
1- Oferenda e Obrigações:
A oferenda está ligada às forças sutis da natureza, aos espíritos que habitam uma mata limpa, uma montanha, uma praia limpa, uma cachoeira, etc. Portanto, aquelas festas que fazem com um monte de entulho, pessoas bebendo em exagero, com depredações da natureza e tudo que vimos, não tem finalidade nenhuma, exceto de afastar os seres sutis. Estas festas apenas estragam o habitat e a natureza. Esses espíritos que citamos acima são conhecidos como elementares (que nunca encarnaram) e que evoluíram nos três reinos da natureza: mineral, vegetal e animal. Eles encontram-se em evolução para poderem realizar o encarne humano. Esses elementares colaboram com a natureza enquanto evoluem, subordinando-se a certa classe de espíritos superiores no nível de orixá. A oferenda busca o princípio e poder da renovação, ação e realização. As oferendas que agridem a natureza, tal como sacrifício de animais, suja a natureza, reverenciada pela umbanda, e atinge a seres inferiores. Enfim, não chegam nem perto de atingir os seres elevados ou com uma freqüência superior. Ofertar sangue é desejar para si mesmo os piores e mais atrozes padecimentos e acompanhamentos. “A oferenda é uma restituição, equilibrando o indivíduo que a oferece ao mesmo tempo que ativa-lhe várias funções, inclusive o meudiunismo, em virtude da limpeza do seu aura e da forte vitalização prânica. As oferendas variam, segundo o grau e alcance de cada um, mas sempre prestando-se a fins positivos; seus elementos são superiores” (lições de umbanda básica – F.Rivas Neto). O amacy é um ritual profundo, devendo ser executado apenas por um mestre de iniciação ou médium-chefe verdadeiramente preparado nas lides da magia, sendo um ritual seríssimo, porém simples. As ervas do amacy serão sempre de Oxalá, por estarem diretamente ligadas à com a cabeça, com o campo mental. O amacy não é o ritual final e sim apenas um deles, sendo sempre necessário à continuidade, evolução, fé e o aprimoramento como médium, o que será sempre demarcado com um ritual apropriado.
2-Os verdadeiros exus nunca foram e nunca serão semelhantes às figuras com chifres mostradas em algumas casas que fazem o seu sincretismo por elas. O verdadeiro exu não degola animais, não bebe como um alcoólatra, não fuma como se não fosse existir mais fumo amanhã, não “comem” vísceras, enfim, não fazem nada dessas atrocidades creditadas a eles. Os que fazem isso são seres inferiores e sem luz, em que alguns locais são denominados de quiumbas, “rabos de encruza”, eguns, etc. A palavra exu é sinônimo de guardião. Eles são os guardiões dos orixás, no sentido de braço direito, auxiliar direto, etc. Ele é um agente da justiça kármica e agente da magia, tendo como destino a evolução para um dia chegar a ser um orixá. Exu não é bom nem mau, é apenas justo. Ele faz a justiça. A lei única em todos os mundos. A partir de um determinado nível de freqüência à justiça é feita com amor, nos demais a justiça é feita pela justiça. A vibração de um exu é pesada e forte. Exu quando abaixa não fica falando palavrões, usando capas e nada deste nível. Isto é animismo!
3- Lendas: As lendas de cada orixá são características e de origem afro. Agora pretendemos colocar algumas abaixo, considerando que foram retiradas na Internet na sua origem e podendo inclusive ter algumas diferenças com o exposto acima, porém acredito de ser grande valia esses textos. Devemos considerar outra coisa muito importante e de base para entendermos a diferença básica para a Umbanda e as religiões de origem afro. A Umbanda é uma religião espiritualista onde os orixás trabalham em uma determinada
linha de freqüência da natureza. São espíritos em desenvolvimento nesta determinada linha. As religiões afro são essencialmente xamânicas e os orixás representam essa linha de freqüência da natureza. Os xamãs trabalham diretamente com essa energia e não com espíritos que fazem parte dela.
4- O que é oferenda para que serve?
Normalmente os assistidos tendem a fazer confusão entre "doação" e "oferenda". Doação é algo que a pessoa dá de forma voluntária sem esperar nada de volta com isso, faz porque gosta ou porque deseja fazer, faz para ajudar e não para ser ajudado. No caso da Oferenda, não é algo voluntário, pois é uma obrigação que faz parte dos trabalhos. Se faz a Oferenda para agradar os guias e ser ajudado por eles e não para ajudar, eis aí a grande diferença! Para explicar melhor a importância das Oferendas em nossos trabalhos, queiram ler os pontos básicos sobre esta questão:
1. O que é oferenda e qual a sua finalidade?
R - É tudo aquilo que se oferece para alguma entidade ou santo com o objetivo de conseguir forças e merecimento para se obter alguma coisa. No candomblé, uma oferenda é necessariamente um sacrifício de origem animal, mas o abate-ritual dos animais como é feito na maioria das religiões. Também serve para alimentar uma comunidade inteira, pois, nas casas de candomblé não é permitido a compra em supermercados, de frangos empanados para oferecer aos Orixás. Para o Candomblé tudo que a natureza produz é sangue, e um sacrifício, requer a utilização de vários tipos de sangue, vindos das mais variadas fontes da natureza, atribuindo vida. Na Umbanda, uma "oferenda" não pode conter um sacrifício animal.
2. O que representa para as entidades a Oferenda?
R - Representa essencialmente a "energia da vida" ou o "sangue" que dá vida há alguma coisa.
3. Quais os principais tipos de Oferendas?
R- Existem praticamente quatro tipos diferentes:
Oferenda de origem vegetal: árvores, folhas, frutos, sementes e flores.
Oferenda de origem mineral: água, sal, carvão, ouro, prata, bronze, etc.
Oferenda de origem animal: são abatidos bois, bodes, carneiros, galinhas, patos e muitos outros animais, que depois de extraído o sangue, servem de alimentos à comunidade, mas nunca seres humanos, pois o Orixá vive do Homem e através do Homem.
Oferenda de origem financeira ou bens materiais: dinheiro, imóveis, automóveis e qualquer outro patrimônio ou objeto de valor material que uma pessoa pode ter.
4. Como uma Oferenda pode ajudar uma pessoa a conseguir forças e merecimento para conquistar alguma coisa?
R-Uma Oferenda, quando bem apresentada, eleva consideravelmente a força fluídica que se encontra ao redor do perispírito (energia perispiritual). Essa é uma das energias que as entidades manipulam e direcionam para ajudar na realização dos desejos.
5. Como uma Oferenda deve ser apresentada?
R- Com fé e muita reverência.
6. Para quem devemos dar as Oferendas?
R- Em outras casas ou seguimentos diferentes, geralmente são oferecidas a uma ou mais entidades que fazem parte do culto ou da linha espírita de qual se trabalha. Em nosso caso, oferecemos única e exclusivamente ao mestre maior, Jesus. Pois é dessa forma que nosso mentor espiritual nos orienta e se for de outra forma, não seremos agraciados pelos seres de luz que fazem parte da FECC (Fraternidade Espiritual da Caridade Cristã) a qual é responsável pela assistência espiritual da Casa.
7. Como um bem ou um valor monetário que a pessoa tem pode resultar em benefícios se ela der em forma de Oferenda?
R- A maioria das pessoas protegem os seus bens de forma inconsciente através da emissão de energias fluídicas que os envolvem. O mesmo ocorre com o dinheiro. Quando a pessoa resolve abrir mão de algo que lhe pertence para fazer uma oferenda, a energia que envolve esse bem ou esse objeto pessoal se desprende dele e é manipulada e direcionada pelas entidades em prol do pedido do assistido.
8.Por que o uso do dinheiro geralmente traz mais resultados para o assistido do que outros tipos de oferendas?
R- Porque o dinheiro é um dos mais poderosos elementos que dispomos no plano físico depois do sangue. Como já dissemos antes, em volta desse objeto existe alta concentração de energia e as entidades precisam dela para agir em favor do assistido.
Em nosso mundo praticamente todos desejam o dinheiro, desejam mantê-lo perto de si, desejam nunca ficar sem ele, desejam ainda lutar e trabalhar para conquistá-lo. Muitos desejam fazer qualquer coisa para atrair o dinheiro para si e outros, por sua vez, desejam coisas imagináveis e tudo isso tão somente para não perdê-lo. Todo esse desejo humano pelo dinheiro concentra nele a energia necessária que as entidades necessitam para atender aos pedidos, desde que permitido é claro, daí o motivo porque o dinheiro é muito usado como principal Oferenda em muitas casas e cultos espiritualistas.
A oferenda está ligada às forças sutis da natureza, aos espíritos que habitam uma mata limpa, uma montanha, uma praia limpa, uma cachoeira, etc. Portanto, aquelas festas que fazem com um monte de entulho, pessoas bebendo em exagero, com depredações da natureza e tudo que vimos, não tem finalidade nenhuma, exceto de afastar os seres sutis. Estas festas apenas estragam o habitat e a natureza. Esses espíritos que citamos acima são conhecidos como elementares (que nunca encarnaram) e que evoluíram nos três reinos da natureza: mineral, vegetal e animal. Eles encontram-se em evolução para poderem realizar o encarne humano. Esses elementares colaboram com a natureza enquanto evoluem, subordinando-se a certa classe de espíritos superiores no nível de orixá. A oferenda busca o princípio e poder da renovação, ação e realização. As oferendas que agridem a natureza, tal como sacrifício de animais, suja a natureza, reverenciada pela umbanda, e atinge a seres inferiores. Enfim, não chegam nem perto de atingir os seres elevados ou com uma freqüência superior. Ofertar sangue é desejar para si mesmo os piores e mais atrozes padecimentos e acompanhamentos. “A oferenda é uma restituição, equilibrando o indivíduo que a oferece ao mesmo tempo que ativa-lhe várias funções, inclusive o meudiunismo, em virtude da limpeza do seu aura e da forte vitalização prânica. As oferendas variam, segundo o grau e alcance de cada um, mas sempre prestando-se a fins positivos; seus elementos são superiores” (lições de umbanda básica – F.Rivas Neto). O amacy é um ritual profundo, devendo ser executado apenas por um mestre de iniciação ou médium-chefe verdadeiramente preparado nas lides da magia, sendo um ritual seríssimo, porém simples. As ervas do amacy serão sempre de Oxalá, por estarem diretamente ligadas à com a cabeça, com o campo mental. O amacy não é o ritual final e sim apenas um deles, sendo sempre necessário à continuidade, evolução, fé e o aprimoramento como médium, o que será sempre demarcado com um ritual apropriado.
2-Os verdadeiros exus nunca foram e nunca serão semelhantes às figuras com chifres mostradas em algumas casas que fazem o seu sincretismo por elas. O verdadeiro exu não degola animais, não bebe como um alcoólatra, não fuma como se não fosse existir mais fumo amanhã, não “comem” vísceras, enfim, não fazem nada dessas atrocidades creditadas a eles. Os que fazem isso são seres inferiores e sem luz, em que alguns locais são denominados de quiumbas, “rabos de encruza”, eguns, etc. A palavra exu é sinônimo de guardião. Eles são os guardiões dos orixás, no sentido de braço direito, auxiliar direto, etc. Ele é um agente da justiça kármica e agente da magia, tendo como destino a evolução para um dia chegar a ser um orixá. Exu não é bom nem mau, é apenas justo. Ele faz a justiça. A lei única em todos os mundos. A partir de um determinado nível de freqüência à justiça é feita com amor, nos demais a justiça é feita pela justiça. A vibração de um exu é pesada e forte. Exu quando abaixa não fica falando palavrões, usando capas e nada deste nível. Isto é animismo!
3- Lendas: As lendas de cada orixá são características e de origem afro. Agora pretendemos colocar algumas abaixo, considerando que foram retiradas na Internet na sua origem e podendo inclusive ter algumas diferenças com o exposto acima, porém acredito de ser grande valia esses textos. Devemos considerar outra coisa muito importante e de base para entendermos a diferença básica para a Umbanda e as religiões de origem afro. A Umbanda é uma religião espiritualista onde os orixás trabalham em uma determinada
linha de freqüência da natureza. São espíritos em desenvolvimento nesta determinada linha. As religiões afro são essencialmente xamânicas e os orixás representam essa linha de freqüência da natureza. Os xamãs trabalham diretamente com essa energia e não com espíritos que fazem parte dela.
4- O que é oferenda para que serve?
Normalmente os assistidos tendem a fazer confusão entre "doação" e "oferenda". Doação é algo que a pessoa dá de forma voluntária sem esperar nada de volta com isso, faz porque gosta ou porque deseja fazer, faz para ajudar e não para ser ajudado. No caso da Oferenda, não é algo voluntário, pois é uma obrigação que faz parte dos trabalhos. Se faz a Oferenda para agradar os guias e ser ajudado por eles e não para ajudar, eis aí a grande diferença! Para explicar melhor a importância das Oferendas em nossos trabalhos, queiram ler os pontos básicos sobre esta questão:
1. O que é oferenda e qual a sua finalidade?
R - É tudo aquilo que se oferece para alguma entidade ou santo com o objetivo de conseguir forças e merecimento para se obter alguma coisa. No candomblé, uma oferenda é necessariamente um sacrifício de origem animal, mas o abate-ritual dos animais como é feito na maioria das religiões. Também serve para alimentar uma comunidade inteira, pois, nas casas de candomblé não é permitido a compra em supermercados, de frangos empanados para oferecer aos Orixás. Para o Candomblé tudo que a natureza produz é sangue, e um sacrifício, requer a utilização de vários tipos de sangue, vindos das mais variadas fontes da natureza, atribuindo vida. Na Umbanda, uma "oferenda" não pode conter um sacrifício animal.
2. O que representa para as entidades a Oferenda?
R - Representa essencialmente a "energia da vida" ou o "sangue" que dá vida há alguma coisa.
3. Quais os principais tipos de Oferendas?
R- Existem praticamente quatro tipos diferentes:
Oferenda de origem vegetal: árvores, folhas, frutos, sementes e flores.
Oferenda de origem mineral: água, sal, carvão, ouro, prata, bronze, etc.
Oferenda de origem animal: são abatidos bois, bodes, carneiros, galinhas, patos e muitos outros animais, que depois de extraído o sangue, servem de alimentos à comunidade, mas nunca seres humanos, pois o Orixá vive do Homem e através do Homem.
Oferenda de origem financeira ou bens materiais: dinheiro, imóveis, automóveis e qualquer outro patrimônio ou objeto de valor material que uma pessoa pode ter.
4. Como uma Oferenda pode ajudar uma pessoa a conseguir forças e merecimento para conquistar alguma coisa?
R-Uma Oferenda, quando bem apresentada, eleva consideravelmente a força fluídica que se encontra ao redor do perispírito (energia perispiritual). Essa é uma das energias que as entidades manipulam e direcionam para ajudar na realização dos desejos.
5. Como uma Oferenda deve ser apresentada?
R- Com fé e muita reverência.
6. Para quem devemos dar as Oferendas?
R- Em outras casas ou seguimentos diferentes, geralmente são oferecidas a uma ou mais entidades que fazem parte do culto ou da linha espírita de qual se trabalha. Em nosso caso, oferecemos única e exclusivamente ao mestre maior, Jesus. Pois é dessa forma que nosso mentor espiritual nos orienta e se for de outra forma, não seremos agraciados pelos seres de luz que fazem parte da FECC (Fraternidade Espiritual da Caridade Cristã) a qual é responsável pela assistência espiritual da Casa.
7. Como um bem ou um valor monetário que a pessoa tem pode resultar em benefícios se ela der em forma de Oferenda?
R- A maioria das pessoas protegem os seus bens de forma inconsciente através da emissão de energias fluídicas que os envolvem. O mesmo ocorre com o dinheiro. Quando a pessoa resolve abrir mão de algo que lhe pertence para fazer uma oferenda, a energia que envolve esse bem ou esse objeto pessoal se desprende dele e é manipulada e direcionada pelas entidades em prol do pedido do assistido.
8.Por que o uso do dinheiro geralmente traz mais resultados para o assistido do que outros tipos de oferendas?
R- Porque o dinheiro é um dos mais poderosos elementos que dispomos no plano físico depois do sangue. Como já dissemos antes, em volta desse objeto existe alta concentração de energia e as entidades precisam dela para agir em favor do assistido.
Em nosso mundo praticamente todos desejam o dinheiro, desejam mantê-lo perto de si, desejam nunca ficar sem ele, desejam ainda lutar e trabalhar para conquistá-lo. Muitos desejam fazer qualquer coisa para atrair o dinheiro para si e outros, por sua vez, desejam coisas imagináveis e tudo isso tão somente para não perdê-lo. Todo esse desejo humano pelo dinheiro concentra nele a energia necessária que as entidades necessitam para atender aos pedidos, desde que permitido é claro, daí o motivo porque o dinheiro é muito usado como principal Oferenda em muitas casas e cultos espiritualistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário