sábado, 7 de março de 2020

TV Vanguarda - história, programas e especiais

Rede Vanguarda é uma rede de televisão regional brasileira sediada em São José dos Campos, SP, fundada em 2003 por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o "Boni", e é afiliada à Rede Globo. Possui duas geradoras, uma em São José dos Campos, onde fica a sua sede, e outra em Taubaté.


Índice
1 História
2 Emissoras
3 Programação
3.1 Programas atuais
3.2 Programas extintos
3.3 Especiais
4 Internacional
5 Tecnologia
6 Vanguarda HD
7 Controvérsia
8 Projetos e eventos regionais
9 Referências
10 Ligações externas
História
Em 1988, as Organizações Globo fundaram, em São José dos Campos, a TV Globo Vale do Paraíba, primeira emissora de TV instalada na região. Quando completou dez anos de existência, a emissora passou a ser chamada Vanguarda Paulista. Em 2001, a emissora assumiu a marca TV Vanguarda (sem o complemento “Paulista”). Em 2003, um novo grupo de empresários adquiriu o controle acionário da TV Globo Vale do Paraíba e já detinha a concessão para instalar a geradora de Taubaté. Da união dessas duas emissoras, nasceu a Rede Vanguarda. Com a nova formação, toda a identidade visual da emissora foi alterada para fortalecer sua presença regional. Diversas campanhas foram veiculadas para a divulgação do novo conceito de rede e da proposta de uma maior valorização da região. A Rede Vanguarda foi premiada três vezes como a melhor TV Regional do Brasil, em 2004, em 2008 e em 2012. Em agosto de 2019, a emissora inaugurou a nova sede da TV Vanguarda Taubaté no edifício comercial The One Office Tower, reunindo redação, produção e equipe comercial da emissora de Taubaté.

Emissoras

Divisão da área de cobertura da Rede Vanguarda por emissora, em amarelo a geradora de Taubaté, em azul a sede em São José dos Campos.
Prefixo Emissora Canal Cidade de origem
ZYB 869 TV Vanguarda São José dos Campos 17 (16 UHF) São José dos Campos
ZYB 899 TV Vanguarda Taubaté 3 (28 UHF) Taubaté
Programação
A programação regional está presente em todos os períodos do dia e da noite. São quatro edições de telejornais diários e três programas locais, além de boletins de prestação de serviços, dicas culturais e previsão do tempo. Periodicamente são exibidos programas especiais, que tem o objetivo de resgatar personagens e histórias regionais, aprofundando a abordagem de temas valorizados pela comunidade.

Programas atuais
Bom Dia Vanguarda - segunda a sexta, após o Hora 1
Jornal Vanguarda - segunda a sábado, após Nos Tempos do Imperador
Link Vanguarda - segunda a sábado, após Encontro com Fátima Bernardes (segunda a sexta) e Vanguarda Mix (sábado)
Madrugada Vanguarda - sexta para sábado, após Conversa com Bial
Vanguarda Comunidade - domingo, após a Santa Missa
Vanguarda Mix - sábado, após o É de Casa
Vanguarda News - durante a programação
Programas extintos
Boteco Vanguarda - mesa-redonda esportiva, nas madrugadas de segunda para terça, de terça para quarta, de quarta para quinta e de quinta para sexta, extinto em dezembro de 2015. Estreou como um quadro da 2ª e 3ª edição do Vanguarda TV, tornando-se um programa independente em 2006
Planeta Vanguarda - programa turístico, sábado, após a TV Globinho e antes do Link Vanguarda, extinto em 2014
Papo Vanguarda - talk show, domingos, após o Fantástico e antes do Domingo Maior, extinto em 2015 para dar lugar ao Big Brother Brasil e ao Planeta Extremo
Terra, Vida ou Morte - especial, entre junho e dezembro
Vanguarda Esporte - programa esportivo local, após a 1ª edição do Vanguarda TV
Vanguarda TV - extinto em 2010, 1ª edição (após a TV Globinho), 2ª edição (após a novela das seis), 3ª edição (de segunda para terça, de terça para quarta, de quarta para quinta, de quinta para sexta, após um filme do Intercine, da Sessão Brasil ou do Corujão e antes do Telecurso, de sexta para sábado, após o Corujão e antes do sábado educativo da Globo, de sábado para domingo, após o Corujão e antes da Santa Missa)
Vanguarda TV Bom Dia - extinto em 2011, após o Globo Rural
Vanguarda TV Especial - em caráter extraordinário, devido a alguma cobertura ou evento
Plantão Vanguarda - notícias importantes ou notáveis
Especiais
A emissora exibia anteriormente o Vanguarda Especial, que apresentava anualmente um documentário especial sobre determinado tema:

Aparecida (2003)
Mazzaropi (2003)
Alcatrazes (2004)
Monteiro Lobato (2004)
Via Dutra (2004)
Futuro das Cidades I (2005)
Cassiano Ricardo (2006)
Vida Zen (2006)
100 anos de Aviação (2006)
Sabores da Terra (2007)
Futuro das Cidades II (2010)
Antártida (2010)
Futuro das Cidades III (2015)
Aparecida 300 anos - A Santa do Povo (2017)
Rede Vanguarda 15 Anos (2018)
Internacional
A Rede Vanguarda é representada no exterior pela Globo Internacional (TVGI) que exibe o extinto Papo Vanguarda,[2] que era apresentado Por Vinicius Valverde. A Rede Vanguarda é a uma das únicas afiliadas locais da Rede Globo a ter um programa local transmitido internacionalmente, ao lado do programa Terra da Gente, da EPTV.

Tecnologia
A Rede Vanguarda possui um dos mais modernos conjuntos de transmissão da América Latina. Foram implantados novos retransmissores e aumentada a potência dos existentes. Investiu-se na distribuição do sinal usando links de microondas. Antenas de última geração foram instaladas para levar ao telespectador a melhor cobertura de som e imagem. À disposição do jornalismo, foram instaladas câmeras remotas, trazendo imagens ao vivo de cidades da região, imagens de trânsito urbano e da via Dutra, além de entradas diárias do CPTEC-INPE, com informações meteorológicas. São três unidades móveis viabilizando informações ao vivo e a qualquer hora de toda região. Em 2010 entrarão em operação o cenário virtual e o novo sistema de Jornalismo On Line que permitirá a produção de matérias e programas em Alta Definição (HD).

Vanguarda HD
31 de maio de 2010. A data marca, nas geradoras de São José dos Campos e Taubaté, o início das transmissões da Vanguarda com sinal digital em HD (Alta Definição) e som 5.1, utilizando transmissores Harris, top de linha. Som e imagem com a melhor qualidade estão disponíveis na tela do telespectador em casa, no trabalho, no carro ou no celular. Tudo isso gratuitamente. Em breve toda rede será digital. A Vanguarda foi a primeira emissora brasileira a adotar a mais nova tecnologia HD da Sony. Todo jornalismo regional e todos os programas locais já são produzidos e transmitidos em alta definição.[3]

A Vanguarda está implantando o sinal HD em toda a região de abrangência, incluindo litoral norte, serra da mantiqueira e região bragantina.

Controvérsia
Em 23 de março de 2019, a emissora foi alvo de duros ataques e críticas por conta da demissão da jornalista Michelle Sampaio, da filial de São José dos Campos. A jornalista comunicou no seu perfil no Instagram que havia sido desligada da empresa porque não conseguiu atingir o peso requerido pela emissora após sua gravidez. Vários internautas criticaram a atitude da direção da emissora, afirmando que era uma atitude preconceituosa e machista. Segundo a jornalista Amanda Costa, que foi desligada da emissora em 2014, ela e vários outros colegas haviam sofrido do mesmo preconceito. A direção da Rede Vanguarda não se pronunciou.[4][5]

Projetos e eventos regionais
Corrida General Salgado de Taubaté
Gincana da Solidariedade
Matemática Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...