domingo, 8 de março de 2020

Jornal Correio da Paraíba - Esportes - 08 de março de 2020

Esportes - Paraíba: Domingo, 08 de março de 2020 / D1

Fim de semana tem jogos da sétima rodada do Paraibano
Único confronto da rodada que não acontecerá no fim de semana será o embate entre Botafogo-PB e Nacional de Patos, que jogam dia 18 de março

Neste fim de semana será aberta a sétima rodada do Campeonato Paraibano. O Campinense recebe a Perilima no Amigão, em Campina Grande, em partida isolada no sábado (7). Três partidas acontecem na tarde de domingo (8): o Treze, em meio a crise e com técnico novo, recebe o São Paulo Crystal no Presidente Vargas; Sousa enfrenta o Sport-PB no Marizão e o Atlético-PB joga contra o CSP em Cajazeiras.

Campinense x Perilima
O Campinense recebe a Desportiva Perilima no Estádio Amigão, em Campina Grande, às 18h30, no jogo que abre a sétima rodada da competição estadual. O Campinense venceu o Sport-PB por 6 a 0 na última rodada e aliviou o ambiente raposeiro.

O Campinense estava a mais de um mês sem vencer na temporada e a insatisfação da torcida crescia rapidamente. A vitória do último domingo aliviou os ânimos no relacionamento clube-torcida e garantiu a equipe com 10 pontos e ainda líder do grupo B.

A Perilima está em situação oposta. Se não tem tanta pressão por parte da torcida, a pressão real mesmo é por desempenho e futebol convincente. Na última rodada enfrentou o Sousa e perdeu por 3 a 2, sendo que por pouco não sai com o empate do Sertão. Contudo, a tabela de classificação não está a favor da Águia de Campina. A Perilima está com sete pontos e na quarta colocação do grupo A, a quatro pontos da zona de rebaixamento, atualmente ocupada pelo Sport-PB.

No retrospecto histórico entre as equipes de Campina Grande, a Raposa tem vantagem, mas será apenas o segundo jogos entre eles. E foi justamente no primeiro turno o único confronto entre eles até aqui, com o Campinense vencendo por 3 a 1. Rafael Ibiapino (dois) e Vitão marcaram para a Raposa e Birungueta descontou para a Perilima.

Treze x São Paulo Crystal
Equipes unidas pelo “desespero”, mas em situações opostas. O Treze vive dias turbulentos no Presidente Vargas. Após a derrota para o CSP na sexta rodada por 2 a 0 no Almeidão, as coisas começaram a mudar e o clima ficou tenso. A permanência do técnico Celso Teixeira ficou insustentável e Celso foi demitido na tarde de terça-feira (3) após a diretoria avaliar a campanha do Galo no Paraibano e mostrar insatisfação com os resultados apresentados.

Para seu lugar foi contratado o técnico Moacir Júnior, que estava na Portuguesa-SP e foi campeão potiguar no ano passado. O confronto contra o São Paulo Crystal, no Presidente Vargas, em Campina Grande, às 16h, será fundamental para o Treze caso queria avançar para as semifinais do campeonato.

Em Cruz do Espírito Santo o desespero é para fugir da zona de rebaixamento. Após o empate com o Botafogo-PB e a vitória de CSP sobre o Treze o Tricolor acabou caindo para a zona da degola e está empatado em pontos com o Nacional de Patos com cinco pontos e o que difere as equipes é o saldo de gols (critério de desempate).

Será o segundo jogo entre eles na história. No primeiro duelo, no primeiro turno, vitória do Treze por 2 a 0 com gols de Caxito e Rafael Oliveira no Estádio Almeidão.

Sousa x Sport-PB

O Sousa recebe o Sport-PB e tenta sua segunda vitória consecutiva no Estadual. As equipes se enfrentam no Estádio Marizão, às 17h. Na última rodada, o Sousa conseguiu vencer a Perilima por 3 a 2, conseguiu abrir 3 a 0 mas no fim do jogo sofreu os dois gols da Águia de Campina e por pouco não cede o empate em um jogo que parecia resolvido.

Já o Sport-PB na última rodada sofreu a pior derrota da atual edição, quando foi goleado pelo Campinense por 6 a 0. E é o último colocado do grupo A com três pontos somados e a quatro pontos de sair da zona de rebaixamento. Situação complicada para o Carneiro.

No confronto do primeiro turno, vitória do Sousa por 1 a 0 com gol de Romeu.

Atlético-PB x CSP

O líder geral do campeonato, Atlético-PB, recebe o CSP no Estádio Perpetão, em Cajazeiras, às 17h do domingo (8). O Atlético-PB empatou com o Nacional de Patos em 0 a 0 na última rodada. O questionamento desse jogo foi a falta de ofensividade do Trovão Azul, que mostrou pouca inspiração na partida que fez em Patos.

O CSP venceu na última rodada e bagunçou a tabela da competição. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Treze no Almeidão, a equipe era a lanterna do grupo B e deu um salto para a terceira colocação da chave com sete pontos, e espera pontuar no Sertão para ter a sua situação mais amena na competição que passou o campeonato inteiro com a sombra do rebaixamento perseguindo.

As equipes já se enfrentaram 13 vezes na história, com bastante equilíbrio. Foram cinco vitórias do Atlético-PB, quatro vitórias do CSP e ainda quatro empates. No duelo do primeiro turno, vitória do Trovão Azul por 4 a 1 no Almeidão, com gols de Éder Paulista, Paulinho, Costela e Conrado para o Atlético-PB e  Matheus Régis descontou para o CSP.

D2

Tite convoca 23 jogadores para as eliminatórias da Copa do Catar
Novidades são os meia-campistas Everton Ribeiro e Bruno Guimarães

Foi dada a largada para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar 2022. O técnico Tite anunciou na manhã desta sexta-feira (6) a relação dos 23 jogadores que vão defender o Brasil nas duas primeiras partidas das eliminatórias do Mundial. O primeiro duelo será conta a Bolívia, no próximo dia 27 de março, na Arena Pernambuco. O segundo confronto será fora de casa contra o Peru, no dia 31 de março.

Entre as novidades na lista de Tite, está o atacante Everton Ribeiro (Flamengo), convocado pelo treinador pela primeira vez. A relação traz ainda dois outros atacantes rubro-negros: Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, o Gabigol. Outro debutante na lista de convocados é o meia-campista Bruno Guimarães, de 22 anos, ex-Athletico-PR e atualmente no Lyon (França).

Confira abaixo a lista completa  de convocados:

GOLEIROS : Ederson (Manchester City), Ivan (Ponte Preta), Weverton (Palmeiras);

LATERAIS-DIREITOS: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus);

LATERAIS-ESQUERDOS: Alex Sandro (Juventus), Renan Lodi (Atlético de Madrid);

ZAGUEIROS: Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG);

MEIO-CAMPISTAS: Arthur (Barcelona), Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool) e  Philippe Coutinho (Bayern de Munique);

ATACANTES:Bruno Henrique (Flamengo), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa ‘Gabigol’ (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar Júnior (PSG), Richarlison (Everton).

D3

Atual campeão potiguar, Moacir Júnior é o novo técnico do Treze
Comandante do Galo estava na Portuguesa–SP, onde disputava a segunda divisão do Campeonato Paulista

Moacir Júnior é o novo técnico do Treze e já comandou, na tarde dessa quinta-feira (5), seu primeiro treino à frente do grupo. Na luta para continuar no páreo pelo título do Campeonato Paraibano e fazer uma campanha inédita na Série C, o Galo tem pressa em reorganizar a preparação da equipe após a saída de Celso Teixeira. E para isso, vai contar com a experiência do treinador mineiro em campeonatos regionais. Moacir Júnior é o atual campeão potiguar, título que conquistou no comando do América-RN.

E a agenda de responsabilidades de Moacir Júnior já começa cheia. O primeiro desafio do novo treinador do Galo da Borborema tem data e horário: domingo, às 16h, contra o São Paulo Crystal, pela sétima rodada do Campeonato Paraibano de 2020. Além desse jogo, o Treze ainda terá mais três partidas decisivas, pela fase de volta da competição estadual, encarando Sousa, Nacional de Patos e Campinense.

O agora comandante do Galo estava na Portuguesa–SP, onde disputava a segunda divisão o Campeonato Paulista. Mas essa não será a primeira vez que Moacir Júnior comanda uma equipe na região Nordeste. Além da conquista do título estadual do Rio Grande do Norte, pelo América de Natal, em 2019, ele também teve passagens pelo futebol pernambucano, comandando o Náutico-PE.

O treinador Moacir Júnior ainda terá esta sexta-feira (6) para comandar o coletivo apronto, no Estádio Presidente Vargas, definindo o time base que deve começar o jogo de domingo. Ele deve manter a base dos jogos passados, com as voltas do lateral Gilmar e do volante Vinícius Barba.

Antes de acertar contrato com o Treze, Moacir Vieira de Araújo Júnior, que nasceu no 21 de maio de 1967, natural de Curvelo (MG), comandou o Portuguesa-SP, América-RN, Volta Redonda-RJ, Linense-SP, Cuiabá-MT, Botafogo-SP, Tombense-MG, Linense-SP, Boa Esporte-MG, Criciúma-SC, Náutico-PE, ABC-RN, América-MG, Tombense-MG, Betim-MG, Vitória da Conquista-MG, Tupi-MG, Americano-RJ, Portuguesa-RJ, Paulista-SP, Macaé-RJ e Social.

D4

Botafogo-PB sofre com desfalques de jogadores lesionados
Depois da eliminação na Copa do Brasil, o Botafogo foca na Copa do Nordeste

O fantasma do desfalque volta a assombrar a comissão técnica do Botafogo. Além da despedida da Copa do Brasil depois da derrota por 2×0 para o Fluminense, a partida no Maracanã também foi marcada por lesões em três atletas do elenco titular do Belo. O volante Rogério e o zagueiro Luis Gustavo sentiram dores no joelho. O goleiro Samuel Pires também não conseguiu disfarçar o incomodo muscular na virilha em vários momentos do jogo.

O caso mais preocupante é de Rogério. O camisa 5 do Botafogo saiu de campo chorando e foi substituído por Welligton César ainda no primeiro tempo. De acordo com Glauber Moraes, chefe do Departamento Médico do clube, o jogador foi submetido a exames médicos na tarde dessa quinta-feira (5) para avaliação da gravidade da lesão. Também na tarde dessa quinta, o técnico Evaristo Piza retornou os treinamentos na Maravilha do Contorno. Participaram do trabalho, quem não entrou contra o Fluminense ou quem jogou poucos minutos da partida realizado no Maracanã pela Copa do Brasil. É o caso de Pimentinha e Dico, que entraram no segundo tempo e deram mais volume de jogo ao time botafoguense, inclusive criando oportunidades de gols.

Depois da eliminação na Copa do Brasil, o Botafogo foca na Copa do Nordeste. O próximo desafio será contra o Imperatriz-MA, às 20h, neste sábado (7), no Estádio Almeidão. Entrar em campo sem Rogério pode ser uma dor de cabeça para o técnico Evaristo Piza nessa reta final da primeira fase do certame regional.

O volante tem sido uma peça fundamental no esquema de jogo no Botafogo. Com 75 partidas disputadas pelo clube, desde que chegou em fevereiro de 2018, Rogério tem sido um dos protagonistas, também, na atual temporada. Rogério assumiu a titularidade em nove dos 12 confrontos que o time alvinegro enfrentou, entre Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Reforço
O lateral esquerdo Christhianno é a mais nova contratação do Botafogo. O atleta já está em João Pessoa e passou por exames de médicos de rotina. Ele deve ser apresentado, nesta sexta-feira (6), na Maravilha do Contorno, de acordo com o vice-presidente do Belo, Ariano Wanderley.

D5

Campinense ganha reforço importante no setor de defesa
Alex Maranhão entra no lugar de Uesles, punido com o terceiro cartão amarelo

Com a volta do zagueiro Alex Maranhão, liberado pelo departamento médico, o treinador Oliveira Canindé ganha uma peça importante para armar a zaga do Campinense, na partida de sábado contra a Perilima, às 18h, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Com isso, Alex Maranhão entra no lugar de Uesles, punido com o terceiro cartão amarelo.

A equipe rubro-negra que vem de uma vitória de 6 a 0 sobre o Sport lago Seca, vai para o segundo compromisso da fase de volta do primeiro turno do Campeonato Paraibano de 2020, com a responsabilidade somar mais três pontos ganhos.

O sistema defensivo do Campinense deve ser formado por Alefe, como lateral-direito, Alex Maranhão e Vitão, na zaga e Matheus Camargo, pela lateral esquerda. O restante do time deve ter a mesma base dos jogos anteriores, com Pêu, Robertinho, Vinícius Vargas e Gabriel Vieira, formando o meio campo, além de Ruan e Ibiapino no setor de ataque. Mas, a formação oficial do Galo só deve ser definida após o treino de hoje à tarde, na Toca da Raposa, em Bela Vista. O meia Jairo Santos e o atacante Zé Paulo, que tem entrado durante os jogos, têm chance de brigar por vagas na equipe.

Machucados
Ausências nas últimas quatro partidas do Campinense, o meia Romário Becker e o atacante Fábio Júnior, continuam entregues ao departamento médico.

D6

Jogos das Reeducandas marcam programação do Mês da Mulher
De acordo com a organização, cerca de 200 mulheres que cumprem pena participam dos jogos

Está confirmada a realização dos Jogos das Reeducandas da Penitenciária de Recuperação Feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa. O evento, que é realizado no mês de março, em comemoração ao Dia da Mulher, ocorre entre os dias 11 e 13, com a prática de várias modalidades esportivas e ainda apresentações culturais.

De acordo com a organização, cerca de 200 mulheres que cumprem pena na unidade participam dos jogos.

“Haverá futebol, vôlei, atletismo, cabo da paz e também atividades de dança e aeróbica. É algo realmente para que elas tenham a consciência de que o esporte é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse a coordenadora Sandra Lucena, professora de Educação Física.

D7

Acqua R1 representará a PB no Interclubes de Maratonas Aquáticas
Delegação da Paraíba, que estará em Alagoas, é composta por dez membros, entre atletas e comissão técnica

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquáticas será realizado neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de março, em Maceió-AL. O evento, que é organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes, vai contar com a presença da equipe paraibana LPBE/ACQUAR1.

A delegação da Paraíba, que estará em Alagoas, é composta por dez membros, entre atletas e comissão técnica. A competição vai acontecer nas águas da praia mais famosa da capital alagoana, Pajuçara, e terá disputas no masculino e feminino – de 2,5km, 5km e 10km. Porém, o time paraibano estará nas disputas do 2,5km e 5km – não participando dos 10km.

Delegação paraibana
A Liga Paraibana Esportiva/ACQUAR1 embarca para Maceió nesta sexta-feira (6), com os custos da viagem pagos pela LPBE/Associação Desportiva Fúria, equipe filiada ao CBC.

D8

Números de passaportes de Assis e Ronaldinho são de outras pessoas
Os irmãos prestam depoimento na Promotoria contra o Crime Organizado; além de passaporte falsos os dois apresentaram RG paraguaio

Ronaldinho e Roberto Assis, irmão e empresário do ex-jogador, chegaram por volta das 8h30 desta quinta-feira à sede da Promotoria contra o Crime Organizado do Paraguai para depor sobre a suspeita de uso de documentos falsos. Os dois passaram a noite detidos no Hotel Resort Yacht y Golf Club Paraguayo, onde estão hospedados em Assunção, capital do país vizinho.

De acordo com o fiscal Frederico Delfino, os fiscais suspeitaram de Ronaldinho e Assis porque os dois apresentaram um RG do Paraguai. "Chamou atenção porque Ronaldinho apresentou DNI (Documento Nacional de Identidade) paraguaio. Para ter nacionalidade tem que viver um tempo no país, ter um trabalho e todas essas coisas. No caso de uma pessoa de fama mundial como ele nós saberíamos", explicou Delfino.

Além disso, os números dos passaportes paraguaios apresentados por Ronaldinho, Assis e Wilmondes Souza Lira, empresário que acompanha os dois, pertencem a outras pessoas.


"Os números dos passaportes existem, são originais, mas pertencem a outras pessoas. São passaportes originais, mas com dados apócrifos. Esses passaportes foram tirados em janeiro deste ano", disse Frederico Delfino.

De acordo com o canal ABC TV do Paraguai, os documentos falsificados foram entregues no aeroporto por pessoas que foram recepcioná-los. Na chegada, tinha uma festa organizada para Ronaldinho.

PublicidadeFechar anúncio
A Polícia do Paraguai investiga quem fez os documentos e entregou para o ex-jogador brasileiro.

Além disso, eles querem saber porque os brasileiros entraram no território paraguaio com documentos falsos, já que o eles poderiam usar os brasileiros, que são aceitos lá.

Ronaldinho e o irmão estão no Paraguai para participar de eventos beneficentes da fundação "Fraternidade Angelical" e para a inauguração de um cassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...