 12h às 21h. Na terça-feira, o shopping volta a funcionar em seu horário normal, das 9h às 20h. Também funcionarão os serviços (Banco 24 Horas, Caixa Econômica Federal, Casa da Cidadania, Estudante 10, Centro Médico Tambiá, CVC, Clube Turismo, Oi, Tim, Claro, Vivo, Tinjet, Pag Fácil, Star Hair, SegCredi Empréstimos, Western Union, RedeMed Farmácia, Tribo's Tattoo) e empresarial João Medeiros.
Mag Shopping

Lojas e Lojas Americanas estarão fechadas, a praça de alimentação e a Drogaria Globo funcionarão das 10h às 22h, o cinema das 13h às 22h e a brinquedoteca das 12h às 22h. Na alameda de serviços e também nos correios, lotérica, caixas eletrônicos, Sicoob, Caixa Econômica Federal, casa de câmbio, consultórios, cursos, estúdio de tatuagem, centro de depilação e estética e laboratório, o funcionamento dos estabelecimentos é opcional. Na terça-feira, volta ao seu horário habitual, das 10h às 22h.
Shopping Sul

As lojas não estarão abertas, mas a praça de alimentação e os estabelecimentos que oferecem serviços funcionarão das 10h às 21h. Volta a funcionar habitualmente na terça-feira, das 10h às 21h. 
Shopping Sebrae

Não funcionará. O horário volta ao normal na terça, das 10h às 20h.

As Lojas Americanas dos shoppings Mag, Manaíra, Mangabeira e Tambiá também fecham, inclusive as lojas Marisa e Riachuelo dos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá. Terça todos os shoppings funcionam em horário normal. Os horários dos cinemas seguem a programação de cada rede.
Comércio
O comércio estará fechado, inclusive os super e hipermercados. De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas), o não funcionamento na data é uma convenção estabelecida para a terceira segunda-feira do mês de setembro. A exceção são as farmácias, que podem funcionar livremente por serem comércio de primeira necessidade.

Bica e Estação Ciência
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, que normalmente não é aberta ao público às segundas-feiras, funcionará excepcionalmente neste dia das 8h às 17h, com entrada permitida até as 16h, nesta segunda-feira. Em decorrência disso, o local não funcionará na terça-feira (17) para descanso dos animais, retornando na quarta-feira (18).

Já a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes informou que manterá o funcionamento normal e terá apenas expediente interno na segunda-feira. Desse modo, o local não será aberto ao público na data.

2019 - Terminais de ônibus: Semob JP (1)

104 - Bairro das Indústrias: terminal - Cidade Verde
108 - Alto do Mateus: terminal - Alto do Mateus
110 - Jardim Planalto: terminal - Jd. Planalto
115 - Distrito Industrial/Antártica: terminal - Bairro das Indústrias
118 - Paratibe: terminal - Muçumagro
120 - Parque do Sol: terminal - Valentina
502 - Geisel/Epitácio (segunda a sábado): terminal - Geisel
701 - Alto do Mateus/Acesso Oeste: terminal - Alto do Mateus
702 - Alto do Mateus/Tiradentes: terminal - Alto do Mateus
1001 - Bairro das Indústrias Via Shopping: terminal - Bairro das Indústrias
1519 - Valentina/Cruz das Armas/Epitácio: terminal - Valentina
2300 - Circular: terminal - acesso ao Geisel
5120 - Valentina/Epitácio/Cruz das Armas: terminal - Valentina
7118 - Muçumagro: terminal - Muçumagro
I004 - Valentina/Praia do Sol: terminal - Valentina
I008 - Valentina/Mangabeira: terminal - Valentina
I009 - Boa Esperança/Colinas do Sul II: terminal - integração do Valentina
I012 - Cidade Verde (segunda a sábado): terminal - Cidade Verde
T002 - Bairro das Indústrias/Alto do Mateus (Tetéu): terminal - Cidade Verde

003 - Jaguaribe via IFPB: terminal - Praça Bela Vista
401 - Altiplano/Beira Rio: terminal - Altiplano
503 - Treze de Maio/Padre Zé: terminal - Mandacaru
506 - Bairro dos Estados: terminal - Ipês
507 - Cabo Branco: terminal - Estação Ciência
508 - Cabo Branco/Penha: terminal - Jacarapé
509 - João Agripino: terminal - João Agripino
512 - Bairro São José: terminal - R. Valda Cruz Cordeiro
520 - Altiplano/Epitácio (segunda a sábado): terminal - Altiplano
604 - Bairro dos Ipês via Ayrton Senna: terminal - Ipês
I001 - Integração: terminal - Altiplano
I007 - Penha/Cabo Branco (segunda a sexta): terminal - Penha
T008 - Cabo Branco/Beira Rio (Tetéu): terminal - mirante do Cabo Branco

102 - Esplanada/João Paulo II: terminal - Esplanada
106 - Geisel/Cruz das Armas: terminal - Geisel
107 - José Américo/Atacadão: terminal - Colibris
402 - Torre/Tambauzinho: terminal - mercado do Miramar
511 - Tambaú/Ruy Carneiro: terminal - Hiper Bompreço
513 - Tambaú/Bessa: terminal - integração do Bessa
521 - Manaíra/Bessa: terminal - Val Paraíso
522 - Renascer/Carrefour: terminal - mercado público do Renascer
600 - Bessa/Shopping: terminal - Val Paraíso
601 - Bessa/Shopping: terminal - integração do Bessa
603 - Bessa/Shopping: terminal - integração do Bessa
2515 - Mangabeira/Cristo/Epitácio: terminal - Mangabeira
3507 - Cidade Verde/Pedro II/Epitácio: terminal - Cidade Verde
5210 - Mangabeira/Epitácio/Cristo: terminal - Mangabeira
5307 - Cidade Verde/Epitácio/Pedro II: terminal - Cidade Verde
5600 - Mangabeira/Shopping: terminal - Mangabeira IV
5603 - Mangabeira VII/Shopping: terminal - Cidade Verde
5605 - Mangabeira/Shopping: terminal - Mangabeira (Alfredo F. Rocha)
T010 - Bessa (Tetéu - fim de semana): terminal - integração do Bessa

2019 - Terminais de ônibus: Semob JP

A002 - Alto Roger: Terminal - Asa Branca
002 - Roger/Clube Guarany: Terminal - idem
101A - Grotão/Colinas do Sul: Terminal - Integração do Colinas
103 - Gramame/Engenho Velho: Terminal - Gramame
105 - Cidade dos Funcionários: Terminal - Funcionários I
109 - Rua do Rio/15º BIMtz: Terminal - Rua do Rio
116 - Colinas do Sul/Cruz das Armas: Terminal - Colinas do Sul
1510 - Circular (UFPB/Unipê): Terminal - Conjunto Tancredo Neves
2501 - Colinas do Sul/Rangel/Epitácio: Terminal - Colinas do Sul
5110 - Circular: Terminal - Geisel
5201 - Colinas do Sul/Epitácio/Rangel: Terminal - Colinas do Sul
9901 - Valentina/Mangabeira: Terminal - Integração do Valentina
I009 - Boa Esperança/Colinas do Sul II: Terminal - idem

504 - Mandacaru: terminal - Mandacaru
505 - Bairro dos Ipês: terminal - Ipês
506 - João Tota: terminal - Mandacaru
602 - Ilha do Bispo: terminal - Ilha do Bispo
1001 - Bairro das Indústrias Via Shopping: terminal - Mandacaru
T007 - Mandacaru (Tetéu): terminal - Mandacaru

201 - Ceasa: terminal - Shopping Sul
202 - Geisel/2 de Fevereiro: terminal - Geisel
204 - Cristo Redentor: terminal - Cristo
207 - Penha/Rangel (domingos e feriados): terminal - Penha
208 - Cristo/Vale das Palmeiras: terminal - Cristo
301 - Mangabeira/Pedro II: terminal - Mangabeira
302 - Cidade Verde/Pedro II: terminal - Cidade Verde (Mangabeira)
303 - Mangabeira/Pedro II: terminal - Mangabeira
304 - Castelo Branco/Pedro II (segunda a sábado): terminal - Castelo Branco
510 - Tambaú/Praia: terminal - Val Paraíso
517 - Castelo Branco/Epitácio (segunda a sexta): terminal - UFPB
1500 - Circular (Manaíra Shopping): terminal - Funcionários II
2303 - Mangabeira/Rangel/Pedro II (segunda a sábado): terminal - Mangabeira
2307 - Penha/Rangel/Pedro II: terminal - Penha
2509 - Cidade Verde/Rangel/Epitácio: terminal - Patrícia Tomáz
2514 - Mangabeira/Cristo/Epitácio: terminal - Mangabeira
3200 - Circular (Valentina/Mangabeira): terminal - acesso ao Geisel
3203 - Mangabeira/Pedro II/Rangel (segunda a sábado): terminal - Mangabeira
3207 - Penha/Pedro II/Rangel: terminal - Penha
3510 - Bancários/Pedro II/Epitácio: terminal - estacionamento do Mangabeira Shopping
5100 - Circular (Manaíra Shopping): terminal - Geisel
5204 - Cristo/Shopping: terminal - Almeidão
5206 - Mangabeira/Cristo/Epitácio: terminal - Mangabeira
5209 - Cidade Verde/Epitácio/Rangel: terminal - Cidade Verde (Mangabeira)
5310 - Bancários/Epitácio/Pedro II: terminal - estacionamento do Mangabeira Shopping
I006 - Anatólia (tarifa zero): terminal - Shopping Sul
T005 - Mangabeira/Rangel (Tetéu): terminal - Mangabeira
T006 - Mangabeira/Pedro II (Tetéu): terminal - Cidade Verde
T009 - Tambaú/Praia (Tetéu): terminal - Val Paraíso
T011 - Circular (Tetéu): terminal - Grotão
T012 - Circular (Tetéu): terminal - Geisel

terça-feira, 23 de junho de 2020

O que estudar na prova de português para concursos - Fonte: Dica MB - Marcelo Bernardo

1 - tipologia textual (dissertação argumentativa e suas características);
2 - coesão e coerência (pronomes, verbos e conjunções);
3 - emprego e colocação de pronomes (pessoais, demonstrativos e relativos) e formas de tratamento (mais precisamente concordância e redação oficial) / emprego de pronomes oblíquos átonos (especialmente colocação pronominal);
4 - verbos (conjugação de verbos, especialmente irregulares, pronominais, abundantes e defectivos, correlação verbal, transposição de vozes verbais, principalmente da voz ativa para a voz passiva analítica e vice-versa, emprego de tempos e modos verbais);
5 - conjunções (coordenativas - aditivas, adversativas, conclusivas e explicativas / subordinativas - concessivas, causais, temporais, proporcionais e condicionais);
6 - preposições (valor semântico e regência);
7 - análise sintática interna / sintaxe do período simples (termos essenciais da oração - tipos de sujeito e identificação do sujeito e termos acessórios da oração - diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal);
8 - análise sintática externa / sintaxe do período composto (orações subordinadas e orações reduzidas adverbiais);
9 - palavra SE (pronome apassivador, índice de indeterminação do sujeito e conjunção condicional), QUE (conjunção integrante e pronome relativo) e COMO (conjunção comparativa, conjunção causal e conjunção conformativa);
10 - pontuação (vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e travessão);
11 - concordância (verbal - sujeito distante do verbo, sujeito oracional, verbo acompanhado de pronome apassivador e verbo impessoal e nominal - regras básicas de adjetivo);
12 - regência (verbal);
13 - crase;
14 - teoria da comunicação (funções da linguagem);
15 - substantivo (plural dos compostos);
16 - adjetivo (plural dos compostos e valor discursivo);
17 - numeral (emprego em relação a algarismos romanos e documentos oficiais);
18 - advérbio (valor circunstancial);
19 - artigo (valor discursivo);
20 - redação oficial (vocativos, pronomes de tratamento, fecho, endereçamento, padrão ofício, comunicações oficiais, atributos da redação oficial);
21 - coesão (referencial - endofórica, anafórica, catafórica, exofórica e dêitica);
22 - reescrita de textos (acentuação, ortografia, emprego de classes gramaticais, pontuação, concordância, regência, crase, pessoas do discurso, colocação pronominal, escolha de vocabulário e clareza);
23 - paráfrase (uso de palavras e expressões sinônimas, relação de causa e consequência, substituição de um conectivo por outro de igual valor semântico, transformação de oração reduzida em desenvolvida e vice-versa, substituição de substantivos por pronomes, nominalização e substituição de formas simples por locuções)

segunda-feira, 22 de junho de 2020

CDL - Horário dos shoppings de João Pessoa - Fonte: ABRASCE

Manaíra Shopping:

Segunda a sexta - 10h às 22h
Sábado - 10h às 22h30
Domingos e feriados: Lojas e lazer - 13h às 22h / Praça de alimentação - 12h às 22h / Cinema - 13h40 às 22h

Mangabeira Shopping:

Segunda a quinta - 10h às 22h
Sexta e sábado - 10h às 22h30
Domingos e feriados: Lojas e lazer - 13h às 22h / Praça de alimentação - 12h às 22h / Cinema - 13h40 às 22h

Mag Shopping:

Segunda a sábado: Lojas - 10h às 22h / Praça de alimentação - 10h às 22h / Cinema - 13h às 22h
Domingos e feriados: Lojas - 13h às 21h / Praça de alimentação - 12h às 22h / Cinema - 13h às 22h

Tambiá Shopping:

Segunda a sábado: Lojas - 9h às 20h / Praça de alimentação e Play Toy - 9h às 21h
Domingos e feriados: Praça de alimentação - 11h às 20h / Play Toy - 12h às 20h / Lojas - 13h às 20h / Cinema - 13h40 às 22h

Shopping Sul:

Segunda a quarta - 10h às 21h (exceto no mês de dezembro)
Quinta a sábado - 10h às 22h (exceto no mês de dezembro)
Domingos e feriados: Praça de alimentação - 11h às 21h / Lojas - 13h às 20h

Shopping Pátio Altiplano:

Segunda a sábado: 10h às 22h
Domingos e feriados: Praça de alimentação e lazer - 12h às 22h / Lojas e serviços - 13h às 21h

Música ao vivo nos principais shoppings:

Domingo a quinta - 18h às 21h
Sexta, sábado e véspera de feriado - 18h às 22h

Feriados, datas comemorativas e férias escolares - consultar horários nas redes sociais

domingo, 21 de junho de 2020

Temas de Liturgia (4)

Neste novo artigo sobre a liturgia da Santa Missa, vamos nos deter na Oração Eucarística, também chamada de Anáfora. É a parte mais importante de toda a celebração. Eis algumas observações:

A Oração Eucarística é precedida por uma Oração sobre as Oferendas e pelo Prefácio com o canto ou recitação do “Santo”. É importante observar que não se pode mudar a letra do “Santo”. Quando ele é cantado deve-se usar uma letra o mais próxima possível daquela que está no Missal. Não é momento para meros cantos de Santo!
Quanto à Oração Eucarística, deve-se ter cuidado na escolha. É sempre preferível utilizar uma das quatro, aprovadas para toda a Igreja. O prefácio da Oração IV não pode ser substituído por um outro. A Oração V é tipicamente brasileira. Aos domingos dever-se-ia utilizar sempre uma das quatro principais. Nas grandes solenidades o ideal é utilizar a Oração Eucarística I, também conhecida como Cânon Romano. Nos domingos comuns recomenda-se a Oração Eucarística II ou a III. As orações eucarísticas “para diversas circunstâncias”, as orações sobre reconciliação e as orações para missa com crianças somente devem ser usadas em circunstâncias especiais, nunca aos domingos nem nas missas ordinárias. O que se faz atualmente – inclusive os venenosos jornaizinhos – é um abuso e um erro.
O celebrante não pode alterar ou subtrair nenhum texto na Oração Eucarística. É absolutamente proibido!
A quem é dirigida toda a Oração? Ao Pai pelo Filho no Espírito. O celebrante deve ter todo o cuidado para não dar a entender que está fazendo a Oração dialogando com o povo! O diálogo é do padre, em nome de toda a Igreja, com Deus-Pai e não com a assembléia! O leigo não deve dizer nenhuma parte da Oração Eucarística que é reservada ao sacerdote, com exceção das respostas que são próprias de cada oração!
Deve ser bem realçado o rito de impor as mãos sobre as ofertas, pedindo ao Pai que derrame sobre elas o Espírito Santo do Senhor Jesus. É na força do Santo Espírito e no pronunciar as santas palavras do Senhor Jesus, cheias do Espírito Santo, que se dá a Consagração.
O padre deve ter o maior cuidado de, na hora da Consagração, não estar narrando a Última Ceia para o povo! É um erro gravíssimo! É não ter compreendido nada da dinâmica da Missa! A narração que o padre faz (“Na noite em que ia ser entregue…”) é ao Pai! É a Igreja toda que, pela voz do celebrante, faz memória ao Pai e diante do Pai de tudo quanto o Senhor Jesus fez pela nossa salvação!
Também é um gravíssimo erro quebrar a hóstia logo na hora da Consagração: “Ele tomou o pão, deu graças e partiu”… Aqui não se parte a hóstia! Isso é um ato teatral da Liturgia. Ela será partida no momento do Cordeiro de Deus! É preciso compreender que a estrutura da Missa segue os quatro gestos de Jesus: ele tomou o pão e o cálice (Preparação das Ofertas), deu graças (Oração Eucarística), partiu o pão (no momento do Cordeiro) e o deu aos seus discípulos (Comunhão). Partir o pão na hora da Consagração ridiculariza a espinha dorsal da celebração numa clara e triste demonstração de desobediência à Igreja e ignorância litúrgica!

Missa é missa, cinema é cinema, teatro é teatro, novela é novela, minissérie é minissérie, música é música e literatura é literatura. 

Não misture as bolas!

Redação é redação, gramática é gramática, interpretação de textos é interpretação de textos, redação oficial é redação oficial e figura de linguagem é figura de linguagem. 

Não confunda, padre não é padreco!
Outro erro muito comum e muito feio é a mania de ler intenções da Missa durante a Oração Eucarística. Quebra-se totalmente a dinâmica da oração ao Pai… É como meter um monte de avisos e informações para a assembléia bem no meio da Oração, transformando a Missa em um verdadeiro 'Jornal Nacional'! Seria possível dizer neste momento o nome do morto por quem se está celebrando se fosse um ou dois mortos apenas… Mas, no Brasil, são muitas intenções numa Missa só! Então, o momento de dizer as intenções é no início da Missa, antes da entrada do celebrante ou logo após o “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo” ou, ainda e melhor que todas as opções, ao final da Oração dos Fiéis. Pode um leitor ou o próprio padre dizer mais ou menos assim: “Pelas intenções pelas quais é oferecida esta santa Eucaristia…” E aí se colocam as intenções, começando pelos vivos e terminando pelos mortos… Depois, como nas outras preces, diz-se o “Rezemos ao Senhor”… Na Oração Eucarística não se lê mais intenção alguma!
Lembrem-se todos que as respostas dentro das Orações Eucarísticas são facultativas, mas recomenda-se que sejam recitadas ou cantadas, se a missa for solene…
Importante: o “Por Cristo…” é dito somente pelo celebrante. Nenhum padre tem direito ou autoridade para mandar o povo rezar com ele esta Doxologia (glorificação) final!
Ainda um lembrete: Na hora da Consagração todos os que tiverem saúde nos joelhos se ajoelham, inclusive os diáconos! Esta é a norma litúrgica da Igreja e ninguém é lícito fazer diversamente, exceto em caso de doença, lugar estreito ou pouco espaço.
No caso de concelebração, ao erguer o Corpo e o Sangue do Senhor no “Por Cristo…”, o celebrante principal não deve dar aos concelebrantes outras âmbulas que estejam sobre o altar. Nesta situação, ele eleva a patena, com a Hóstia consagrada deitada sobre ela (é absolutamente errado levantar a patena mostrando a Hóstia ao povo. Isso se faz na elevação após a Consagração) e dá o cálice ao diácono ou, na ausência deste, a um dos padres concelebrantes. E pronto; as âmbulas devem ficar sobre o altar, e não serem dadas aos demais concelebrantes!
É muito aconselhável que o “Por Cristo” seja sempre cantado e o povo responda com um “Amém” também cantado!

Temas de Liturgia (3)

Prosseguimos ainda com as observações sobre a liturgia. Recordo ao leitor que são observações soltas, que vou fazendo à medida que recordo os usos e abusos mais comuns nas nossas comunidades, alguns deles com o conselho, o incentivo e o aval de conhecidos liturgistas em nada comprometidos com as orientações emanadas pela Santa Sé. E, assim, o nosso povo vai se tornando cobaias de um laboratório (ou oficina, como é moda dizer) litúrgico – como se a liturgia pudesse ser fabricada em laboratório ou inventada artificialmente…

Assim, vamos agora à Liturgia Eucarística, que se inicia com a preparação das ofertas e vai até a oração após a comunhão. Eis as observações que proponho:

A primeira parte da Liturgia Eucarística se chama preparação das ofertas e não ofertório, porque o verdadeiro ofertório da Missa só se realiza depois da Consagração, ou narrativa da ceia.

É um abuso que se deixa para cobrir o Altar neste momento. Na liturgia latina, o Altar deve sempre estar coberto, mesmo que seja uma mesa bela e artisticamente rica. Altar descoberto significa abstinência de celebração da Eucaristia e é um símbolo próprio do período que vai do encerramento da Missa na Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa) até a tarde do Sábado Santo (Sábado de Aleluia), quando se ornamente a igreja para a Vigília Pascal na Noite Santa. Pior ainda é deixar o Altar descoberto mesmo durante a Liturgia Eucarística, usando somente o corporal! Isto non ecziste, como diz o Padre Quevedo!
Não esqueçamos: a toalha deve ser branca, digna, não deve ser vazada, pois deve reter os fragmentos da hóstia que porventura caiam ou o vinho consagrado em caso de acidente.
É importante que os vasos sagrados não sejam uma adaptação de mau gosto, mas sejam próprios para a liturgia. Por exemplo: muitas vezes, para o lavabo, colocam uma bacia comum e uma leiteira com a água para lavar as mãos, além deu ma toalha de rosto! Está errado, não existe! Outras vezes, as galhetas são improvisadas em vidrinhos ou galhetas de refeição comum. É inadequado. Pior ainda quando, ao invés do cibório ou âmbula, toma-se um recipiente de vidro próprio para se guardar doce ou biscoitos! É puro mau gosto, costumes reprovados pela Santa Sé!
Deve-se evitar encher o altar de coisas: jornalzinho, folha de cânticos, agenda com intenções, etc. O Altar é imagem de Cristo; deve ser reverenciado e respeitado! Sobre ele devem estar somente o indispensável: o corporal, o sanguinho, a patena com o pão, a âmbula, o cálice com a pala e o missal (se for necessário com um apoio para facilitar a leitura do celebrante). Se não tiver outra solução, coloquem-se ainda sobre ele duas velas (uma de cada lado). Nas missas solenes podem ser colocadas quatro ou até seis. Sete velas somente podem ser usadas nas missas presididas pelo Bispo. Ao lado ou sobre o Altar coloca-se também o crucifixo (sempre com o Crucificado). Se já houver um grande no fundo da igreja, voltado para o povo, basta. Neste caso, havendo cruz processional, ela é colocada voltada para o celebrante.
Quanto à procissão das ofertas, somente se apresenta coisas que sejam para o sacrifício (pão, vinho e água), dinheiro e donativos para os pobres e para as necessidades da comunidade ou objetos que depois sirvam para doação ou para o uso da igreja. Nunca se ofertam coisas que depois sejam retomadas: isso é teatro, é cinema, música, novela, série, minissérie, literatura, coisa totalmente alheio ao espírito litúrgico! Então, é totalmente errado ofertar um casal, uma mãe, uma um cartaz, etc. Também não se ofertam os objetos que já são da igreja: as velas que serão colocadas sobre o Altar, o lavabo, o cálice vazio… Tudo isso é totalmente sem sentido, sem nexo, sem coerência, bobagem, absurdo, disparate! É teatrinho ou cineminha de faz-de-conta, simulação de apresentação teatral, audiovisual, literária ou cinematográfica sem lógica! Também não há necessidade alguma de fazer comentário sobre o que se está oferecendo! A apresentação é a Deus e Deus já sabe do que se trata. Tudo quanto se puder evitar de comentários durante a missa somente fará bem à celebração! Rito não é para ser explicado ou justificado; rito é para ser vivenciado, experimentado, sem argumentos, com opiniões! Padre não é apresentador de TV, jornalista, repórter ou locutor esportivo! Extremamente antilitúrgico!
Quanto ao canto de preparação das ofertas, não é necessário que tenha que falar em oferecimento, em pão ou em vinho. Qualquer canto litúrgico que ajude a aprofundar o mistério celebrando ou seja dirigido a Deus e não seja contrário ou alheio ao espírito do rito que se está realizando, pode ser usado… Pode expressar o louvor ou a referência ao tempo litúrgico!
O bom é que as galhetas e o lavabo não sejam colocados sobre o Altar. Uma vez utilizados deveriam ser recolocados na credência.
Está se introduzindo um costume abusivo nas nossas missas, um rito novo, extralitúrgico: oferecer água ao padre para beber. Isso está errado! Se algum celebrante tem problema de garganta, pigarro ou coisa do gênero, admite-se. Mas, que isso se torne regra, é totalmente errado! Durante a celebração não se come nem se bebe nada a não ser água, remédios e as sagradas espécies na hora liturgicamente prevista. Esse abuso revela o quanto a sacralidade e o espírito de renúncia e auto-disciplina vão desaparecendo na Igreja! Do mesmo modo não é nada elegante o coral ficar bebendo água dentro do espaço litúrgico durante a celebração. Quem precisar beber, vá à sacristia!

Temas de Liturgia (2)

Agora, depois de termos visto os ritos iniciais, veremos a Liturgia da Palavra, que vai da primeira leitura até a oração dos fiéis. Eis as observações que gostaria de fazer:

(1) O centro da Liturgia da Palavra é o ambão. Assim como toda igreja deve ter o Altar, deve ter também o ambão. Mesmo uma capelinha modesta deve tê-lo. Onde colocá-lo? De preferência, segundo antigo costume, no lado esquerdo do Altar, o chamado lado do Evangelho na liturgia antiga. Mas, pode também ser colocado em outro lugar, desde que seja no presbitério. Deve estar num lugar bem visível e não deve ser uma simples estante móvel. Deve ser fixo e, de preferência, do mesmo material do Altar. Do ambão são proferidas somente as leituras, o salmo e o precônio pascal. Também daí pode ser feita a homilia e as intenções das orações dos fiéis. Nunca se faz o comentário ou se dá avisos do ambão: sua dignidade exige que aí suba somente quem vai proclamar a Palavra! Para comentários e avisos (e, se for o caso, para a oração dos fiéis), coloque-se uma estante simples e digna fora do presbitério. Missa não é show e sim sacrifício! Também é proibido usar expressões tipicamente trabalhistas, empresariais e contábeis ou expressões típicas gramaticais, literárias ou textuais. Não é uma reunião ou um curso! Isso é enrolation, embromation, enganation e espertezation litúrgica! Pior mesmo é usar mesóclises, do tipo realizar-se-á, falar-lhe-ei, ter-se-iam, dir-me-á, edificá-lo-ei, manter-se-ia ou contentar-nos-emos. Missa não é uma academia de letras!

(2) Quanto às leituras: (a) Se houver comentários antes delas (coisa totalmente desnecessária, chata, antipática e inoportuna), estes devem ser brevíssimos. (b) O comentarista nunca pode dizer qual o livro que será lido e muito menos dizer capítulo e versículo. (c) É o leitor quem anuncia: “Leitura do… leitura da…”, conforme está no Lecionário, sem inventar moda. (d) Nunca se faz a leitura pelo jornalzinho ou pela liturgia diária! Isto non ecziste! A dignidade da Palavra de Deus e o respeito profundo que se lhe deve ter exigem que esta seja proclamada do Lecionário. Também é absolutamente errado fazer a leitura pela bíblia. Não somente é errado como é também proibido desde o tempo que se escrevia farmácia com PH! Só as Conferências Episcopais podem fazer adaptações relativas aos textos proclamados na Missa e, assim mesmo, respeitando o princípio de que os textos sejam escolhidos do Lecionário devidamente aprovado (cf. Instrução Geral sobre o Missal Romano, 362). Então, se numa missa especial deseja-se escolher uma leitura diferente, pode-se fazê-lo, desde que ela seja escolhida dentre as que existem no Lecionário. Nada de tomar diretamente da Bíblia! A regra é clara e sem exceção: a Palavra de Deus, na Santa Missa, é sempre proclamada do Lecionário. (e) Não é conforme à tradição litúrgica da Igreja latina fazer procissão com a Bíblia! Isso nunca existiu na Igreja. A única procissão com a Palavra de Deus que é liturgicamente correta é o diácono ou um leitor entrar na procissão de entrada com o Evangeliário (O Livro dos Santos Evangelhos), que simboliza o próprio Cristo, presente em sua Palavra. Não se entra com o Lecionário em procissão! São abusos, ritos artificialmente inventados que não têm nenhum respaldo na tradição milenar da Igreja. Nunca se deve fazer um rito porque é bonito – isto não é critério litúrgico nem é criatividade; é pura e simples mutilação e desfiguração da liturgia, absolutamente figura de linguagem e literatura sem sentido, é enrolada e complicação! (f) É proibido e, portanto, totalmente errado fazer leitura encenada. A leitura é proclamada por um só leitor. É errado e abusivo um casal fazer a mesma leitura. É um leitor só para cada leitura. Também não se pode dividir as várias partes do Evangelho entre várias pessoas. Isso somente é permitido no Domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa, para a proclamação da Paixão do Senhor. (g) O Salmo de meditação não pode em hipótese alguma, ser substituído por um cântico de meditação, nem mesmo que seja um cântico inspirado num salmo. Em outras palavras: deve-se cantar ou recitar o salmo como está no Lecionário! (h) Na tradição litúrgica da Igreja, proclamar as leituras não é função do presidente; assim, devem sempre os leigos proclamarem as leituras e o diácono, o Evangelho. Somente na falta deste é que o padre deve proclamá-lo. Contudo, se na assembléia não houver quem possa proclamar de modo claro e edificante, o próprio padre proclame as leituras e o Evangelho. Seminaristas ou leigos não devem proclamar o Evangelho.

Não se confunde proclamação com declamação. A declamação é uma recitação teatral do texto, sem a necessidade do livro.

(3) A homilia é preferencialmente feita do ambão. Pode também ser feita da cadeira. É costume que o padre faça a homilia em pé. O Bispo pode fazê-la sentado. O tema da homilia é sempre um comentário da Palavra de Deus, colocada no hoje da nossa vida, uma explicação dos mistérios da fé cristã ou sobre o tema da festa que se está celebrando. Nunca, em hipótese alguma, a homilia pode ser usada para fins alheios à sua natureza, como economia, esportes, cultura, turismo, meio ambiente, tecnologia, ciência, imóveis, empregos, concursos, cursos, trainee, estágio, Enem, vestibulares, testes, profissões, carreira, moda, beleza, saúde, família, gastronomia, culinária, comportamento, celebridades, sociedade, sexo, relacionamentos, temas relativos a empresas, companhias, corporações e sindicatos, como fazer propaganda política, dar recados velados a pessoas da comunidade, repreender o povo, falar de eleições ou temas profanos, falar de temas relativos a uma comunidade ou cidade, etc. Isso é reportagem e notícia de faz de conta! A homilia é parte integrante da Liturgia da Palavra e como tal deve ser respeitada em toda a sua dignidade. A homilia somente pode ser proferida por um ministro ordenado: Bispo, padre ou diácono. Por mais ninguém, não por um seminarista ou leigo! É abuso e indisciplina que religiosos que não sejam ministros ordenados (instituídos) façam homilia. A estes cabem apenas uma reflexão da Palavra. Se for necessário, por algum motivo, que alguém diga uma palavra de edificação, deve fazê-lo após a oração após a comunhão, antes dos avisos, mas nunca no momento reservado à homilia!

(4) Quando se canta ou se recita o Credo, que se tenha o cuidado de não lhe mudar a letra que está no missal. Não é um momento para meros cantos de fé ou cantos de creio, por mais belos que sejam!

(5) Quanto à oração dos fiéis, pode ser apresentada pelo diácono, pela equipe de liturgia ou por um ou mais fiéis, ou pelo comentarista. Pode ser feita do ambão ou da estante. Deve-se evitar deixar que se faça espontaneamente do meio do povo. Isso somente tem sentido quando a Santa Missa é celebrada com grupos pequenos. O correto é que a oração seja em forma de intenção apresentada ao povo, assim: “Por… pela…/ para que…/ rezemos ao Senhor”. Não é a melhor forma litúrgica apresentar a oração diretamente a Deus, assim: “Senhor,….. /nós vos pedimos/rogamos/clamamos/suplicamos/imploramos”. Nunca se deve substituir a oração dos fiéis por uma oração recitada por todos, pela ladainha de Nossa Senhora, pela ladainha de todos os santos ou uma outra qualquer. Os jornaizinhos, às vezes fazem isso; mas, já sabemos que tais jornaizinhos não têm o mínimo respeito pelas normas litúrgicas da Igreja. Fazem como querem, como se fossem os donos da Missa! Você não é Zé Maranhão nem Zé Paraíba, nem faltou as aulas de português, redação ou interpretação de textos, nem mesmo de redação oficial!

Missa é missa, curso é curso e academia de letras é academia de letras.

Reunião é reunião, encontro é encontro, palestra é palestra e grupo é grupo.

Pior é transformar a homilia em um cursinho, dando aulas de português, matemática, inglês, espanhol, história, geografia, biologia, física, química, literatura, arte, educação física e religião. 

(6) Como no Brasil toda missa tem muitas intenções, é melhor que a útlima oração seja a apresentação de tais intenções, começando pelos vivos e terminando pelos falecidos. Mas, é preciso escrever tais intenções de uma forma elegante, concisa e objetiva. Às vezes, tais intenções são apresentadas de um modo impossível!

Temas de Liturgia (1)

Autor: Dom Henrique Soares da Costa

Esses ritos são a entrada, o ato penitencial, o “Senhor, tende piedade”, o Glória e a oração do dia (chamada de “coleta”). Qual o sentido de todos estes ritos? Preparar e introduzir a comunidade num clima de comunhão e escuta sagrada da Palavra de Deus. Estes ritos, portanto, preparam a comunidade para entrar no clima de uma verdadeira ação litúrgica!

A procissão de entrada é feita pelo sacerdote, o diácono (caso haja um) e os ministros, isto é, os acólitos. Não é previsto nem é de acordo com a tradição litúrgica da Igreja que entrem os leitores e os que farão as preces. O correto é que esses estejam nos seus lugares no meio da assembléia sem nenhuma veste “litúrgica” que os destaque.

O canto de entrada não é para “receber o nosso celebrante, padre fulano de tal” – como se diz por aí a fora! O canto de entrada tem como finalidade abrir a celebração, promover a unidade da assembléia pela mesma voz e introduzir no sentido daquilo que se está celebrando, de acordo com o tempo ou a festa litúrgica. Então, é errado o comentarista dizer: “Fiquemos de pé para receber o nosso celebrante, os acólitos, etc…” Fica-se de pé para cantar louvando a Deus, e canta-se para introduzir a celebração. Também não se deve dizer o nome do sacerdote. É sempre e somente Cristo quem celebra! Na liturgia não há lugar para personalismos, Missa não é espetáculo e sim encontro com Cristo! Aliás, os comentários devem ser simples e diretos, com pouquíssimas palavras. Nunca se deve dizer o nome da pessoa que fará esta ou aquela ação; é um cristão, membro da comunidade. Basta!

Alegria é uma coisa, bagunça e algazarra é outra. 
Missa é missa, show é show, grupo de oração é grupo de oração e pastoral é pastoral. Não misture as bolas.

Diante do Altar todos fazem uma reverência – a não ser que o Santíssimo esteja colocado no fundo da igreja, atrás do Altar. Neste caso, faz-se genuflexão. Só o sacerdote (e o diácono) beija o Altar. O sacerdote, inicia a Missa diretamente com o sinal da cruz. Aqui é importante esclarecer: nunca o padre deve fazer algum comentário neste momento. Simplesmente, começa a Missa e pronto! Para ser bem claro: a primeira palavra do padre na Missa é “Em nome do Pai…” Não pode ser outra! Depois do “Bendito seja Deus…” é que ele, antes de convidar ao ato penitencial, pode, com breves palavras, dar as boas vindas e introduzir no sentido da Missa daquele dia. Então, não é o comentarista quem diz: “Boa noite! Sejam todos bem-vindos!” Está errado! Não se deseja boa noite nem bom dia ou boa tarde na celebração litúrgica! São essas coisas que vão tornando a missa um showzinho meloso e insuportável, que parece não mais ter fim! Missa não é show, é sacrifício! Ainda sobre o canto de entrada: ele deve terminar logo que o padre beija o Altar e se dirige à sua cadeira. É importante compreender que quando o canto acompanha um rito, terminado o rito, termina também o canto, exceto quando se usa incenso!

Quanto ao Ato penitencial, há algumas observações importantes. A primeira delas é a seguinte: é preciso distinguir o Ato penitencial do “Senhor, tende piedade”. Não são a mesma coisa! O Ato penitencial é um pedido público de perdão por parte da comunidade e de cada seu membro; o “Senhor, tende piedade”, ao invés, é um canto de aclamação ao Senhor morto e ressuscitado e de pedido pela sua gloriosa misericórdia. Este “Senhor, Cristo, Senhor” não é dirigido à Trindade, mas ao Cristo: é ele o Senhor! Usando a matemática, a Santíssima Trindade não é 1+1+1=3, mas sim 1x1x1+3. 

O Ato penitencial pode ser feito de três modos diferentes: 1) em forma de ato de contrição - “Confessemos os nossos pecados…”; e reza-se o Confesso, 2) em forma de diálogo por versículos bíblicos - “Tende compaixão de nós, Senhor…” e 3) em forma de ladainha - unido ao “Senhor, tende piedade”… Sobre este terceiro modo, veremos logo abaixo. O Ato penitencial é concluído pela absolvição: “Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós…” Depois disso, canta-se ou recita-se o “Senhor, tende piedade…”, que não tem nada a ver com o Ato penitencial!

Mas, como disse acima, pode-se unir o Ato penitencial e o “Senhor, tende piedade”. Como fazer? O sacerdote convida a reconhecer os pecados e, depois diz-se: “Senhor, que / Kyrie eleison… Cristo, que / Christe eleison… Senhor, que / Kyrie eleison…” apresentando-se uma invocação. Após isso, o padre dá a absolvição: “Deus todo-poderoso tenha compaixão…” Então, resumindo: quando se diz “Senhor, que… Cristo, que… Senhor, que…” isso já é o “Senhor” com o Ato penitencial misturados; quando se reza o modelo 1 ou 2 de Ato penitencial, após a absolvição, tem-se que rezar o “Senhor”, e aí é de modo simples: “Senhor, tende piedade de nós; Cristo, tende piedade de nós; Senhor, tende piedade de nós” e passa-se logo ao Glória ou ao Oremos. É só olhar o Missal, que explica isso direitinho! No entanto, é muitíssimo comum errar nisso! Sendo assim, o coral deve sempre dizer ao padre que canto penitencial irá cantar. Se no canto penitencial já tiver “Senhor, Cristo, Senhor tende piedade”, então, com isso dá-se a absolvição passa-se ao Glória ou Oremos. Caso o canto penitencial não tenha o “Senhor”, terminada a absolvição, canta-se ou recita-se o “Senhor, tende piedade”, como eu expliquei logo acima. Não é um momento para meros cantos de perdão ou cantos de arrependimento, por mais belos que sejam!

Quanto ao canto do Glória, é importante saber que trata-se de um hino de louvor ao Pai pelo Filho no Espírito e sua letra pode ser adaptada, mas nunca substituída por outra. A Introdução do Missal diz claramente: “O texto deste hino pode ser adaptado, mas não substituído por outro”. Lembrem-se os responsáveis pela liturgia que tal hino é cantado nos Domingos, solenidade e festas, exceto no Advento e na Quaresma, e em celebrações da Esperança. Não é um momento para meros cantos de glória ou cantos de louvor, por mais belos que sejam! Existe também uma letra oficial da CNBB para ser cantada. Esse é o original, o enfático. Qualquer outro é pirata, falsiê.

Celebrações da Esperança = missa de 7º dia, trigésimo dia, um ano de falecimento, missa de corpo presente ou Dia de Finados (2 de novembro)

Os ritos iniciais terminam com a Coleta, isto é, a Oração do dia. O padre diz “Oremos”, guarda um breve silêncio para que aí, cada um se coloque diante de Deus com suas intenções para a Santa Missa; depois diz a oração. Todos se sentam para a Liturgia da Palavra.

Lista de episódios de Peixonauta - 1ª temporada (4)

Episódio - O caso do gigante encalhado
Roteirista - Marcus Aurelius Pimenta
Pistas - balança e caminhão-guincho
Recompensa aos personagens - cocos

Episódio - O caso que caiu do céu
Roteirista - Marcus Aurelius Pimenta
Pistas - despertador e tênis
Recompensa aos personagens - cama elástica

Episódio - O caso da... Qual é esse caso mesmo?
Roteirista - Marcus Aurelius Pimenta
Pistas - espelho e fantasia de sapo
Recompensa aos personagens - dicionário de nomes

Episódio - O caso do xereta escondido
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - sapato e língua de sogra
Recompensa aos personagens - arbustos

Episódio - O caso das gargalhadas
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - lenço e perfume
Recompensa aos personagens - saco de risadas

Episódio - O caso da gosma nojenta
Roteirista - David Hamburg
Pistas - copo e escorredor
Recompensa aos personagens - bola de vôlei

Episódio - O caso do arco-íris oleoso
Roteirista - Arthur Holden
Pistas - escova de limpeza e lata de óleo
Recompensa aos personagens - vitória-régia

Episódio - O caso dos amigos desaparecidos
Roteirista - Edith Dora Rey
Pistas - foto do Peixonauta quando era filhote e sapatos de bebê
Recompensa aos personagens - fotografias das borboletas e dos sapos quando eram filhotes

Episódio - O caso do brinquedo perdido
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - pilha e coco
Recompensa aos personagens - pilhas

Episódio - O caso das pintinhas misteriosas
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - bola grudenta e troféu
Recompensa aos personagens - cesta de lixo

Episódio - O caso das bolhas
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - esponja e tronco de árvore
Recompensa aos personagens - materiais de limpeza

Episódio - O caso das flores pálidas
Roteirista - Luiz Moura
Pistas - vaso de flores e guarda-sol
Recompensa aos personagens - colares de flores

sábado, 20 de junho de 2020

Lista de episódios de Peixonauta - 1ª temporada (3)

Episódio - O caso do Chumbo Feliz
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - coroa com pedra e garrafa com água e navio
Recompensa aos personagens - livro de fábulas

Episódio - O caso do dia que era noite
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - pena e travesseiro
Recompensa aos personagens - mapa dos astros

Episódio - O caso do desaparecimento do Pedro
Roteirista - Marcus Aurelius Pimenta
Pistas - prato e corda
Recompensa aos personagens - sacos de dormir

Episódio - O caso da bagunça das marmotas
Roteirista - Michael F. Hamill
Pistas - tampa de pia e casa de pássaro
Recompensa aos personagens - cartas de baralho

Episódio - O caso do tremor no parque
Roteirista - Claire Holden Rothman
Pistas - paus e protetor de orelha
Recompensa aos personagens - conchas

Episódio - O caso do presente da Marina
Roteirista - Luiz Moura
Pistas - gravata e barco sem remo
Recompensa aos personagens - piñata Peixonauta

Episódio - O caso da falta de ovos
Roteirista - Luiz Moura
Pistas - bico e cenoura em casca de banana
Recompensa aos personagens - ovos

Episódio - O caso do gelo derretido
Roteirista - Marcus Aurelius Pimenta
Pistas - cobertor e barco
Recompensa aos personagens - sorvetes de uva, framboesa e banana

Episódio - O caso das coisas que desaparecem
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - venda e caixas
Recompensa aos personagens - guitarra elétrica

Episódio - O caso das asas azuis
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - paleta com tons de azul e sementes de girassol
Recompensa aos personagens - pipa em formato de arara-azul

Lista de episódios de Peixonauta - 1ª temporada (2)

Episódio - O caso do barulho misterioso
Roteirista - Jacques A. Bouchard
Pistas - maleta e folha de árvore de boldo
Recompensa aos personagens - apitos

Episódio - O caso dos três cantores
Roteirista - Marcus Aurelius Pimenta
Pistas - boneca-russa e megafone
Recompensa aos personagens - roupas antigas e perucas para a ópera

Episódio - O caso da troca de identidades
Roteirista - Joan Scott
Pistas - foto de pedra e lupa
Recompensa aos personagens - tintas

Episódio - O caso do cheiro esquisito
Roteirista - Nisha Muire
Pistas - miolo de maçã e monte de sujeira
Recompensa aos personagens - medalhas

Episódio - O caso do aniversário surpresa
Roteirista - Gerard Lewis
Pistas - vela de aniversário e concha
Recompensa aos personagens - bolo de aniversário metade de algas marinhas e metade de chocolate

Episódio - O caso do desaparecimento do mel
Roteiristas - Anne-Marie Perrotta e Tean Schultz
Pistas - flor e vaso
Recompensa aos personagens - mel

Episódio - O caso do sumiço das cestas de pic-nic
Roteiristas - Anne-Marie Perrotta e Tean Schultz
Pistas - caixa de suco e pacote de cereais
Recompensa aos personagens - sorvete de lulas

Episódio - O caso da criatura perdida
Roteirista - Nisha Muire
Pistas - chupeta e bússola
Recompensa aos personagens - grande livro dos mamíferos

Episódio - O caso do dia de sol
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - conchas e guarda-sol
Recompensa aos personagens - guarda-sol para o espetáculo dos golfinhos

Episódio - O caso da água que fugiu
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - balde furado e conta-gotas
Recompensa aos personagens - guarda-chuvas de cabeça

Lista de episódios de Peixonauta - 1ª temporada (1)

Episódio - O caso das garrafas plásticas
Roteirista - Luiz Moura
Pistas - berço e lixeira
Recompensa aos personagens - objetos para costura

Episódio - O caso da noite fantasma
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - vassoura e patinho de borracha
Recompensa aos personagens - cesta de frutas para a festa

Episódio - O caso dos duendes brilhantes
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - mola e vagalume de brinquedo
Recompensa aos personagens - frisbee fluorescente

Episódio - O caso do sumiço do Zico
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - termômetro e banana
Recompensa aos personagens - docinhos de fruta

Episódio - O caso do macaco narigudo
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - flor e rosa
Recompensa aos personagens - troféu

Episódio - O caso da grande chuva
Roteirista - Marcela Catunda
Pistas - bonecos de papel e bote salva-vidas
Recompensa aos personagens - materiais para reforma da Casa na Árvore

Episódio - O caso dos cachorrinhos
Roteirista - Luiz Moura
Pistas - casinha e caixa para levar animais
Recompensa aos personagens - argola de brinquedo

Episódio - O caso do jardim sem flores
Roteirista - Fernando Salem
Pistas - pena de pássaro e balde d'água
Recompensa aos personagens - sementes de flores raras

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...