sábado, 29 de agosto de 2020

Palavras que todos pronunciam errado

 A língua portuguesa é uma das mais belas do mundo. Cheia de regrinhas e conjugações, muitos a consideram como uma das mais difíceis de ser aprendidas, o que é, claro, um exagero. Porém, existem palavras recorrentes no nosso idioma que são pronunciadas de forma errada por grande parte da população. É quase certeza que você já falou algumas delas e, acredite, as vem falando errado durante a vida inteira!

Mas vamos lhe contar um segredo: até mesmo estudiosos e falantes fluentes do português deslizam ao falarem estas (e outras) palavrinhas. Confira abaixo 7 palavras que nos enganam há tanto tempo. (ATENÇÃO: as grafias entre aspas são ilustrativas. Nada de sair escrevendo errado, ok?!)


Inexorável

Significa algo rigoroso, severo, implacável, rígido. Comumente, a lemos como “INECSORÁVEL”, como se houvesse alguma relação com nexo, mas o correto é “INEZORÁVEL”, porque vem de exorar, que significa suplicar ou implorar com empenho e submissão. Não se pronuncia com som de CS, como em táxi, reflexo e hexacampeão, mas com som de Z, como em exemplo, exame, exato e exercício.

Rubrica

Você já deve ter ouvido alguém pedir a sua “RÚBRICA”, ou seja, assinatura abreviada em algum documento, nota, observação ou indicação. Mas deveriam pedir por sua “RUBRÍCA”.

Ruim

Da nossa listinha, essa é a mais usada no dia a dia. Portanto, é a mais falada de forma errada. Quando algo faz mal ou é prejudicial, não diga que um ano ou uma ideia é “RÚIM”, mas sim “RUÍM”. Surpresa!!!

Sintaxe

Mais uma pegadinha da letra X. Mais comum entre professores e estudiosos do português, ela representa a parte da gramática que estuda a função das palavras na oração e das orações no período (análise sintática), as relações de dependência das palavras sob o aspecto da subordinação (sintaxe de regência), as relações de dependência das palavras sob o aspecto da flexão (sintaxe de concordância) e a ordem das palavras na oração e das orações no período (sintaxe de colocação). Muitos dizem “SINTÁCSE”, mas o certo é “SINTÁSSE”, segundo o Houaiss e o Michaelis. O dicionário Aurélio admite ambas as pronúncias.


Subsídio

Vira e mexe, essa palavrinha, que significa apoio, quantia de dinheiro, vencimento ou recurso financeiro, chega aos nossos ouvidos através das notícias de política como “SUBZÍDIO”, não é verdade? Pois o William Bonner deveria ter dito “SUBCÍDIO”, como em subsolo. A mesma regra se aplica a subsidiar e subsidiária. Subsistir e subsistência podem ser pronunciados com som de Z, como em existir e existência.

Torácico

“Como assim?! Vem de tórax, mas se escreve com C?!”. Pois é! Além da pronúncia errada, também a escrevemos de forma errada. Lembra daquele exame do tórax que você fez? Não foi “TORÁXICO”, mas sim TORÁCICO, seja que sofre do tórax ou a ele relativo!

Aerossol

“Ah, não! Parou!! Também venho escrevendo isso errado esse tempo todo?!”. Sim, você, as demais pessoas, as empresas que os fabricam, o mundo! Você não usa um desodorante “AEROZOL”, mas sim AEROSSOL. Tanto a suspensão de partículas finíssimas sólidas ou, a maior parte das vezes, líquidas num gás quanto o recipiente que serve para espalhar um líquido em forma de vapor

Surpreso? Mas não se preocupe: você não precisa, e nem deve, se sentir menos inteligente por causa disso, viu? Como dissemos, muitos estudiosos cometem esses e outros erros na hora de pronunciar ou escrever uma palavra. Além disso, apesar de serem consideradas erradas foneticamente falando, a pronúncia equivocada delas são aceitas. O importante é escrevê-las corretamente!

Dica: caso você tenha alguma dúvida quanto à escrita correta de uma palavra, você pode consultar o VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Nele você encontra todos os verbetes do nosso idioma com suas devidas classificações gramaticais. Já quanto a pronúncia, nas livrarias você pode encontrar dicionários que trazem a fonética, ou seja, a forma como as palavras são pronunciadas. Pode ser que você tenha que fazer uma pesquisa antes para entender os símbolos fonéticos, mas conhecimento nunca é demais. Use e abuse!

O VOLP não traz o significado. Daí a necessidade da consulta a um dicionário.

 

Extra:

Acessível muitas vezes é pronunciada ACCESSÍVEL. A palavra vem de acesso.

Da mesma forma, aficionado é pronunciada AFICCIONADO. A palavra não vem de ficção, mas sim de ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...