domingo, 8 de março de 2020

Jornal Correio da Paraíba - Cidades - 08 de março de 2020

Cidades - Paraíba: Domingo, 08 de março de 2020 / B1

Empoderamento feminino, sororidade e como essas questões têm mudado a vida de paraibanas
No Dia Internacional da Mulher, o Jornal da Paraíba mostra exemplos práticos de conceitos importantes à reflexão social.

Neste dia 8, primeiro domingo do mês de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data, tida como um marco na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, é também um momento de reflexão sobre os retrocessos sociais que atingem mulheres das mais variadas classes e origens. No entanto, também podem ser elencados avanços que, ainda que pequenos diante da realidade, têm mudado a vida de mulheres, também, na Paraíba.

Nessa perspectiva, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com mulheres responsáveis por praticar conceitos básicos da luta feminina, como os de sororidade e empoderamento, para entender como essas realidades têm mudado ao longo dos anos, e como ainda precisam mudar.

Empoderar é o ato de dar força, ou poder, a alguém para que alguma coisa seja realizada. No caso do empoderamento feminino, o conhecimento sobre as capacidades individuais, características à personalidade humana, é o que faz a mulher se sentir capaz de realizar o que deseja, ou seja, se empoderar e desconsiderar, assim, opiniões remotas ou até mesmo regras impostas a ela sob justificativas ligadas ao gênero.

Na vida de Giuliane Teberge, de 49 anos, o empoderamento é uma realidade em sua vida pessoal como mãe solo e em sua vida profissional, quando decidiu se tornar instrutora de trânsito em autoescolas, uma profissão majoritariamente masculina. Motorista profissional, Giuliane nunca deixou o preconceito do estereótipo masculino acerca de sua função impedi-la de fazer algo. Ela é motorista de transporte por aplicativo há dois anos e meio.

Na profissão, Giuliane tem a oportunidade de ouvir outras mulheres. O local de trabalho, seu carro, é um baú, onde todas as histórias de vida de meninas por vezes angustiadas ficam guardadas. Para ela, ser positiva é o segredo para lidar com a insegurança e com o preconceitoNão podemos pensar que o mal vai nos atingir, temos que ser positiva. Meu foco é cumprir a meta diária, e fazendo isso já fico tranquila. Não precisa ter medo, tem que correr o risco de enfrentar, afirma.

A motorista ainda lembra que apesar de todos os desafios, o enfrentamento ao preconceito tem surtido efeito, em seu caso. Ela nunca foi abordada por um passageiro que fosse preconceituoso, e apesar de ouvir relatos de colegas de trabalho que passam por situações do tipo, os elogios são prioridade. E as passageiras comemoram. Afinal, ser transportada por outra mulher, ainda e infelizmente, é uma questão de segurança na realidade machista em que vivemos, o que estimula Giuliene a, todos os dias, se empoderar e empoderar.

A palavra sororidade é usada para definir a união entre mulheres em prol de algo ou por um objetivo em comum. Na prática, é quando elas se juntam querendo conquistar coisas que, às vezes e infelizmente ainda não conseguem sozinhas. Não por incapacidade própria, mas por fatores externos que (novamente), infelizmente, independem de vontades individuais.

A força conjunta das mulheres pode, e tem sim, conseguido mudar realidades. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por exemplo, meninas do curso de Ciência da Computação têm se unido com o objetivo de promover a prática científica numa área que ainda é majoritariamente ocupada por homens. O nome disso? Sororidade. De acordo com a professora Luciana Gomes, graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que coordena a iniciativa, o projeto Mulheres na UEPB@Computação surgiu como um reflexo da observação de sua própria realidade.

“A ideia de criar o projeto veio de conversas entre colegas de trabalho. Sentimos a necessidade de ter essa representatividade feminina, de ter esse espaço onde a mulher pode se envolver e sentir que faz parte desse universo. Essa representatividade é importante.

B2

UFPB oferece curso de música exclusivo para mulheres em João Pessoa
Curso possui 50 vagas e as aulas devem começar no dia 14 de março.

Em alusão do Dia Internacional da Mulher, a Universidade Federal da Paraíba abriu 50 vagas para o curso “Mulheres em performance musical: cuidando do musicar local”. A iniciativa é do Departamento de Música da instituição em João Pessoa, e destina as vagas exclusivamente a mulheres.

O curso será ministrado pela professora Harue Tanaka, e deve promover atividades de absorção, compreensão e decodificação de símbolos, além de linguagens musicais (leitura, teoria e musicalização), e de práticas musicais. Inicialmente as alunas vão explorar ritmos como maracatu, forró e ciranda.

As interessadas devem se inscrever até o dia 13 de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. As aulas devem começar no dia 14 de março, e vão acontecer aos sábados, das 10h às 12h, no Departamento de Música do campus da UFPB em João Pessoa.

B3

Inmet alerta para chuvas intensas em 82 cidades da Paraíba neste fim de semana
Aviso foi emitido no fim desta manhã e é válido até a manhã do domingo (8).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, classificado na cor amarela, como sendo de perigo potencial, para 82 municípios da Paraíba. O aviso foi emitido no início da tarde deste sábado (7) e tem validade até às 10h do domingo (8).

O alerta é de chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia com ventos intensos variando entre 40 e 60 quilômetros por hora. No entanto, conforme o aviso, o risco de corte de energia ou descargas elétricas, de queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores das cidades listadas não se abriguem embaixo de árvores e nem estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Os moradores das regiões que devem ser atingidas pelas chuvas também devem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em casos de problemas, o instituto orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.

B4

Risco de rompimento de barragem faz famílias serem retiradas de sítio no Sertão da PB
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 20 famílias foram realocadas.

Cerca de 20 famílias que moram na comunidade das casas populares no município de Carrapateira, localizado no Sertão da Paraíba, foram retirados de suas casas devido ao risco de rompimento de uma barragem que fica próxima ao local, no sítio Voltas. Conforme o Corpo de Bombeiros, a parte externa do reservatório chegou a ceder, fazendo com que as famílias fossem levadas do local, na quinta-feira (5).

O nível de água da barragem subiu devido às fortes chuvas que atingiram a região desde o início deste ano, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Carrapateira, tenente-coronel Edênio.

As pessoas que saíram do sítio Voltas foram realocadas em uma escola, em casas de familiares e em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), cedidos pela Prefeitura Municipal de Carrapateira. Ainda de acordo com os Bombeiros, os moradores só devem voltar às suas casas quando o local deixar de oferecer riscos.

A prefeitura abriu um sangradouro no local, fazendo com que o volume hídrico da barragem diminuísse em pelo menos dois metros de altura. A situação do local deve ser avaliada pela Defesa Civil em breve.

B5

Morre aos 60 anos presidente do Folia de Rua de João Pessoa
Raimundo Nonato, conhecido como Bola, faleceu em decorrência de um câncer no fígado.

Morreu neste sábado (7) o presidente do Folia de Rua de João Pessoa, Raimundo Nonato Batista Filho, conhecido como “Bola”. Ele lutava contra um câncer no fígado há cerca de seis meses, e faleceu em decorrência de complicações médicas por volta das 01h desta madrugada, no Hospital Napoleão Laureano, onde se tratava da doença, em João Pessoa.

O folião tinha 60 anos de idade, era servidor da Prefeitura Municipal de João Pessoa e presidiu o projeto Folia de Rua por doze anos. Em nota, a Associação Folia de Rua agradeceu pelos anos que Bola dedicou à prestação de serviços em prol da cultura de João Pessoa.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também publicou uma nota lamentando o falecimento precoce de Bola. Para ele, com a morte de Raimundo, João Pessoa perde um de seus maiores exponentes e defensores, que via na cultura uma forma de preservar a história e a tradição, fazendo a alegria de milhares de pessoas.

O corpo de Raimundo Nonato Batista está sendo velado na Funerária São João Batista, localizada na rua João Bernado Albuquerque, e o sepultamento deve acontecer às 16h, no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa.

B6

Ioga ajuda a combater depressão e ansiedade em idosos, aponta pesquisa da UFPB
Quanto maior a frequência, mais expressivos serão os efeitos.

A prática regular de ioga auxilia no combate à ansiedade e depressão em pessoas idosas. É o que conclui a pesquisa realizada por Mônica dos Santos Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNEC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O trabalho foi o tema da sua dissertação “Os efeitos da yoga sobre a atenção, memória e o desempenho executivo de idosos saudáveis”.

Para a pesquisa, Mônica Rodrigues compôs um grupo formado, em sua maioria, por mulheres (78%), brancas (64%), aposentadas (75%), nível superior completo (64%) e renda mensal entre três e seis salários mínimos (71%). Todas moradoras de João Pessoa e com diagnóstico de pessoas saudáveis.

“Idosos considerados saudáveis foram aqueles que não apresentaram, por exemplo, traumatismo craniano, distúrbios de aprendizagem, abuso de álcool ou drogas, graves déficits de audição ou de fala, Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla e doenças cerebrovasculares”, argumenta.

Conforme a pesquisa, a melhora sobre os sintomas ansiosos e depressivos foi verificada a partir de uma contagem global em um conjunto de perguntas envolvendo sintomas característicos, como ‘eu me sinto alegre’, ‘sinto medo, como se algo ruim fosse acontecer’ e ‘tenho a sensação de estar em pânico’. “Eles foram reduzidos após o período de intervenção”, atesta.

De acordo com Mônica Rodrigues, o hata-ioga (forma de ioga pré-clássico) tem demonstrado efeitos importantes sobre as funções cognitivas e fatores afetivos associados. “Quanto maior a frequência e o período dedicados à prática, mais expressivos serão os efeitos de maneira global. Pesquisas comparativas entre praticantes avançados e iniciantes fortalecem esse ponto”, explica.

B7

Secretaria Estadual de Saúde descarta suspeita de coronavírus para segundo casal paraibano
Homem de 31 anos e mulher de 27 foram notificados na última terça-feira.

O exame feito com o outro casal suspeito de coronavírus, que estava sendo investigado na Paraíba, deram negativo. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (6). Os pacientes são um homem de 31 anos, e uma mulher de 27 anos, ambos com histórico de viagem à Bélgica, Inglaterra e França. Eles desembarcaram no Brasil no dia 1º de março apresentando sintomas do Covid-19. Os dois estão sendo monitorados em isolamento domiciliar. O resultado deu negativo para influenza e demais vírus.

Com isso, o estado segue com apenas um caso em investigação e cinco já foram descartados. A nova suspeita é uma mulher de 26 anos com histórico de viagem para a Espanha. Ela está em isolamento domiciliar e segue sendo monitorada pela Secretaria de Saúde de João Pessoa.

O primeiro casal, com um homem de 43 anos e de uma mulher, de 31 anos, também tiveram a suspeita descartada. O histórico de ambos continha uma viagem à França e apresentaram os sintomas seis dias após retornarem a João Pessoa. De acordo com a SES, o teste deles deu positivo para gripe comum. Situação similar ao do primeiro caso descartado no estado.

Registro em Campina Grande
Um casal de noivos, que esteve em viagem à Itália, foi notificado como suspeito de ter sido infectado com Covid-19, o coronavírus, em Campina Grande. Os dois pacientes são naturais de Pernambuco e estão isolados em um sítio, em Caruaru, segundo o secretário Geraldo Medeiros.

De acordo com a SES, eles foram a Campina Grande para passar o fim de semana, mas achegaram à cidade com o sintomas, dirigindo-se à clínica Santa Clara. Lé foram atendidos, colhido material pelo Lacen que foi encaminhado para exames no Instituto Evandro Chagas. Os dois casos serão contabilizados em Pernambuco, por terem sido trazidos do estado vizinho.

B8

Vacinação contra gripe na Paraíba será antecipada, com foco inicial em crianças e gestantes
Ação começará no próximo dia 23 e atende orientação do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta sexta-feira (6), que vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe (influenza), atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde, que tem adotado algumas estratégias por causa da pandemia do novo coronavírus. Na Paraíba, a vacinação começará no dia 23 de março e nesta primeira fase, os grupos atendidos serão crianças (entre seis meses e menores de seis anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

“Estamos aguardando chegada das vacinas para encaminhar aos municípios. Entretanto, já reforçamos que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A imunização é muito importante para a prevenção e reduz significativamente a possibilidade de contrair o vírus, além de contribuir para redução do quadro de doenças respiratórias mais graves, como pneumonia e infecções do trato respiratório”, explicou a assessora técnica do Núcleo de Imunização da SES, Milena Vitorino de Souza Vasconcelos.

A segunda fase da campanha de vacinação começará no dia 16 de abril e nesta fase, serão contemplados idosos, com 60 anos ou mais. Logo depois, no dia 9 de maio, o foco da terceira fase será os trabalhadores em saúde, professores das escolas públicas e privadas, população indígena, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Também serão atendidos adolescentes e jovens, na faixa etária entre 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional. Adultos entre 55 a 59 anos de idade também estarão neste ciclo. A vacinação será encerrada no dia 23 de maio. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Confira o calendário de vacinação:
Primeira fase (a partir de 23 de março): crianças (de seis meses até menores de seis anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

Segunda fase (a partir de 16 de abril): idosos (60 anos ou mais)

Terceira fase (a partir de 9 de maio): trabalhadores de saúde, professores das escolas públicas e privadas, população indígena, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...