segunda-feira, 3 de maio de 2021

Sessões de cinema da Globo

 Intercine - Estreou em 1996 e foi extinta em 2010, a inovação da Globo com a interatividade marcou essa sessão na qual o telespectador escolhia por um número de telefone 0800 gratuito o filme desejado de qualquer gênero por votação. Em 2004 estreou a sua variante, o Intercine Brasil na qual o telespectador votava pela escolha de dois filmes brasileiros, sendo este extinto em 2007 para dar lugar a Sessão Brasil. Até 1996, ia ao ar após a faixa de shows. De 1998 a 2000, ia ao ar após o Jornal da Globo. De 2000 a 2010, ia ao ar após o Programa do Jô, ou, no período de férias de Jô Soares, após o Jornal da Globo ou séries americanas. Após a extinção da sessão, seu horário foi ocupado por séries americanas de terça a quinta, pelo esportivo Corujão do Esporte às sextas e pela Sessão Brasil às segundas.

Sessão Brasil - Estreou em 2007 no lugar do Intercine Brasil, sendo que eram exibidos os filmes nacionais mas sem a interatividade. Foi extinta em 2014, quando o Corujão passou a ser exibido às segundas.

Sessão da Tarde - É uma das sessões de filmes mais antigas da Globo, estreou em 1974 e já está há mais de 40 anos no ar. Focado para o público infanto-juvenil, mostra os filmes de aventura, romance, drama, animação, comédia, religiosos, ação, super-heróis e sagas em geral para o público jovem. Eventualmente, pode ser cancelada devido a campeonatos esportivos, capítulos duplos do Vale a Pena Ver de Novo ou coberturas jornalísticas relevantes. Até março de 1994, era exibida após o Jornal Hoje, a partir de abril, passou a ser exibida após o Vídeo Show, quando se tornou diário. Em 2014, trocou de horário com o Vale a Pena Ver de Novo, em 2019 passou a ser exibida após o Jornal Hoje, com o fim do Vídeo Show, em 2021, passou a ser exibida após a primeira faixa de reprises.

Festival de Sucessos - Estreou em 1977 como parte da programação especial de fim de ano na Globo naquele ano, mas no ano seguinte se firmou na programação sempre nas madrugadas de quinta para sexta-feira, exibindo grandes produções que brilharam nos cinemas, durando até 1996 quando foi substituído pelo Intercine. Posteriormente passou a ser exibido ocasionalmente nas noites de terça, quinta e sexta como atração de férias como parte da programação do horário nobre durante o verão. Durou até 2014. Retornou em 2019 por 4 semanas como parte da programação pós-Carnaval.

Tela Quente - Faixa reservada para os filmes inéditos, sucessos do cinema, séries da Globoplay transformadas em telefilmes e os grandes lançamentos na Globo dos mais variados gêneros, estreou em 1988 e vai ao ar sempre às segundas-feiras após a novela das nove, com exceção do primeiro semestre do ano em que vai ao ar após o Big Brother Brasil ou após uma minissérie exibida. Deixa de ser exibida na segunda-feira de Carnaval, data em que a Globo transmite o segundo dia dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, quando o dia 31 de dezembro cai em uma segunda, data em que tradicionalmente a Globo exibe o Show da Virada, os Jogos Pan-Americanos, jogos de futebol, os Jogos Olímpicos de Verão, a cerimônia do Oscar (quando cai em uma segunda), os especiais do Projeto Identidade e, desde 2019, o tradicional show do Criança Esperança, que trocou as noites de sábado pela segunda-feira.

Cinema Especial - Sessão que mostra grandes sucessos de bilheteria ou grandes produções, estreou em 1978 e sempre vai ao ar na programação do fim de ano da Globo, ou então para ocupar um horário destinado ao futebol nas quartas-feiras quando não há jogo para ser transmitido, quando não há debate eleitoral ou segundo turno de eleições e para fazer homenagem a artistas recém-falecidos, exibindo produções que eles foram personagens principais. Como as exibições são eventuais, não há dia ou horário fixos.

Festival Nacional - Teve sua estréia em 1981 e foi extinto em 2014. Essa sessão mostrava o que tem de melhor no cinema nacional durante o período de férias, servindo como um "tapa-buraco" na programação noturna ou quando não há partidas de futebol para exibir ou durante as férias dos programas da emissora, com filmes, em sua maioria, inéditos.

Première Nacional - Estreou em 1986 e saiu do ar no ano seguinte. Retornou em 2011 e saiu definitivamente em 2014. É uma variante do Festival Nacional, com destaque para filmes de drama.

Sessão de Sábado - Estreou em 1992 e saiu do ar em 2011, quando o TV Xuxa, que era exibido de manhã, passou a ocupar a faixa da tarde, herdando o horário ocupado pela sessão. Focado em filmes de ação leve, religiosos, comédia, animação, romance, drama e aventura, era a sessão de longas das tardes de sábado. Em 2014, foi exibido o Cine Fã-Clube, que exibia comédias românticas, musicais, dramas e documentários. Voltou em 2019 e 2020 como especial de carnaval e em 2020 como tapa-buraco para a estreia do novo programa de Angélica, o Simples Assim, e depois o horário foi ocupado pela reprise do programa Música Boa ao Vivo e pelo humorístico Toma Lá Dá Cá e novamente em 2021 como especial de verão antes do retorno do programa Se Joga. Em seu retorno, a sessão deixou de ser exibida para algumas praças, para eventos regionais e para aulões de véspera do Enem. Voltou definitivamente em setembro de 2021.

Supercine - Estreou em 1981 e tem como foco o público adulto. Até então, era exibida às sextas (aos sábados como Primeira Exibição), ficando fixo aos sábados desde 1984. Exibe filmes de suspense, terror, erótico, ação, romance, drama e, de vez em quando, comédia. Não é exibida em algumas vezes devido à exibição de festivais de música como Lollapalooza e Rock in Rio, desfiles de escolas de samba, competições esportivas como Olimpíadas, UFC, jogos de futebol e o treino da Fórmula 1, ou outros eventos similares, como o Criança Esperança, o Show da Virada e especiais de Natal. Até 2013, quando começava e terminava o horário de verão, o filme da sessão era interrompido para a vinheta informando o início e o término do horário de verão (em 2012, a vinheta foi exibida no fim do Zorra Total). Desde 2013, a vinheta passou a ser exibida no início do intervalo do Altas Horas. Desde 2013 é exibida na madrugada de domingo.

Temperatura Máxima - Estreou em 1989 e ocupava o horário nobre da Globo, sempre às terças-feiras exibindo filmes de ação e aventura. 4 meses depois passou a ser exibido nas tardes de domingo até hoje, focando em filmes de ação leve, religiosos, animação, romance, drama e comédia, abandonando aos poucos a proposta inicial por conta do horário, fazendo com que o nome da sessão ficasse sem sentido. Foi exibida aos sábados de 1998 a 2002, devido à acirrada disputa pela audiência das atrações que ocupavam o horário aos domingos que faziam com que a sessão não tivesse espaço na programação, entre eles estavam o Planeta Xuxa e o Gente Inocente. Retornou ao dia tradicional em 2002. Em algumas datas comemorativas que caem próximas ou no dia da sessão, são exibidos filmes temáticos com o dia em questão.

Domingo Maior - Estreou em 1972 e é focado no que tem de melhor em ação. Grandes mestres da ação como Jean Claude Van Damme, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Chuck Norris, Charles Bronson, Jackie Chan, Jet Li, Bruce Willis, etc são encontrados aqui nas noites de domingo. Também pode exibir filmes de aventura, drama e comédia. Algumas afiliadas, como a RPC, a Rede Bahia e a RBS TV, exibiam programas próprios após o Fantástico, fazendo com que a sessão seja exibida mais tarde. Deixa de ser exibido algumas vezes, para competições esportivas como Olimpíadas, UFC e o treino da Fórmula 1, festivais de música como Rock in Rio e Lollapalooza, desfiles de escolas de samba durante o Carnaval e o Show da Virada.

Sessão de Gala - Estreou em 1976 e ia ao ar nas madrugadas de sábado para domingo após o Supercine, posteriormente em 2003, passou para as madrugadas de domingo para segunda após o Domingo Maior, exceto em dias de manutenção técnica ou exibição de programas especiais como festivais musicais como Lollapalooza e Rock in Rio, eventos especiais como as Olimpíadas, a cerimônia de entrega do Oscar e desfiles de escolas de samba durante o Carnaval, com a concorrência do então estreante Cine Belas Artes do SBT. Mostra grandes produções dignas de Oscar, Cannes e Globo de Ouro, com destaque para os dramas. Também exibia filmes de ação, comédia, suspense e terror. Em 2019, foi substituída pelo Festival Rexona de Cinema, sessão patrocinada pela famosa marca de desodorantes, com filmes de ação conhecidos pelo público, e, posteriormente, pelo Cinemaço.

Corujão - É uma sessão de filmes e uma das mais antigas da Rede Globo, estreou em 1986, antigamente chamado de Sessão Coruja e Coruja Colorida, é exibido todos os dias quando há espaço na programação, às vezes é substituída por uma série estrangeira quando não há espaço suficiente para exibição de algum filme. A sessão exibe filmes de diversos gêneros, porém com um público mais adulto, passou também a exibir filmes infanto juvenis mas como tapa-buraco. Antes ia ao ar apenas nas sextas, sábados e vésperas de feriado. A partir de 1998 passou a ser exibida diariamente quando a Globo começou a ter programação 24 horas, com manutenções mensais nas madrugadas de domingo para segunda.

Sessão Aventura - Estreou em 1977 e era exibido às tardes até 1995, com séries estrangeiras e reprises de novelas e minisséries, quando Malhação passou a ocupar o horário. Retornou em 1998 sendo exibido pelas manhãs, saindo do ar em 2001, após a TV Globinho assumir o espaço. Voltou ao ar em 2021 como um esquenta para o retorno de No Limite.

Campeões de Bilheteria - Estreou em 1978, indo ao ar nas madrugadas de terça para quarta, tornou-se diário em 1996, quando a Sessão Comédia, o Festival de Sucessos, o Classe A e o Cine Clube foram extintos, saindo do ar em 1998, após o Intercine ocupar o horário. Retornou ao ar em 2020 nas tardes de domingo após a Temperatura Máxima para tapar o buraco nos dias em que não há jogo de futebol para ser transmitido.

Vale a Pena Ver de Novo - Reprisa as novelas que fizeram sucesso na Globo. Estreou em 1980, e desde sua estreia e até 1994 era exibido após o Jornal Hoje. Quando o Vídeo Show passou a ser diário em 1994, passou a ser exibido após o programa. Em 1999, com a estreia do Mais Você, passou a ser exibido após o programa. Com a ida do Mais Você para as manhãs, voltou ao seu antigo horário. Em 2014, passou a ser exibido após a Sessão da Tarde. Em 2016, reprisava o último capítulo das novelas até 2019, com a retomada do último capítulo às sextas, a reprise aos sábados e a estreia das novelas às segundas. Desde 2014, exibe o final de uma novela junto com os primeiros capítulos de outra. Nos anos 90, reprisou quatro minisséries e em 2001, reprisou alguns episódios do programa Você Decide. Em 2021, estreou uma segunda faixa de reprises, com foco em novelas das seis e das sete. 

De 1980 a 1983, algumas novelas foram reprisadas pela manhã, dentro do programa feminino TV Mulher.

De 1980 a 1995, eram criados festivais de reprises, nos aniversários 'redondos' da emissora.

De 1989 a 1993, algumas novelas foram reprisadas na Sessão Aventura, que normalmente exibia séries estrangeiras.

Festival Ano Novo - Desde 2019, é uma sessão sazonal, para celebrar a chegada do Ano Novo, com filmes inéditos.

Sessão de Natal - Desde 2013, exibe filmes com temáticas natalinas, como parte da programação de fim de ano. 

Primeira Exibição - Estreou em 1977, com os grandes sucessos do cinema, nas noites de sábado, após a novela das oito, até 1981, quando o Supercine ocupou o horário. Voltou em 1984, nas noites de terça, quarta e quinta, e por último após o Fantástico, quando o Domingo Maior ficou fora do ar temporariamente. Seu último filme foi Instinto Selvagem.

Classe A - Estreou em 1978, com filmes independentes e internacionais, nas madrugadas de quarta para quinta, após o Jornal da Globo, foi substituída pelo Intercine em 1996.

Sessão Comédia - Estreou em 1976 como um bloco para exibir sitcoms, nas tardes de segunda a sexta após a Sessão Aventura, saiu do ar em 1990 quando o Teletema reestreou, ocupando o horário. Em 1991, voltou à programação, nas madrugadas de segunda para terça, exibindo longas-metragens do gênero, após o Jornal da Globo ou o Concertos Internacionais, até 1996, quando o Intercine ocupou o horário. Em 2015, voltou à programação, nas tardes de sábado após o Jornal Hoje, reprisando humorísticos de sucesso.

Cine Clube - Estreou em 1975 para exibir filmes legendados e com som original, nas madrugadas de segunda para terça, após o Jornal da Globo. Em 1991, com a estreia do Placar Eletrônico, a sessão mudou para as madrugadas de domingo para segunda, após o esportivo, até 1996, quando saiu definitivamente do ar.

Festival de Férias - Estreou em 1980, substituindo a Sessão da Tarde no período de férias escolares. Durou até 2000.

Festival de Inverno - Estreou em 1978, com os grandes lançamentos do cinema, entre junho e julho. Durou até 1998.

Festival Primavera - Estreou em 1986 (com o nome de Semana da Primavera), exibindo grandes sucessos do cinema mundial, entre setembro e dezembro. Durou até 1998.

Festival de Verão - Estreou em 1978, exibindo grandes sucessos do cinema mundial, entre janeiro e março. Durou até 1996.

Terça Nobre - Estreou em 1981, com vários programas, após a novela das oito. Durou até 1998, quando o Casseta & Planeta, Urgente passou a ser exibido semanalmente. Entre os programas exibidos estavam: Som Brasil, TV Pirata, Casseta & Planeta, A Comédia da Vida Privada, Brasil Legal, Não Fuja da Raia, Doris para Maiores, Caso Especial. Em 1983, teve uma variante exibida às quartas, chamada Quarta Nobre, que apresentava peças teatrais. 

Sexta Super - Estreou em 1975, com programas especiais, humorísticos, musicais e minisséries, após a novela das oito. Durou até 1990, quando o Globo Repórter deixou as terças e mudou para as sextas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...