terça-feira, 10 de setembro de 2019

Jornal Correio da Paraíba - Gênero Opinativo

Fundado em 5 de agosto de 1953 pelo deputado Teotônio Neto, o Jornal Correio da Paraíba completou 60 anos em 2013. É o periódico de maior circulação no Estado, Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Faz parte do Sistema Correio de Comunicação, cujo dono é Roberto Cavalcanti.
O Correio da Paraíba, nas edições de segunda a sábado circula com as editorias de Política, Entrevista, Opinião, Geral, Últimas, Cidades, Cultura/Lazer, Sociedade, Esportes e Economia. 
Aos domingos, circulam os cadernos especiais Veículos, Turismo, Milenium, Homem & Mulher, Concursos & Empregos, Correio Criança, Revista da TV e Religião.
Na edição do dia 30 de novembro o Gênero Opinativo apareceu 18 vezes em cinco formatos diferentes e suas variações. Os formatos estavam divididos em 6 editorias. Ao todo foram identificados 5 artigos, 7 crônicas, 1 resenha/crítica, 1 comentário, 4 colunas e mais 4 colunas sociais.
Em Política identificamos dois artigos, o dos colunistas Heron Cid e Lena Guimarães que possuem espaço fixo. No mesmo caderno existe a coluna chamada Esplanada, que trata da política nacional, assinada por Leandro Mazzini que une opinião e informação.
No caderno de Opinião, como o próprio nome sugere, estão concentradas a maioria das colunas. Encontramos três artigos, entre eles o do dono da empresa, o empresário Roberto Cavalcanti, além dos artigos de D. Aldo Pagotto, arcebispo da Paraíba e o do procurador do Trabalho, Eduardo Varandas. Os artigos tratam de temas variados. O primeiro trata da aposentadoria com o título “Prazo para empobrecer”; o segundo fala sobre o Natal e tem como título “Preparar o Natal”; o terceiro trata da “Corrupção”.
Localizamos 5 crônicas. A do pastor Estevam Fernandes, cujo título é “Quando vem a brisa”; a de Damião Ramos Cavalcanti , membro da Associação Paraibana de Letras, com o título “Lendo por um espelho”; a do escritor José Leite Guerra com “O despejo do sonho”; e a do advogado Marcos Pires, “Que vergonha, desembargador!”.
O formato comentário foi identificado na coluna Informe assinada por Arquimedes de Castro.
Dos articulistas de Opinião, Roberto Cavalcanti, D. Aldo Pagotto, pastor Estevam Fernandes, Damião Ramos Cavalcanti, Marcos Pires e Arquimedes de Castro têm coluna fixa. Os formatos do gênero opinião variam, permitindo que os colunistas publiquem artigos, crônicas e comentário sem fixar-se a um único formato.
No caderno de Cultura/Lazer identificamos duas crônicas, na coluna Essas Coisas, assinada por Carlos Aranha e na coluna Aos Domingos, assinada por Onélia Queiroga. Também identificamos uma resenha/crítica sobre um filme paraibano na coluna Tacape na Testa assinada por Jãmarri Nogueira. Localizamos uma outra coluna chamada Espaço do Ser de responsabilidade de Brígida Britto.
No caderno de Esportes encontramos a coluna de Pessoa Junior que também une informação e opinião. E, por fim, no caderno de Veículos temos a coluna Pit-Stop, assinada por Jãmarri Nogueira com a mesma estrutura informativa e opinativa.
Em Sociedade podemos encontrar as colunas sociais de Aberlado Jurema, Gerardo Rabelo, Anchieta Maia e Paulo Germano com pequenas notas.
Nesta edição do periódico não encontramos o editorial. Também não identificamos a caricatura e nem a participação do leitor através de cartas ou coluna especial.
Outros gêneros
O gênero opinativo ocupou cerca de 25% do espaço do jornal. A maior parte do jornal é dedicada ao gênero informativo com pouca mais de 80 ocorrências. Em valores aproximados, foram cerca de 20 reportagens, divididas em pequenas (uma página) ou longas (mais de duas páginas); a nota aparece em torno de 45 vezes; a notícia por volta de 10; e apenas uma entrevista foi identificada. Em números percentuais chega aos 73%.
Os demais gêneros jornalísticos tiveram ocorrências discretas. O Interpretativo aparece no formato infografia como complemento de duas reportagens. O de serviço ou utilitário surge através da agenda, previsão do tempo, receita e “modo de usar”. Já o gênero diversional não foi encontrado em nenhum de seus formatos nesta edição.
O Jornal Correio da Paraíba mantém a hegemonia do gênero informativo, assim como a maioria dos jornais. Ainda que seja uma edição dominical, de poucos fatos noticiosos, as reportagens ocupam grande parcela dos cadernos, seguido das notas de associações e colaboradores. As matérias não só são assinadas pelos jornalistas da empresa, mas também pelas assessorias e agências do país.
Quanto ao gênero opinativo, percebemos a preocupação do jornal com a abrangência dos leitores e suas preferências. Isso fica claro com a variedade dos colunistas. Além de jornalistas “da casa”, escrevem para o jornal, juristas, líderes religiosos de maior expressão no Estado, escritores, médicos, entre outras personalidades. Como dito anteriormente, até mesmo o formato e a temática não são fixas para parte deles.

Edições especiais de domingo:

Economia:

E1 - Contas do setor público registram primeiro déficit da história
E2 - Setor público tem menor superávit
E3 - Prejuízo ao erário por atos de improbidade administrativa
E4 - Quem tem direito à correção do FGTS?
E5 - Caixas eletrônicos estão proibidos em supermercados, hipermercados, padarias, farmácias, terminais de ônibus, postos de combustível e lojas de conveniência, exceto instituições públicas e shopping centers
E6 - Como os bancos apresentam a opção empréstimo
E7 - Banco do Brasil ou Caixa: qual o melhor para financiar?

Turismo:

E8 - Londres tem várias atrações turísticas
E9 - Israel: o turismo religioso
E10 - Teatros, fóruns etc., tudo em Roma
E11 - Museus em Lisboa

Milenium:

F1 - Windows 7: um dos mais usados dos sistemas operacionais da Microsoft
F2 - Como sintonizar e configurar canais na TV LG?
F3 - Descoberta uma máquina automática de ofertório para cultos
F4 - Ison, cometa do século
F5 - Maior laboratório de física do mundo
F6 - Sonda Voyager 1 deixa o sistema solar e entra no espaço interestelar

Homem & Mulher:

H1 - Cabelo descolorido: como manter os fios hidratados e radiantes
H2 - Tapete de crochê com flores: fotos, gráficos e tutoriais
H3 - Presente de casamento: dicas para encantar todos os tipos de noivos
H4 - Desigualdade de gênero: o que é, onde se manifesta e como combatê-la
H5 - Calça bandagem: looks estilosos com peças confortáveis e versáteis
H6 - Nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo
H7 - Pão de queijo fit: receita saudável e apetitosa

Concursos & Empregos:

I1 - Unilever abre vagas de emprego em todo o Brasil
I2 - Magazine Luiza abre vagas de emprego para vendedor e outros cargos
I3 - Sicredi contrata profissionais de diversas áreas
I4 - Exército está com inscrições abertas para o processo seletivo
I5 - Concurso PM: 2.790 vagas em dois estados
I6 - Dica do Prof. João Trindade: regência dos verbos assistir e implicar
I7 - Pérolas hilárias já encontradas em provas

Veículos:

J1 - Ford testa nova picape Ranger com motores EcoBoost para 2021
J2 - Ferrari mostra 812 GTS, o conversível mais potente já visto
J3 - Conheça a Polestar, marca de híbridos e elétricos da Volvo
J4 - Toyota Camry se mostra o carro de patrão definitivo
J5 - A Yamaha Neo 2020 acaba de chegar às lojas
J6 - Volkswagen revela fotos oficiais do carro 100% elétrico

Revista da TV:

L1 - Anitta volta para as redes sociais após uma semana reclusa e desabafa
L2 - Luiza Possi, mãe de primeira viagem, fala sobre a relação com Lucca e o que mudou em sua vida desde o nascimento do bebê
L3 - Lexa mostra resultado de dieta de Mayra Cardi, faz o programa de emagrecimento da ex-BBB quase um mês
L4 - Eliana comemora aniversário da filha, mais uma emoção e um milagre
L5 - Nakamura, jurada técnica no Dança dos Famosos, rebate críticas, ganhou nota 6 e não se ofendeu
L6 - Whindersson Nunes, famoso pelo show Proparoxítona, confessa que está difícil ouvir o stand-up várias vezes
L7 - Confira a programação de TV para a semana de segunda a domingo, 30 a 8 de dezembro

Religião:

M1 - Coisas que você não deve fazer na Missa e talvez não saiba
M2 - Dicas práticas para um grupo de oração
M3 - Como viver o Tríduo Pascal e a Semana Santa?
M4 - Por que a Igreja Católica tem o costume de fazer vigílias?
M5 - Para entender facilmente o Advento: 4 semanas, 4 atitudes especiais
M6 - Nome dos objetos litúrgicos da Missa
M7 - Acidentes que podem ocorrer na Missa - Soluções de vários casos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...