quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Antônio Barbosa é o nome da vez, no PT, para vice de Coutinho

 

Nonato Guedes

Com a desistência da ex-vereadora e ecologista Paula Frassinetti em concorrer à vice-prefeitura de João Pessoa, representando o PT, na chapa encabeçada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), o nome cotado junto aos socialistas é o do ex-presidente municipal Antônio Barbosa, que foi um dos fundadores da agremiação e é tido como muito próximo do ex-governador. A posição do PT na disputa pessoense é alvo de querela judicial uma vez que o diretório municipal homologou a pré-candidatura do deputado Anísio Maia, tendo Percival Henriques, do PCdoB, como vice, mas a direção nacional, através da presidente Gleisi Hoffmann, protocolou na Justiça anulação dessa escolha e sinalizou apoio à pré-candidatura de Coutinho.

Paula Frassinetti alegou problemas de saúde para justificar sua saída da disputa no cargo de vice-prefeita. Ela chegou a comparecer à convenção que a homologou junto com Ricardo Coutinho, mas, segundo fontes que lhe são ligadas, Paula tem diabetes e mencionou dificuldades para controlar a doença desde a morte do marido, o radialista Fernando Heleno, em 2016. A briga entre os diretórios municipal do PT em João Pessoa e a direção nacional tendo como pano de fundo a divergência sobre candidatura própria ou apoio à pré-candidatura de Ricardo Coutinho será arbitrada pelo Tribunal Regional Eleitoral quando do julgamento dos pedidos de registro em convenções e de eventuais recursos.

Como admitem dirigentes do próprio PT estadual, o ex-governador Ricardo Coutinho tem jogado pesado para dispor do tempo de televisão do PT no horário eleitoral gratuito, o que só pode ser assegurado mediante a formalização de coligação. O deputado Anísio Maia, depois de ter prometido “resistir” até o fim para manter a candidatura, “saiu de circulação” e tem evitado polemizar sobre os desdobramentos da decisão final, enquanto aguarda a evolução dos acontecimentos. O ex-governador Ricardo Coutinho tem feito gestões constantes junto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não só para garantir o apoio do PT pessoense ao seu nome como para confirmar a presença de Lula no seu palanque durante a campanha eleitoral propriamente dita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indecente ou indescente?

 Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a palavra correta é indecente, sem o uso da letra s antes da letra c. A grafia indesce...